segunda-feira, 2 de março de 2009

VOCÊ FOI O ESCOLHIDO...


tanããããããããã... Aposto o meu cadarço de tênis que muitos de vocês já estavam achando que eu tinha desistido dessa partinha...Ah, tão loucos??? Eu, como uma aquarianíssima, que adoro saber de tudo, de todos, principalmente no que diz respeito á corridas, não iria por nada no mundo (tá por uma inscrição gratuita para a Maratona de Nova Iorque...rs...) deixar de escolher sempre um blogueiro para contar aqui suas proezas, fraquezas e tudo mais que um corredor pode sentir e pensar antes, durante e após correr... Nessa semana, escolhi mais um carioca, quer dizer... um meio carioca, meio português...eita misturinha...ora pois, pois... já que o nosso escolhido morou um tempimnho por aqui e com certeza já deve ter aprendido a sambar como um carioca e até arriscar um meeeiiiiiiiiiiismo como um carioca.... o escolhido foi Carlos Lopes, do blog A minha corrida. Então, vamos lá????


1) Quando e por que vc começou a correr?


Comecei a ter o gosto pela corrida em 1984. Ano que o atleta português Carlos Lopes, foi campeão olímpico Como as pessoas brincavam comigo sobre ter o mesmo nome que ele, eu comecei a correr na escola. Mas por pouco tempo. Em 1993 entrei para a tropa, e na disciplina militar, tinha que correr muito. Quando sai da tropa, em 1997, deixei de correr. Em Setembro de 2006, conheci uma amiga que fazia parte de um grupo desportivo. Comecei a fazer uns treinos com ela. O grupo tinha uma prova, e precisavam de um atleta, então fizeram o convite. Foi a minha 1 prova, 15 kms, que conclui em 01.15.25. Não parei mais até hoje.


2) Como surgiu a idéia do blog e por que " A Minha corrida"?


Muito antes de começar a correr, já tinha um blogue " O meu Mundo", onde escrevi pensamentos e poemas. No início da actividade desportiva, colocava o conteúdo das corridas no mesmo blogue. Mas achei por bem separar os dois. Criando assim o blogue A minha Corrida.


3) Você gosta muito de poesia, já se inspirou no meio de um treino ou prova?

Eu adoro ler, e escrever. Depois de ler esta pergunta, reflecti sobre o assunto, Não... em treinos penso sempre na vida, os problemas, mas nunca tive poemas a flutuar na minha mente.


4) Você tem algum ritual antes e pós prova?


Antes de uma prova, tento sempre fazer 15 minutos de aquecimento, acho fundamental. Depois de uma prova, não tenho nada de realçar, apenas um bom banho (duche).


5) Imagine a situação: último quilômetro, um atleta de sua categoria emparelha com você. Você está nitidamente cansado e ele também, mas um dos dois ficará em 5º na categoria e subirá ao pódio. Sprint final. Nessa hora, é preciso ter mais perna ou mais fôlego?


A minha doutrina numa corrida é apenas participar. Claro que corro para fazer melhorar os meus tempos. É sempre gratificante, saber que tirei uns segundos ao meu melhor tempo anterior. Numa situação como esta, é preciso ambas, porque as duas trabalham em conjunto.


6) Na sua opinião, quando você sente que vai "quebrar" durante a prova, é melhor desistir e tentar numa p´roxima vez, ou ir até o final e cruzar a linha em estado lastimável?


Não sou de desistir, é uma palavra que pouco utilizo. Em 2007, fiz uma prova de 20 kms aqui em Portugal, vinha de uma lesão. Os primeiros 4 kms, não senti nada, o problema foi mesmo quando a dor chegou, parei e pensei " já que estás aqui, vais acabar". Fiz 16 kms praticamente andando, mas cheguei ao fim, por pouco em último, o importante é nunca desistir, aprendi ter esta mentalidade no tempo que fui Tropa Pára-quedista.

7) Já sofreu alguma lesão devido ás corridas? Como foi?


Como falo na pergunta de cima, tive uma grave lesão. 4 Meses, parado, mesmo ao andar sentia muitas dores. O joelho direito, ao sair do comboio (trem). Andei por médicos, uns falaram em operar, outros que tinha que parar por muito tempo. Ao falar com um amigo, Ultra- Maratonista, aconselhou-me fazer gelo. Como não tinha nada a perder, comecei a perder os meus tempos no gelo, e ganhei outra vez o joelho. Sinto algumas vezes um bichinho nele.


8) O que é inadmissível numa prova?


