terça-feira, 28 de setembro de 2010


ESSA NÃO.....!!!!!!



Na boa, do auto dos meus 33 aninhos...tomar juízo...é...tomar juízo...rs...Comecei a sentir fortes dores nos dentes...Eu nunca sinto dor de dente, até porque, vale lembrar que a saúde bucal é muito importante para o desempenho na corrida sabia????


A máxima ‘‘A saúde começa pela boca’’ é mais do que acertada quando se fala em desempenho esportivo. Não pela boa e completa alimentação, como muitos pensam, mas pela prevenção bucal. Atletas podem ter comprometidos os seus rendimentos, paralisados os seus treinos, em função de uma simples cárie.


O problema pode afetar e/ou potencializar infecções e inflamações que o esportista já tenha em outras partes do corpo.


Tá...alguns podem dizer que é exagero...mas vocês sabiam que o Ronaldo, já eleito o melhor jogador do mundo, quase foi dispensado do São Cristóvão, time que defendia aos 15 anos de idade, pelo baixo desempenho esportivo? Não...então...O motivo? Apresentava dois dentes com canais infectados, o que pode causar menor rendimento físico, lesões musculares e/ou retardo na recuperação do atleta. Também tinha uma grave falha ortodôntica, ocasionando dor, desconforto, má postura e desequilíbrio muscular em várias partes do corpo.


É fundamental visitar o dentista regularmente para uma simples limpeza de tártaro, verificação da existência de cáries e lesões infecciosas nos dentes por atrito ou impacto. Um canal aberto ou uma inflamação na gengiva, espalha-se por meio da circulação sanguínea, provocando risco para o coração e articulações. Uma simples dor de dente pode atrapalhar o desempenho na prova e até mesmo durante a fase de preparação.


A gente sabe que qualquer tipo de dor aumenta a tensão e o estresse no dia-a-dia, fazendo com que caia a qualidade de sono e de vida e isso reflete na corrida.


Outro ponto destacado é a falha ortodôntica, que pode fazer o atleta respirar pela boca. O respirador bucal apresenta má oclusão, que pode e deve ser corrigida .


Tá, mas eu não tô com dor de dente por conta de cáries, de canal, de infecção, ou sei lá mais o que...Visitei minha dentista, por conta do incômodo que eu estou sentindo e....lá estava ele...horrendo... enorme...pontudo...quer dizer.. horrendos, enormes, pontudos...Sim...eles resolveram dar o ar da graça juntos...do lado esquerdo e direito...os dentes do siso....


Eu sei que todo mundo deve saber, mas pra quem não sabe...dentes do siso são os últimos molares de cada lado dos maxilares. São também os últimos dentes a nascer, geralmente entre os 16 e 20 anos de idade. Como os dentes do siso são os últimos dentes permanentes a aparecer, geralmente não há espaço suficiente em sua boca para acomodá-los. Isto pode fazer com que os dentes do siso fiquem inclusos - dentes presos embaixo do tecido gengival por outros dentes ou osso.


Se os dentes estão inclusos, pode ocorrer inchaço ou flacidez. No meu caso,tá tudo inchado...de um lado, de outro....até falando a língua toca o último dente e dói muuuuuuuuito...


Os dentes do siso que erupcionam apenas parcialmente ou nascem mal posicionados também podem causar apinhamento e outros problemas. Como os dentes removidos antes dos 20 anos de idade têm raízes em menor estágio de desenvolvimento e causam menos complicações, recomenda-se que as pessoas entre 16 e 19 anos tenham seus dentes do siso examinados para verificar se precisam ser removidos.


Não vai ter jeito, vou ter que extrair...quinta-feira irei fazer uma radiografia de boca semi aberta pra ver em que posição eles estão....tem disso...rs.. e pra mim o que importa... ranca logo isso dái que eles não me pertencem caramba....E logo eu que moooooooooooooooorrroooooooo de medo de dentista....morro mesmo.. de suar frio uma semana antes....vou ter que arrancar dois dentes de uma vez só...Mas já pesquisei a respeito...rs...gosto de estar preparada pra gritar....a coisa parece meio simples....

A extração se faz de forma rotineira. Seu dentista pode recomendar anestesia geral ou local. Após a extração do dente (ou dentes), você precisará morder suavemente um pedaço de gaze durante 30 a 45 minutos após deixar o consultório, para estancar qualquer sangramento que possa ocorrer. Você poderá sentir um pouco de dor ou inchaço, mas que passará naturalmente após alguns dias; no entanto, você deverá ligar para seu dentista se houver dor prolongada ou intensa, inchaço, sangramento ou febre. A extração dos dentes do siso devido ao apinhamento ou fato de estarem inclusos no osso maxilar não afeta a sua mordida ou a sua saúde bucal no futuro.


Jesus me salve!!!!!!!!!!!!!

sexta-feira, 24 de setembro de 2010




PENSAMENTO DE FIM DE SEMANA


Na África todas as manhãs o veadinho acorda sabendo que deverá conseguir correr mais do que o leão se quiser se manter vivo. Todas as manhãs o leão acorda sabendo que deverá correr mais que o veadinho se não quiser morrer de fome.


Conclusão: *Não faz diferença se você é veadinho ou leão, quando o sol nascer você tem que começar a correr.*

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

GUERRA DOS SEXOS: BLOGUEIROS SABEM TUUUUUUUDO




Ok, cá estou eu novamente para falar mais um pouquinho sobre as diferenças entre homens e mulheres na corrida. Hoje, a pergunta é: QUEM É MAIS COMPETITIVO NA CORRIDA...O HOMEM OU A MULHER? Dessa vez, os blogueiros ajudaram a desvendar o mistério...rs...

Na verdade, apesar de ter feito uma pequena pesquisa, tenho que dizer....sou muito competitiva...muitas vezes, exageradamente. Mas isso em tudo na vida...no trabalho, no dia a dia, mas é na corrida que a coisa fica mais latente...

Agora deem uma olhadinha nisso: "Homens são mais propensos a correr – ou fazer exercícios – mais por uma questão de competição, ao contrário das mulheres que correm para se sentirem bem." Isso é o que diz um estudo sobre motivação pessoal feito por Elizabeth Loughren, da Universidade de Birmingham, Reino Unido. Loughren entrevistou mais de 900 corredores amadores – entre homens e mulheres – com idades entre 18 e 72 anos, que haviam se inscrito em uma maratona pela primeira vez.


No geral, as respostas mais frequentes foram que correr uma maratona era algo que tinha a ver com objetivos pessoais, autoestima e a procura por uma atividade saudável.Mas ao analisar as respostas mais comuns entre os gêneros, a pesquisadora – cujo trabalho foi apresentado na Conferência da Sociedade Britânica de Psicologia –descobriu que os homens salientavam as características relativas à competitividade.

Já as mulheres eram mais propensas a enfatizar as questões psicológicas – como “é bom para melhorar meu humor” – ou de saúde e bem-estar – como controlar o próprio peso e se sentir bem.“Isso pode influenciar também o quanto os homens irão aderir aos esportes com o decorrer da idade, por exemplo”, diz Denise Alonso, professora da área de Educação Física da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS).

A especialista diz que a opção por esportes competitivos – e com maior impacto, como o futebol – acaba por contribuir para a diminuição da frequência com o aumento da idade, justamente pelo fato de eles não responderem mais com tanta prontidão às jogadas.“Já as mulheres”, continua Denise, “acabam optando por atividades físicas menos competitivas, porém com menor impacto e mais regulares durante toda a vida.” A questão estética também é importante, explica a profissional, mas até isso é diferente entre homens e mulheres. “A mulher busca academias, por exemplo, para controlar ou diminuir o peso. Já os homens procuram, na maioria das vezes, a hipertrofia muscular: é uma questão de ser maior, mais musculoso, o que não deixa de ser uma competição, se não com os outros, ao menos consigo mesmo, procurando bater seus próprios limites o tempo todo”, diz.

No caso da corrida, isso também é facilmente observável, aponta Denise. “É comum vermos a progressão das mulheres no caso de esportes como a corrida: elas começam com caminhadas, aumentam os percursos e em algum momento optam pela corrida. Já os homens, muito comumente, querem ‘começar a correr’, ou seja, não há uma fase anterior, é uma decisão que já deixa os outros ‘competidores’ imaginários para trás.”É importante, portanto, que profissionais e médicos que acompanhem homens em idade a partir dos 50 anos, aproximadamente, enfatizem os pontos positivos da convivência e o bem-estar que o esporte ou as atividades físicas fora de casa proporcionam. Se for para competir, que seja contra o tempo, e a melhor maneira de fazer isso é não ficando parado.

Achei tudo isso muito bonitinho, mas que osblogueiros corredores acham sobre isso...Lembram do questionários que eu pedi que respondessem? Pois é.. hora da missão...39 blogueiros responderam as perguntas enviadas. Ao todo foram 40 cobaias ...rs...brincadeira....Desses 39 , 22 homens e 17 mulheres.

