quinta-feira, 29 de abril de 2010


OS TRÊS "Ps"


Hoje pela manhã, ao ligar a Tv para meu filho assistir, estava passando no canal Discovery Kids uma musiquinha cantada pelo cachorrinho Doki. A tal musiquinha falava sobre os 3 "ps" (letra p): Persistir,praticar e participar.


Na hora liguei os 3 "ps" à corrida. Muitas vezes a gente treina e se decepciona um pouco no dia da prova. Nos lamentamos e nos martirizamos tentando descobrir onde erramos.


No entanto, a música, apesar de infantil, nos remete ao espírito da corrida. E chega ser até bem óbvio não é mesmo? Persistência, prática e participação são a chave para ótimos resultados.


Geralmente com quem está começando a correr, talvez esses conselhos sejam mais eficazes. Muitas vezes, o atleta inicia o treinamento e nas primeiras semanas almeja emegrecer, estar melhor condicionado, estar rodando determinda distãncia abaixo daquele tempoe no entanto, nada acontece. E não acontece, por umúncio motivo: nenhum campeão é feito do dia para a noite. É necessário muito treino, muita dedicação, muitos dias focado naquilo que se esperaalcançar. Nessa horaé que muitos desistem, pois sobir na balança e ver que nada aocnteceu, olhar no relógio e ver que nada mudou já Éum grande otivo para parar e sair espalhando por aí que correu e não adiantou nada.


Gente, é assim mesmo. Persistam. Uma boa opção é praticar a corrida em diversos terrenos, em dias e horários diferentes até se habituar com o esporte. Leva tempo. O corpo sedentárioprecisa de tempo para se acostumar a uma carga de esforço que ele não vinha fazendo. Praticar a corridade 5 a 6 vezes por semana, ajudará a queimar muitas calorias, se condicionar melhor e ver os resultados aparecerem mais rápido.


Não adianta persistir em treinamentos, praticar a corrida com frequência e não participar de provas. Não precisa ter medo. Conheço muitas pessoas que adorariam participar deprovas, mas tem medo de ficar por último, de passar vergonha, de não aguentar. Ora, voce só não vai aguentar, se não treinare se largar num ritmo muito acima do seu e quanto a passar vergonha...ah...d´licença...vergonha deveria passar aquele que não faz nada, que fuma, que bebe, que dorme tarde, que acorda tarde...esses sim. Até porque há tantas pessoas numa prova, tantos ritmos diferentes, dificilmente você será o último e se for...parabéns....você conseguiu...não desistiu echegou até o final...
Portanto, acho que dá pra gente alcançar nossos objetivos na corrida priorizando os 3 "ps"...PERSISTIR, PRATICAR E PARTICIPAR.

quarta-feira, 28 de abril de 2010

ANALISANDO FRIAMENTE A COISA...



Bom, primeiramente tenho que fazer algumas considerações sobre a prova e o post anterior. Meu marido reclamou comigo e com toda a razão. E logo eu, que vivo enchendo o saco dele para treinar, apenas mencionei que ele havia levantado cheio de preguiça e pronto. Nem uma fotinho, nem uma linha sobre a sua superação na prova...coisa feia!




Não sei não, mas acho que essa cara me diz que ele não está com tanta vontade de corrrer....rs...


Na boa, devo dizer que me surpreendi mesmo com ele. A última prova que ele participou, eu nem lembro mais...Este ano não correu nenhuma prova, e digo mais, treinou 3 dias para esta...E treinou é ser bem boazinha, pois corria uns 6km e pronto. Correr 10k no sol que estava...foi heroísmo da parte dele.


Tá vendo...ele não só sabe fazer cara de quem não quer correr, ele também sabe colocar o chip....kkkkkkkkkkk..numa moleeeeeza.....

E querem saber mais? Lembram daquele sonho que eu tive dos 0:58:52? Se eu não tivesse acordado e contado pra ele, nem meu marido acreditaria, mas o fato é que, foi exatamente o tempo bruto que tanto ele, quanto Manú fizeram na prova...Será que já posso abrir minha tendinha e ganhar uns trocados? Rs....Depois, o cara ainda teve pique pra sair de lá e ir direto para o jogo do Santos...aff....Me prometeu que para a 2ª etapa, a coisa vai ser diferente...treinar direitinho, melhor, com mais disposição e melhorar esse tempo aí, que um dia, não muito distante, já foi de 50 minutinhos....rs...

PRONTO BONITÃO...O POVO JÁ TÁ SABENDO QUE VOCÊ CORREU E NÃO FEZ FEIO NÃO....rs...

Feitas essas observações, chega a hora de eu analisar, agora, mais calmamente e passada toda a euforia, o que eu acertei e o que tenho que mudar para a 2ª etapa do Campeonato que já acontece agora, dia 30 de maio.

Acredito que muito embora eu achasse que 0:48:34 fosse um tempo bom, levando em conta a minha volta de uma lesão, poderia ter sido melhor. E quando digo melhor, entende-se, melhor mesmo... A desculpa em relação ao sol forte poderia ser afastada com tranquilidade, já que diariamente treino no sol e portanto....era um dia comum.

O que percebi e aliás percebo há muito tempo é sempre a mesma coisa: O k6 é assustador! Parece uma coisa...é ver a placa do 6 se aproximanado e ver o rendimento caindo...Consegui manter o ritmo de 4.3 por quilômetro somente até o km 5, depois, pulei para 4.5, até terminar em 5. Isso fez uma grande diferença no final.

Tenho que treinar mais a força. Isso é óbvio. EU tenho a velocidade, mas não por muito tempo. É previsível quando ela vai acabar....km 6....e isso não é legal, porque mesmo que eu tenha força para ir um pouco além, estar acostumada a ver o meu rendimento caindo nesse quilômetro já me afeta psicologicamente.

No início do ano passado, meu tempo era exatamente esse: 048:30...Após seguir uma planilha, onde priorizava a velocidade, consegui chegar nos 0:46:15, terminando o ano com 0:45:50...Eu já conseguí, mas o que aconteceu? Lesão. E aconteceu por um único motivo...muito esforço para um esqueleto fraco. MUSCULAÇÃO!!!!! Eu to adiando, mas amanhã mesmo irei para a academia. Chega. Quero ver se muda alguma coisa, não é possível....

Acho até que larguei bem, diferente das outras provas, onde largo pra 4.0 e terminava pra 46 alto. Era um contrasenso se matar tanto e chegar com um tempo 4.40....Acho que a fórmula é sair para 4.3 como eu fiz dessa vez, mas....tentar continuar manter esse ritmo e não enfraquecer depois do k6...Isso tem que acabar. Já ta decidido. Dessa forma, consigo meu objetivo que é os 45 minutos....não é querer muito vai....

Vamos à verdade. Não é porque você sobe no pódio que você é a melhor. Nada disso. Aliás, nunca achei isso mesmo. Naquele domingo talvez eu tivesse dado sorte, ou de repente o sol judiou das meninas. Campeonato é uma caixinha de surpresa. Hoje você está bem, amanhã, a sua concorrente está melhor...e assim vai. Eu tenho que tentar me manter bem....Tenho pouco tempo para mudar ...mas a intenção é que na prova do dia 30, eu deva estar fazendo pelo menos 1 minuto abaixo do tempo., ou seja, 0:47:30...sendo assim....hora de treinar pra valer!

segunda-feira, 26 de abril de 2010

PECADORA, PORÉM...
07:00...Trim...todos a postos...bora marido! Cheio de preguiça, levanta Cássio. Cheia de diposição e de dor de barriga, levanto eu. Será que vai ser sempre assim? 3 vezes antes de sair...tá bom pra vocês???? É.. pra mim não tava não....rs...Comentei com meu marido que eu havia sonhado que eu tinha feito 0:58:52 na prova. Ele só me respondeu: Nossa! No fundo eu também responderia isso...

