segunda-feira, 6 de junho de 2011

PÁLPEBRA TREMENDO....



É por isso que eu sempre digo: Tudo que édemais não é legal e consequentemente deixa de ser saudável. Sexta-feira treinei forte...30 minutos de corrida moderada + 5 tiros de 3 minutos pra 3 de trote. Voltei pra casa cansada, atépor ser final de smeana e estar de saco cheio da semana inteira. 

Percebí durante os treinos que minhas pálpebras estavam tremendo e assim fiquei  o dia inteiro. Coisinha chata que muita gente sente de vez enquando, mas como no sábado pela manhã, a coisa não hava parado,resolvi dar uma pesquisadinha....E veio a resposta que eu já estava esperando...

Ansiedade, desgaste muscular crônico causado por esforços repetitivos, ou ainda, algumas moléstias neuromusculares ou metabólicas podem causar o problema.

Os olhos quando tremem involuntariamente, são as pálpebras sinalizando que algo não vai bem. A intensidade de exercícios físicos, a fadiga, o estress podem ocasionar o problema.

Enquanto não vai ao médico uma coisa que pode ser feita é fechar os olhos e respirar calmamente para diminuir os espasmos. Sem dúvida que em quase todos os casos que envolvem cansaço e stress a recomendação é mudar o estilo de vida ou pelo menos, abrandar um pouco. Dormir mais cedo, melhorar a alimentação, incluindo mais frutas e verduras no cardápio, manter uma maior distância ao assistir televisão é uma das soluções alternativas. A carência de magnésio no organismo pode favorecer o tremor nos olhos, por isso a importância de incluir na dieta alimentos ricos em magnésio.

Eu tenho certeza absoluta que foi cansaço e esgoamento físico. No domingo eu devia correr 1 hora e 30, porém resolvi dormir até ás 11:00 horas. Sem peso na consciência. Acordei  sem sentí uma tremidinha se quer...Hoje também não fui treinar. Nenhum sinal de tremida. Acho que ando abusando dos treinos. Me sinto realmente muito cansada...Como diria minha amiga Patrícia: "Eu era uma pessoa feliz e hoje sou uma pessoa cansada".

Preciso repensar algumas coisas.

Aliás, já estou pensando. Recebí uma proposta de trabalho muito boa e terei que me adaptar  a novos horários de treinos. Se antes eu acordava às 08:00, levava meu filho até minha mãe, ia correr, voltava às 11:00 e somente ás 13:00 iria trabalhar...Agora é hora de redefinir a vida e ver se aguenta mesmo o tranco do dia-adia. Terei que acordar às 06:00, levra meu filho até minha mãe, ir correr em 1 hora e às08:30 estar prontinha pra enfrentar a labuta. Eu já estou prevendo uma queda no rendimento, alguns treinos sendo abortados por conta do frio, da chuva...mas a vida é assim mesmo...as oportunidades surgem e nãodápra pensar muito porque elas escapam numa velocidade bem acima dos tiros que a gente dá nos treinos....

Estou feliz, mas também chateada...Tudo bem...Deus sabe o que faz...e eu tenho maisé que agradecer pela enorme oportunidade que me foi dada.

O negócio é se estressar menos...bem menos!

3 comentários:

DricaPeixoto disse...

Luci, acredita que também andei sentindo esse tremor nas pálpebras? O tremor só aparecia em alguns momentos do dia, poucas vezes, nem procurei saber o que era.

Agora ele desapareceu, e justamente quando resolvi dar uma maneirada no ritmo. Mas vou ficar mais atenta a estes sinais.

Difícl essas escolhas sobre trabalho e treino. Esse ano tb tive que deixar o Pilates de lado por conta de outras atribuições.

Parabéns pela oportunidade, temos que agarrar mesmo essas chances, com mãos e pés.
Mas espero que você consiga se adaptar aos novos horários e continuar correndo forte :)

Beijos e boa semana!

Marcus,Realengo disse...

Olá! Luciane, na minha opinião acho que chegou a hora de vc correr por satisfação e não por resultados, pelo menos enquanto vc tiver sentindo todo esse stress. Com o tempo tudo se resolverá nessa nova fase de sua vida profissional e de atleta amadora. Uma frase que cai bem no momento:"muita calma nessa hora".

Luciana disse...

Oi Lu, só sentir este tremor qdo fazia universidade, todo final de semestre era a mesma coisa, 1 semana de tremor nas pálpebras!!!

ótima semana

Bjs
Lu