segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

GPS HUMANO É O MAIS NOVO ALIADO DOS CORREDORES DE RUA

Ai gente.. eu nunca me interessei por esses aparelhinhos chamados GPS, mas confesso, depois de ver a matéria no Esporte Espetacular de Domingo...minha gente... coçou, ah, coçou....




E ái? Apesar de dizerem que o corredorso precisa deu m tênis, um short e um lugar pra correr, um GPS desses ia ser tão bem vindo....rs...Bora correr pra ganhar dinheiro....rs...

HIPOTENSÃO POSTURAL..VOCÊ SABE O QUE É????










O post de hoje é bem interessante e instrutivo. Ontem eu estava assistindo o Mundialito de Fast Trialon pela Rede Globo. Às 10:00 da manhã ainda não tinha sido dada a largada em plena praia do Rio de Janeiro com uma temperatura de 34ºC e umidade de 62º. Um verdadeiro absurdo, já que estamos carecas de saber que essas provas com largadas tão tardias são em decorrência desse canal de merda que visa mais a audiência do que a saúde das corredoras.

Eram 6 equipes de 3 atletas. 250 metros de natação, 3.600 metros de ciclismo e 1200 metros de corrida. 3 baterias. Fiquei ali atenta...ligadona, pois amo esse esporte e as brasileiras vinham forte em busca do título. Pois bem. Largada dada, lá se foram. Logo na primiera bateria, uma atleta da Africa do Sul, assim que deixou a bicicleta e abaixou para colocar a sapatilha, paralisou e caiupara o lado desmaiada. Só ouvi o comentarista dizendo: HIPOTENSÂO POSTURAL.

Caracas, foi meio que assustador, ainda mais quando a gente vê acontecer com atletas experientes que treinam arduamente no sol  e ainda mais se levarmos em consideração que na Africa do Sul nesta época a temperatura é bem equivalente a daqui.

Então fui pesquisar... e achei...e vale a pena ler...

A hipotensão postural é uma causa comum de um episódio de perda temporária de consciência ou sentimentos de atordoamento. resultados hipotensão postural de mudar a posição do corpo de uma tendência, supina, ou da posição sentada para a posição mais vertical.

Na verdade foi o que aconteceu com a atleta. Ela vinha da natação, numa poisção horizontal, saiu e permaneceu numa posição na bike inclinada e fazendo bastante esforço físico. Tão logo abaixou...tombou...

Normalmente, o sangue tende a se acumular nas pernas devido a gravidade, quando uma pessoa se levanta, potencialmente reduzindo a quantidade de sangue disponível para retornar para o coração. Os nervos para os vasos sanguíneos nas pernas, normalmente agem para compensar esse pool de constrição, Portanto, ao enviar o sangue para fora das veias da perna e em direção ao coração. Contudo, tom pobre dos nervos para os vasos sanguíneos nas pernas pode causar esse mecanismo falha, resultando em uma distribuição desproporcional de sangue para as pernas, ao invés de retornar à circulação, de modo que o cérebro recebe menos oxigênio. Como resultado, uma pessoa sente tonturas e pode até desmaiar, como foi o caso.

A atleta tentou voltar para a 3a bateria, mas desistiu antes da largada. Decisão acertada.

Tem um teste bem legal de inclinação ortostática...E se alguém tem alguma dúvida sobre isso, tem aí uns esclarecimentos:

O teste de inclinação é uma simples, barato, e teste de informativos que podem ajudar a identificar as causas do desmaio. Como o próprio nome indica, o teste de inclinação envolve a colocação de um paciente em uma mesa com um suporte de-pé, em seguida, inclinando para cima da mesa. A inclinação de mesa pode começar em uma posição horizontal e ser inclinado em graus para uma posição completamente vertical. A pressão sangüínea do paciente, pulso, e os sintomas são acompanhados durante todo o ensaio.

Porque é que o teste de inclinação ortostática feito?