Tudo na mochila: iogurte, sanduíche de requeijão, máquina (é claro)...Chegamos na concentração 07:55. No caminho lembrei que tinha esquecido minha garrafa deágua... Caracas, era um forte motivo pra me abalar.. Eu tenho que tomr 500ml antes de correr e pronto. Não é frescura, é ritual.. acabou....E naquele dia talvez tudo desse errado. A largada seria às 08:30. Pouco tempo pra tanta coisa: pegar o chip, guardar as coisas no guarda volume, ir ao banheiro, se aquecer...aff...eu tava é fufu....



A 1a etapa do Campeonato é a do 6º Batalhão da Polícia Militar. A largada e chegada aconteceram em frente ao Batalhão e a entrega da premiação dentro.





Olha aí... onde todo mundo paga para largar e reza pra chegar...rs...Como é bom avistar isso aí...de preferência suada....rs...



A fila do banheiro estava de assustar. Nessa hors eu queria mesmo ser homem. Não tem frescura: é xiiiiiiiiiiiiiiii e pronto. Mulher não... fica lá, limpando aqui, limpando lá...e fazendo sei lá mais o que...Faltavam 20 minutos pra largada e eu ainda estava com a mochila na mão. Eu fiquei nervosa demais com isso, porque pra mim, ter esquecido a água e estar ali faltando 20 minutos era coisa de premonição...

Saí de lá voada. Eu tinha 10 minutos. Precisava guardar as coisas, e achar um bebedouro. Eu me recusaria a correr sem beber água. Não ia dar certo.. definitivamente não ia mesmo...Olhei pra filado guarda volume...ENORME....Não era possível. Não ia dar tempo. Uma estrutura horrível. Eles tinham que marcar o nome inteiro da pessoa, número, telefone...fala sério... e ainda rolava paquera no meio de uma ficha e outra...Pelo menos algo bom... Em minha direção, Manú da equipe se aproxima com uma garrafa de água quase no final. Eu tava tão desnorteada que nem havia percebido. Somente quando eu perguntei a ele onde ficava um bebedouro e ele me ofereceu a garrafa dele... é que vi que Duendes existem...e levaram Manú degol vermelho até lá...não tinha outra explicação.



“EU NÃO SOU ÁGUA, PARA ME TRATAR ASSIM, SÓ NA HORA DA SEDE É QUE PROCURAS POR MIM” ( A fonte – Renato Russo)




Sinceramente não me importo de ser uma pecadora. Pelo menos não me importei naquele momento. Quando estava segurando minha garrafa de água, aliás, meu tesouro, antes mesmo de dar a 1ª golada, chega perto de mim uma guria(da minha categoria) e me pede um gole. Na boa, eu já não ia com a lata dela há algum tempo. Isso porque ela há bem pouco tempo atrás sempre chegava na minha frente e talvez por seachar a melhor, nunca falou comigo e quando falava, falava com um arzinho de superioridade. Além disso, ela sempre pedia água pra todo mundo. Era sempre a mesma coisa. Houve uma oportunidade em que arrumou uma encrencquinha com uma amiga minha, pois sempre pedia água para o marido dessa minha amiga, até a hora que a minha amiga se irritou e...nem preciso terminar a história.. Enfim... eu neguei a água. Disse: “Olha querida, desculpe mesmo, mas essaágua aqui eu acabei de ganhar de presente, é tesouro, nem bebi, e sinto muito...muitíssimo mesmo”. Sentia foi p* nenhuma! Depois ainda ouvia palhaça dizendo pro cara do lado...”Se não consegue dividir, fazer o que?..bebe tudo” Pois bebo mesmo.. aliás, bebi...

Passado esse episódio ridículo, afinal negar água é pecado né...rs...Manú teve uma idéia: eles ficavam com minahs coisas e eu corria pra largada, assim poderia ficar perto da fita. Mas por que a gente não pensou nisso antes, posso saber? Eu estava desnorteada, mas e eles??? Rs...


Saí voada. Me enfiei aqui, me enfiei lá e quando ia passar por um senhor ele me brecou perguntando: “Se vai fazer menos de 1 hora, passa, caso contrário, não”. Em que pese todo o meu respeito pelos idosos, acho que ele deveria ficar calado ou ter ido jogar bingo naquela manhã. Teve muita sorte...em apenas ouvir: “ Vou fazer bem abaixo de 1 hora, então, acho que o senhor vai me deixar passar”. Olha... eu tava muito estressada, preocupada, ansiosa, nervosa, vixe... aquela prova era muito importante pra mim, porque ali eu saberia se eu estava mesmo pronta pra voltar...era uma prova que eu devia a mim mesma.


“ NÃO SE ESQUEÇA, TEMOS SORTE, E AGORA É AQUI” ( 2 Tribos – Renato Russo)


Zerei o relógio. Rezei meu pai nosso. Tentei conversar com uma menina da minha categoria, Ana Paula que estava ao meu lado, mas tudo que ela falava, parecia entrar por um ouvido e sair pelo outro. 3 minutos. Era o que faltava pra despejar ácido láctico...e ver se tudo valeu a pena. Chegou a hora...Fuóóóóó.

Não queria economizar na largada. Eu precisava sair como louca para ver até onde eu ia com aquilo.. e depois, quem sabe, depois de tudo acabado, talvez analisar onde eu errei...se é que eu erraria...Via muitas meninas me passando.. meninas que antes eu nem via na minha frente...pois largavam lá atrás. Era estranho. Eu não via placa nenhuma, e o jeito era continuar do jeito que tava.







No 1º posto de água, já pude constatar que a coisa seria feia mesmo. As meninas da minha categoria, estavam meio emboladas, dava pra eu ver.. tudo acontecia há uns 200 metros à minha frente. Naquela altura eu até achava o duelo interessante e julgava que nem adiantava me enfiar no meio, porque não ia dar certo mesmo.



“E VOCÊ ESTAVA ESPERANDO VOAR, MAS COMO CHEGAR ATÉ AS NUVENS COM OS PÉS NO CHÃO” ( Eu era um lobisomem juvenil – Renato Russo)



Eu estava cansada. Não era uma exaustão de querer parar, mas achei que talvez pudesse ser mais fácil, já que treinei pela areia e com tênis mais pesado. Talvez no asfalto e com o meu Sprint que é muito leve, poderia correr com um pouco mais de...ah, deixa pra lá. O que adiantaria eu reclamar agora e achar respostas pra isso se eu estava ali, na hora da verdade...a única coisa era correr....