Perguntei:

Imagine a situação: Você está no meio de uma prova, dando todo o gás que tem...Faltam poucos metros, 400 talvez....Aquela mocinha (mocinho) que você deixou pra trás lá no começo da corrida, emparelha com você. O que você faz?


a) o (a) deixa passar, caso sinta que ele/ela está melhor do que você;
b) segue emparelhando cabeça a cabeça como num páreo de cavalos, trazendo consigo até o final a seguinte frase: “Não vou deixar voce passar nem a pau”.

Pois bem. No caso dos homens, a coisa foi tão apertada....Dos 22 que responderam, 12 disseram que seguiriam emparelhados cabeça a cabeçaao passo que os outros 10, disseram que deixariam o mocinho passar.. Foi empate técnico não foi??? Vamos ver se a mulherada resolve isso.

Das 17mulheres que responderam essa pergunta, 15 foram diretas: Seguiriam emaprelhas cabeça a cabeça... e não vai passar nem a pau....rs...Apenas 2, deixariam passar como a Grazielle e a Fabiana Rodrigues...

Olha a pesquisa da doida aí de cima furando...rs...Aqui é assim.. blogueiro é que entende...kkkkkkkkkkk....

Perguntei aos blogueiros:

Até que ponto você se acha uma pessoa competitiva?

a) até o máximo, quando entro numa prova, não quero saber se estou correndo com homens ou com mulheres, o importante é chegar na frente;
b) moderada, traço minha meta de tempo e corro, independentemente se vejo alguém me passando ou não;
c) moderada, mas admito que em determinadas situações traço duelos de titãs com algum/alguma corredora, por intinto;
d) nem um pouco. Pra mim, o bacana é participar. Chegar atrás ou na frente pouco importa.

Em relação aos homens ...dos 22, 13 disseram que seriam moderados, traçando suas metas e correndo... opção C. No entanto 8 deles responderam que não são nada competitivos...nadinha mesmo....inclusive meu marido disse isso....rs...e para minha suirpresa e também para a surpresa da pesquisadora aí de cima dos 22 blogueiros, apenas 1 deles disse que era competitivo ao máximo....que foi o Kleber RG....que medo hen???? rs.....

Já em relação às mulheres, das 17 blogueiras, 16 delas disseram que são moderadas, mas que muitas vezes travam duelos de titãspor puro instinto....e apenas 1 delas, mais uma vez a Grazielle, disse que não é nem um pouquinho competitiva....Aqui nenhuma disse ser competitiva ao máximo...aliás nem eu....eu corro, eu quero vencer, mas não entro só com esse pensamento...

Acho que a coisa tá ficando clara pra mim....mas vamos finalizar isso aqui....Por fim...perguntei aos blogueiros:


Num treino diário, ultrapassar o sexo oposto é mais gostoso?

Na boa, até eu fiquei surpresa com a resposta ...rs....

Dos 22 homens que responderam a pergunta, 21 disseram que NÃO, não é mais gostosos passar o oposto....Apenas 1 disse que sim, que foi o caso do JR. Agora deem só uma olhadinha ans mulheres: Das 17 blogueiras, 16 disseram que adoram passar os homens ealumas até disseram que isso é mais legal, principalmente quando o cara tá se achando demais...rs...Apenas 1 delas, e parece mentira, mas também foi a Grazi, disse que não acha mais legal o treino quando passa o oposto....

Gente.. fala sério...O que eu vi aqui é que as mulheres estãopartindo pra cima...Não deixam passar,travam duelos de titãs e agora admitem que adoram passar os homens...na verdade eu sou uma delas....rs...E confesso....eu amooooooooooooooooooo ouvir a respiração esbaforida do cara tentando acompanhar o meu passo....rs....Impagável.....

Mas os homens....tô chocada! Achei que fossem mais competitivos...tanto em relação ao mesmo sexo como ao oposto...É claro que o que sentimos é que as mulheres travam duelinhos maiores com homens....é guerra de sexo mesmo...e isso vai durar a vida toda...mas vamos combinar hem homarada....vamos dar um gás na vida....rs....e mulherada... força nas canelas que é Nóisssssssss.....! kkkkkkkkkkkkkkkkk

terça-feira, 21 de setembro de 2010

HOJE TEM GOIABADA? TEM SIM SENHOR! HOJE TEM MARMELADA?TEM SIM SENHOR. E O PALHAÇO QUEM É? É QUEM COLOCOU O CHIP NO PÉ!!!!!

A prova de domingo já não tinha grandes referências. Mesmo estando na 4ª edição, a coisa não engatou nem com reza brava. Na 1ª edição, teve aquele problema que eu disse aqui, onde o cara não teve dinheiro para pagar a premiação oferecida e quase foi linchado... rs...Já na 2ª edição, o povo pagou e sabe se lá porque, não teve corrida e até hoje ninguém recebeu dinheiro de volta. Na 3ª edição, o problema maior foi as trapalhadas do organizador e a demora na premiação e dessa vez...vixe....

Como a prova era aqui na cidade, meu pai passou lá em casa às 08:00hrs. A largada para os caminhantes e 5km seria nesse horário e a dos 10km seria às 09:00. Assim que estacionamos o carro já podíamos ver de longe caminhantes conversando e pessoas com numerais de 5km...ou seja....o atraso foi configurado...rs...

Assim que chegamos fomos direto pegar as camisas. Muita confusão. Algumas pessoas de má fé pegaram camisa G ou GG no dia anterior para depois trocar no dia da prova por M ou P e o invés de trocar, simplesmente pegaram outra...sendo assim, muita gente ficou sem camisa. Eu ainda consegui garantir uma P.. na cor amarela...nem me perguntem o por quê da cor amarela, pois todas as outras eram brancas! Kkkkkkkkkkk....E detalhe, você percebia que foram confeccionadas as pressas, já que as laterais da barra faziam “bicos”....Mas paguei.. levei!

Quando fui ao banheiro ouvi um zum zum zum sobre o percurso. Algumas meninas diziam que era apenas 1 subida no morro do ilha e depois iríamos para ponte Pênsil...ao passo que outras....diziam ser 2 subidas...Quando me inscrevi dizia ser apenas 1 subida com o resto do percurso indo para a PontePênsil. Pode não fazer diferença para a maioria, mas para mim iria fazer sim 1 subida a mais. Primeiro porque eu ainda não estava totalmente recuperada da virose e havia treinado pouco esta semana e segundo porque mais uma subida boa depois de 9km percorridos iria ser pra quebrar geral!

Assim que saí do banheiro falei para o meu pai que iria procurar o Sr. Alexandre. Achei? Achei, mas toda vez que alguém ameaçava chegar perto dele, ele inventava que o celular havia tocado e ficava falando sozinho coisas do tipo: “Sim, ta tudo certo, as ruas foram enterditadas”....Desistí....

Depois dessa notícia, aproveitei pra conversar, me alongar bastante, e até adar uns trotinhos...rs...coisa que eu nunca faço antes de prova. Meu pai
também entrou na onda..






Mas menos de 5 minutos depois, ele mesmo se encarregou de explicar a merda: “Olha pessoal, caminhantes, 5km e 10km vão sair tudo junto ás 09:00.. o percurso mudou vão ser 2 voltas como no ano passado, subindo duas vezes o morro....não temos tempo de interditar as ruas”....

Meu, eu juro, deu vontade de chorar...Na verdade muita gente teve a mesma vontade..rs...principalmente algumas meninas que vieram de São Paulo. Na boa, sair com caminhante e com o pessoal dos 5km...não seria uma boa idéia. Primeiro porque os caminhantes adoram ficar lá na frente atrapalhando quem quer correr e segundo porque os que correm 5km saem feito doidos atropelando todo mundo...é um horror! Mas, vamo lá...

A gente percebia um movimento estranho. Parecia que algo não estava certo. O pórtico de chegada estava do lado inverso de modo que a gente não via o tempo que íamos fazer. O Sr. Alexandre corria de um lado para o outro. 09:00...cadê a largada??? O povo começou a gritar: “Começa, começa” Enquanto alguns idiotas (eu inclusive) esperava atrás da fita, outros mais idiotas ainda, ainda corriam de lá praça fingindo aquecimento...Não tinha condições de dar a largada se eles continuassem de lá praça. Até porque se desse a largada nessas condições, quem estava lá na frente não iria voltar e começaria a correr uns 100 metros a menos do que o pessoal de trás.. e isso dá uma diferença....!!!!!!

Povo aglomerado...e a bandinha do exército não dava o menor sinal de que iria tocar pra dar a largada. Começou a chover...o pessoal começou a gritar novamente pra começar. Eu tava achando tudo muito engraçado, até pelo histórico das 3 edições anteriores. Eu já sabia, desde a inscrição que seeu quisesse mesmo correr essa prova, tinha mais é que rir e não me aborrecer, porque sempre algo acontecia. Eu torcia pra chover e dizia: “Calma gente, é só colocar o pneu de chuva e pronto”....Eu ia ser a primeira a tomar um capote, pois tava com o meu Sprint ea sola dele escorrega na chuva, mas não tava nem aí....