O teste de inclinação é projetado para detectar uma das causas mais comuns de desmaios ou vertigens, um fenômeno conhecido como hipotensão postural (hipotensão ortostática). O teste de inclinação de mesa pode ser feito quando a doença cardíaca não é suspeito de ser responsável por um ataque de desmaio (síncope) ou quase síncope,.

O que acontece após o teste de inclinação ortostática?

Dependendo da presença ou ausência de sinais e sintomas durante o teste de inclinação ortostática, pessoas com certos tipos de perda temporária de consciência pode ser admitido no hospital para observação e testes adicionais. O teste de inclinação também é realizada em pacientes estáveis que estão no hospital para avaliação da causa da perda temporária da consciência.

O teste de inclinação ortostática fere?

Não. É indolor. Contudo, os pacientes podem experimentar sintomas como sensação de tontura, nauseado, transpiração, ou fraqueza. Qualquer sintomas registrados durante o teste pode ajudar o médico a diagnosticar a causa de um episódio de perda temporária de consciência ou atordoamento.


É.. estão vendo???? Post totalmente instrutivo...

fonte: Yes Answer

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

UM MINUTO É O CARAMBA....


Na oa, paciência tem limite. E olha que ao longo dos anos eu tenho tentado exercitar o meu lado da tolerânciae paciência, mas dessa vez foi demais...

Em novembro do ano passado liguei para a Editora Abril para renovar a minha assinatura da Revista Runner´s World. Peguei uma promoção até que boa e assinei por mais 3 anos. Na mesma ocasião também renovei a assinatur da Revista Vip que dei de presente para o meu marido. Como eu estava assinando 2 revistas por um período grande, perguntei o que eu ganharia de brinde. Nossa,. na hora me ofereceram um relógio masculino para o meu marido e para mim, sugerí a camisa da Runners. Tudo acertado, os brindes viriam assim que a 1a parcela fosse paga, em 05 de dezembro. Antes disso o relógio chegou. Bonitão até. Mas e a camisa????

Assim que foi descontada a 1a parcela, liguei pra lá e perguntei sobre a camisa. Me disseram que seria entregue na 1a semana após aconfirmação da 2a parcela. Entregaram? Não. Liguei de novo. Disseram que havia sido feita uma tentativa de entrega,porém não havia ninguém....Ahã. O prédio é grande, não fica sem porteiro e na mesma semana recebí a revista...portano,só não havia ninguém quando rsolveram entregar a camisa...Qustionando sob quando seria a p´roxima entrega..dali há 20 dias.

Em janeiro liguei de novo. Não havia a camisa no estoque. Pediram que eu esperasse mais 30 dias. Esperei. Entregaram?Não. Fevereiro chegou.Liguei. No sistema constava que eles enviariam dali há 20 dias ue já tinha sido há mais de 70 atrás...A menins me prometeu que encaminharia a minha reclamaçãopara um setor e que dali há 72 horas a casmisa estaria na minha casa. Esteve? Não. No dia seguinte liguei de novo. Um momento por favor... só mais um momento ...e explicando tudo que tinha acontecido, a menina solta a perola dizendo que relament constava no sistema que eu inha ganho uma camisa,porém esta se rferi ao contrato passado. Pior ainda, falei. Pois o contrato passado faz mais de 2 anos. Decidi cancelar essa merda. Quando a gente fala em cancelar, o bicho pega...

E mais um minuto por favor...aguarde mais um momento... e vem ela me prometendo que a camisa estaria comigo dali há 20 dias sem falta. Como acreditar nisso se me diusseram que ela estaria em 72 horas e não esteve? A menina me pediu mais um voto de confiança e eu fiquei firme no cancelamento. Queria a camisa em 24 horas..mas segundo ela não conseguiria cumprir nesse prazo. Falou falou falou por mais de 40 minuos tentando me convencer a não cancelar...Ccancelei porque paciência tem limite e falta de respeito eu não admito. Não mesmo.