“CONSEGUI MEU EQUILÍBRIO, CORTEJANDO A INSANIDADE. TUDO ESTÁ PERDIDO, MAS, EXISTEM POSSIBILIDADES”. ( Sereníssima – Renato Russo)


Quando fizemos o retorno perto do canal 3, eu poderia então ver quem estava atrás de mim. Era a oportunidade que eu precisava para: correr com mais vontade, ou correr com mais vontade. Conseguí avistar a menina que me pediu água. De certo aágua fez muita falta a pobrezinha...rs...posto que ela estava bem, mas bem distante de mim mesmo....Bom...levando em consideração que ela geralmente ficava entre as 5...talvez nem tudo estivesse perdido...pelo menos nem tanto assim... Só consegui ver a primeira placano k6. Nessa altura, não adiantaria quase nada saber a quantas eu andava,porque é justamente no km 6 que meu rendimento começa a cair, mas, contrariando o que eu nunca faço, que é olhar...resolvi constatar: 0:28:15. Afffffffffffffffff.... lascou....O sol começou a apertar, a pele ardia, o suor escorria, asombra fujia e dane-se a rima... eu continuava me lascando...

De lei...pensei em diminuir, mesmo sabendo que poderia perder posições importantes. Parar, nunca, mas deixar pra lá e depois...Mas ao mesmo tempo algo me impulsionava. Acho que quem corre sabe do que eu estou falando. Quem gosta da competição em si, sente a dor e talvez goste um pouco dela...é estranho. Eu queria parar, desistir de tudo, deixar as meninas passar por mim, mas....



“NÃO ME ENTREGO SEM LUTAR, TENHO AINDA CORAÇÃO, NÃO APRENDÍ A ME RENDER, QUE CAÍAO INIMIGO ENTÃO”. ( Metal contra as nuvens – Renato Russo)




Eu não ia desistir agora mesmo! E nem ia dar o meu lugar a garota da água. Até porque se eu deixasse ela chegar perto, certamente ela se vingaria de mim....rs...mesmo que fosse pisando no meu calcanhar....kkkkkkkkk. Não que eu fizesse isso com ela, pelo amor de Deus, negar a água é o máximo da minha maldade...kkkkkkkkkkk....ou não....
O ruim dessa etapa, é que passamos pela entrada do final da prova e temos que seguir reto, para só então voltar eentrar n rua do fnal da prova. Isso é meio que desmotivador. Voce avista o fim da prova, mas tem que seguir.... e seguir, implica dizer, mais 1km de ida e 1k de volta.

O sol castigva muito, mesmo pra mim que treino com ele diariamente. Em dias de prova a gente sente a diferença em treinar e competir. É outra conversa...é outro ritmo, é outro fôlego, é outra passada, é adrenalina demais correndo na veia. Tentava apertar, mas achei melhor permanecer como eu estava, No km 8 olhei de novo...0:38:02...É...não tinh mais jeito...eu faria os últimos 2km pra 5... e terminaria na casa dos 48...assim, estaria fora do pódio...e pronto... era só treinar pra próxima etapa.. simples assim.



“SOU METAL, RAIO, RELÂMPAGO E TROVÃO” – (Metal contra as nuvens – Renato Russo)



Na minha frente, há pouco mais de100metros,. Vi uma menina da minha categoria, Ela estava cansada. Dava pra perceber. Aliás, todo mundo estava. Era uma tortura aquele percurso debaixo de sol e que sol! Pra mim, pouco importava. Agora eu tinha mais é que ultrapassar. Como eu chegaria? Sei lá... Se eu tivesse que parar, porque as pernas não mais obedeciam...sinto muito.. era pagar pra vê.... aliás, correr, pra ver.

E naquele momento eu senti exatamente o que é o amor pela corrida. E tenho certeza não consigo mais viver sem ela. Tudo doía, mas não era dor de lesão, graças a Deus, era a dor da expectativa por um bom resultado. Engraçado que no banheiro, logo na minha frente tinha uma menina com uma camisa escrito: SEM HÀ RESULTADO SEM DOR. E naquele momento foi exatamente na camisa na menina do banheiro que eu pensava. Eu não corri até aqui me matando a toa. Agora ninguém mais me passa e se quiser passar, vem pra cima, porque a luta vai ser boa. Eu não sabia em que posição eu estava, mas também queria cruzar a linha ou passando ou mantendo. E eu passei. Passei pela menina que estava a 100m de mim. Ela tentou vir, aumentou a passada. Estava ofegante. Mais do que eu até. Boa lutadora. Não se rendeu facilmente, mas sucumbiu a minha vontade que era tão grande, mas tão grande...


“PARECE UM TEOREMA SEM TER DEMONSTRAÇÃO. E PARECE QUE SEMPRE TERMINA, MAS NÃO TEM FIM”




O post recente que eu fiz sobre o sprint caiu como uma luva. Era uma força que a gente sem sbe que tem, mas tem, tenha certeza. E todo mundo tem. Quando vi de longe a chegaga , toda inflada, linda, linda...acelerei. Não foi o sprin dos sonhos e nem o melhor da vida....rs...mas foi um sprintcom toda certeza...com ânimo, com suor, com garra, com felicidade. Aqueles últimos metros não tinham fim....como a minha alegria....quando finalmente cruzei alinha...cravando 0:48:34. Era tanta alegria minha gente. Pra muitos essetempo não é bom, mas pra mim....independente de meu tempo ser 46:35...tervoltado de uma lesão e conseguir me manter entre as meninas, é sensacional.

Agora era só curtir com a galera. Era foto daqui, foto dali....Uma alegria só.



O que deu pra reunir da galera....

Eu e Manú...o que me salvo da sede do deserto...rs...Meu heróói....rs...




Essa também é guerreiraça. Também passou por uma lesão. Voltou agora. Quando ela cruzou a linha, nos abraçamos...só quem passa pela coisa, entende...



Troquei de roupa, e fomos esperar a premiação. Eu queria ver quem eram as meninas que foram premiadas, pelo menos na minha categoria, assim, da próxima vez, colaria nas mesmas... e quem sabe subiria ao pódio...ou pelo menos pudesse começar a pensar novamente em subir.Enquanto isso, a pequena criança, resolveu tirar foto com o mascote Macaezinho...ah..muito fofo...e quase tão simpático quanto eu...rs...



Não demora muito e eis que anunciam a minha categoria. Tãntãntãntãn.....

LUCIANE DE OLIVEIRA CASANOVA – 5ª COLOCADA – 0:48:34




Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.... Meu eu não tava acreditando. As 4 que estavam no pódio eram figurinhas carimbadas, com exceção da 1acolcoada que acabou modificando tudo. A 1ª colcoada do ano passadoficou em 3º lugar, a 4º foi pra 2º, e eu que nem estav pensando em subir... estava lá...Muita felicidade pro um dia só...Ainda mais depois de negra água pra menina... que... ah, desculpe, acabou ficando em 9º lugar...rs.....



Talvez a menina que eu ultrapassei logo no final, tivesse mais preparada, mas com certez, não teve a vontade que eu tive....

E QUE VENHAM OUTROS PÓDIOS...porque agora sim, 2010 começou!

quinta-feira, 22 de abril de 2010

AQUELE FRIOZINHO NA BARRIGA...


É engraçado. Eu corro há 17 anos. Já sei o que fazer antes da prova, durante e após. Mas mesmo assim, ainda consigo sentir aquele friozinho na barriga em provas que me interessam ou que colocarão meu limite à prova...como a de domingo. Por lado isso é muito bom. Continuar sentindo friozinho na barriga após 17anos...Talvez o dia em que eu não sentir mais o friozinho na barriga antes de uma prova, não sentir mais medo de perder, pressa de ganhar, talvez quando eu conseguir ir a um festa no dia anterior à prova, sem horário pra voltar fazer isso sem peso na consciência...talvez sim... seja o momento de parar.. No entanto enquanto eu for movida por essa adrenalina louca....não me importo em perder o sono, as festas, não me importo em ter dor de barriga, medo de quebrar, de ver alguma menina da minha categoria passando facilmente por mim...nada disso me importa...eu quero mais é sentir o ácido láctico corroer minhas pernas...


