sexta-feira, 29 de outubro de 2010

SERÁ QUE A PESQUISA MUDA ALGUMA COISA NA VIDA DE NÓS, CORREDORES INSANOS?

Todos aqui sabem que eu corro há 17 anos. Mas nunca tive grande pretensões não. Tanto que comecei a participar de provas somente em 2000, mas também "participar" e não "competir". Faz apenas 3 anos ou 4 anos que comecei a correr visando algum resultado.

Até hoje só corri 7 meias maratonas e pensei muitas vezes em conhecer o mundo das Maratonas. Sempre achei que um corredor completo deveria nem que fosse um vezinha na vida correr uma maratona ou "sofrer" uma maratona como costumo dizer. Confesso que a idéia já passou pela minha cabeça zilhões de vezes, mas depois de pensar em todo o treinamento que eu teria que fazer e a falta de tempo que eu tenho, a vontade foi dando lugar a "Quem sabe um dia"!

Ontem estava eu assistindo ao Programa Furo na MTV e lá deram a seguinte notícia: Pesquisas revelam: Correr uma maratona faz mal á saúde!....Putz...será que isso muda a vida de nós corredores? Fui fuçar e no dia 26 de outubro agora, saiu um artigo sobre essa pesquisa na Folha de São Paulo...Tal artigo diz:

Correr uma maratona pode machucar o coração, segundo um estudo que acaba de ser apresentado no Congresso Cardiovascular Canadense, que termina amanhã.

A pesquisa, da Universidade Laval, no Canadá, examinou 20 corredores amadores saudáveis algumas semanas antes e 48 horas depois de uma prova. Foram feitos testes de esforço, de
sangue e ressonância magnética.

Os exames mostraram alterações no bombeamento sanguíneo e na oxigenação do coração, além de microlesões e inchaço no órgão.

Os piores resultados foram de pessoas com menor índice de absorção de oxigênio pelo teste VO2. Três meses depois, os exames foram repetidos e as alterações tinham desaparecido.

O médico canadense Éric Larose, um dos autores do estudo, disse à Folha que, apesar de reversíveis, as mudanças observadas estão associadas à ocorrência de eventos cardiovasculares.

Segundo o médico Daniel Arkader Kopiler, da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte, o esforço de uma maratona causa um processo inflamatório reversível, mas preocupante.

"Há a destruição de células do coração e a liberação de enzimas. Isso pode facilitar o surgimento de lesões."

Para o médico Antonio Sergio Tebexreni, professor da Unifesp, em amadores, há uma maior possibilidade de surgirem pequenos coágulos e microlesões no órgão.

"Quanto maior o preparo físico, melhor vai ser a circulação cardíaca e o aproveitamento. O coração trabalha menos para produzir a mesma quantidade de energia."


Correr uma maratona, não é como visitar o shopping. Não é para qualquer um, diz o cardiologista Nabil Ghorayebe. Há três anos ele coordenou um estudo no Instituto Dante Pazzanese que analisou alterações cardíacas em 70 corredores.

Os resultados mostraram mudanças fisiológicas. "A recuperação acontece, mas é preciso saber que a modalidade pode causar desidratação, hipertermia, arritmias agudas e até crônicas".

Os riscos são maiores em pessoas com doenças cardiovasculares. "Mas a ausência d efator de risco, não quer dizer que é permitido", diz. "Todos precisam fazer uma avaliação física antes de correr".

Também é indicado fazer um intervalo. "Não é indicado disputar mais de 2 maratonas por ano".

Na boa...ainda não sei se nasci para isso não, mas devo confessar: correr uma maratona desperta em mim o desafio propriamente dito. Nada de visar tempo...só terminar.. só sentir que o meu limite vai muito além dos 25km que eu corri na areia e que quase morri...rs...

Mas por enquanto...é melhor a vontade ir passando...passando...

Passou!

fonte: Folha de São Paulo

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

ABAIXO AO PRECONCEITO!!!!

Muitos corredores tem preconceito de esteiras. Admito. Sou um deles. É óbvio que todo esse preconceito que nutro dentro do meu ser, baseia-se nas pessoas que convivi nas academias que passei. Faço academia desde os meus 17anos e confesso, só presenciei nesse tempo todo uma menina que subia todo santo dia na esteira para correr...correr mesmo. Nada de trotar, nada de caminhar. Correr. Há, me lembrei de outra, mas essa é café com leite. Era a dona da academia.Ela era psicopata por corridas. Lembro que quando ela estava grávida de 7 meses, corria feito louca na esteira e sempre pedia a um aluno para vigiar a porta, caso o seu marido aparecesse ,pois ele brigava com ela por achar não ser adequado correr aos 7 meses. Pelo menos não no ritmo que ela corria. Felizmente ela nunca pediu para que eu servisse de vigia, pois eu não dormiria direito nunca mais, caso algo acontecesse.

Sempre achei que correr em esteira era cansativo e principalmente que não surtia o mesmo efeito dos treinos na areia. Na última semana que antecedeu a prova de domingo, tive que correr todos os dias na esteira, o que me levou ao dia da prova sem nenhuma expectativa. Para compensar o pouco esforço que considerava fazer na esteira, coloquei velocidade 11 ao invés de 9,5 como costumava fazer e inclinei ao nível 5. Assim poderia pelo menos sentir certa dificuldade. Todos os dias descia da esteira cansada, mas com a sensação de que o dever não foi cumprido, de que o treino não tinha sido tão duro como deveria, mesmo correndo 1 hora.

No dia da prova fechei os 10km em 0:47:02. Na última etapa 0:46:32. Trinta segundos a menos. Então isso me levou a refletir de que dá sim pra gente se condicionar na esteira como no asfalto, ou como na areia. Aliás, isso é até bom, pois você consegue correr sem tanto impacto e consequentemente com menos risco de lesão.

Também recaímos naquela história de que é sempre bom dar uma variada nos treinos. A realização dos dois tipos de treinamento é sempre uma boa recomendação. Correr apenas na esteira não possibilita desenvolver a capacidade de se adaptar aos diferentes tipos de terreno (asfalto, terra, grama, areia), o que é uma grande vantagem de correr na rua. O uso da esteira, por outro lado, pode ajudar na orientação de metas e objetivos, além de auxiliar nos treinos quando há chuva, poluição atmosférica acentuada e quando precisamos de cuidados com a segurança pessoal.