Então, otrm, chego em casa e o que vejo em cima da mesa? A tal camisa da runner...PQP, só dixzendo assim...por que não me enviaram antes???? Gostaria que me ligassem para falar sobre a camisa.. então eu diria: "Um minuto por favor....só mais um minuto....Obrigada por aguardar, mas agoraé tarde demais...assinei a Contrarelógio....tu tu tu tu tu tu tu...."

Fala sério...um minuto é o caramba\!

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

ATÉ QUE ENFIM O MOLHO ACABOU....



Pois bem minha gente, cá estou eu de volta. Lembram do meu último post onde eu disse que minhas narinas estavam entupidas por conta de um quebra quebra d epastilhas no meu prédio? Pois bem...não era nada disso. No dia da prova, assim que voltei pra casa, no domingo, sentia a cabeça doendo, o corpo cansado. Na segunda-feira, ao contrário do que sempre faço, fui treinar. Nada de treino pesado. 50 minutinhos leve leve. Foi o bastante. Fui  trabalhar num estado lastimável e não demorou muito para que eu sentisse febre.

Muita vitamina C, Tylenol de 6 em 6 horas e descanso de 3 dias. Foi tudo que eu precisei. O engraçado é que muito embora não seja recomendável correr com gripe, por ser um processo infeccioso, normalmente, desencadeado quando seu corpo apresenta baixa resistência imunológica, eu sempr dei uma corridinha básica e pronto...a gripe ficou na praia.

Mas dessa vez, não sei se foi pelo esforço exagerado d domingo..tá louco...tombei legal. Tossia mais do que não sei o que...deu até para o abdomen ficar durinho...rs....É eu já tava no comecinho da gripe e com o gasto energético de domingo.. enfraqueceu de vez o organismo que certamente não estava tão preparado.

Mas não fiquem assustados não...Tem que correr rs...O efeito preventivo das atividades físicas, entretanto, não deixa dúvidas. Um estudo recente, publicado na revista do American College of Sports Medicine (um dos mais importantes centros de pesquisa em medicina esportiva do mundo) constatou: o exercício, quando praticado com regularidade e num ritmo agradável, diminui as chances de surgirem infecções.


Mas os exageros fazem o inverso. Os corredores que treinam de maneira árdua estão mais suscetíveis a gripes e problemas respiratórios. A explicação para essa aparente incoerência está num aminoácido chamado glutamina, presente no tecido muscular. Consumida pelo corpo durante o treino, ela também alimenta os leucócitos (células de defesa imunológica).

Estudos recentes revelaram que a atividade física regular e moderada regula o sistema imunológico, fazendo com que ele fique preparado para resistir a infecções. Já os treinamentos intensos, e sem um cuidado maior, debilitam as defesas do organismo humano.

Eu tento me cuidar. Tomo rdoxon, tomo supradyn, bebo muito suco de acerola...mas dessa vez não deu. Tudo bem...3 dias não matam ninguém, muito pelo contrário, revigoram para os novos treinos que virão...

E bora treinar que eu cansei de dormir até às 08:30...kkkkkkkkkkkkkkkkkkk.....

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

CORPO QUE NÃO OBEDECE, BOCA TORTA, VOZ DE BÊBADA...SERÁ QUE TUDO ISSO VALEU A PENA??????

No sábado acordei com as narinas totalmente entupidas. Estão arrumando as pastilhas do predio e a quantidade de pó está horrível. Dei uma entrada na internet pra ver quantas duplas havia se inscrito e confesso que levei um susto: 16. Coloquei na cabeça que com 2 narina entupidas e 16 duplas na disputa, era pra esquecer. À noite levei meu filho para dormir na minha mãe, assim não precisaríamos acordá-lo tão cedo. Se a mãe quer sofrer, que sofra sozinha né? rs...Liguei para o meu parceiro e falei sobre as 16 duplas. Ele pelo menos estava mais confiante.."A gente pega"... Ahã..deixa ele pensar assim, pensei eu. Às 22:30 fui pra cama e 5 minutos depois minha mãe me liga dizendo que meu filho tinha vomitado. Dava pra ouvir os gritos dele pelo telefone: "Mamãe, eu quero minha mamãe"...Não foi nada grave, apenas comeu demais, tossiu e colocou pra fora. Mas ouvi tudo bem preocupada e pensando se seria mesmo uma boa ideia correr.