Esta é mais uma pergunta complicada. Existem vários factos problemáticos numa prova. Mesmo em provas de renome vai sempre existir falha. Como sabem estive recentemente a viver no Rio de Janeiro. Com um clima muito tropical, os níveis de humidade são muito elevados. A falta de água, é admissível, gravíssimo. Nesta pergunta deixo a seguinte resposta.. não podemos agradar nem a Gregos nem a troianos, situações para mim, graves para outros serão normais, mas falta de água, é de uma falta de organização.

9) Você se considera um atleta de pequena, médias ou longas distâncias?


Medias.. o sonho é longas, muito trabalho pela frente


Carlos e Jorge, mais conhecido como "Arroz de Festa" (ô Jorge, até na entrevista alheia, tu aparece...rs... Tenho que dizer que ao me enviar esta foto, o Carlos disse que um dos melhores presentes que ganhou depois que começou a correr, foi a amizade do Jorge...que só para constar.. é carioca...


10) Você corre visando resultados ou simplesmente qualidade de vida?


Na palavra "resultados" Interpreto como, melhorar tempos, então a resposta é positiva. Se fosse pelo dinheiro, seria negativa. Quem corre, mesmo por paixão, fica sempre com a necessidade de ter uma qualidade de vida. Busca sempre o seu bem estar mental como de saúde.

11) Um ídolo no atletismo.


Carlos Lopes


12) A melhor prova que já participou e a que você não morre sem participar.


A melhor prova que fiz, foi o Desafio do Cristo. Nunca me senti tão bem em competição. Foi maravilhoso, desfrutar das paisagens, calor humano, muito bom. Prova de Sonho, África do sul "Comrades".


13) Como é sua rotina de treinos?


Tento sempre fazer um plano de treinos. Na primeira semana, faço tudo bem, mas depois por razoes pessoais, desisto sempre. Mas os treinos são sempre feitos, com ou sem um plano de treinos.


14) Na hora em que você cruza a linha de chegada, qual a primeira coisa que te vem à cabeça?


consegui


15) Você a cha que a corrida de alguma forma mudou a sua vida? Por que? como?



Mudou sim. O porque? Bem, sinto que ganhei mais capacidade física, mental e social.


16) Corredor que é corredor, já teve bolha nos pés, unha preta e um montão de coisinhas bacanas...rs...Qual a sua dica?


Já tive muitas bolhas e unhas pretas. O melhor remédio é um calçado adequado, meias apropriadas e saber dar o nó ao calçado.


17) Já pagou algum mico durante a prova? Qual? Já presenciou algum?


não

Carlos, na Meia Maratona do Rio de Janeiro
18) Seja sicero. No mano a mano com uma mulher durante a prova, você se esforça mais para ganhar dela do que se estivesse competindo com um homem?


Não. Vejo uma mulher como um homem, e acontece muito eu ver uma mulher que ande ao meu ritmo e acabar por ir com ela até ao final.Prefiro fazer companhia a uma mulher que ir com um homem.


19) Todo mundo tem lá seus dias de preguicite aguda. Quando você acorda meio indisposto, treina assim mesmo? Qual a receita anti-preguiça?


Já tive vezes de não querer ir, e não vou mesmo. Nesse caso o fundamental é correr com um companheiro, ele (a), ira sempre puxar para fazer os treinos.


20) Um conselho para quem quer começar a correr.


Quem começa a correr deixo o seguinte recado. Se deseja apenas manter a sua forma física, treinos básicos, passe por um médico e veja o seu estado de saúde, ai pode começar a correr. Caso o atleta pretenda ter melhorias em tempo, visite um médico e peça ajuda a um atleta sábio. Correr com orientação é correr com saúde.


Opa, tá vendo???? Muitas dicas, muitos conselhos... é por isso que adoro essa partinha aqui...e você, presta atenção, porque pode estar aqui na próxima semana, no VOCÊ FOI O ESCOLHIDO (adoro terminar sempre assim, dá a impressão de programa de televisão...rs....

19 comentários:

simplifique disse...

Valeu Carlos Lopes !!!
Parabens pelas respostas !!!
Carlos é o homem que correr de mochilas. Deve ser coisa de PQD ( paraquedista).

Unknown disse...

Olá Luciane.

Agradeço este post. Esta sua ideia de colocar o relato de cada atleta, é maravilhosa. Com este iniciativa, podemos conhecer um pouco mais cada um, parece que não entramos também um pouco na vida deles, todos os dias ao ler cada Blogue. Em resposta ao Xampa... Mano, como sou magro, corro de mochila para ter mais peso...rsrsrsr

Anônimo disse...