Pelo menos uam coisa bacana eu notei correndo na esteira. Fiquei mais preocupada com a técnica. A esteir que sempre treino fica exatamente na frente do espelho. Inicialmente eu escolhi esta, pois tenho certa dificuldade de equilíbrio. Não consigo correr em esteira vendo televisão,conversando. Tenho que mirar em alguma coisa. As outras 3 esteiras ficam de frente para uma porta ou parede. Não dá pra correr 1 hora mirando uma maçaneta de porta...rs...Então, a do espelho, eu fixo os olhos em mim mesma, e então consigo aperfeiçoar a postura, o pace, o movimento dos punhos e braços...o que é muito importante numa corrida. E isso eu acabo levando para o asfalto. Agora consigo focar na técnica e no ritmo e não só no ritmo.

Muitas vezes quando estava chegando ao final do treino,percebia que a postura ia ficando ruim, os ombros caíam, a passada encurtava, as mãos se abriam e ficavam penduradas, chacolhando...agora não. Consigo terminar o treino com a mesma postura.

E voltando ao que eu disse antes, na esteira o risco de lesão é menor. Esteiras de boa qualidade têm bons amortecedores. Na rua, dependendo do terreno e do ritmo de treino, a sobrecarga para as articulações pode ser maior. Com isso, passa a ter ainda mais importância a qualidade do calçado esportivo no que diz respeito à absorção de impacto e a força muscular de membros inferiores do corredor.

A gente se depara com muitas lendas por aí sobre esteiras...de que elas nos fazem perder mais líquidos do que se fosse correr na rua, de que a gente se desgasta mais correndo na esteira..que correr 10km na esteira não é a mesma coisa do que correr na rua....Na, o que acontece é que com relação ao esforço, correr 10km na rua e na esteira é a mesma coisa. Mas o que também pesa nessas situações é o aspecto motivacional. Correr com paisagens reais determina melhores pontos de referência. Na esteira, por sua vez, a referência é “estática” – distância em metros e o tempo mostrados no painel. Daí a impressão de que o treino na esteira é mais longo e desgastante. Não. Na rua, o corredor pode determinar seu ritmo de treino, às vezes diminuindo a velocidade e o ritmo e retomando-os logo em seguida. Na esteira, é possível fazer o mesmo, mas geralmente a motivação está em manter o ritmo constante. Ainda assim, para uma mesma velocidade e tempo, não há diferenças de demanda de esforço.

É mesmo preconceito. Eu mordi minha língua. Era a 1ª a levantar a bandeira de que corredor que é corredor corre no asfalto, nada de esteirinha...isso é coisa da terceira idade. Nada disso. A esteira é um ótimo treino para quem quer ganhar velocidade, força. Basta programá-la pra isso. É claro que não dá pra achar que vai subir na esteira com velocidade 7,5 (quase andando) correr por 1 hora e ganhar resistência. Tem que suar mesmo. Tem que programar velocidade condizente a tiros, subidas...Eu particularmente adoro inclinar a esteira quase no fim do treino...é quando os pulmões já estão pedindo arrego, as pernas não estão quase obedecendo...aí, vamo que vamo pra cima...Quando desço da esteira,com as perninhas bambas e inchadas, vejo que o treino valeu muito a pena.

Aí vocês perguntam: É mais mesmo assim voce aumentou 30 segundos porque treinou na esteira...então, a esteira não te condicionou igual a areia, certo?Não errado.Se levarmos em consideração as diversas mudanças climáticas, voc\~e pode estar bem condicionado, mas num dia onde a umidade doa r está baixa, não consegue o resultado esperado. Isso com amador.. isso com elite. O fator clima é imprescindível no resultado final de uma prova. Realmente na prova em que fiz 30 segundos abaixo, o tempo estava bem fresco,ao passo que quando fiz 30 segundos acima, estava abafado. Isso influi e como influi.

Tá..não sou uma defensora das esteiras fracas e oprimidas, só acho que o treino que fiz na esteira me condicionou tanto quanto na areia. Portanto..xô preconceito. E viva as minhas mais novas amigas....rs....AS ESTEIRAS!

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

A CULPA É NOSSA....



Muita gente sabe que um grande sonho meu é organizar uma corrida. Já pensei muito nisso, mas confesso que não seja um sonho muito fácil de se realizar, já que cho que quem se mete nesse meio tem que fazer a coisa perfeita...nada de meia boca...pelo menos é assim que eu penso.


Pensando bem, não é tão difícil agradar a nós corredores. Se perguntarmos a 10 corredores, o que uma prova precisa para ser perfeita, certamente não teremos respostas diferentes das abaixo:


- um bom percurso;


- um kit bacana, contendo: camisa de poliamida, barrinha de cereais, frutas, um isotônico (não pode faltar) e alguns mimos como por exemplo revistas sobre o assunto;


- uma medalha finisher de metal;
- água a vontade;


- banheiros químicos suficientes.


Não acho que seja pedir demais, aliás, acho isso uma obrigação dos organizadores. No entanto o que vemos por aí é totalmente o contrário. É percurso ruim, sendo que muitas vezes temos que correr em meio a carros...Eu mesma jáparticipei de uma prova em Mongaguá em que corríamos junto a carros e ônibus. Muitas vezes, eles tiravam finas dos corredores que eram obrigados a se expremer entre a rua e a calçada. Um verdadeiro absurdo.


Aqui também recaimos na questão das condições do percurso. O asfalto tem que estar em perfeitas condições. Nada de muita saliência, nada de declínio, nada de buraqueira ou ruas de paralelepípedo. Algum trecho do percurso vá lá, mas todo ele...aí fica difícil...Correr nessas condições significa assumir o risco de chegar ao fim da prova e ter que ir direto para um médico com uma lesão.


E quando o assunto é o kit? Duvido que alguém nunca se revoltou quando cruzou a linha de chegada e recebu apenas uma banana como kit e uma camisa furreca.
Nosso amigo Régis do blog corro porque, foi um deles. Ao cruzar a linha de chegada na Meia Maratona da Praia Grande desse ano, recebu uma banana e óbvio, se revoltou. Vamos combinar, a organização da prova falhou e muito. A Tribuna (organizadora), cobra como valor de inscrição R$ 50,00. São aproximadamente 3.000 inscritos. Não é posswível que nem um isotônico e uma sacolinha com maçã, banana e iogurte dê para distribuir aos atletas que correram 21km debaixo de muito sol e que foram recebidos com macacos, posto que sua recompensa por todo o esforço valeu apenas uma banana.