Às 05:50 já estávamos de pé. E dale dor de barriga...3 vezes.  55 minutos depois havíamos chegado na concentração. O tempo não estava lá essas coisas não...um sol querendo aparecer, um vento vindo para o lado da largada....meu parceiro que não chegava...e desse jeito dá pra não ter dor de barriga de novo? Quando fui olhar o nome na listagem para pegar o número e pegar o kit, cadê??? Não estava. São pequenas coisas que acabam te deixando nervosa...Depois de uns 5 minutinhos tudo estava resolvido e ponto, mas já afetou...rs...


Eu e o maridão, antes da largada e antes do Clayton chegar...rs...

Pra tudo entrar no eixos de uma vez, meu parceiro chegou...concentrado...sério....Eu ainda conseguia ficar um pouco discontráida apesar de realmente estar muito ansiosa e temerosa por eu estragar a corrida dele, muito embora a corrida fosse dos 2...

Clayton totalmente concentrado no que iria fazer...

A coisa parecia simples. Clayton largaria primeiro e portanto era o corredor A. Eu ficaria atrás do pórtico e quando o avistasse, viria correndo com ele e passaríamos pelo tapete juntos, o que dispensaria troca de pulseiras, batões e tudo que na hora do nervoso acaba atrapalhando.

A idéia era eu fazer 0:23:30 e Clayton 0:17:00. Clayton largou. Rapidamente corri de novo para o banheiro. Me posicionei. Só tinha homem do meu lado. Meu marido tentava me acalmar, mas nada.
Alongando, alongando...nervosa pra kct...muita adrenalina para um ser de 1,52 de altura...rs...


Fazia alongamento, andava pra cá, pra lá. Não dá pra explicar a adrenalina que é....Paraece que a qualquer momento vai explodir uma bomba.. é muito louco....rs...

meu marido registrou a prova mor do meu nervosismo. Quando fico ansiosa, fecho os punhos sem nem perceber...ele percebeu....foto jornalismo....rs...

Ennquanto isso, os primeiros da corrida de 10km passavam para os 2,5km de prova. De repente meu marido grita: "vem ele, vem ele"...

olha a psicopata saindo correndo....rs...1 passada minha eram 5 do Clayton...kkkkkkkk

Clayton vinha bufando, alucinado e passamos no tapete com 16 minutos...Coisa doida demais.


Agora o serviço era comigo. E o que me assustou foi ver que Clayton fez um tempo tão bom...Não dava pra avacalhar né...Eu saí tão dispirocada!!!!  Que erro gigantesco!!!! Com o vento, todas as placas de quilometragem caíram e eu não tinha a menor idéia qual era o meu pace, só sei que a sensação era que o ritmo que eu vinha era forte. Homens e mais homens passavam por mim. Bom e ruim ao mesmo tempo. Bom porque nenhuma mulher vinha então eu poderia ser a 1a e ruim porque se homens estavam vindo poderia ser porque as mulheres já haviam chegado.Aff. Bebí água..Ainda bem.
Pace de 4:06 até km 2,5...Dá pra prever o que ia acontecer né????



Quando descíamos na areia, era a marca dos 2,5km. Foi a 1a vez que olhei no relógio. 0:10:28. Veja bem, meu ritmo natural é de 4:30 e eu estava simplemente a 4:06...Dá pra prever o resto???Ah, dá...oh, se dá. Os 2,5km restantes foram um arrasta arrasta sem fim a 5 por km. Quando passei por 2 velhinhos tomando banho de sol ouvi: "É a 1a mulher!"...Eu confesso, tava morta, mas ouvir isso, até que me fortaleceu por mais 1km...foi o bastante. Tudo doía. Pensei em parar, mas também pensei no Clayton ter se matado pra fazer em 16 min. Se não ia aguentar o tranco que não se metesse nessa né? Meu boné soltou o velcro atrás w toda hora eu tinha que virá-lo. Quase arremessei o fdp, mas estava sem prendedor de cabelo..não ia prestar...