O povo tava nervoso. Então um cheiro horrível tomou conta do ar....A coisa foi tão horrível que uma menina loirinha do meu lado começou a chorar dizendo que estava passando mal...era pum atrás de pum...Na boa, era impossível só um ser humano soltar tanto pum sozinho...com certeza ele estava tendo a ajuda de outros companheiros...Era muuuuuuuuuuuito
fedido...eram puns de revolta! Kkkkkkkkkkkkkkkk....





Então, às 09:10, foi dada a largada. Era braçada de cá, de lá. Eu mesma tomei um tranco tão forte de uma guria...Tive que correr um bom pedaço com os cotovelos levantados...Mas em pouco tempo, até pela avenida ser bem larga, a coisa fluiu. Não tinha placas de marcação em nenhum momento. Assim que avistei o primeiro posto (????????) de água, comecei a rir sozinha. Havia 2 soldadinhos, coitados, com 2caixinhas de água mineral. Meu Deus...Ia passar por ali 1000 pessoal e em cada caixa no máximo havia 100 copos. Tive tanta pena da situação que nem peguei a minha água, pensando ns velhinhos que viriam atrás...eu ainda conseguiria encarar sem água, mas eles...e meu pai....ah.. deixei pra lá.. na volta eu pegava....



Lá perto da divisa de Santos e São Vicente, faríamos a volta....Eu conseguia ver uma dessas fitas que servem para interdtar...então a gente tinha que passar por trás da fita. Teoricamente, pois na prática, o que eu vi, foi o pessoal geral pisando em cima da fita até o chão e cortando um bom pedaço do percurso....Eu não tava acreditando...A brincadeira tava ficando sem graça demais. Assim que cheguei na fita, me deu o minuto de fúria, parti a fita ao meio e ela voou...Eu faço as merdas e depois dou risada sozinha...dois caras que estavam um pouco atrás de mim falaram: “Caracas, a minha cortou a fita”...e cascaram o bico também.

Chega enfim a primeira subida...pra mim foi bem dramática. Eu senti bem na pele a falta do treino na semana que passou., mas ao contrário do ano passado em q eu tive que caminhar um pouco no meio da subida, dessa vez a meta era subir sem parar nenhuma vez. Missão cumprida. Desci feito louca e morrendo de medo de tomar um capote, pois se a gente cai ali no morro, não levanta.. sai rolando fazendo strike....rs....

Lá embaixo, se aproximando do pórtico de chegada, várias meninas falavam: “Não vou agüentar fazer isso de novo, vou para por aqui”....

Parar por aqui tudo bem, mas sem entrar no pórtico, pois como estavam inscritas para os 10km, entrar no pórtico significaria marcar o tempo pela metade. Alguém viu isso? Algum fiscal proibiu as mesmas de entrar? Eu ainda disse um: “Oooooooouuuuuu”...Não dava pra dizer mais do que isso depois de descer um morro e saber que vai ter que subir de novo dali há 4km....Na boa, pelo menos umas 15 fizeram isso de uma vez só....

Quando cheguei novamente lá na divisa, a fita que eu parti de fato não existia mais, só um soldado segurando uma fitinha na mão sinalizando que era pra dar a volta ali....kkkkkkkkkkkkkkkk....bem feito.. se tivesse avisado o pessoal que tava cortando caminho, a fita não seria quebrada e ele não estaria ali naquela posição ridícula...

As pernas não obedeciam, a água era insuficiente para todos os atletas...mas eu tinha que encarar o morro. Era tudo ou nada. Ou eu engolia o morro ou ele me engolia. Eu estava com fome...rs...Foi duro, mas cheguei lá em cima com vontade de descer e acabar com tudo. Terminei a prova em 0:47:50...[ótimo tempo para duas subidas horríveis.

Por volta das 10:30hr todo mundo já tinha terminado a prova. Restava esperar a premiação. Na verdade eu sabia que tinha chances, até porque consegui contar a quantidade de meninas que chegou na minha frente tirando aquelas 15...eu era a 16º...Portanto, tirando as 10 que subiriam na geral, obviamente u pegaria na categoria. Eu tinha que esperar. Mas confesso, mesmo que eu não tivesse chances, eu esperaria porque sabia que alguma coisa ia acontecer.

12:00hrs e nada. Uma nuvem preta se formou sobre nossas cabeças...era um vento, um frio....O organizador Sr. Alexandre simplesmente sumiu. Enquanto isso o pessoal se divertia tirando foto no pódio. Dali a pouco o Sr. Alexandre sobe no palco e solta a pérola: “Gente, muita calma, tem que ter um pouquinho de paciência, estamos apurando o fluxo financeiro....”

Ãããããããããããããã? Que fluxo? Não tem que apurar nada meu querido, dá os prêmios e pronto....todo mundo dizia isso...uma loucura. Ms o que aconteceu? Ele prometeu premiação do 1º ao 10º lugar no geral masculino e feminino, no valor de R$ 400,00....mais a premiação dos deficientes....e mais R$ 100,00 aos 1º colocados de cada categoria por idade masculino e feminino...e óbvio, não conseguiu virar o dinheiro. Depois subiu de novo e disse: “Olha vamos fazer assim, os valores menores eu vou passar um cheque e os maiores, fica pra dia 31, tudo bem?” Na boa gente, no início deu
pena, mas depois....revolta mesmo.

Era tudo feito nas coxas. Os troféus estavam ainda dentro das caixas e sem a etiqueta das categorias. Os cheques estavam em branco....a listagem ainda não sido apurada. Alguns atletas ficaram com dó e se puseram a arrumar os troféus, a etiquetar, a preencher cheques....Sai a listagem.





Atletas ajudando a arrumar os troféus....



Atletas ajudando a organizar a listagem e por ordem na casa


Atleta preenchendo os cheques da premiação....



Fiquei em 4º na categoria, mas em 37º no geral. Imagina, contei exatadas 15 meninas....O povo começou a gritar....”Cade meu nome na lista?” “Aonde que eu fiz esse tempo?” “Esse cara aqui chegou atrás de mim”....Uma doideira sem fim. Eu fiquei revoltada, ainda que não tenha sido prejudicada diretamente..pois na categoria eu era mesmo a 4ª colocada.

Tenho amigos gêmeos que correram e tanto o nome de um quanto do outro não apareceram na listagem. Depois de muito reclamar apenas 1 deles apareceu e a desculpa foi a seguinte: “ Foi distribuído 300 chips sem que os mesmos fossem cadastrados.. o de vocês deve ter sido um deles...”

Na hora de chamar o povo da geral feminina, a 10º colocação foi completada por uma guria de São Paulo que saiu na listagem em 15º lugar, mas que segundo ela teria sido a 10º. Então, ela se pôs na 10º colocação e pronto.



O coitado do organizador (nessa altura era coitado mesmo, porque tava tomando coice de todo lado...) não sabia nem que categoria estava anunciando. Em determinado momento ele diz: “preciso de uma moça bonita aqui pra me ajudar a entregar os troféus”...As meninas se afastavam ou viravam de costas e de quando ele viu uma velhinha, bem velhinha mesmo ali perto do pódio, imediatamente pegou a mesma pelo braço dizendo que ela era muito bonita e que poderia ajudá-lo. Me deu um acesso de riso que eu fiquei com dor na barriga. Era desesperador!.

Quando subi no pódio para receber o meu troféu, subi com o maior carão feio e virei meu troféu de ponta cabeça. Era assim que eu queria aparecer na foto oficial...com o troféu virado.Aquilo ali não era uma zona?Quando o Alexandre me viu de troféu virado, rapidamente o virou pra cima e disse:”Não, troféu virado não!”...Entrou por um o ouvido e saiu por outro...virei novamente...e assim saí na foto....Eu apenas tenho respeito com quem tem comigo e aquilo ali, era um desrespeito geral!

Depois até fiz uma crinha melhor a pedido do Manuelpara tirar uma fotinho com meu papai....rs....mas ainda estava indignada, que fique claro....



Na verdade me senti uma palhaça. Corri meus 10km, peguei o mesmo troféu daquelas que se inscreveram para os 10km, mas correram 5km....não tinha nada a fazer. Era só ver as meninas subindo no pódio....e cada uma pegando seu trofeuzinho falso...Que lástima!

Quando a representante da equipe da EPAS/OSAN resolveu ajudar o cara a anunciar as categorias, ela mesma zoou o plantão. Na categoria 70-99anos, ela anunciou da seguinte forma: “Olha pessoal, vamos dar uma salva de palmas a esse atleta super especial. Ele tem 71 anos e fez os 10km em 41 minutos....É um atleta e tanto hen...tá aqui...41 minutos....faça o meu favor....mas vamos entregar a premiação”....
Agora digam pra mim, é ou não lamentável?????????????

Meu pai acabou pegando o pódio em 10º lugar, mas saiu cuspindo fogo,pois sabia que alguns ali cortaram caminho....E apareceu em quase todas as fotos, conferindo a cara dos caras que chegaram na frente dele....