Mas pelo menos esses já estão colhendo o que plantaram. Muitas pessoas estão deixando de correr a prova e com isso muitos patrocinadores já não acham um bom negócio continuar patrocinando a corrida. Este ano, já cancelaram a edição de corrida para mulheres e a corrida das crianças, todas organizadas pela Tribuna. Não há mais lucro. Estamos exigentes...ou pelo menos tentando ficar.


Um exemplo bem legal é o Campeonato Santista da minha cidade. São 6 etapas. E para se inscrever nas 6 etapas, compramos apenas 2 latas de leite em pó que são revertidas para o Fundo de Assistência à criança. Tudo bem, não ganhamos camisa bacana, mas em todas as provas, temos banheiros, temos muita água, uma medalha legalzinha e troféus por categoria. Nessa última etapa de domingo ainda ganhamos isotônico e quem participou do ciclo de palestras oferecidas pelo SESC ainda levou uma camisa de poliamida. Vamos combinar, rola muita grana na mão dos organizadores, eles é que não querem passar nada para nós corredores, responsáveis pelo crescimento rápido do esporte no país.


Uma vez participei de uma prova onde chegando apertada na concentração, perguntei onde ficava o banheiro químico. A resposta foi a seguinte: "Ele fica lá perto do 1º posto de água"...tipo assim...a quase 2,5km da largada????Ah..tá...e tipo assim...um único banheiro???Sem noção nenhuma.


Uma questão também muito complicada é a água. Não dá pra correr 10km sem água. Isso para aqueles que correm em tempos incríveis como também aqueles que correm acima de 1 hora. Aliás, acho que os mais prejudicados é mesmo a galera que corre com tempos altos, pois ficam mais tempo expostos a perda de líquido. TEM QUE TER MUITA ÁGUA!!!!!


Ano passado corri uma prova no Guarujá em que simplesmente 2 caras de bicicleta roubaram as caixas de água dos staffs. Conclusão, o povo que vinha lá atrás sofreu muito com a falta de água e com o calor de 39 graus que fazia e muita gente passou mal.


Este ano aconteceu numa prova aqui em São Vicente. 1000 pessoas. 1º posto de água, apenas 2 caixas de água seguradas por 2 soldados do Exército. Eu passei reto, pois sabia que havia muitos idosos na prova. Preferí deixar pra eles. Um absurdo.


Nessa mesma prova, na 1a edição, a medalha foi feita de madeira com um colante em cima fazendo referência a que prova corremos. Parecia coisa feita por índio (não desmerecendo o trabalho dos indiozinhos, claro).


Todavia na contramão desses organizadores, também participamos d ejuitas provas legais e que nem são tão caras. A Corpore é um grande exemplo disso. Já faz 2 anos seguidos que corro a Corrida do Centro Histórico organizada pela Corpore. Caramba, além de eu ver uma certa organização em pegar os kits, se dirigir aos diversos locais de largada de acordo com a cor da pulseira, ao final da prova somo surpreendidos com uma camisa maravilhosa, uma medalha lindona, além de isotônico, iogurte, revista runners world, jornal Folha de São Paulo, sanduíche...Pw dá gosto de correr. E o troféu dado às categorias bancários e advogados também são um luxo! A inscrição custa R$ 50,00, mas é bem pago twm vista às roubadas que a gente se mete por aí...


No entanto, admitemos: A CULPA É NOSSA! A gente sabe que a coisa é uma roubada, mas a gente corre...nem pela medalha, nem pelo kit, nem pela água, nem pelo percurso, mas pelo simples prazer de ampliar os quilômetros do tênis. Eu sei que é difícil resistir, mas a gente consegue. Temos que ser exigentes e eliminar esses maus organizadores. Não podemos deixar eles passarem na 1a edição, caso a prova seja um lixo. Mas ainda não é assim. Como exemplo mais uma vez cito, essa porva que participei onde os soldados seguravam 2 caixinhas de água. Todo ano acontece alguma coisa e a prova está em sua 4a edição. Como? E agora?


Quem sabe um dia eu possa estar sendo apedrejada aqui no blog por algum atleta que tenha participado d euma porva organizada por mim...Por isso acho que o caminho é longo para quem tem esse sonho. A coisa parece simples, mas não é.
Pensem nisso. Vamos dar valor ao nosso dinheiro. Ano passado corri 25 provas, e nesse ano talvez não chegue nem à metade. Por quê? Eliminei muitas das provas em que me senti lesada, prejudicada, desrespeitada. É assim que deve ser!


A gente tem muita força galera...só temos que usá-la!

quinta-feira, 21 de outubro de 2010


E MAIS UMA VEZ...



Bom, pelo menos dessa vez teve corrida mesmo...rs. Eu e meu marido acordamos 07:30 e fomos para a concentração. Essa foi a única etapa que teve largada às 09:00 (as outras foram 08:30) por conta de um concurso que estava sendo prestado e portanto, interditar ruas, poderia tornar um verdadeiro caos.

Mesmo esquema. Fui desencanada. Treinei a semana inteirinha na esteira, o que me aborreceu muito e me deixou sem expectativa de pódio.Pelo menos um 6º lugar eu tinha que pegar para garantir meus pontos e continuar em 4º no Campeonato.

Assim que cheguei dei de cara com Rúbia. Rúbia é uma corredora da minha categoria que muito embora não esteja em sua melhor fase(há algum tempo não chega na minha frente), tem demonstrado grande recuperação nos resultados. Como eu corri na esteira, realmente já me desanimei bastante.

Quando faltavam 10 minutos para a largada, fiz um fura fura aqui outro lá e fiquei quase perto da fita. Larguei. Dessa vez ao invés de usar a tática kamikase...rs....tipo..largar forte e diminuir o ritmo depois, preferi largar a 04:35. No km 2 consegui manter o ritmo. Eu me mantinha muito tranquila...não sei como e nem o por quê...




Olha eu aí de verde passando pelo 1º posto de água...Tava bem sussa....




E no km 6 estava a 00:28:00 cravadinhos. Tava bom demais.. 04:40 por km...Tudo bem eu queria estar 30 segundos abaixo desse tempo...mas...era o que dava pra fazer aé ali...