Sabe o que é engraçado...é que parece exagero tudo isso que eu to contando, mas realmente a prova de 5km é um troço rápido demais...não dá tempo de pensar....só sentir umas coisas no corpo...vixe...
Faltando aproximadamente 1,5km  pra terminar, Angelina das Graças, a 2a melhor atleta da baixada, corredora dos 10k, passa por mim e solta: "Vai que tu tá querendo...tem uma menina do revezamento fungando aí atrás". Essa frase me deu 10 segundos de up e 1,5km de down...rs. Isso implicaria dizer que eu estava em 1º ou ou sei lá e havia mais uma pra me passar, sei lá...e eu querendo morrer ali, sei lá...olha...tanta coisa me passou pela cabeça. Eu vinha tão mau que nem vi que Clayton estava ali na areia me olhando..passei bem do ladinho....

No melhor estilo "ONDE ESTÁ WOLLY?"...Clayton de costa e eu nem tchum....rs...

tem noção?? Com certeza se eu tivesse na prova d 10km teria diminuído o ritmo e dane-se. Mas a prova era em dupla e eu não poderia prejudicar o meu parceiro. Ninguém morre nos 5km, pelo menos eu não escolhí morrer. Faltando 500 metros, a menina realmente m passou. Subi pro asfalto...estava terminando....terminando tudo...a prova, a força, o sofrimento...a dor...




Fazer o que? E tava fazendo o que eu dia e ela fez o que ela podia. O problema foi que o que ela podia foi melhor do que o que eu podia...rs...Vixe...... Eu fui até o fim no ritmo que eu tava. Quando subí para o asfalto, já podia ver Clayton me aguardando.



Pisei no tapete, cravei o relógio, mas não ví o meu tempo. Nunca me sentí tão mal em toda a minha vida. Cheguei num estado lastimável, toda torta, segurando na grade. As pernas não obedeciam, o corpo escorregava da grade. Não conseguia ficar de pé, mas ainda tentava explicar o que tinha acontecido: "Eu vinha cansada por causa do sol, mas a Angelina tentou me avisar que outra guria vinha no cangote, então forcei e não suportei o ritmo...foi isso.. desculpa Clayton, desculpa..." E o Clayton, tadinho, todo assustado, achando que sua parceira morreria logo na 1a etapa...rs..."Pára de falar, senta, respira...tá tudo bem, você foi beem, fez o teu tempo, pára"...Olha, na boa, nunca me sentí tão mal em toda  a minha vida. Me disseram que até minha voz tava estranha....meio de bêbada...

Eu fiquei uns 5 minutos sem conseguir ficar de pé, sem controle do corpo... E a boca???  Parecia Silvester Stallone quando ele gritava com o bocão torto..."Adriaaaaaaaaaaannnnnnnnnnnnnn....."...muita coisa eu nem lembro...que sensação horrível. Fui carregada por Manuel, Clayton e meu marido ( pelas mãos) até a grama e lá permaneci inquieta tentando achar uma posição e totalmente  decepcionada.

olha a cara da doida....


Ficava em pé, doía a panturrilha, as coxas, o corpo. Sentava doiá a bunda. Deitava, dava tontura. Enquanto isso me desculpava de novo e de novo com clayton. Na boa eu tava me achando uma verdadeira bosta e pensando numa maneira de dizer pra ele que eu não iria mais correr as outras etapas. Eu não queria passar de novo por tudo....

Tomei um gatorade e mais ou menos recuperada, olhei o relógio: 0:22:38....1 minuto abaixo do que eu esperava e RECORDE PESSOAL QUEBRADO, uma vez que meu melhor tempo na distãncia era de 0:23:32. Poxa, atécomemorei por alguns segundos..mas.... não pensem que com isso fiquei feliz. Estava decepcionada ainda. Comigo. Por ter chegado naquele estado deplorável que eu tanto questiono no blog. Será que vale a pena sofrer e chegar dessa forma?Será?Será?? Me sentia tão mal. Muitas vezes eu confesso que sou muito critica comigo mesma, me cobro demais...na boa nem sei o que pensar ainda....