Parabens pelo blog, gostei imensamente da entrevista com Cpara,(Carlos)ele é um apaixonado pelo que faz, tem uma disciplina grande no trato de suas corridas.Seja sempre este atleta, amigo,...poeta que tanto cativa as pessoas.

Fabi ♥♥♥ disse...

Adorei,parabéns Carlos e a vc Luciane belo espaço.

Bons kms

Fabi

Anônimo disse...

Falar do Carlos é fácil, ele é simples, amigo, generoso e além de tudo o meu atleta favorito, sou sua fã. Admiro a sua determinação e o amor que ele tem em correr por prazer, isso é simplesmente fantástico.Adodo vc Carlos Lopes.
Parabéns a vc Luciene pela bela iniciativa, e por ter escolhido essa bela figura para ser seu entrevistado
Bjusssssssss, nos dois rsrs
VAN

Anônimo disse...

Hahaaaaa!!! Carlão tá famoso!!! Mas merecido o estrelato, já que é um cara muito legal e bacana, sempre pronto a ajudar quando necessário e sempre por perto.... Rapaz, um abração e o sucesso merecido!! E o Jorjão hein???
Quem é aquele lá, é o Papa? Olha, se é o Papa eu num sei, mas que o cara do lado dele é o Jorge Maratonista, isso eu tenho certeza!!! Huiahiuahiuahiuah!! Abração..

joaquim adelino disse...

Olá Luciane.
Parabéns pela escolha, o Carlos merece esta distinção sobretudo pelas amisades que tem amealhado por onde quer que se movimente, isto só se revela num homem que faz da humildade e respeito pelos outros uma forma de vida. O Carlos tem isso tudo.
Receba um abraço e continue a revelar bonitas histórias.

Cibele disse...

Olá Lúciane, olá Carlos!
Adorei a entrevista, super interessante o seu blog, realmente parece entrevista de tv rsrsr!
Fiquei super contente que meu amigo
Carlos, tenha sido o escolhido.
Torço pra que Deus sempre esteja iluminando suas corridas e pensamentos pois ele é muito querido.
Parabéns Carlos, pela diciplina, determinação .
Valeu Jorge por ser companheiro desse nosso amigo.
Beijinho a todos

Mayumi disse...

Luciane:
Obrigada por ter entrevistado o Carlos! Com certeza, temso muito que aprender com as pessoas! Parabéns pela iniciativa!
Carlos, bela entrevista! E que venhas correr por aqui, também!

Jorge Cerqueira disse...

Bom o que dizer desse amigão Carlos, só tenho dizer que foi uma das melhores coisas que aconteceu no atletismo, conheci ele virtualmente através do blog e ano passado numa das conversas pelo msn ele me disse que iria vir para o Brasil, achei o máximo e digo mais ainda que Eu fui um SORTUDO, pois quando ele chegou aqui no Rio de Janeiro Eu fui o 1º corredor daqui do Brasil a conhecê-lo pessoalmente, pois nesses 4 meses que ele ficou aqui corremos e treinamos várias corridas juntos, inclusive para quem não sabe ele foi o meu COELHO nas corridas, foi uma pena que ele foi embora, nas corridas ele sempre correndo com a mochila e fotografando e todos achando estranho disso...rsss...Parabéns meu amigo Carlos por ser o escolhido da Luciane, aprendi muito com vc, muito obrigado camarada, obrigado por tudo, só é uma pena que perdeu o belo churrasco feito aqui em casa hein...rsss...Espero algum dia nos encontrarmos de novo e corrermos juntos, pois então amigo Carlos que vc continue firme e forte com esse espírito de guerreiro e sempre contribuindo para o atletismo.
Bom Carlos se vc disse que o seu sonho um dia é correr a COMRADES, então eu lhe digo para vc ir em busca do seu ideal (META) com certeza vc conseguirá, pois um motivo vc já tem nas mãos que é o DVD que lhe presentiei quando vc esteve aqui no Rio de Janeiro.

Amiga Luciane, parabéns por escolher o meu amigo Carlos e continue com essas entrevistas que estão sendo o maior sucesso.

Amigo Tuco obrigado por citar o meu nome aqui também.

Um abraço e bons treinos.

JORGE CERQUEIRA
www.jmaratona.blogspot.com

Jorge Cerqueira disse...