Na volta do km 5, quando a gente podia ver quem estava vindo ainda, pude ver Rúbia bem atrás de mim e Miciene não muito longe. No entanto, não fiquei preocupada não. Eu queria era mesmo manter o foco nos 04:40 por quilômetro. Confesso que na altura do km 8 a coisa ficou m difícil...mas me mantive com a minha frase preferida na cabeça “NÃO DESISTA, RESISTA”... consegui cruzar a linha de chegada com 00:47:02, o que me deixou muito feliz e também me fez pensar numa coisinha: correr na esteira não é tão ruim assim, afinal de contas na última etapa fiz apenas 30 segundos abaixo desse tempo, o que tecnicamente falando não é nada
, tendo em vista que eu poderia ter chegado nesse mesmo tempo não fosse a condição climática de domingo que foi bem mais difícil do que na etapa anterior onde o clima estava bem fresco facilitando a baixa nos tempos. Tanto é verdade que muito dos tempos dessa etapa aumentaram, ou seja, não fui só eu quem senti...




e mais 10k foram para o saco! Essa foto não me favoreceu....rs...o cinto que segura o numeral parece banha!!!! kkkkkkkkkk.....Pelo amor de Deus...acreditem... é um cinto!!!!!!


Cheguei tranqüila, sem esbaforir...aliás....essa coisa de sem esbaforir é mesmo muito engraçado. Assim que cheguei, peguei minha máquina fotográfica para tirar foto da chegada do meu marido. Confesso que fico horrorizada com ele. Sabe quando foi a última vez que ele correu? Na última etapa...é isso mesmo...no mês passado. O cara não treina e vai lá correr 10km fazendo abaixo de 1 hora...sensacional! rs...minto...IRRESPONSÁVEL....para eu não perder a moral por aqui...kkkkkkk..se é que eu tenho alguma....





maridão chegando....tipo...fui correr até a esquina e voltei....rs...



E o filho da mãe ainda faz abaixo de 1hora...e nessas horas que me pergunto: Treinar pra quê mesmo? rs....




Então fiquei bem perto da chegada epude ver algumas bizarrices cometidas por corredores. A que mais me chamou a atenção foi de um cara de aproximadamente 50 anos que vinha tranqüilo...O cronômetro marcava pouco mais de 55 minutos, o que comprova mesmo que o ritmo era tranqüilo. No entanto, faltando mais ou menos uns 200 metros, o cara disparou. Mas não foi um disparo qualquer, o cara abriu os braços, esticou as passadas...era uma mistura de avestruz com sei lá o que, era muito esquisito...E o interessante é que eles pensam que podem enganar a platéia. Veja bem...se o relógio marca 55 minutos, ele veio num pace de 5:30...então de que adianta chegar num ritmo de 3 minutos nos últimos metros.. a gente sabe que não correu pra 3, correu pra 5:30. Mas tudo bem...lá foi o avestruz. Quando ele passou por mim, ainda comentei com um cara do lado: “Que perigo, vai se distender á toa”. O cara balançou a cabeça, tipo, concordando....Olha, na boa, o cara não se contundiu, mas confesso, que achei pior....Chegou todo torto, sem comando nas pernas e foi tombando pro lado até ser carregado. Caramba.. o avestruz conseguiu correr 9.800 metros tranquilão com cara de quem estava fazendo footing no shopping e nos 200 últimos metros...fez merda...
Eu nunca mais faço isso, aliás, em novembro fará 1 ano que não faço mais isso. Adorava dar sprint.. achava lindo. Na verdade acho que o spint é válido quando você vê que dá pra baixar seu tempo, ou quando alguém ameaça a sua posição, do contrário, o bacana é chegar legal....Lembro que no ano passado, na prova da volks, com muitas subidas, nos últimos 500 metros, onde ra uma descida e aspernas já estavam cansadas, eu dispiroquei num sprin de dar inveja a Usain Bolt....rs...Quando pisei no tapete, aperna direita deu um tranquinho ameaçando dobrar, continuei correndo e tentando me apoiar na primiera coisa que via na frente... por sorte não havia nenhum staff..porqwue senão, era o pobrezinho que iria para o chão. Graças a Deus consegui ir diminuindo a velocidade e não cai, mas foi por pouco....boniuto ia ser se eu me estabacasse no chão....Desde então, só aprecio o sprint salvo em situações emergenciais...rs...

Mas voltando ao Campeonato.Assim que meu marido chegou, fomos trocar de roupa, tirar umas fotos com a nossa equipe, falar da p´roxima corrida...rs...é sempre assim..isso nunca vai mudar....e depois fomos pegar um kit especial da prova. Nenhuma das outras etapas dão kits de chegada.. somente a medalha, por ser a inscrição para as 6 etapas apenas 2 latas dleite. No entanto essa deu um kit com isotônico, barrinha de cereais e banana (isso merecerá um post especial)





kit que é kit em isotônico!!!!! e tem banana e tem barrinha....ponto e basta!





É nóis.....Equipe 4 corredores! Tá certo com pouco mais de 4 corredores...rs...




Chegou a hora da premiação. Não vou mentir. Estava esperando sim o pódio, pois apesar de ter largado sem expectativa, no meio da prova deu pra sentir que eu iria subir...pelo menos em 5º vai....

Que bunitinhuuuuuuuuu...rs...



Uma banda de rock chamado Macaco Prego iniciou a premiação. Pelo menos dessa vez a minha categoria foi anunciada sem muita demora...E lá estava eu em 4º lugar na categoria 30-34.




E mais uma vez, lá fui eu para o pódio....sempre é muuuuuuuito bom!





A 1ª colocada, Vanessinha menezes (gente boa pra caramba) já era de se esperar...a mina vem rachando o chão...Todavia a 2ª colocada foi surpresa por ser de São Paulo. Como a prova era do SESC, então muitos atletas do SESC de outras cidades vem correr somente essa etapa do Campeonato. A 3ª posição também era esperada, Andréia fez um bom trabalho, mas acho que deveria ter ficado em 2º lugar....e eu lá na 4ª posição....bom demais!!!! Isso muda muita coisa no Campeonato, já que 2 atletas que estavam na minha frente nos pontos, faltaram...


E eu não canso de fazer a mesma pose....Aceito sugestões....rs...







Essa é Vanessinha Menezes....Se tivesse categoria...pé de vento.. certamente ela seria a vencedora...e olha que nem tem caneça fina....rs...