O fato é que infelizmente no ano que vem esse Sr. Alexandre vai novamente fazer essa prova....Infelizmente muitos irão correr....muitos serão desrespeitados mais uma vez....A corrida virou comércio....simples assim....mas talvez a gente possa reverter a coisa....somos tantos....talvez já tenha começado....mas ainda há um longo caminho....Temos que freiar esses caras que se intitulam organizadores, mas são INCOMPETENTES na acepção da palavra. Não dá pra ter pena não....tem que boicotar!

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

O GRANDE CIRCO







Respeitável público, o espetáculo vai começar....E pelo 4º ano seguido, o Circo do Alexandre vem a cidade de Santos!

Na boa...sabe aquele tipo de prova que você sabe que não vai dar certo? Sabe aquele tipo de pessoa que acha que dá conta da coisa, mas não dá nem pro cheiro? Sabe quando tudo isso vem junto no mesmo pacote??? Pois bem...

Tudo começou na sexta-feira quando todo mundo foi ao Ilha Porchat Club retirar o kit para a corrida de domingo...Chegando lá, indícios de quem alguma coisa não ia dar certo...uma mocinha numa mesa dizia que os kits seriam entregues penas no dia seguinte e detalhe...depois do almoço...rs.... Simples assim...E o organizador (?????) da coisa Sr. Alexandre onde estava???? Ninguém sabe, ninguém viu.

No dia seguinte....o que se viu foi uma enorme confusão....Nada estava pronto. Não havia listagem na parede para verificação dos numerais...o povo teve que continuar esperando....

O organizador...esse senhor de blusa verde com umaista na mão tentava acalmar os corredoresc..mas a coisa tava bem complicada....


Inicialmente a coisa foi feitra assim...nas coxas....Dá pra procurar alguma coisa aí????Sinceramente..lamentável....Depois, o pessoal foi ficando com pena e se voluntariando a ajudar a por um pouco deordem na casa....tava difícil....



A numeração veio toda misturada e fora de ordem.... era caminhante, 10km e 5km...tudo junto...Alguns corredores tentavam colocar em ordem, mas no final cada um ia achando na raça e na perseverança mesmo....


Aquilo estava um inferno....Assim que eu cheguei, a coisa mais tranquila, fui direto verificar a listagem de inscritos. O Sr. Alexandre disse que havia pelo menos uns 2.000 ou 3.000 atletas...Pura balela...


Contei mais ou menos 950 pessoas....E o estranho... muitas duplicidades de nomes com numerais diferentes....Algo depodre no Reino da Dinamarca....rs....A coisa ia ficar muito feia...

Na hora de pegar a camisa outro porblema. Elas não ficaram prontas...pelo menos não todas. Apenas as G e GG estavam, disponíveis., Eu tinha 2opções: pegar uma G ou GG e trocar por uima P no dia seguinte ou simplesmente esperar no dia seguinte....uhu.,...Mas a pergunta que eu fiz foi: "Eu não vou retirar a minha camisa hoje,vou retirar amanhã.. como viou provar que eu ainda não retirei, se eu já tô com o chip?" Vocês saberiam me responder? Não sepreocupem, porque ningém daorganização também soube... e assim confiavelmente fui embora na certeza de quenop domingo receberia a camisa P....rs...

na boa... o melhor da festa fica pra amanhã...domingão de prova. mas enquanto isso, voces ficam pensando pensando aí...quais dessas alternativas pode ter acontecido na prova.

a) a largada dos caminhantes e 5km marcada para as 08:00 saiu com atraso;

b) a largada dos 10km saiu com atraso;

c) o percurso mudou em cima da hora;

d) não havia água suficiente para o povão;

e) o pessoal resolveu soltar pum de revolta na largada...;

e) não havia fiscalização no meio da prova;

g) o pessoal cortou caminho e pronto;

h) não havia dinheiro para pagar a premiação;

i) houve atraso na premiação;

j) houve linchamento...

Vai pensando que amanhã eu volto com a resposta...rs

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

GUERRA DOS SEXOS - PARTE 2: DÁ PRA COMER IGUAL?




Ok....Já sabemos então que a freqüência cardíaca da mulher e do homem são diferentes...portanto deve-se tomar cuidado em querer manter os mesmos ritmos....Agora e se a mulher comer mais carboidratos do que o homem, ingerir mais proteínas...sei lá, fazer uma alimentação melhor do que eles, será que resolve??? Ou será que a ingestão de carboidrato a fará no máximo transformar-se em uma bola de sebo????Ã?? Ã?? Ã?????

Tá, então vamos falar sobre isso..

Homens e mulheres têm composições corporais, necessidades calóricas e de nutrientes diferenciadas. Em praticantes de atividade física estas diferenças precisam ser levadas em consideração. Percentuais de gordura muito baixo em mulheres podem levar a transtornos hormonais, daí a necessidade de ajustar o valor calórico de atletas que queiram iniciar a prática da corrida.

Vários estudos mostram que mulheres oxidam, proporcionalmente, maior quantidade de lipídios e menor de carboidratos e proteínas quando comparadas a atletas do sexo masculino. Quando planejamos a alimentação da atleta precisamos pensar também na quantidade de carboidratos. Mulheres precisam deste nutriente por causa da liberação da serotonina que, quando baixa, pode levar a quadros de tristeza e depressão. Além disto, a anemia é uma preocupação maior quando planejamos dietas para as atletas. Assim, fontes de ferro (carnes, fígado, folhas de cor verde-escuro, leguminosas) associadas a frutas como laranja e acerola devem fazer parte do cardápio das corredoras. Mulheres, de forma geral, também têm necessidades maiores de cálcio (presente no leite e nos derivados) e também são mais propensas à retenção de líquido por causa das oscilações hormonais. Assim, alimentos salgados demais devem ser evitados e a água deve ser aumentada.

Vixe....coisa complicada....David Rowland, da universidade Massey, na Nova Zelândia, por exemplo, descobriu que a reposição de proteínas após o treino pode não ser tão eficiente para nós mulheres. Em 2008, ele avaliou ciclistas do sexo masculino para averiguar qual seria a melhor nutrição depois do exercício. Observou um ganho de desempenho em torno de 4% naqueles que consumiram só proteínas depois do esforço. O nutriente ajuda a absorção dos carboidratos e é indispensável para reparar as lesões musculares após o exercício árduo. Entretanto, em maio deste ano, um estudo publicado na revista “Medicine and Science in Sport and Exercise”, mostrou que o organismo feminino reage de modo diferente. Foi constado que as mulheres que consumiram apenas proteínas após o esporte sentiram suas pernas mais cansadas do que as que receberam carboidratos...

O mesmo fato pode se dar com a estratégia de carbo-loading, a ingestão de boas quantidades de carboidrato nos dias que antecedem uma competição. A lógica é fornecer ao corpo uma grande reserva de combustívwel – o nutriente é o maior fornecedor de energia do organismo – para que ele tenha ótimo desempenho na prova. Todavia o que a ciência está demonstrando é que isso funciona muito bem para os homens, mas para elas.. nem tanto, foi o que disse Mark Tarnopolsky, um dos maiores estudiosos do assunto no mundo.

Nas competições, enquanto não houver um estudo conclusivo, prevalece a reposição equilibrada de carboidratos eproteínas antes e depois do esporte. De modo geral, as mulheres precisam comer menos e treinar mais, ao passo que os homens necessitam ingerir cerca de 30% mais proteínas do que as mulheres para regenrar a musculatura (Ufa.. até que enfim, uma coisa favorável...já tava desistindo disso aqui). É claro que para planejar os aportes necessários de nutrientes com a finalidade de garantir energia sem aumentar o peso, os nutricionistas consideram também o tipo de modalidade praticada. Se for uma Maratona por exemplo, o homem precisa de mais carboidrato. Os homens também transpiram mais e devem ingerir cerca de 15% mais água do que as mulheres.

A raiz de grande parte das diferenças está no hormônio. Eles são regidos pela testosterona, o hormônio que determina as características masculinas. Elas, pelo estrogênio, responsável pelas marcas femininas. A ação dessas substãncias influencia diretamente na sua composição celular. A testosterona determina que, durante sua diferenciação, as células se tornem músculos. Já o estrogênio as transforma em tecido adiposo. Como resultado, a mulher tem 10% mais gordura....Tá agora, os caras saem na rua e gritam: “Aí, sua adiposa”.....se uma de nós escutarmos isso...volta pra casa, e se matricula logo na academia que tu já sabe que não foi um elogio....rs....

Mas a gente sabe que os homens também foram agraciados com esses músculos fantásticos (alguns...) por uma explicação óbvia...Eram macacos, evoluíram (?????) e nessa evolução, os músculos serviam para ajudar o homem a enfrentar as ameaças de ambientes hostis e situações nas quais necessitava lançar mão da força....Também precisavam de músculos para puxar a mulherada pelo cabelo e gritar Unga Bunga....(hoje, anos e anos depois, ainda puzam as mulheres pelo cabelo, mas a lei Maria da Penha possibilita que o Unga Bunga seja dito na frente do Juiz ou num quadradinho chamado cadeia....rs...