Eu sempre cito frases do meu eterno ídolo Renato Russo aqui no blog e dessa vez não poderia ser diferente...Então, como diria, o verdadeiro poeta: " A insegurança só me ataca quando erro"....Mesmo sabendo que fiz tudo certinho...ainda estou com aquele medinho. Não medo de falhar, de não terminar, nada disso. Mas aquele medo de saber relamente como eu estou depois da lesão. Como eu disse, o Campeonato Santista tem um nível muito forte de corredores e fazer o meu melhor e estar bem significa muito para mim. Muito mais do que o pódio, muito mais do que o tempo, chegar bem, e saber que a má fase passou vai ser a minha grande recompensa.


Ontem, apesar de ter dito que a semana seria de treinos light, optei por um treino forte de 57minutos...mais de força do que de resistência. Queria tirar a prova dos 9, para ver se ainda me dou bem com a dor...rs...e que dor....Hoje amanheci um pouco dolorida...mas amanhã capricho no regenativo e estou nova pra domingo, se Deus quiser...Torçam...

terça-feira, 20 de abril de 2010

CHIC NO ÚRTIMO....

Estou muuuuuuito feliz! Ontem à noite meu marido chegou em casa com uma proposta irresistível....Fazermos uma viagem para Buenos Aires. Fazer esta viagem já estava em nossos planos há algum tempo, mas com a vinda do nosso filho, acabamos abortando a missão. No entanto, agora parece que a vontade bateu.

Eu sempre disse que queria mesm0 fazer a viagem, mas teria que coincidir com a Maratona de Buenos Aires que acontece em outubro. ´Se é pra ir a Buenos Aires que seja para participar da minha 1a Maratona. Ele queria que fossemos este ano e que eu já começasse a organizar as coisas, mas achei melhor irmos no ano que vem. Está tudo certo. Outubro de 2011, Buenos Aires e minha 1a Maratona...Internacional...dá licença...E se for pra pagar mico e desistir no km 37 que seja cercada por gringos horrorosos...rs....

Vou começar a organizar uma planilha de treinos...mas não para colocar em prática agora, só lá para fevereiro de 2011..na boa, sem pressa. E tá decidido...ano que vem, só corro provas de 10k pra brincar...

EBAAAAAAAAAAAA



segunda-feira, 19 de abril de 2010

DESACELERANDO....PRA ACELERAR


Pois bem...o que tinha de ser feito foi. Do jeito que deu, mas foi. Treinei o que tinha que treinar. Treinei forte, treinei mais ou menos, sentí dor no joelho, ameaça de dor no mesmo local da lesão, desanimei, superei...mas agora é hora de desacelerar...


Isso porque domingo que vem começa o Campeonato Santista de pedestrianismo. Ainda não sei se felizmente, já tava na hora, ou aff, já??? O negócio agora é relaxar. Pela 1a vez estou indo meio desencanada, sem pretenção...Talvez pelo fato de ter vindo de uma lesão, de não saber que tempo eu estou fazendo nos 10k, já que desde a São Silvestre não participo de nenhuma prova, talvez e mais provavelmente por saber que o nível do Campeonato é muito bom e que eu não esteja lá na minha melhor fase...sei lá.


O fato é que ontem fiz um treino de quase 2 horas debaixo de sol e pela areia. Estava tudo ok. Tirando o fato da minha resistência estar de Marílson Gomes e minhas pernas está mais pra Tia jô (Tia Jô é uma mulher que inventou os 10km Tia JÔ na cidade de Cubatão. Ela tem uma cantina e provavelmente nunca correu na vida..mas)....o resto vai bem...


A sensação é estranha.. não sei quero que chegue logo, se passe devagar...Hoje recebí o kit da prova. Foi até legalzinho diante dos anteriores...por que? porque nos campeonatos anteriores não tivemos kits....kkkkkkkkkkkkkkk


Mas peraí, deixa eu explicar. O Campeonato santista consiste em 6 etapas. O pagamento para participar das 6 etapas consiste em apenas 2 latas deleite em pó, as quais são revertidas para o Fundo de Assistência ao menor. A gente corre e ajuda. Então, não há dinheiro rolando e portanto não tem como distribuit kits. Todavia, porém, entretanto, como o Campeonato aniversaria, sim...faz 25 anos...fomos presenteados com um kit contendo uma sacola plástica bem legalzinha, uma camisa tb muito da boazinha, meião (que até agora nem sei aonde a gente vai correr com aquilo...A meia vai além da coxa...rs...e uma munhequeira...aqui devo dizer.. tudo escrito Prefeitura de Santos...rs...ahe um boné...desses que pedreiros usam...rs...Mas tudo bem, valeu a intenção. Já paguei provas com kit bem piores....


Agora é só relaxar. Terça, quarta, quinta e sexta, os treinos são mais leves...somente na quarta farei tiros e depois só regenerativos...coisa básica. No sábado, descanso total e domingo...pedreira...Agora, uma coisa chata aconteceu. Tomei aquela vacina da gripe e agora estou gripada. Aliás, eu, meu pai, minha mãe e meu filho. Todos tomamos e todos nos lascamos. Antes que falem que estou fazendo apologia para não tomar a vacina...calma aí... Estou dizendo o que aocnteceu com a gente...Isso não quer dizer cintudo, que todos tomem a vacina e tenham alguma reação. Eu tive.. fazer o que, sortuda da p* é assim mesmo...rs...Ganhar na loteria nem pensar né....


Bom, espero que até eu esteja melhor...e se tb não estiver, estarei lá de todo jeito. É isso...

quinta-feira, 15 de abril de 2010

E QUANDO TUDO PARECE ESTAR ACABADO...PREPARE-SE




A história é sempre a mesma, seja numa prova de curta distância, seja em longas: você tá ali lutando contra seus adversários, contra você mesmo. Seu corpo clama pelo fim da prova e como diria Araketu..rs..."Só sei que o corpo estemece, as pernas desobedecem"...Não tem mais nenhum posto de água se aproximando, muito pelo contrário, não tem mais nenhum posto de água e ponto. Você tem a nítida certeza de que todo mundo vai te passar a qualquer momento, até o senhorzinho que você encontrou lá na linha de partida e que na oportunidade lhe confidenciou que já tinha 76 primaveras nas costas...rs...Acha que falta muito pouco para dar papelão e cair duro ali no chão...você está acabado.

No entanto, avista, ainda que um pouquinho longe, como um pontinho amarelo, a linha de chegada. Pronto.



Loading... ██████████████████▓▓▓▓______



A partir de então, minha gente, o que vemos é o que muitas vezes não cremos. Fixamos os olhos na tal faixinha amarela, ampliamos as passadas como em nenhum momento havíamos feito durante a prova, enchemos os pulmões de ar e decidimos que ao contrário do que o corpo queria... que era pagar um mico de desacelerar, parar, desistir de lutar, de cruzar a tão sonhada linha, sobreviveríamos e sem nenhuma explicação, e sem tomar Redbull, criamos asas, ganhamos uma velocidade invejada por Marilson Gomes e cravamos nosso relógio com um sprint SENSACIONAL e um recorde pessoal quebrado.