Quando eu estava indo embora, dei uma passadinha pra ver a lista de resultado e verifiquei que a menina que ficou em 2º lugar (a de São Paulo) também tinha subido na categoria comerciário....ou seja, todo mundo que se inscreveu pelo sesc nas outras cidades também concorreu nessa categoria especial. Ah, não achei justo. Nunca vi disso. Ou sobe numa categoria ou sobe noutra.É a mesma coisa que você subir na geral e depois receber premiação na categoria.

Voltei lá em cima pra pergunta para os organizadores. A resposta foi a seguinte: Ela pode subir no pódio, mas não pontua, pois não está inscrita no campeonato e sim nessa etapa. Poxa, se ela não está inscrita no campeonato, não poderia receber medalha do campeonato, mas sim na categoria comerciários...tipo, ela não leva os pontos, mas rouba, pois eu podia levar os pontos da 3ª colocação, no entanto, ela ficando em 2º, me jogou pra 4º e com pontos de 4º lugar, o que é pior. Na boa.. eu entendi, mas não compreendi não e saí muito puta da vida de lá.

Tudo bem...o negócio é pensar na próxima etapa e o melhor.. última..que acontece agora em novembro, dia 21....Bora treinar que é o que resta....

segunda-feira, 18 de outubro de 2010



BURSITE TROCANTÉRICA.. VOCÊ SABE O QUE É???

A proporção é de 4 mulheres para 1 homem. É uma dorzinha no quadril. No começo você sente dificuldades para andar,. mas se bobear, como eu, é obrigado a parar os treinos imediatamente. Sabe do que estamos falando?



BURSITE TROCANTÉRICA


Quem acompanha meu blog sabe. No final de setembro do ano passado comecei a sentir algumas dores na lateral da coxa. Junto disso, veio uma lesão no piriforme. Teimei e continuei treinando forte até o fim do Campeonato Santista e Circuito das Praias, ondde corri o percurso inteiro gemendo de dor e terminei quase que dura no chão de tanta dor. É bem verdade que ter uma bursite e uma lesão quase que nomesmo lugar, colaborou e muito para todo o sofrimento que eu passei, mas....tem muita gente por aí que sente as famosas dorzinhas e continua...
A lesão foi curada, mas a bursite não. E como estou sentido a danada latejar, achei bacana falar um pouco sobre essa talzinha que já tem um nome pra lá de feinho né????

A bursite trocantérica é conhecida como uma dor crônica na lateral do quadril, caracterizada por uma inflamação da bursa, uma pequena bolsa, cheia de liquido, encontrada em várias articulações do corpo como ombro e quadril, com a função de "amortecedor" e de diminuir o atrito entre estruturas ao redor da articulação durante o movimento.

No meu caso, graças a Deus, muito embora ela esteja inflamada, não étão grande a ponto de drenar, já que há casos que a dor é tão grande e a quantidade de líquido também tão grande, que só mesmo uma drenagem do líquido é que faz a dor parar.

A articulação do quadril é extremamente complexa a (possui 32 músculos), que é submetida a grandes forças durante a atividade física, tanto para estabilização como para movimentação. Na literatura é descrito que durante uma caminhada lenta, esta articulação recebe 1,6 vezes o peso do corpo, e na corrida aumenta para 5 vezes em cada apoio do pé no chão.

Esta carga é resultante de várias forças distintas que o quadril recebe durante a atividade, entre elas a força de impacto do calcanhar, força de reação do solo e força dos músculos sobre a articulação.

Agora imagine só treinar forte e exercitar exatamente a articulação onde se encontra a bursa inflamada deixando sobre ela 8 vezes o peso do corpo em cada apoio do pé no chão....e isso por 3 meses! Olha o estrago feito....Meu médico disse que oproblema passou a ser crônico e que qualquer esforço exagerado, ela vai estar al pra me avisar... "Olha 2 meses por causa dessa brincadeira..."

Tá, mas onde se localizam as bursas do quadril?Na articulação do quadril existem de 14 a 21 bursas, mas a inflamação da bursa trocantérica é a causa mais comum de dor.

A bursite se dá quando ocorre a inflamação da bursa, no caso da trocantérica, localizada no quadril, mais especificamente próxima a uma proeminência do fêmur, o trocanter maior. Nesta região se insere o músculo glúteo médio, responsável em estabilizar a bacia, evitando sua "queda" quando a descarga de peso ocorre apenas em um membro inferior, como ao damos um passo.

O músculo glúteo médio não é o único responsável pela estabilização do quadril, já que, junto com ele, uma estrutura fibrosa muito forte, localizada na região lateral do quadril, faz este trabalho: a fáscia-lata. Entre o glúteo médio e a fáscia-lata está a bursa trocantérica, evitando o atrito excessivo entre eles.

Logo abaixo do trocanter maior insere-se o músculo glúteo máximo, um potente extensor do quadril, isto é, leva o membro inferior pra trás. Durante a caminhada e principalmente durante a corrida, este tendão empurra a bursa contra o trocanter maior repetidamente, aumentando sua pressão, levando assim a uma maior predisposição à irritação e conseqüente inflamação.

É mais comum em mulheres entre 40 e 60 anos de idade, mas olha só eu.. com 33 anos e já tenho isso....será que estou envelhecendo precocemente? kkkkkkkkkk....

A corrida, principalmente de longa distância como a maratona, assim como o ciclismo, o futebol e alguns exercícios de musculação são práticas esportivas que tendem a desencadear o quadro, pois são atividades de esforço repetitivo que podem causar micro-traumas de repetição, ou lesões por overuse.

O trauma direto causado por uma queda sobre o trocanter maior ou pancada na região também pode desencadear a bursite de forma súbita, devido à hemorragia na bursa, aumento do volume e consequentemente aumento do atrito. Mas, pesquisas revelam que em 8% dos casos de bursite trocantérica as causas são desconhecidas.

QUAIS SÃO OS SINTOMAS? A dor localizada na região lateral do quadril é o principal sintoma, no início ocorrendo apenas na corrida e ao subir escadas, e em alguns casos na caminhada. Com a progressão do quadro, a dor pode ocorrer também ao repouso e com irradiação para a coxa. Algumas pessoas se queixam de dor quando tentam cruzar as pernas na posição sentada ou ainda quando deitam sobre o lado afetado. A piora da dor é lenta ou abrupta de acordo com a atividade praticada.