Agora a explicação para toda a gordura feminina, seria de que durante a gravidez, mãe e filho tenham estoques suficientes de energia para sobreviver até em circunstâncias de escassez de alimento....(bonito isso, mas...ainda acho que o homem poderia ficar com a parte adiposa da coisa...)...

Muita coisa mudou. Antes as oscilações de humor durante a fase pré-menstrual nem sequer eram consideradas pelos estudiosos. Hoje já se sabe que a mulher requer atenção diferenciada nesse período. Há mulheres que nem treinam...Eu ainda consigo treinar, não afeta em nada a corrida....Coincidentemente estou nesse período e hoje fui treinar....Fiz exatamente o mesmo treino pesado e nada afetou. A única coisa que sinto é uma dor de cabeça insuportável no primeiro dia, mas apenas na parte da tarde em em diante...o que se resolve com um dorfex...

Um fato também levando em consideração é que independente da alimentação, durante exercícios aeróbicos, observa-se menor consumo máximo de oxigênio em mulheres em comparação com os homens”. O resultado é que o desempenho desportivo das mulheres é 6% a 15% menor em comparação com os homens.

Jesus me salve!!!!! Alguém pode resolver essa questão....Sinceramente, eu não acredito ainda que as mulheres possam competir de igual para igual aos homens...De toda forma, acho que são tantos os fatores que englobam, isso tudo...por exemplo...por serem os homens mais competitivos do que as mulheres (eu acho isso)....então quem sbe eles não treinam mais??? Quer saber....o proximo post vai ser exatamente sobre isso....Quem é mais competitivo na corrida??????Homens ou mulheres??? Ã?ã?ã????

terça-feira, 14 de setembro de 2010


CAPÍTULO I - GUERRA DOS SEXOS - A NOVA FÓRMULA DA FREQUÊNCIA CARDÍACA


Ok...Sabemos que a guerra dos sexos existe e sempre existirá. Acredito que a coisa piorou um pouco depois que as mulheres resolveram achar que são iguais aos homens...na minha singela opinião....acho isso uma tremenda besteira. Tenho que ser justa. Se queremos ser iguais aos homens então que sejamos iguais.. que arquemos com despesas do lar em conjunto, que não nos importemos em dividir ou até mesmo em pagar a conta do motel, que carreguemos sacos de cimento nas costas feito burro de carga desde os 14 anos como uma grande maioria masculina....Não acho que seja radicalismo de minha parte, apenas considero que ser igual é ser igual mesmo e não se igual apenas no que convém. Muita gente discorda disso...mas e daí?

Foi pensando nessa coisa de que homens e mulheres são iguais que resolvi fazer uma pesquisa sobre se isso também acontece na corrida. Inicialmente eu diria que não e ponto justificando a penas a força superior masculina. Mas será que é só isso? Será que o homens é sempre melhor na corrida? Será que essa desigualdade de força não pode ajudar em determinado momento? Ok, começa hoje a semana GUERRA DOS SEXOS, onde eu vou abordar diferentes aspectos trazendo semelhanças e diferenças entre vocês homens, e nós mulheres dentro da corrida, vamos lá???? E que tal começarmos falando sobre um assunto novinho em folha....

Ta.. vai dizer que vocês sabiam que a fórmula que calcula a freqüência cardíaca de homens e mulheres mudou? Mudou só para as mulheres....Se sabiam.. uma salva de palmas.. se não sabiam, ficam sabendo agora,porque Just Run! Também é cultura! Rs....

Segundo a Revista ISTO É, um estudo divulgado numa das últimas edições da publicação “Circulation”, jornal da Associação Americana do Coração, confirmou uma percepção que os especialistas em medicina do esporte alimentavam há alguns anos: a estratégia para a realização de exercícios físicos de homens e mulheres não pode ser a mesma.

EBAAAAAAAA, pronto, já terminamos a pesquisa...homens são mais fortes e por isso podem pegar mais peso e consequentemente ficam ainda mais fortes e nós continuamos correndo com corpinhos de barbie passeio porque não podemos usar as mesmas cargas de peso que a ala masculina....Calminha...a coisa não é tão simples, mas pode ser bem séria.

Realizado pelo Departamento de Cardiologia e Medician Preventiva da Northwestern University, de Chicago, o trabalho afirma que o índice de freqüência cardíaca máxima, usado para nortear a pratica esportiva, precisa ser diferenciado para as mulheres. Hoje tem-se como referência para ambos os sexos a seguinte equação: 220 menos a idade. Isso todo mundo sabe. Ta bom....Também sabemos que o resultado dessa conta dificílima é usado para calcular a frequência cardíaca na qual o indivíduo deve realizar o seu treino – entre 50% e 80% de sua capacidade máxima. Então, aí vem a chave do mistério descoberta pelo zelador do parque de diversões....rs...De acordo com os cientistas americanos, para as mulheres essa conta deve obedecer uma regra um pouco mais complexa: 206 menos 88% da idade (aí, realmente precisa de calculadora com raiz quadrada...fica difícil), o que resultará em um número menor em relação ao obtido com a fórmula antiga.

PÁRA TUDO....vamos fazer o seguinte....esclarecer algumas dúvidas sobre essa tal de freqüência cardíaca....eu to com tempo mesmo....rs....


O que é freqüência cardíaca?

Freqüência cardíaca é o número de vezes em que o coração bate por minuto.

Como se mede freqüência cardíaca?

A freqüência cardíaca é medida contando quantas vezes o coração bate em um determinado tempo. As seguintes fórmulas podem ser usadas:
Contar por 10 segundos e multiplicar por 6.
Contar por 15 segundos e multiplicar por 4.
Contar por 30 segundos e multiplicar por 2.
Contar por um minuto.

Quanto maior o tempo, mas preciso será o resultado. O total deve ser sempre referente a um minuto, já que é este o intervalo de tempo usado como parâmetro. A freqüência é expressa em batimentos por minuto. Exemplo: 75 batimentos por minuto ou 75 bpm.

Pra que saber a freqüência cardíaca?

Durante a prática de exercícios aeróbios, a freqüência cardíaca indica se a intensidade da atividade é adequada. Controlando a freqüência, você também evita ultrapassar o nível seguro de esforço para seu organismo.

Além disso, frequências muito baixas (menos de 60 bpm) ou muito altas (mais de 100 bpm), as bradicardias e taquicardias, indicam possíveis problemas no coração, sendo necessário procurar um cardiologista para fazer exames.

Quais as formas de determinar a freqüência cardíaca?

A forma mais simples de determinar a freqüência cardíaca é sentindo o pulso no pescoço ou no punho. Médicos e enfermeiros podem usar também o estetoscópio (aparelho para ouvir o coração e a respiração).

Existem equipamentos específicos para isso, os freqüencímetros ou medidores de freqüência cardíaca. São compostos por uma faixa que fica posicionada no tórax, abaixo dos mamilos, e um dispositivo (geralmente em forma de relógio) que mostra a freqüência instantaneamente

Há ainda alguns monitores que são parte de aparelhos de ginástica, como esteiras ou bicicletas, que são colocados na orelha ou na ponta do dedo.

Como medir a freqüência cardíaca no punho?

Primeiro você deve identificar a área onde é mais fácil perceber os batimentos. Ela se localiza no punho, próxima à mão, abaixo da linha do polegar e em direção à palma da mão. Nessa região, você irá sentir o pulso da artéria radial. Com o indicador e o dedo médio da mão esquerda, pressione suavemente essa área do punho direito, até que perceba o pulsar do fluxo de sangue.


Se for verificar a pulsação de outra pessoa, nunca use seu polegar, pois você poderá confundir a sua freqüência com a da outra pessoa.

Como medir a freqüência cardíaca no pescoço?

Novamente, localize a área em que vai sentir os batimentos. Ela está na lateral do pescoço, pouco abaixo do maxilar inferior (mandíbula). Nesse ponto, você pode perceber o fluxo de sangue na artéria carótida. Pressione suavemente com dois dedos, até perceber o pulso.

O que é freqüência cardíaca máxima?

Freqüência cardíaca máxima é o maior número de batimentos a que uma pessoa pode chegar, ou seja, o número máximo de batimentos que seu coração consegue alcançar. Ela é calculada a partir de uma fórmula simples:

Para homens: FCmáx = 220 – idade. Exemplo: se você tem 24 anos, faça a conta FCmáx = 220 – 24, o resultado será que sua freqüência cardíaca máxima é 196.

Para mulheres: FCmáx = 206 - 88% da sua capacidade máxima.


A diferença de valores entre homens e mulheres supre a diferença entre os sexos. Usualmente, a freqüência cardíaca das mulheres é ligeiramente mais alta que a dos homens.

Como medir a freqüência cardíaca em repouso?

A freqüência cardíaca em repouso é aquela medida em uma situação sem atividade física, ou seja, sentado ou deitado, relaxado, com um intervalo após a última atividade realizada.

Qual a freqüência cardíaca para quem está iniciando um trabalho de atividade física (freqüência cardíaca de segurança)?