Eu sempre achei engraçado essa coisa de Sprint final. Muitas vezes o cara tá lá chegando no maior gás do mundo como Usain Bolt e seu tempo é de 1 hora e tralalá. Peraí, se o cara faz os 10k em mais de uma hora, é claro que não correu tanto a ponto de chegar daquela forma. Nessa hora, a galera que vai pra asssistir aplaude, grita, assobia...e vamos combinar, é bonito de se ver aquele sprint final, porque a pessoa capricha...se ergue, corrige apostura, amplia a passada, acelera, faz cara de quem nem correu, que apenas passeou no shopping, passa o gordinho da frente..rs.......Depois é depois, muitos caem de boca no chão, saem carregados pela ambulância, juram de pés juntos e na frente da mãe que nunca mais vai correr...mas já era, foi aplaudido e isso não tem preço.

O Sprint final é sim um grande momento. É talvez bem mais demorado do que todo o resto do percurso. Percebam que aqueles últimos metros demoram tanto a terminar...dando a impressão de que você corre muito mais rápido e com mais facilidade 9.500m do que os últimos 500m dedicados ao sprint. E isso porque sabemos que falta muito pouco. Quando a gente avista o fim daquele sofrimento, deixa de ser sofrimento e passa a ser energia, passa a ser vontade, garra, passa ser adrenalina.

Certa vez eu li em algum blog a seguinte frase: " E naquela linha tênue que divide o fim da dificuldade do começo, é que mora a felicidade". Vai dizer que a gente não esquece tudo que passamos durante o percurso quando a gente cruza a danada da linha? Quando participei da minha primeira Meia Maratona, há uns 7 anos atrás, repetia pra mim mesma a todo instante durante a prova que nunca mais ia participar novamente daquilo. Assim que cruzei a linha, com um sorrisão na boca, a sensação de que o dever foi cumprido, já estava pensando em diminuir meu tempo para o ano que vem. E digo mais, até hoje, quando participo de alguma prova difícil juro durante o percurso não correr de novo, mas...é só encontrar os amigos, é só olhar para o relógio várias e várias vezes maravilhada com o tempo que fez pra você mudar de idéia e achar que aquela loucura merecia ser repetida, com sprint, é claro.

Para nós corredores não tem essa de eu não vou aguentar...minhas pernas não vão suportar....guenta...suporta...Seria bem mais fácil a gente diminuir o ritmo, deixar quem quiser passar, chegar na boinha com cara de paisagem, sem suor no rosto, e cabelo levemente desarrumado. Mas não tem graça. Aliás só serve pra você levar pra vida toda como um grande arrependimento e uma enorme vontade de enfiar a cabeça na terra e por ali permanecer até a hora em que você toma coragem, e prefere acelerar, chegar veloz, com cara de quem se matou a prova inteira, com gás suficiente para passar 2, 3, quem sabe 4 corredores a sua frente, porque a graça está exatamente nesse esforço final, nessa luta entre os pulmões e a busca pelo ar, na luta em permancer de pé, firme. Nessa hora vale suar como um porco, vale chegar descabelado, sem numeral...vale tudo, só não vale parar.

Há quem diga que para dar o spirnt final tem que estar preparado. Que nada. Tem que querer experimentar o gostinho do prazer. Está pronto para sentir o verdadeiro sabor da corrida? Então basta. O gás certamente virá, na hora certa, no quilômetro final...Não tem receita, mas você saberá exatamente a hora. Exatamente no momento em que pra está tudo acabado. E nesse instante, tenha certeza, a corrida acabou de começar...e prepare-se para o seu Sprint final.

quarta-feira, 14 de abril de 2010


DA TEORIA DIRETO PARA A PRÁTICA



Corredor que é corredor é uma Barsa ambulante no que se refere às corridas. Sabe tudo: exames, alongamentos, planilhas, estratégias, melhores provas, alimentação, lançamentos...uma loucura...e não é falar por falar não, mas a grande maioria quando fala no assunto, fala com propriedade, cheio da razão e do convencimento...rs...Sei porque também sou assim...


Ontem mesmo, um guardador de carros que fica em frente ao prédio da minha mãe me parou e perguntou qual o tempo na prova 10km A Tribuan Fm do primeiro colocado. Eu respondí prontamente que era em torno de 28 minutos. Ele olhou bem pra mim e seguiu: "Ah bom... achei estranho. Um colega meu disse que era 18 minutos. Nem The flash faz isso"... E eu lá dando trela.." Não, 18 minutos faz as mulheres amadoras nos 5k..."


Depois vim pensando na rua comigo...Caramba, a que ponto cheguei.. Dando aula sobre corrida para guardador de carros...Nada contra o guardador de carros propriamente dito, mas se eu me acho dando informações, eu que pelo faça as coisas como eu explico na teoria enchendo a boca.


Eu tô falando de alimentação. Pw, toda revistinha tem dicas de alimentação. E não precisa ser uma revista do segmento não...é Boa forma, é Nova, é até Caprincho se duvidar, rs...então nem tem como a agente não acabar Phd no assunto.


O problema é que ultimamente eu não estava colocando a teoria em prática. Mas não vou me crucificar tanto não.. é bem complicado. Eu acordoàs 7:30 todo dia, faço mamadeira, tomo meu café da manhã decentemente, levo meu filho pra minha mãe, vou treinar, almoço também decentemente, vou levar meu filho na escola, vou correndo trabalhar e aí a coisa desanda....porque só volto a comer às 18:00 um lanchinho furreco e depois lancho outracoisa furreca. Depois de todo um dia exaustivo, a gente nem pensa em sentar e fazer alguma coisa consistente....que dá sangue, como diria minha vó...


NEM PENSAVA....porque desde segunda-feira arregassei as mangas e coloquei na cabeça: tenho que desenterrar a hippie que existe dentro de mim... coisinhas naturebas...nada de maionese, molhos, batatas fritas.. nada disso. Comecei um cardápio ótimo preparado por uma nutricionista e vocês querem saber, sem exagero nenhum, a coisa já surtiu efeito. A coisa é simples. É comer pra acelerar o metabolismo e consequentemente queimar mais....


Querem ver um exemplo: Na segunda feira o cardápio consiste em:



CAFÉ DA MANHÃ: 2 torradas integrais com ricota, uma fatia de melão, um copo de suco de frutas.


LANCHE: uma fruta


ALMOÇO: 2 colheres de arroz, 1filé de frango ou carne grelhado, uma porção de brócolis ao alho e azeite, salada verde.


SOBREMESA: 1 taça de gelatina


LANCHE: 1 copo de água de coco batida com suco natural


JANTAR: 1 filé de peixe grelhado com salada de alface crespa, tomate e atum e linchaça.


CEIA: 1 copo de iogurte natural batido com uma taça de gelatina de uva e linchaça.


Não é ruim vai....pelo menos pra mim não...Eu fiquei muito satisfeita. Hoje por exemplo, fiz 12 tiros de 1´pra 1´de descanso. Quando terminei tive a sensação de estar sobrando... dava pra dar mais alguns. Ultimamente eu estava sentindo alguma coisa estranha, como se você não tivesse tanta energia pra gastar sabe. Outra coisa, estou sentindo o corpo leve...menos fadigado.


Até meu marido entrou na dança. Ontem nem acreditou quando chegou em casa e viu.. bifinho pronto, salada na mesa, gelatina feita, iogurte natural comprado...Um milagre de Deus! Hoje no jantar é pene com atum e azeitonas e salada verde. Eu que sou apaixonada por atum...aliás, acho que sou quase um atum de tanto comer....já gostei da idéia....