Ao exame clínico o atleta pode referir dor à palpação na região lateral do quadril; na maioria das vezes essa dor é localizada, mas em 25 a 30 % dos casos a dor irradia para a lateral da coxa. É observado também o aumento da temperatura no local da inflamação. O movimento não fica limitado, porém é doloroso em situações como a flexão do quadril, abdução (elevar a perna lateralmente) e rotação interna (girar a perna para dentro).

EXISTEM FATORES DE RISCO? Sim, e muitos deles podem ser evitados ou minimizados. São eles: encurtamento da fáscia-lata e do músculo glúteo médio, diferença de comprimento entre os membros inferiores, pé supinado e alteração pré-existente em coluna vertebral como artrose, escoliose e hiperlordose.

Em casos de atletas que apresentam diferença de comprimento de membros inferiores, a correção pode ser feita utilizando palmilhas ou tênis adaptados, porém essa adaptação deve ser feita apenas com a indicação de um profissional de saúde, pois o uso inadequado pode agravar o problema. Geralmente, usa-se adaptações apenas em diferenças de comprimentos de membros acima de 1 cm.

COMO DIAGNOSTICAR A BURSITE TROCANTÉRICA? A investigação começa por uma história clínica detalhada dos sintomas e da prática esportiva realizada. É importante relatar ao médico deformidades ou cirurgias já realizadas no quadril e também na coluna, mesmo que tratadas na infância, pois qualquer alteração desta natureza pode alterar a biomecânica (funcionamento adequado) do quadril, levando a alterações na atuação muscular e causando assim atrito anormal na bursa. Serão mensurados também os comprimentos dos membros inferiores, a flexibilidade e força muscular dos músculos envolvidos.

O diagnóstico é praticamente clínico, exames de imagem como ultra-som, raio-x ou ressonância magnética são utilizados apenas para descartar problemas de outra natureza, como tumores ou processos articulares degenerativos.

TRATAMENTO. O tratamento é clínico, na sua grande maioria, sendo raros os casos com indicação cirúrgica.

O tratamento fisioterapêutico tem como objetivo o equilíbrio muscular, a diminuição da dor e da inflamação. O fisioterapeuta fará uma avaliação criteriosa para detectar quais são os grupos musculares fracos, tensos e encurtados; além disso, uma avaliação da marcha (modo de andar), da postura e de outras articulações, como a coluna lombar, é fundamental para traçar um tratamento global.

Para a articulação do quadril, os exercícios enfocam, de uma maneira geral, o alongamento muscular de glúteos, laterais do quadril e tensor da fáscia lata, o fortalecimento de adutores do quadril (músculos internos da coxa e quadril) e o relaxamento do músculo tensor da fáscia lata e da própria fáscia lata. Além de recursos antiinflamatórios e analgésicos como a eletroanalgesia (TENS), laser, ultra-som, ondas curtas e a crioterapia.

Outro recurso utilizado é a infiltração, onde o médico aplica um fármaco no local da inflamação para diminuir os sintomas e o processo inflamatório. Essa técnica será realizada a critério do médico.


PARA PREVENIR. O treino consciente é sempre a melhor prevenção de lesões de um atleta. O bom preparo fisco, respeito aos limites pessoais e o equilíbrio muscular adequado são fundamentais para que a atividade seja praticada de maneira saudável.

Eu costumo alongar bastante esse músculos fazendo rotatória com as pernas. E tem resolvido bastante. Também bem esse músculo....Resolveu pra mim.
Se tiver um treinador, procure informá-lo sobre qualquer sintoma de dor ao movimento ou à palpação na região lateral do quadril. Apresente também o seu histórico de lesões, quedas, traumas, cirurgias e dores de qualquer natureza, para que ele possa planejar o seu treino, adotando as precauções necessárias.

Qualquer lesão tratada no início tem maior chance de cura, menor tempo de tratamento e permite que o atleta possa voltar a sua atividade com segurança.

Eu até que depois de ter feito a besteira de continuar treinando com dor, fiz tudo direitinho e amenizou o problema, muito embora 1 ano se passou e eu convivo com a bursite...aprendi né.... Fiz repouso, nada de trotinho...nada mesmo... Fiz 10 sessões de fisio... religiosamente..Fazia tudo que a fisio mandava....e estou aqui.. De vez enquando sinto um incômodo, mas nada como antes....

Portanto...principalmente voces mulherada....Não fica com essa coisa de que toda dor édor tardia. Corredor tem disso. Difícil acreditar que tem ma lesão, uma bursite.. tudo é gelo, tudo é antinflamatório....tudo é dor que passa....Não cai nessa não. Sentiu dor...persistiu em 72 horas...médico...Eu nas 36 horas de dor, já tô batendo palmas na casa do meu....rs....Lesão, dor, parar de treinar.. Tô fora...Então... cuide-se!


Fonte: revista contra relogio

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

INSPIRE, EXPIRE....OU VICE VERSA...




Eu respiro pela boca. Não adianta. Podem me falar o que for, mas não dá pra eu fazer aquele esqueminha... inspire,expire...Comgo é só expire, expire, expire...


Ontem fui trienar na praia. Quando estava lá pelo km 8 ou 9, passei por um senhor que estava vendo uma partida de futebl na areia. Assim que passei do seu lado, ele disse: "Respire peo nariza.... solte pela boca". Não sei se realmente ele sabia que isso era melhor, ou simplesmente repetiu o que todo mundo fala em qualquer aula de ioga...rs...


Mas na boa, o que é melhor? Respirar pelo nariz, pela boca, tudo ao mesmo tempo agora????


Muitos corredores que iniciam treinamentos ou mesmo já correm há algum tempo tem dúvidas quanto a maneira certa de se respirar durante a corrida.

Certo é que cada um fala uma coisa. O bacana é que existem algumas dicas, pois realmente a forma de respirar pode ajudar em seu rendimento.

As principais dúvidas são: se o correto seria respirar rápido ou profundo e se podemos utilizar a boca e não respirar só pelo nariz.

As duas questões estão diretamente relacionadas à explicação que daremos agora.