O que tínhamos a fazer era esperar o resultado. Na minha cabeça eu continuava me amaldiçoando. Na cabeça do Clayton, a gente tinha cumprido o dever de casa direitinho, pois ele também quebrou o seu recorde pessoal. Enquanto não chegava a premiação conversamos sobre a próxima etapa (sim, eu já havia desistido de desistir de correr....rs...)Pessoas ao redor passavma mal, vomitavam, ambulâncias passavam...Foi uma prova punk devido ao calor e à pouca água (2 postos para os 10km e 1 para os 5km). Ainda bem que eu tomei mais de 600ml de água antes da largada, senão...eu ia chegar dura e seca.

Sai a lista. Pacientemente esperamos o povo desaglomerar e liberar...Pronto. E  lá vai Clayton e lá vem Clayton com a notícia....3º lugar...apenas 30 segundos separando da 2a e 1 minuto da 1a dupla. Vixe..eu nem tinha forças pra comemorar, mas confesso que fiquei bem feliz, mas ainda bem cansada.

Subimos no pódio, tiramos fotinho e já pensamos na p´roxima etapa.


só pra constar, a anã do meio sou eu...rs....

Quem sabe eu largo primeiro por ser muito ansiosa...vamos ver. O importante mesmo é saber onde foi o erro e eu sei...falta de placas que me impossibilitraram de saber qual era o meu ritmo...largada muito forte...é isso...forçar demais.... 


Á esquerda Manú na foto que nunca pode faltar.... à direita...Clayton...prontíssimo pra outra...

Cheguei em casa, tomei um banho e metade do cansaço foi para o ralo. Quando cheguei na minha mãe, almocei, mas ainda não estava me sentindo muito bem não. A cabeça doía, o corpo também. Dormí 2 horas seguidas.

Agora tô me sentindo melhor e já posso responder a pergunta acima: Será que vale a pena tudo isso? Vale, oh se vale..muita adrenalina, muita dor, mas no final uma sensação incrível de que você pode o que quiser, é só acreditar, correr atrás (quer dizer, na frente...rs) e treinar...

Bacana pra caramba....e agora mais recomposta....posso gritar: QUEBREI MEU RECORDE PÔ!


 

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011



FRIOZINHO NA BARRIGA....




Bom pessoal, esta semana eu estava meio chateada, desanimada mesmo. Desde que comecei a intensificar meu treino direcionando tudo para o ganho de velocidade por estar visando o Circuito em dupla que começará no domingo passei a sentir algumas dores.

Seria até normal, já qu treinar velocidadade 3 vezes por semana realmente poderia estar sobrecarregando a musculatura que estava acostumada a treinar velocidade somente 2 e  às vezes uma vez por semana, já que a prioridade era mais a rodagem do que a velocidade.

No entanto, na última terça-feira, aproveitando a temperatura super amena e as pancadinhas de chuva, resolví dar tiros. Como sempre 14 tiros de 1 minuto com 1 minuto de dscanso. Depois que acabei o treino sentí uma dor estranha bem abaixo do glúteo. Não era uma dor normal. Aliás, era bem parecida com a dor que sentia quando lesionei o piriforme, só que iradiando mais para baixo. No dia seguinte fui treinar, mas fiz rodagens leves. Sentí dores qundo estava dormindo, quando as pernas estavam totalmente esticadas. Na quinta-feira resolví não treinar.