A freqüência cardíaca recomendada para quem está iniciando atividades físicas encontra-se na faixa entre 60% a 75% da freqüência cardíaca máxima. Seguindo os exemplos acima, o homem de 24 anos deve treinar mantendo a freqüência cardíaca entre 117 e 147 bpm, enquanto a mulher de 31 anos mantém entre 117 e 146 bpm.

ATENÇÃO:
Esses valores devem ser usados por pessoas saudáveis, e apenas como um parâmetro para guiar a atividade. O ideal é que todas as pessoas que queiram fazer atividade física procurem um médico e realizem um
exame chamado ergoespirometria ou tste ergométrico, também conhecido como teste de esforço. Dessa forma, é possível avaliar as freqüências cardíacas ideais para cada indivíduo, além de afastar a presença de doenças que restrinjam a prática de exercícios.

PRONTINHO....ACHO QUE DEU NÉ....?

Ainda conforme a revista Isto é, embora a diferença pareça pequena, ela é preciosa, pois quando a atividade física é realizada acima da taxa adequada o coração trabalha mais do que poderia. Traduzindo, se a mulherada usar a mesma fórmula dos homens e trabalhar com a mesma freqüência podem ter um piripaque por estarem forçando mais o coração....

Antigamente a gente via muito mais homens com problemas cardíacos, hoje em dia, até por conta de todo o estress do cotidiano, a mulherada entrou na dança. Aliás, pesquisando sobre quem tem mais ataque cardíaco, constatei que houve um grande aumento de mulheres com esse problema justamente por conta das atividades físicas.

Pelo amor de Deus, não pensem que é só entrar na academia que você tem que comprar um plano da Memorial (empresa que cuida de enterros)...Não é bem assim...O que os cardiologistas estão percebendo é que as mulheres estão procurando mais as clínicas reclamando de problemas cardíacos que resultaram de exageros nos treinos, em especial na corrida, onde a freqüência cardíaca fica acima do ideal.

O bacana é que já tem academia que sabe desse lance e assim que o aluno chega, eles já fazem o cálculo de acordo com o sexo. O objetivo disso é justamente poder passar uma planilha respeitando as diferenças físicas entre homens e mulheres melhorando assim, o desempenho e a capacidade de recuperação do organismo após o treino.

O problema é que esses estudos são ainda muito novos, até porque não faz tanto tempo assim que as mulheres resolveram entrar no mundo das competições visando alcançar resultados que impressionam até mesmo os homens. Até 1970 as mulheres não podiam disputar maratonas oficialmente. Na opinião imbecial de um talzinho chamado Barão de Coubertin, as mulheres eram fisiologicamente inadequadas para atividades de resistência de longa duração. Ah, mas tenha certeza, que esse imbecil visse Lucélia Peres, Sirlene Pinho correndo na garra mesmo, morderia a língua e se evergonharia do que disse...

Aí sabe como é a coisa.. tudo que é proibido é melhor, tudo que é regra, dá vontade de quebrar, tudo que é a firmação vira questionamento....(nossa que frase de efeito essa minha)...E então, na Olipíada de 1984, acorredora Joan Benoit ganhou a medalha de ouro na primiera maratona olímpica feminina, com um tempo de 2h24min52s, tempo suficiente para vencer 11 das 20 maratonas olimpicas masculinas anteriores.



TÁ.. E FOI ASSIM QUE O IMBECIL DO BARÃO DE COUBERTAIN CAIU DE CARA NO CHÃO...

Pra se ter uma idéia de como a coisa evoluiu, nos jogos Olímpicos de 1912, as mulheres alcançaram 77% do desempenho dos homens, hoje, chegam a mais de90%....

Na São Silvestre elas começaram a participar junto com os homens, mas com premiação em separado, em 1975, por ocasião da ONU instituir o Ano Internacional da Mulher. Nas diversas alterações da prova, uma foi a separação das mulheres, mas num horário impróprio à luz da fisiologia para correr. Ou seja, às 15h15, enquanto os homens ficaram com o horário das 17h00. Hoje essa diferença é de 15minutinhos....elas às 16:45 e eles às 17:00....E aí trava-se aquela disputa e são feitas apostas se o homem conseguirá chegar na frente na primeira mulher...É bonito de se ver...

Mas voltando ao lance da freqüência cardíaca...Tem que ficar esperto...porque tem muita gente que não sabe dessa mudança e acaba aplicando a fórmula antiga...o que pode ser perigoso, como dito acima por cardiologistas. O que se sabe é que o teste foi relizado com cerca de5.500 mulheres. E cncluiu que a FMC da mulher é entre oito e dez batimentos/ minuto menor do que a do homem da mesma idade. Sabendo sua FCM de forma precisa, a mulher pode atingir os objetivos pretendidos com o treino...

Cláudio Silva, presidente da Associação Brasileira de Academias, diz que o ideal seria incorporar já esses dados. "Os fabricantes poderiam imprimir as novas tabelas nos aparelhos".

Hoje, muitas esteiras têm no painel um quadro com as frequências cardíacas segundo a fórmula que não diferencia homens e mulheres.

Embora haja um desvio padrão, a frequência máxima obtida por fórmula é fixa para cada ano de vida. O condicionamento permite que a pessoa aumente a intensidade da atividade sem ultrapassar a "zona-alvo" do treino. São frequências entre 65% e 85% da máxima, que atendem a diferentes objetivos.

Estão vendo? Isso ésó o começo... tem tanta coisa pra gente saber....


segunda-feira, 13 de setembro de 2010

UM MAU EXEMPLO.....



SOU UM MAU EXEMPLO. Aliás, vou além....SOU UM PÉSSIMO EXEMPLO.

Tudo começou na sexta-feira de manhã. Com uma dor de barriga terrível, e jatos e mais jatos....insisti em treinar. Isso porque no domingo haveria a Meia Maratona da praia Grande eu tinha que sair de qualquer jeito pra treinar....Quando já estava lá embaixo do prédio, a dor de barriga voltou.. era diarréia mesmo.......Mesmo assim, me livrei do que estava incomodando e fui correr....1 hora em um solzinho considerável...Fui trabalhar.

Dali em diante foram idas e vindas ao banheiro...uma loucura. Tomei Floratil, tomei maisena com limão...nada...E então fui obrigada ao plano B e tomar IMOZEC.. o bichinho é tiro e queda...mas pra mim...não foi nem um tiro de escopeta. Danou-se.

Chegou sábado e minhas pernas estavam pesadas, eu estava com dores nas costas, no corpo, estava me sentindo fraca. A diarréia continuava e eu tomava água feito louca, mas pensava mesmo era no dia seguinte. Eu sabia que não ia dar pra correr uma Meia Maratona com previsão de sol forte....e agora????Meu marido havia se inscrito...e agora??? Eu havia pago R$ 50,00 pela minha inscrição...e agora????

Decidi, eu não iria correr. Meus pais estavam apavorados com a idéia de eu enfrentar uma Meia maratona pálida e fraca como eu estava. Prometi que não faria isso...e sem cruzar os dedos....tá pensando o que....não minto pra mãe não... Deus castiga...kkkkkkkkkkkkkk....Eu estava triste, confesso, mas decidi acompanhar meu marido...

Na boa, se você não tem intenção de correr, não saia de casa com tenis nem com trajes apropriados para isso...Se antes eu não ia correr a Meia, agora eu tinha decido correr pelo menos os 10k....

Chegou domingo. Não estava me sentindo bem ainda. As dores nas costas haviam sumido, mas o corpo ainda estava dolorido e a diarréia estava sendo controlada na base no remedinho....Detalhe....na noite anterior o cardápio foi.. pizza com atum e catupiry....carboidrato...rs...carboidrato....

Atrás do meu numeral escrevi que era portadora de púrpura e que se eu passasse mal, não poderia tomar qualquer injeção....Também falei para o meu marido não desgrudar de mim, caso eu sentisse que eu iria encarar os 10km...Premiditadamente chegamos á concentração faltando 3 minutos para a largada da Meia Maratona...assim, mesmo que me desse a louca e eu quisesse me enfiar lá no meio e tentar um suicídio feliz, não daria tempo...cheguei a ouvir o “Foi dada a largada para a 8ª Meia Maratona da Praia Grande”, mas preferi nem arriscar um trotinho para ver como as pernas estavam tamanho o medo de me sentir mal.



Os farsantes.. O numeral azul indica que iríamos correr a Meia maratona, maso que encaramos mesmo foram só os 10km...Tirando toda anação blogueira, quem mais precisa saber disso não é mesmo???? rs.



Em seguida chega Manú, também inscrito para a Meia. Não iria correr,pois estava sem treinar havia 3 semanas...Sugeri que fizesse o que eu estava pensando.. correr os 10km...Acho que chega um tempo que correr 10km pra nós corredores é como se tivéssemos que ir só até a esquina de casa....pelo menos pra mim essa é a impressão...Ele aceitou...