Quando respiramos não trocamos todo o ar, ao expirar e inspirar ficamos com um resíduo do ar já usado que chamamos de espaço morto, que seria da cavidade oral e nasal até os brônquios, passando pelas vias respiratórias, então por exemplo, se respirarmos rápido trocando 1 litro de ar a cada inspiração e expiração e se nosso espaço morto tivesse 500ml, estaríamos renovando nosso ar em apenas 500ml, porém se respirarmos profundo trocando 2 litros a cada respirada, nosso espaço morto continuaria com 500ml e conseguiríamos renovar 1,5 litro do ar, melhorando a eficiência da nossa respiração e aumentando a quantidade de oxigênio nos pulmões. Como nosso objetivo é aumentar o volume que respiramos para trocarmos mais gás carbônico por oxigênio, temos que usar todos nossos recursos.


Assim sendo, podemos respirar tanto pela boca como pelo nariz, contudo sabemos que ao inspirarmos (puxar o ar) pelo nariz, o ar é filtrado e aquecido, portanto ele deve ser priorizado, principalmente em regiões poluídas ou com temperaturas baixas e a inspiração pela boca deve apenas ser um complemento do nariz.

Portanto é melhor que se respire profundo e utilizando todas as alternativas, para isso os atletas, às vezes, respiram por etapa inspirando e expirando em 2 ou 3 tempos.

Mas apesar dessas dicas, a respiração pode trazer muito mais informações para seu treinamento ajudando a melhorar seu rendimento, pois sabemos que quando a respiração está muito calma, confortável ou fora de controle, são grandes indicativos de esforço, podendo inclusive fazer seu treino cumprir o objetivo com mais exatidão.

Pergunte para seu professor como pode se auto conhecer através da respiração, com certeza, ele como profissional, lhe dará grandes e preciosas dicas.

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

É A IDADE.....




Domingão. Feriadão. Solzão. Às 07:20 ... eu e meu marido de..pezão....rs...Mu marido começa o dia com a seguinte pergunta: Tem certeza que a gente tem que correr hoje? E eu prontamente respondo: "Certeza, certeza..não tenho, mas que vamos correr ...vamos..." afinal de contas, perder etapa de Campeonato, é quase crime inafinaçável....rs....

Como eu disse, estava cansada e meio preocupada com as dores no joelho e com minha garganta que estava doendo (ainda está e agora tem um companheirinho....o ouvido direito)....Desencanada e sem expectativa de resultado,chegamos à concentração da prova faltando 30 minutospara a largada e o que vimos????

NADA!



iSSO MESMO...NADA. Não tinha ninguém por lá. Como assim, eu recebí um e-mail do Marildo da nossa equipe....Meu marido questionou: "Será que não é em outro lugar?"....Mas como assim, em outro lugar... ninguém me avisou nada....Tínhamos exatos 28 minutos pra descobrir onde era a prova. Não tínhamoso telefone de ninguém em mãos, não tínhamoso endereço de ninguém e também d enada adiantaria ter já que a pessoa já teria saído. pensei numa lan house...Entraria no site da Prefeitura e descobriria alguma modificação. Domingo...feriado...08:00 da manhã....só mesmo se fosse um pedido pro Gênio dalãmpada e mesmo assim, garanto que ele estaria na praia tomando caipirinha e não atenderia o pedido....rs...


Bora rodar todos os pontos da cidade que faziam parte do Campeonato. São 6 etapas. Vai que alguma etapa seria no mesmo percurso? E vai que eles anteciparam a última e o percurso mudou mesmo? Fomos até a Ponta da Praia....depois voltamos até o cais...nada. Fomos ao Gonzaga e depois à Conselheiro Nébias, voltamos para a praça Rebouças na Ponta da Praia....e depois ao SESC....O pior de tudo....nem um CET, nem uma paca indicando que determinado lugar estaria indeterdado, como de costume....nem uma movimentação estranha de atletas com camisas de equipe... nada....nada....nada.

Já estava ficando desesperada, mas ao mesmo tempo conformada. Eu tinha rodado a cidade inteira. Não havia outrolugar que pudesse acontecer uma corrida....pelo menos não aqui em Santos.

"Deixa pra lá, vamos embora.,...depois eu descubro o que aconteceu. Fiz o que eu podia". Meu marido percebeu que eu fiquei bem chateada, mas realmente não tinha o que fazer.

Chegamos em casa, e em seguida meu pai também chegou. Ee não tinha se inscrito para o Campeonato, mas sempre corria as etapas. Voltou de lá dizendo que não tinha ninguém correndo...rs...Assim que cheguei em casa, liguei para o SESC....pra saber onde foi a corrida. Só funcionava depois das 10:00....Lembrei da agenda....telefone do Marildo. Liguei na hora.Ele atendeu....Perguntei onde foi a corrida....e o mistério foi desvendado...

Agora eu sou obrigada a dizer o seguinte...rs...Pesquisas e mais pesquisas revelam que correr faz bem ao corpo e a mente....tá...Corro há 17 anos e aos 33 posso afirmar: ESTOU DOIDINHA!

Isso porque, marildo me disse que não havia ninguém no local da prova, porque simplesmeme.. não houve prova. Se fosse aó isso, tudo bem....eu poderia estar amaldiçoando até agoraão avisarem o pessoal...No entanto....não houve prova porque a prova é domingo que vem e não no que passou....Na boa...até agora não sei porque eu achei que fosse nesse domingo....Olha, estou preocupada...rs...A menos de 2 mese atrás, arrumei meu filho para ir a uma festinha no domingo, sendo que a festa tinha sido no sábado. Por sorte, não cheguei a ir no buffet, o que me salvou de um mico catastrófico....o que de certa forma aconteceu, pois tive que explicar mais tarde para a mãe do amiguinho do meu filho o que tinha acontecido...certamente ela deve ter pensado: "Tadinha.. tão nova"....rs....

Pelo menos não perdí a etapa....só tô perdendo a memória...rs...que é um pouquinho pior....De toda forma.... estou treinandocom cautela...minha gargantaainda está ruim e oouvido doendo...O tempo nãotá ajudando e com frio....a tendência é piorar....


PS.: Prometo tentar comer mais peixes....rs...

sexta-feira, 8 de outubro de 2010


ENTRANDO PARA A FAMÍLIA DOS ZUMBIS



Caramba....eu já vi esse filme...e o pior...não gostei nada nada.