O fato é que a alimentação exerce um papel fundamental para nós corredores, pois gastamos muita energia durante os treinos e temos que conseguir repor tudo de maneira efeciente. Não adianta se entupir de carboidratos como muitos fazem. Precisamos equilibrar carboidratos, proteínas...beber muito líquido...


Ah, e por falar em líquido, muitos blogueiros receberam uma amostra das pastilhas SUUM gratuitamente para que após o experimento, déssemos nossa opinião de forma honesta.






Para quem não sabe ou não conhece ainda, SUUM é uma bebida repositora de eletrólitos e vitaminas essenciais para atletas. O produto vem em formato de uma pastilha para dissolver em 500 ml de água. É só jogar uma pastilha de SUUM na sua garrafa de água e pronto! Em relação à praticidade não tem o que falar...você coloca a água, a pastilha e é só esperar....O gostinho é muito bom, é de limão e lembra muito um isotônico do mesmo sabor, todavia gaseificado. A única coisa que eu achei e aqui devo dizer, serei honestíssima, foi quanto à demora em relação ao dissolvimento da pastilha na água. Demoradinho. Se eu chegar com muita sede da rua, complica....
Mas pra quem corre longas distãncias, achei uma boa, se você tem um tubo de pastilhas no short, tem garantido aí pelo menos 5 litros de bebida...Porque pra correr 10k dá até pra segurar com água, mas acima disso, nosso corpo precisa de mais alguma coisa pra repor o suor gasto e achei que Suum é uma boa pedida...vale a pena experimentar sim. Para quem quiser, é só entrar no site:
www. suum.com.br



Pw, o post de hoje foi bem naturebinha mesmo rs...acho que tenho que terminar, só pra combinar dizendo: PAZ E AMOR A TODOS VOCÊS ...VIVA O AMOR... VIVA O PLANETA...vixe.. melhor parar por aqui...

segunda-feira, 12 de abril de 2010

AMOR ETERNO

Eu sempre tive vontade de fazer, mas nunca tive coragem. Seja pela dor, seja por não querer ver minha mãe se jogando no chão e batendo a cabeça na parede até rachar...rs...sempre pensei 1000 vezes antes de fazer uma tatuagem. Como da vez que coloquei um piercing no umbigo sem falar nada pra ela. Me deu a louca, saí evoltei com ele no umbigo. Ela só viu, porque eu estava dormindo e como de costume ela ia me acordar para tomar o café da manhã e como o umbigo estava sensível, eu estava de barriga pra cima, com a blusa levantada...rs...Quando a mulher viu, minha gente...ela saiu gritando e ficou sem falar comigo quase 1 semana. Se eu fizessse uma tatoo...acho que ia ser um pouco pior...rs...

Acontece que de alguns tempos pra cá, essa vontade vem aumentando. Também, vamos combinar, fazer uma tatuagem, não é como colocar um piercing. Hoje eu enjoei do piercing e nem tenho mais. A tatoo não...se tu não gostar, tu vai fizar com ela ali pra vida toda e nem tente consertar colocando outra coisa por cima, porque no final fica um lixo. É sempre assim. Nunca vi ninguém consertar uma tatoo e gostar do resultado.

Agora com 33 anos, acho que já sie bem o que quero e que tipo de tatoo eu faria. Também já ia logo fazer 3...porque dizem que tem que ser ímpar...rs...Primeiro eu queria fazer uma garotinha correndo no tornozelo. Depois eu queria escrever nas costas em latim: "Livrai-nos de todo mal" e por fim, uma pequena estrela no pulso para fechar o gibi...rs.O que está me dando muita vontade é que tenho visto muitos corredores com tatuagens referentes à corrida, principalmente os que fazem biatlon...Fazem um home nadando,pedalando e correndo...lindo demais!

Mas também pra quem quer só fazer um teste...rs...aliás, achei muito bizarro isso, a empresa norte-americana Pace Tat lançou uma tatuagem temporária que ajuda os corredores a acompanhar sua passada. É possível escolher 14 diferentes tempos finais. Como funciona a tatuagem temporária?


Funciona como aquelas tatuagens de chiclete. Você apenas molha o papel e fixa sobre a pele. Os corredores usam no antebraço para poderem ter melhor visualização durante a prova.
A tatuagem custa US$ 2,99. Estranho né???? Eu não faria...

Mas, voltando às tatuagens originais, daquelas que grudam eternamente, o carioca Jorge Cerqueira, conhecido de todos aqui, tem nada mais nada menos do que o logo da Webrun. Segundo ele, “Conheci o Webrun e gostei muito da marca do site, o pé e as asas. Resolvi então fazer essa tatuagem no meu ombro direito. Eu acho que sou a primeira pessoa a fazer isso. Nesses anos da minha vida de corrida nunca vi ninguém com essa tatuagem”, revela Jorge...





É, mas como dizia Chacrinha: "Nada se cria, tudo se copia", a idéia de Jorge, já se espalhou e outra pessoa também fez o mesmo logo, só que na canela. Dessa vez foi Marcelo de Souza Caldas,

que corre há um ano. Segundo o atleta, que iniciou na corrida Nike 10K em 2007, a decisão da escolha foi fácil: “Como sempre procuro fotos e informações no Webrun, achei legal fazer uma tatuagem. Queria fazer algo ligado às corridas, então fiz o logo, apenas substituindo o nome Webrun pelo meu sobrenome”.

O legal mesmo é fazer alguma coisa que represente algo bacana. Nada de modinha. A corrida é apaixonante e com certeza nos dá mesmo essa vontade de mostrar pra todo mundo esse amor, muitos fazem para exibir suas conquistas... Como fez o vencedor por 7 vezes da Maratona da Disney, Adriano Bastos...Ele tem no braço nada mais, nada menos do que 7 Mickeys...cada um representando cada vitória. A última foi feita agora em fevereiro... Parece carimbos....rs...



Quando participei dacorrida da Volks em novembro do ano passado, vi como em São Paulo, o povo aderiu mesmo a este tipo de tatuagem. Vi uma, bem legal em um cara. Era com o homem da caixado uisque,a cho que Red Label, salvo engano, só que o cara estava correndo....Depois também vi uma menina com uma sombra correndo na batata da perna. Eu achei incrível!

O importante, como eu disse, é ter sentido, pelo menos pra você. E nem precisa ser vista por todos, vale em local discreto...afinal significa algo para você mesmo... o que importa os outros verem ou não? Ah, e o mais importante, achar um studio decente pra fazer a tatto. Nada de boca de porco. O barato pode sair muito caro...

Enquanto eu não faço a minha, digo, as minhas....quem sabe também não broto uma sementinha em vocês.... rs...

sexta-feira, 9 de abril de 2010

DIA DE FÚRIA




Olha, não fosse eu já ter passado por alguns dias de fúria e ter terminado tudo bem, eu podia jurar que algum astro lá em cima tá dando pane com outro pra acontecer tanta coisa junta...tá louco...