Me alonguei, rezei mais do que o nornal... Não queria pagar mico de chegar carregada...juro que me mudaria daqui...Não gosto disso...Acho que correr significa saúde e se você passa mal correndo...estrapolou os limites....O combinado era correr os três juntos e fazer lá pra 1 hora e tralalá ou em quanto eu agüentasse....já tava bom.

Foi dada a largada. Como a gente saiu lá atrás, nos unimos com os caminhantes... Na boa...eu detesto caminhante... confesso....Não teria nada contra se eles apenas caminhassem... se dispersando naturalmente...Mas não... eles caminham, de mãos dadas, em ritmo slow motion e se arrastam como se aquilo não fosse uma corrida, mas sim uma procissão....Eu não agüento isso....mas eu tava ali com virose né......tinha que ver aquela irmandade toda quietinha rezando pra que eu não fosse pisoteada por alguma velhinha mais veloz do que eu...

ASsim que dei minhas primeiras passadas,já senti que talvez não fosse sofrer tanto como eu estava imaginando...Que tal acelerar um pouquinho e sair da muvuca???? Já ouvi Manú falando pro meu marido: “isso porque ta com virose”...Meu marido já sabendo o que ia acontecer só respondeu um: “Ah, deixa ela”...Ok.. eu descumpri a promessa, mas descumpri sozinha...Eu prometi que ia devagar e não fui e ele disse que não sairia do meu lado e saiu...tudo bem.. fui eu quem saí do lado dele, mas não importa... as promessas foram descumpridas...

No km eu fiz 05:47...kkkkkkkkkkkkk....Quando vi esse tempo... fui remetida lá pra uns 3anos atrás....esse ra o meu tempo por quilômetro....elá estava eu.. totalmente confortável...mas eu podia pelo menos baixar para 05:40.. s[ó pra ficar redondinho...e eu fiz....Tava ventando bastante e confesso que senti pena de quem encarou a meia maratona...iriam ser 10km de vento contra e depois 11km a favor...mas é f...

Este ano o percurso para quem correu os 10km foi diferente...aliás, horrível....ficamos correndo quase todo o tempo pela avenida keneddy....detesto percurso que vc vai e volta pelo mesmo lugar...Antes íamos pela praia e nos encontrávamos com o pessoal da meia quase no final. Talvez mudaram isso pela quantidade de fraudes que estavam fazendo...

Enfim, no km 8 ainda conseguí dar uma apertadinha....e deixar um corredor que correu comigo desde o 3º km...Quando estávamos chegando, havia 2 alambrados.. quem era da meia passava por um e quem era dos 10km por outro...eu com o numeral da meia, ia em direção aos 10k....então toda hora algum staff dizia meia pra direita.. e eu falava que estava correndo os 10km...a staff seguinte a mesma coisa... Mais tarde eu e meu amigo Manú concluímos que os staffs são treinados para falar meia á direita e 10k a esquerda.. qualquer coisa que fuja desse contexto não assimilado por eles...não é possível...rs...

Só sie que em determinado trecho tive mesmo que entrar na parte dos corredores que correram a meia e terminei em 56 min e 15 segundos....mas para a meia em 1 hora e 37...rs...Me achei né... Onde que ia fazer esse tempo na Meia?????kkkkkkkkkkkkkk....

O importante é que deu tudo certo... Embora não devesse correr com virose, do jeito que estava....tudo acabou bem e eu muito feliz. Meu marido chegou uns 3 minutos depois de mim... Mas nem com virose hen amor tu chega na minha frente....rs....

Fomos para a barraca da equipe...E demos muitas risadas. Como fomos os primeiros a chegar lá, pois a amioria do pessoal correu a meia, assim que iam chegando a gente dizia: “Pw, vocês já foram cana hen.. hoje são bagaço...estamos aqui há pelo menos 40 minutos....”....Mas o engraçado mesmo foram dois episódios: Clayton na altura do km 9, teve uma dor de barriga e teve que entrar numa loja de móveis para se livrar do problema...E como o banheiro, segundo ele, era limpinho....ficou lá uns 7 minutos...e depois voltou para a corrida...kkkkkkkkkkk.....Indagado por mim sobre com que cara ele ficou no banheiro por 7 minutos....segue abaixo a resposta....



Outro episódio muito engraçado foi protagonizado por nosso companheiro de equipe Marcos, mais conhecido como Gaúcho...Ao chegar da corrida, foi direto`barraca pegar seus pertences...Revira daqui, revira dela, não encontra. Reclama com as meninas: “Pw, deixei minhas coisas aqui, não estou encontrando”....Resolve então,olhar para o nome da barraca....difícil adivinhar???? A barraca não era a nossa....tipo assim....ele estava na barraca errada e ainda reclamou com as gurias???? Na boa....fazer 56 minutos correndo com virose é bacana,. Mas ouvir as histórias da equipe, não tem preço....


Esse é meu marido após a chegada.. nem me perguntem o por quê dessa cara, porque nem ele saberia explicar....Jesus me salve!!! rs...




Comer melancia com virose pooooooooooooooooodeeeeeeeeeeeee.....A h..s´pra que me entendam melhor.. quem estava com virose era eu e não a melancia....kkkkkkkk..... nossa que sem graça essa....



Ah, uma surpresa muito boa....Lá estava eu e de repente alguém vem em minha direção...Eu podia jurar que fosse uma Russa triatleta...Dessas que a gente ve na televisão que mete medo nas adversárias...Eu podia esperar um SKAVUSKA, mas de maneira muito simpática ele me disse: “Oi, eu sou a Yeda”....Claro, Yeda que segue o Just Run!... Coisa fofa que ela é....Me idsse que sempre acompanha o blog...Eu adoro quando isso acontece....é bacana a gente fazer textos que o povo se identifique ´às vezes....Ah.. e aguria fez um tempo muito bom na Meia....nada mais nada menos do que 1hora e49 minutos....fala sério...a Russa, digo, a Yedinha mandou muuuuuuuuuuuuuuuuito bem mesmo em Praia Grande!!!!!! Gostei garota, quando eu crescer quero ser como vc! SKAVUSKA! E é claro...foto do momento.....rs....



vlw YEDINHAA....

Ah, e por falar em blogueiro, também vi por lá o Régis, mas falei com ele muito rapidamente. Ele me disse que no km 12 deu um tontura nele e que ele ainda estava meio tonto e por isso iria direto para o carro....Quem disse que os mestres também não se sentem mal??????



MOMENTO BESTEIROL


Como eu disse, Manú se inscreveu para a Meia, mas correu os 10km... Dessa formas para termos uma noção de como ele chegaria caso tivesse corrido a Meia, pedi a ele para que fizesse cara de quem correu 21km....lamentável... aliás eu fui lamentável por pedir, ele duplamentepor aceitar fazer a foto e por fazer essa foto bizarra...rs...



A nossa equipe....uma grande família de amigos!

De toda forma valeu apesar deeu sempre dizer para não correr com gripe, com dor, com qualquer tipo de coisa.. primcipalmente diarréia, onde vc já está desidratado...Confesso , foi uma molecagem, foi uma irresponsabildade, mas dentro do limite....Não forcei, muito pelo contrário fiz 10 minutos acima do meu tempo normal....Mas volto a dizer, poderia ter acontecido alguma coisa...Iniciantes, não façam isso...e quanto aos mais experientes, acho que eu não preiso dizer nada... eles me entendem...rs....

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

INTUIÇÃO NÃO FALHA...PELO MENOS NÃO A MINHA....



Como sabem, eu corro há 17 anos...há 10 eu participo de provas e isso nunca havia acontecido...Mas...como dizem, há sempre uma vez pra tudo.

Quando eu me inscrevi para a prova de domingo há uns 2 meses atrás, confesso, foi apenas pelo sorteio de uma moto. Isso porque as referências que eu tive das 2 primeiras edições não foram as melhores: camisa horrível, medalha horrível, percurso horrível, organização horrível. Não havia um porquê para eu me inscrever pra isso, só mesmo a moto.


Dois dias depois eu já estava arrependida, pois seria a 3a corrida no mês de setembro e eu não corro mais do que 2 por mês devido aos treinos fortes e pelo perigo de lesões....Mas já estava inscrita e o plano era apenas correr por correr.

Três semanas antes da prova, meu amigo me trouxe o convite do casamento. A data? 04 de setembro, ou seja, véspera de prova. Eu tenho que dizer: odeio isso. odeio ter compromisso em véspera de prova. Não gosto nada mesmo. Eu não odia faltar ao casamento, até porque a idéia era ir ao casamento e correr no dia seguinte, já que eu iria correr sem pretensão de marcar tempo.

Fomos ao casamento. Me esbaldei de tanto dançar...comi salgadinhos a pampa, suei, suei...e lá pelas 0:00 fomos embora. Quando estávamos saindo do buffet um vendaval de dar medo já avisava que alguma coisa não ia dar certo. Eu morro de medo de vento e correr com vento..vixe....é bem desgastante pra mim, já que sou peso pena e minhas pernas chegam a bater canela com canela como se fosse dar um nó...