Como eu disse, estava testando um novo treinamento para a 5ª etapa do Campeonato Santista que acontece nesse domingo...Tava indo tudo muito bem...não foisse um detalhe: meu filho resolveu acordar todos os dias dessa semana às 03:45com a frase: “Mamãe, mamãe, to sozinho”...E assim...depois de tentativas de 30 minutos para fazê-lo voltar a dormir e nada...o levava para a minha cama. Além da perda do sono, eu ainda fiquei espremida e acordei toda dolorida.

Na boa, parecia coisa de file mesmo...tipo Contatos de 4º grau ou o Exorcismo de Emily Rose, onde todo dia na mesma hora, acontecia alguma coisa...A conclusão, é que passei a semana toda treinando muuuuuito cansada e como eu já vinha de outra semana de treino intenso, a garganta não agüentou ao tempo com umidade baixa, o nariz também...estou gripada, com dores na canela, na lateral do joelho e com acerteza de que entrei para a família dos Zumbis!....

Meu, descansar é fundamental! O corpo precisa, a mente também. Não acredito que eu vá ter um bom desempenho no domingo. E caso a umidade do ar continue baixa desse jeito, novamente eu repito: Já vi esse filme. Na 3ª etapa do Campeonato Santista, lembram, quando as narinas começaram a arder, o ar faltou, as pernas estavam pesadas, psssei muito mal...Tudo bem, ainda consegui o 4º lugar...mas dessa vez, estou prevendo estar fora do pódio. Não estou aborrecida, mas confesso que treinar como eu treinei e ver que o corpo não vai aguentar o tranco é frustrante vai....

É esperar...e rezar para que o filme de domingo seja AVOLTA DOS MORTOS VIVOS...rs....

sexta-feira, 1 de outubro de 2010





PODE DAR CERTO....OU NÃO....


Bom, eu sempre digo que gosto muito de testar novos treinos para ver se consigo alcançar minha meta. Eu tenho a minha planilha, mas dela não faço lei. Na etapa passada no Campeonato Santista, testei o seguinte treino: 3 dias de corrida, sendo o 1º e 0 3º dia, 1 hora em um ritmo de 10 segundos a menos do ritmoque costumo fazer nas provas e o 2º dia, num ritmo moderado também com tempo de 1 hora de treino. No 4º dia, musculação. No 5º era descanso....Alternava algumas vezes, o 3º dia com 12 tiros de 1 minuto com 1 minuto de descanso. Resultado: por 30 segundos não quebrei meu recorde pessoal de 46:05 nos 10km e o melhor, senti menos as pernas no final.


Dessa vez, com 5a etapa se aproxiamando e o campeonato estando quase que definido, estou a 1 mês no seguinte treinamento: 1º,dia treino de 1hora em ritmo forte, 2ºdia, 1 hora de treino em ritmo moderado, 3º dia, circuito na academia...uma bateria que começa com 20 minutos de bicicleta com carga 4, e segue alternando aparelhos de braço e perna, sem intervalo de descanso, ou seja....1 série de 15 na cadeira extensora com carga 40, imediatamente após, sem descanso algum, 1 série de 15 braço com carga 20....volta a cadeira e assim vai....pelos 12 aparelhos. No 4º dia 1 hora de corrida moderada, no 5º corrida de 1 hora em ritmo run ( e aqui é bem bacana porque geralmente faço os 10km em 47 min...correr mais 13 minutos em ritmo run dá uma diferença absurda no condicionamento....) e no 6º descanso.


O que eu quero com isso? Chegfar à exaustão das pernas....fazê-las acostumar-se com o maxmo de tempo em trabalho, assim suporto mais a dor no dia da prova...já que fiz treinos de1 hora e na prova precisarei correr menos 13 minutos....Bo, as pernas parecem 2 tábuas....aqueles calombinhos laterais que as mulheres tanto gostam quando usam salto alto estão bem salientes....rs....e já não sinto muito nos treinos run...A sensação que eu tneho que poderia correr mais uns 5km tranquilamente.... Mas vi algo estranho....meu peso é de 47,5kg....e pulei para 49,3kg....até agora não sei se troqueio tudo por músculos ]ou se só vou conseguir responder essa pergunta quando o tempo esquentar um pouco.. rs....já que com essetempo meio frio que tem feitopor aqui..haja doces,pizzas e afins...rs.....


De t0oda forma, ainda não sei se dará certo...mas vale a pena testar...Como eu disse, o Camepeonato está quase definido....Se acontecer alguma coisa, como eu não consgeuir o pódio, ainda assim, conseguirei a pontuação necessária para me manter na mesma colocação....então....vou arriscar a quebrar meu recorde pessoal...Quero muito correr na casa dos 45....muito mais do que pódio, do que pontuar....


Por isso eu digo...tem muita gente que segue amesma planilha durante anos....mas não façam isso não.... Mudem, tentem outros caminhos.... muitas vezes erramos...mas como eu sempre digo; vento que sopra lá, sopra cá.;..tenho 50% de chances de errar, mas também tenho 50% de chances de acertar...é só ter vontade....A gente sabe exatamente onde quer chegar...É bacana a gente ser reconhecido como o melhor de todos, ou em nossa categoria, mas o gostoso mesmo,pelo menos pra mim, é você se superar....superar alguns segundos que forem....é romper o seu limite e TENHA CERTEZA, podemos muito mais do que achamos.... Quantas vezes a gente achou que o tempo "x" era o melhor que poderíamso fazer em determinada distãncia....e que correr abaixo disso seria impossível....e dali há 1 semana, 1 mês, 1 ano...aquela meta já era coisa do passado.....


Corredor sempre quer mais.... não somos amigos de relógios...estamos sempre correndo contra ele....mas a gente consegue vencer a luta....sempre!!!!! Só temos que traçar metas....isso é muito importante...Não importa se aplanilha promete te levar ao objetivo....se voce quiser mudá-la....se achar que pode fazer diferença....mude....è só um papel...Seja feliz....Eu sou....e confesso.. muitas vezes me dei mal com essas mudanças, mas outras fui bem sucedida....Talvez a falta d emedo de arriscar não me martirize em situações que acabam dando errado...O negócio aquilo na cabeça: Farei o melhor...e se o melhor não for realmente o seu melhor tempo....dane-se....a gente vai morrer correndo mesmo....rs...vai ter tanto tempo bom e tanto tempo lixo pra fazer...rs....



Ainda tenho 1 semana de treino....as pernas estão pedindo arrego..quinta é o último dia de treino, para dar tempo elas se recuperarem.....vamos ver....