Ontem, já começou bem..bem mal...Como eu sabia que tinha que ver alguns processos em Guarujá e isso me leva muuuuuuuuuito tempo, decidí que não treinaria...isso já me aborreceu imensamente...Ok...trabalho é trabalho...lá vamos nós. Peguei a catraiapara atravessar da minha cidade para Vicente de Carvalho. Eu carregava uma bolsa e em cima dela, um blazer preto...basiquinho....Saí na catraia linda leve e solta...Dali há alguns minutos eu começo a ouvir: "moça, moça, ei, ei..."...As vozes se multiplicaram, pois eu não olhava pra trás nem por decreto...assobios..."Moça, moça...ei...."...Tá, era comigo mesmo..."Seu blazer voou"..."Voou? Pra onde?" perguntei..."Pra lá"... Esse "pra lá" e aqui devo dizer, pelo menos umas 6 pessoas apontaram ao mesmo tempo me garantindo que ele teria sim ido "pra lá", era nada mais nada menos do que para o mar...O blazer simplesmente alçou voo e foi de encontro a Iemanjá..."Agora fica"...eu disse. Eu tava puuuuuuuuuuta da vida, mas já que o mico tava passado, o negócio era manter o saltinho fino e o rebolado como se o blazer fosseum casaquinho fuleiro que já tivesse na hora de ir mesmo de encontro a Iemanjá...


Ainda muito puta continuei o meu intento que era pelo menos protocolizar algumas certidões de honorários...menos mal.. pelo menos er dinheiro à vista...e nem a pau gasto o dinheiro com blazer.. já vou logo dizendo....


Chegando láem Guarujá, achei que fosse ter um trabalhão para pedir desarquivamento de processo e tirar xerox de uma página. Eram 3 processos. Nada disso, a mocinha disse que consertaria as 3 certidões na hora..."caramba?...show de bola", pensei comigo, já que nada anda pra frente naquela terra. Esperei 40 minutos até que bem felizinha e esquecendo o tal do blazer. Quando vou fazer o protocolo da certidão, a tal mocinha tinha de novo feito as certidões erradas...Volto lá, explico...mais 20 minutos...Agora estava ok...e na hora do protocolo, uma das certidões veio errada de novo...Chega, peguei a bolsa e protocolizei o que tinha que protocolizar...


Na volta, tive que pegar um ônibus até a maldita da catraia de novo. Em um determinado ponto, uma cadeirante e seu acompanhante fazem sinal. Desce o motorista para apertar aquele aparelhinho que alguém disse pra ele que funciona...Aperta aqui, aperta aqui, a acdeirante subiu na boa. Seguimos. Eu até estava feliz, pois conseguiria pegar meu filho a tempo na escola...ele sai às 17:20...eu tinha tempo sobrando...Eis que chega o momento da cadeirante descer. A pergunta é: O tal aparelhinho que faz aquele treco descer com acadeira funcionou? Ah.. tá...funcionou porra nenhuma...O motorista todo prestativo, coitado, se embananou na hora de estacionar o ônibius e quando o negócio desceu prendeu no meio fio...e então amoça não podia descer.


Olhei no relógio...10 minutos parada. O motorista suando pediou para que o acompanhante da mocinha empurrasse um pouco a porta para que o aparelho destravasse e subisse, mas o acompanhante com uma má educação ímpar disse que não empurraria nada, que era um absurdo, que ela já tinha passado pela mesma coisa ontem mesmo...e moral... não ajudou o pobre motorista...O tempo passava...eu tava ficando nervosa. Um passageiro se ofereceu para descer a cadeirante no colo com a ajuda do motorista. O acompanhante não moveu uma palha. E sabe o que mais? Xingou o motorista, virou as costas, foi embora, não disse obrigado e a gente ficou lá mais uns 15 minutos...até que o povo deu uns petelecos na porta e destravou o aparelho que subiu de novo.


Eu fui rezando para que mais nenhum cadeirante fizesse sinal...porque eu ia ter que descer do ônibus...não ia ter condições...Agora eu tinha 45 minutos pra chegar até a catraia, pegar outro ônibus até minha casa e conseguir chegar a tempo para pegra meu filho na escola. Fiquei menos de 2 minutos no ponto..ufa...Dois bancos atrás de mim senta um senhorzinho bem velhinho...deboné na cabeça. Mal o ônibus parte e ele começa: " Mortadela, um montão, uma em cima da outra, mortadela de padaria, com média, uh,uh,uh,uh". Na primeira vez que eu ouvi confesso que até ria sozinha e fiquei com vontade decomer mortadela, não fosse eu ter ouvido isso o caminho todo. Acho que ele sofria daquela doença que você fala lguma coisa e minutos depois esquece e torna a repetir...Deixei de contar na 17a vez...já estava com dor d ecabeça.


Na hora de descer do ônibus a chuva apertou emesmo com guarda chuva, cheguei na porta da escola toda molhada...E meu filho...ah...não deu tempo...ficou para a avó pegar...Sinceramente não era pra ser o meu dia...não mesmo!!!! Mas acabou...Bom mesmo seria eu terminar o post dizendo... e eu abri os olhos e agradeci por estar sonhando...Que nada...fui dormir rezando para que o dia amanhecesse melhorzinho...rs...pelo amor de Deus!

quarta-feira, 7 de abril de 2010

POR TEMPO OU POR RITMO EIS A QUESTÃO...




Hoje eu acordei reflexiva...rs...Será que eu ando treinando certo? Na verdade "certo" não seria a palavra correta, mas treinando de modo que o meu objetivo seja alcançado com mais eficácia?

Eu pensei nisso depois deconversar com um amigo meu hoje no treino. Eu sempre disse aqui que prefiro correr por tempo e não por distância. Por exemplo: segunda meu treino seria de 1 hora, sendo 20 de aquecimento e 40 min aumentando gradativamente a velocidade até que se chegasse ao limite ao final do treino. Pra mim essetipo de treino garante que eu saiba se estou ou não melhorando, pois se faço o mesmo tempo em outro dia, porém com distância maior, sei que melhorei, se faço o mesmo tempo com distãncia menor, sei que piorei ...basicamente é isso.

Comentando isso com o meu amigo, o qual treina por distância, ele me disse que eu poderia foicar estagnada, já que correndo por tempo, eu ficaria condicionada a sentir dor somente naquele tempo e se eu tivesse que correr por mais horas do que eu estaria acostumada, quebraria. Vixe...daí, veio a reflexão imediata: Será, será, será????
Qual a melhor forma de treinar, por tempo ou distância?Atualmente, o treino por tempo pode ser monitorado por aparelhos que mostram a distância percorrida, altimetria e também as respostas fisiológicas do atleta, como freqüência cardíaca e gasto calórico. Com isso, o atleta tem todas as informações que teria em um treinamento de campo utilizando distâncias conhecidas. No meu caso, eu acabo treinando somente por tempo mesmo, sem saber a distãncia exata do treino. É bem verdade que Santista que é Santista sabe direitinho a distância de cada canal percorrido e se não sabe, é muito bom saber....


Mas mesmo aqueles que possuem marcadores de distâncias, não podem se entregar totalmente a esta maravilha tecnológica, pois influências externas como umidade relativa do ar, temperatura e estresse refletem no batimento cardíaco e seu treino pode perder eficiência.

Tá, tá.. mas e a pergunta que eu fiz....Fui pesquisar....lá na O2... e achei a resposta: Antes de ler, pense no que você acha que é certo (correr por distância ou por tempo e depois comente aqui se estava certo ou não sobre isso)

O treinamento por distância contribui para uma melhor mensuração nas séries de ritmo e tiros, pois são mais exatos que os aparelhos de pulso e mais confortáveis no deslocamento em velocidade e na volta calma.O treino por distância também colabora no ganho de confiança do atleta em relação à prova, além de utilizar uma melhor técnica de movimentos do que a dos treinos por tempo.