Chegando em casa, fui apenas separar o meu tênis...Cadê???? Toda sexta feira é a primeira coisa que separo na casa da minha mãe pra trazer pra casa, já que ele fica lá para eu treinar....Não sei por que cargas d´água não o fiz.... Eu teria que acordar e ainda passar lá na casa dela, tipo assim... acordá-la na caruda por causa de um tênis. Já desanimei.

Coloquei o relógio pra despertar. Às 7:20 acordei, olhei ela janela, um pequeno dilúvio e um frio do caramba, foram decisivos para o que eu já havia sentido no dia anterior: NÃO FUI Á PROVA. Voltei para a cama, avisei meu marido que me apoiou prontamente (ele não queria mesmo correr). O fato é que não consegui dormir depois e exatamente às 09:01 (a largada da prova era às 09:00) levantei, olhei pela janela e vi que o tempo já não estava feio, muito pelo contrário já havia aberto e seria perfeito para uma execelente prova.

Confesso que fiquei meio triste. Isso nunca havia acontecido. Já corri com temperatura de 6ºC, com 8ºC e grávida, com temporal....mas dessa vez..algo estranho aconteceu. E na boa, uma coisa é certa, minha intuição é muito forte. Muitas vezes quando estava pronta para treinar, já lá embaixo, abrindo o portão, sentia algo estranho, uma angústia que me pedia pra voltar. Eu podia estar muito na fissura pra correr, mas voltava pra casa. Intuição é coisa de doido! E a minha...prefiro respeitar.

Talvez não acontecesse nada se eu tivesse corrido no domingo, mas não sou de pagar pra ver em relação a essas coisas....Semana que vem tem a Meia Maratona e então posso descontar um pouquinho....mesmo que caia o mundo...rs....


Como eu digo: há sempre uma 1a vez pra tudo na vida....

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

TÁ SAINDO...
Pessoal, mandei o questionário para quase todos os blogueiros que eu sigo. No enanto, há alguns que não possuem e-mail para contato...Nesse caso, aquelss que quiserem responder o questionário para a minha pesquisa sobre a diferenças entre homens e mulheres na corrida, é só me mandar um e-mail....
E domingão é dia de prova....bora esquentar o tênis e rachar o chão do asfalto...rs...

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

A DOR EXISTE....CUIDADO COM A CURA...






Eu sempre tive uma opinião bem clara sobre tomar qualquer tipo de medicamento: Só tomar se realmente precisar. Tem gente que por qualquer dor de cabeça, já se entope de Novalgina. Outros por qualquer dorzinha muscular, uma pontadinha de nada já lança logo um Cataflan pra dentro. Tenham certeza quando eu tomo um remédio minha dor está no ápice e por isso também tenham certeza de que é só eu tomar o remédio para que em poucos minutos a dor vá embora....Por que....porque meu corpo não está acostumado a medicamentos e por consequência a dor também não.. portanto, quando tomo o remédio ele rapidamente consegue combater o que está me encomodando....


Meu pai é assim.. dor no pescoço .. cataflan....dor no joelho.... cataflan....dor não sei aonde cataflan....Dia desses fez um exame de sangue e viu que uas plaquetas estavam baixas....sabe o que descobriu? que todos os anti-inflamatórios que ingeriu pode ter ocasionado uma púrpura....


Eu tenho púrpura. É difícil explicar o que é.... na verdade é uma diminuição de plaquetas. A plaqueta sanguínea ou trombócito é um fragmento de célula presente no sangue que é formado na medula óssea. A sua principal função é a formação de coágulos, participando portanto do processo de coagulação sanguínea.


Uma pessoa normal tem entre 150.000 e 400.000 plaquetas por mm³ de sangue. Sua diminuição ou disfunção pode levar a sangramentos, assim como seu aumento pode aumentar o risco de trombose. Eu variu entre 80 e 100 mil plaquetas, portanto, sou portadora de púrpura palquetopênica moderada. Atéhoje sou um mistério...rs...Os médicos me diziam que não podia correr de jeito nenhumpois corria risco de ter uma hemorragia cerebral a qualquer momento...Participar de provas? nem pensar....e ter filhos então? O médico chegou a dizer com todas as letras que caso eu engravidasse, eu ou meu filho morreria na mesa de parto...Meu filho está aí, lindo de morrer e minha médica hematologista chegou a se emocionar quando o viu pela 1a vez dizendo que aquilo era um milagre de Deus! Ouvir isso de médico....


Mas por que estou falando sobre isso???? Justamente para alertá-los sobre o uso insdiscriminado dos anti-inflamatórios.


No noso meio... a corrida, acontece muito disso....É só a dor aparecer para alguém dar o seguinte conselho: “Nem precisa ir ao médico, com certeza ele vai te passar um antiinflamatório”. Parece simples tomar por conta própria um medicamento que tira a dor. Mas a função desse tipo de remédio vai muito mais além de anestesiar o corpo.


Segundo Ricardo Munir Nahas, ortopesdista médico do esporte e diretor científico da Sociedade Brasileira de Medicina do exercício e do Esporte , esses medicamentos são mais utilizados nas lesões traumáticas agudas pela sua função analgésica e em algumas lesões crônicas também, mas sempre a critério do médico e somente quando é por ele prescrita.


Olha só..muitas vezes a gente consegue a cura sem os tais antiinflamatórios, mas o que aocntece é que a gente quer por que quer abreviar a dor. No meu caso. Quando sofri Síndrome do Piriforme em novembro do ano passado, optei por competir até dezembro, oq ue dificultou a cura. Tratada pelo Dr. Márcio, este totalmente contra antiinflamatórios na cura de lesões e sendo paciente do Dr. Medina (hematologista), ambos foram enfáticos: "Você não pode tomar antiinflamatório nenhum, pois eles abaixam suas palquetas e assim trará risco de hemorragia...você só tem que repousar". Bom.. repousar.. beleza..mas repousar quanto? A palavra repouso para quem corre soa como paciente terminal...rs...."Repousar até a dor passar... pode ser em 15 dias como pode ser em 3 meses..." Na boa, eu quis morrer, pois realmente demorou 60 dias intermináveis.....chatas sessões de fisio, mas resolveu???? Resolveu....senti dor???? Nadinha.. Tomei algo? Não....



Para entender a função dessas substâncias é preciso saber também como funciona o corpo quando existe uma lesão. Nesses casos, o organismo tende a desenvolver uma série de sintomas para evitar que o corpo se movimente com facilidade e agrave o problema, como a dor e os inchaços. Com o passar do tempo, o organismo tende a regredir nesse processo e o tratamento pode começar a ser realizado. Mas para que isso aconteça rapidamente, os médicos aplicam os antiinflamatórios. “O uso de antiinflamatórios ajuda no processo de recuperação no atleta, pois acelera esse processo natural para que o médico possa realizar o tratamento”, explicou Renato Romani, médico do esporte e professor do CEMAFE (Centro de Medicina da Atividade Física e do Esporte) da Unifesp.


Mas existe um cuidado especial que o atleta deve tomar quando faz tratamento com antiinflamatórios, que é o fortalecimento por meio de fisioterapia. “Toda vez que se intervém em um processo natural do corpo, é preciso fortalecer a musculatura e os ligamentos. Por isso, a fisioterapia é indispensável”, afirmou Renato Romani. Além disso, é preciso procurar orientação média para que o efeito seja um aliado do tratamento da lesão e não apenas um regulador de sintomas.

Qual antiinflamatório é o seu?
A pergunta parece estranha se levarmos em consideração que esses medicamentos devem ser recomendados apenas por profissionais e em casos específicos, mas na prática não é bem isso que acontece. Muitos atletas têm na ponta da língua nomes de diferentes remédios, qual é melhor para cada tipo de sintoma. Mas essa prática pode ser perigosa.

Existem atletas que usam indiscriminadamente o antiinflamatório. Às vezes, até depois do treino por causa da dor. Mas é preciso entender que a dor excessiva após o treino é resultado de um erro no processo de treinamento e tirar a dor com medicamentos pode mascarar uma lesão mais séria e gerar um estresse no organismo, pois a lesão se potencializa”, explicou Romani.

Isso significa que aqueles atletas que acham que tomar um antiinflamatório para amenizar a dor não causa nenhum dano podem começar a se preocupar. Além de esconder uma lesão mais grave, os efeitos colaterais de um medicamento sem prescrição podem ser ainda mais incômodos. “Aqueles que são suscetíveis podem ter alergia, dores de estomago e alterações intestinais em intensidades variadas, entre outros”, diz Ricardo Nahas.


Por isso galera....presem atenção.... Nós corredores sabemos sentir dor...acho que até desenvolvemos uma certa resistência a ela, principalmente quem treina forte. Dor muscular é normal, até porque se não sentimos uma dorzinha voltamos pra asa com aquela sensação de que o treino não rendeu muito....Mas não precisa chegar em casa e se entupir de antiiflamatório....isso passa no dia seguinte....Mas alto lá.... nem toda dor também é muscular....tem que ficar esperto....e se precisar tomar qualquer medicamento, que seja por indicação de um especialista....até porque o lema aqui é : CORRER BEM PARA CORRER SEMPRE!

fonte: O2