Bom o que dizer desse amigão Carlos, só tenho dizer que foi uma das melhores coisas que aconteceu no atletismo, conheci ele virtualmente através do blog e ano passado numa das conversas pelo msn ele me disse que iria vir para o Brasil, achei o máximo e digo mais ainda que Eu fui um SORTUDO, pois quando ele chegou aqui no Rio de Janeiro Eu fui o 1º corredor daqui do Brasil a conhecê-lo pessoalmente, pois nesses 4 meses que ele ficou aqui corremos e treinamos várias corridas juntos, inclusive para quem não sabe ele foi o meu COELHO nas corridas, foi uma pena que ele foi embora, nas corridas ele sempre correndo com a mochila e fotografando e todos achando estranho disso...rsss...Parabéns meu amigo Carlos por ser o escolhido da Luciane, aprendi muito com vc, muito obrigado camarada, obrigado por tudo, só é uma pena que perdeu o belo churrasco feito aqui em casa hein...rsss...Espero algum dia nos encontrarmos de novo e corrermos juntos, pois então amigo Carlos que vc continue firme e forte com esse espírito de guerreiro e sempre contribuindo para o atletismo.
Bom Carlos se vc disse que o seu sonho um dia é correr a COMRADES, então eu lhe digo para vc ir em busca do seu ideal (META) com certeza vc conseguirá, pois um motivo vc já tem nas mãos que é o DVD que lhe presentiei quando vc esteve aqui no Rio de Janeiro.

Amiga Luciane, parabéns por escolher o meu amigo Carlos e continue com essas entrevistas que estão sendo o maior sucesso.

Amigo Tuco obrigado por citar o meu nome aqui também.

Um abraço e bons treinos.

JORGE CERQUEIRA
www.jmaratona.blogspot.com

runningirl disse...

Luciane

WOW! Great job!

Adorei post. Que boa idéia. Todos temos coisas para ensinar e que aprender. Cada corredor tem experiências diferentes as quais podemos tirar proveito.

O Carlos é um grande amigo virtual e excelente correder. Parabéns amigo Carlos pelas respostas. Tomei nota viu!

Abraços Luciane.

Sandra

runningirl disse...

Luciane

WOW! Great job!

Adorei post. Que boa idéia. Todos temos coisas para ensinar e que aprender. Cada corredor tem experiências diferentes as quais podemos tirar proveito.

O Carlos é um grande amigo virtual e excelente correder. Parabéns amigo Carlos pelas respostas. Tomei nota viu!

Abraços Luciane.

Sandra

runningirl disse...

Luciane

WOW! Great job!

Adorei post. Que boa idéia. Todos temos coisas para ensinar e que aprender. Cada corredor tem experiências diferentes as quais podemos tirar proveito.

O Carlos é um grande amigo virtual e excelente correder. Parabéns amigo Carlos pelas respostas. Tomei nota viu!

Abraços Luciane.

Sandra

runningirl disse...

Luciane

WOW! Great job!

Adorei post. Que boa idéia. Todos temos coisas para ensinar e que aprender. Cada corredor tem experiências diferentes as quais podemos tirar proveito.

O Carlos é um grande amigo virtual e excelente correder. Parabéns amigo Carlos pelas respostas. Tomei nota viu!

Abraços Luciane.

Sandra

runningirl disse...

Luciane

WOW! Great job!

Adorei post. Que boa idéia. Todos temos coisas para ensinar e que aprender. Cada corredor tem experiências diferentes as quais podemos tirar proveito.

O Carlos é um grande amigo virtual e excelente correder. Parabéns amigo Carlos pelas respostas. Tomei nota viu!

Abraços Luciane.

Sandra

António Almeida disse...

Olá Luciane
parabéns pelo blog e por este excelente post.
Conheci o Carlos na blogosfera e pessoalmente numa prova em que ele me convidou para participar e em que acabou por ser atropelado mas mesmo assim cortou a meta.
Depois estive mais algumas vezes com ele e foram sempre momentos muito agradáveis.
Até breve e boas corridas,
António Almeida

tutta disse...

Belíssima entrevista.
Adorei.
Parabéns Carlos pelas respostas, elas são verdadeiros exemplos de vida e determinação pra qualquer um, e parabéns Luciane por este quadro no seu blog.
Bjinhus paranaenses.


...tutta...
ubiratã-pr.
www.correndocorridas.blogspot.com

AMALIA disse...

oiiii
eu tou começando a correr
(trotar aos poucos) na verdade comecei porque quero emagrecer mas já estou gostando
vim pegar inspiração
parabens
beijos
amalia