Somente como ilustração, segundo José Carlos Fernando, diretor esportivo da Ztrack, baseado nos atletas que acompanhou na prova da maratonaos que treinavam mais por distância do que por tempo nas sessões específicas (longos e séries de ritmo) mostravam uma resposta mais regular de tempo por km. Já os que treinavam mais por tempo do que por distância variavam muito o ritmo da prova. Outro fator que acredita ser importante de ser analisado no momento de programar seus treinamentos é saber exatamente o que você tem à sua disposição e seus objetivos reais com a prova, pois assim você poderá dar mais ênfase aos treinos por distância ou por tempo.

É... de fato tem razão...A partir do meu 6km, meu ritmo se altera, aliás, não se altera, cai...rs...mas, ainda assim consigo fazer uma média boa no fim da prova. Talvez isso me prejudicasse mais em provas longas, não sei, já que como as meia-maratonas e maratonas, o treinamento por tempo pode fazer com que seu ritmo seja mais inconstante. Essa inconstância pode ser prejudicial já que essas provas exigem que o passo seja mantido

Não dá pra dizxer se um é melhor do que o outro, pois as coisas realmente dependem de diversos fatores. É difícil definir um padrão de quando é melhor usar um ou outro, porque tudo depende do condicionamento físico do corredor, as circunstâncias em que ele se encontra, suas metas etc. Para alguém que está voltando de lesão, por exemplo, ou que está sem praticar uma atividade física há algum tempo, o treinamento que se encaixa melhor é o por tempo, pois trabalha mais a questão da evolução gradativa. Isso não significa, porém, que o outro treinamento deve ser preterido. Ambos são importantes e devem ser feitos de acordo com o que for passado pelo treinador ou de acordo com o que você está habituado a fazer. E eu... continuarei fazendo meus treinos por tempo...e no domingão...treino longo... 23km...acho que tá bom...dá pro gasto!

FONTE: 02

segunda-feira, 5 de abril de 2010

TÁ DODÓI? PODE PARAR....AGORAAAAAAAA....




É fato. Infelizmente estamos cercados. Aqui em Santos, nunca vi algo assim. Nos õnibus, nos estabecimentos, nas prais, o papo é sempre o mesmo...quer dizer, os mesmos: fulana tá com dengue, fulana tá com influenza, fulana com gripe que parece pneumonia...Jesus! E logo eu que fujo do médico com diabo da cruz, não suporto mais isso.


O problema todo, e aqui entende-se o por quê do post é que agora que deu uma esfriadinha no tempo, o pessoal tá mesmo com gripe (não influenza, gripe) e tá insistindo em correr, porque ouviu dizer que tem que suar pra gripe ir embora...PQP com o perdão das palavras, mas só dizendo isso mesmo.


É claro que a maioria sabe, mas é bom lembrar que a gripe é um processo infeccioso, normalmente, desencadeado quando seu corpo apresenta baixa resistência imunológica. Por isso, quem corre precisa dedicar atenção em dobro à alimentação e não à corrida, ora bolas, já que o exercício envolve um alto gasto energético, enfraquecendo o organismo que não estiver devidamente preparado.


Além disso, é preciso levar em conta as alterações na temperatura do corpo, que acontecem durante o treino, e as variações de clima que se apresentam a quem pratica esportes ao ar livre.Tem muita gente que, mesmo com o nariz congestionado e o corpo dolorido, sai para correr, a justificativa é que o treino ajudaria a desintoxicar o organismo. Cuidado com isso. Uma doença é sinal de que você está frágil e precisa poupar energia para combater os microorganismos causadores do problema.


Não é difícil entender. Está com gripe, seus sistema imunológico está debilitado, ou seja, como diria minha professora de biologia no cursinho " Está com as portinhas abertas para que um monte de bactérias, bichinhos, fungos e bibibi e bababá, se aproveitem e entrem". Não é a hora certra para praticar esporte, mas sim de repousar, se alimentar bem para voltar 100%.


O efeito preventivo das atividades físicas, entretanto, não deixa dúvidas. Um estudo recente, publicado na revista do American College of Sports Medicine (um dos mais importantes centros de pesquisa em medicina esportiva do mundo) constatou: o exercício, quando praticado com regularidade e num ritmo agradável, diminui as chances de surgirem infecções. Mas os exageros fazem o inverso. Os corredores que treinam de maneira árdua estão mais suscetíveis a gripes e problemas respiratórios. A explicação para essa aparente incoerência está num aminoácido chamado glutamina, presente no tecido muscular. Consumida pelo corpo durante o treino, ela também alimenta os leucócitos (células de defesa imunológica).


A saída para garantir apenas o bom efeito da atividade física é a moderação ou, no caso dos esportistas profissionais, a suplementação. Os aminoácidos de cadeia ramificada, conhecidos como "BCAAs", são usados na produção de glutamina e podem suprir essa carência, diminuindo as chances de doenças como gripes e resfriados.


Já é comprovado também que os exercícios regulares estimulam a produção de citocinas, imunoglobulinas e das células chamadas natural killers. Estas últimas, como o próprio nome inglês diz, são definidas como assassinas naturais, pois têm a capacidade de reconhecer e matar células tumorais. Estudos recentes revelaram que a atividade física regular e moderada regula o sistema imunológico, fazendo com que ele fique preparado para resistir a infecções. Já os treinamentos intensos, e sem um cuidado maior, debilitam as defesas do organismo humano.


Agora imaginem eu. tenho problema de púrpura plaquetopênica, que é um probleminha sanguíneo onde as minhas plaquetas são destruídas e portanto dependendo do número que elas estejam (tenho que fazer exames de 3 em 3 meses) eu posso ter uma hemorragia simples, como uma cerebral...Sim a coisa é grave. Quando meu sistema imunológico fica baixo, consequentemente minhas plaquetas também ficam...Se eu resolvo correr neste estado...voces só vão voltar a ler meus artigos lá na biblioteca de São Pedro....rs...


Se é pra falar, vamos falar... como a dengue...Na sexta-feira santa fui correr. Por mim passaram 3 corredores. Acompanhei. Um deles dizia que estava com dengue. Pw, se tava ou não tava, não sei, mas se por acasao, estava mesmo...na boa, o cara não é corredor de verdade e não preza pela saúde. Eu lembro que há uns 3 anos atrás havia me inscrito para correr uma prova em São Vicente. 1 semana antes peguei dengue. Fui parar no hospital, só n soro.. não ficava em pé, não conseguia comer nada e segurar no estômago. No dia da prova, fui para ver meu pai ..besteira, porque quando ouvi o fuóó da largada, saí de fininho porque me deu vontade de chorar...rs...Mas vamos combinar.. se eu insistisse em correr com dengue...quem poderia estar chorando agora era minha mãe...meu pai...sei lá...èw perigoso demais correr doente. Você previne a doença correndo, não trata... Nunca na história desse país...rs.,.. se ouviu dizer que a corrida era um tratamento fitoterápico para gripe, dengue, diarréia...e a afins...pelo amor de Deus!


O engraçado é que pode parecer um post imbecil, e que muitos já saibam de tudo isso, mas tem muita gente ainds que corre doente...o cara da praia caramba...o outro que queria suar pra gripe ir embora...Vamos respeitar o corpo galera....CORRER BEM PRA CORRER SEMPRE!