Eu costumo dizer que corredor não tem medo da dor, até porque a gente se acostuma com ela. Duvido algum de vocês me dizer que nunca sentiu uma dorzinha durante ou após o treino. Mentira deslavada! No entanto, não corri na quinta com medo de sentir dor. No domingo eu tenho a 1a prova importante. Uma prova que alguém também onta comigo. Não é hora de sentir dor e pricipitar um nervosismo...Sentí medo de sentir dor e ter que prejudicar mu parceiro. Correr em dupla tem dessas...Nem você nem seu parciro se bastam...Dependemos um do outro. E não aceitei ser parceir dele para fazer feio. Na verdade a idéia era ir cheia de alegria, determinação e principalmente condicionamento pra pelo menos dar muuuuuuuuuuuito trabalho mesmo. É isso que ele espera de mim. E é isso que eu espero dele.

Então, hoje resolví tirar a história a limpo. Bora para o treino. E nada de rodagem não. Treino de velocidade. E se antes eu fazia o percurso em 50 minutos, hoje fiz o mesmo em 46:43. Forcei tudo que eu tinha que forçar, e se tivesse que quebrar alguma coisa que fosse tentando fugir da dor.

E sabe o que aconteceu???? Nada. Absolutamente nada. Parei, alonguei muuuuuuuuuuito. mais do que o normal. Puxei a perna daqui, puxei dali...A sensação foi que alguma coisa que tava presa se desprendeu  e voltou para o lugar...Obrigada meu Deus do céu. 

Mas o medinho prevalece aqui dentro. Dessa vez nem medo de sentir dor, porque sei que tá tudo normal, mas o medinho do novo desafio mesmo. É engraçado...eu corro os 21km sem medo e tô em pânico pelos 5km...Talvez seja por saber que não vai dar tempo pra criar grandes estratégias...tipo sai na manha  acelera no k7 por exemplo. Correr 5km é uma explosão. Não dá pra saber se voce tá bem ou não na prova, pois quando chega nos 10  minutos correndo, o que numa prova de 10km seria o aquecimento, numa de 5km é praticamente o meio da prova. Não dá pra pensar e se tentar...vai ficar comendo poeira...É um grande desafio. É muita adrenlina junta.

E eu que já corri e ganhei troféus em tantas provas (6km, 7,5km, 8k, 8,5km, 9km, 9,8km, 10km, 12km, 21km....) estou eufórica com uma prova que durará menos que 24 minutos....pelo menos é essa minha previsão....rs...

É por isso que amo correr....pela sensação de ser desafiada a cada momento...pela emoção de saber que voce pode ser mais do que pensa que é...ir mais longe do que acha que pode...supera-se cada vez mais...ir além...romper limites do corpo, da dor, da mente.. Ter aquele frizinho na barriga que a gente só tinha nos brinquedos do Playcenter...rs.......isso é incrível...o resto...é pura besteira...

Torçam aí...que na segunda eu conto tudo....


terça-feira, 15 de fevereiro de 2011


TESTANDO.............APROVANDO.................




Ok. Cá estou eu para falar de maisum produto que eu testei e devo dizer...aprovei muuuuuuuuuuito. Dessa vez, recebí uma toalha de microfibra de origem australiana que prometia absorver muito mais suor do que as demais. Pra se ter uma ideia,  1kg de tolhas como essas,  e aqui devo dizer que  o seu tamanho é de uma toalha de rosto, absorve em média 5 litros de água, ou seja, enxuga completamente um adulto.

E na boa, acho que eu era a pessoa certa pra isso...rs...pois tomo muita água antes do treino, mais ou menos 750ml e então, durante a corrida acabo suando muuuuuuuuuuito. Nem preciso dizer que minhas toalhas vinham pesadonas né? Vinham, do verbo não vem mais.

Ontem, a levei para a academia. A idéia era correr muito forte na esteira, justamente para suar mesmo e saber a "potência" da toalhinha que, confesso, á primeira vista não se bota muita fé.

Comecei logo na velocidade 12 da esteira e em menos de 3 minutos de corrida, lá estava eu suando bicas e mais bicas de água. Com textura muito macia, eu enxugava, enxugava e percebia que nem parecia que a toalha estava molhada. Após exatos 55 minutos de corrida forte, peguei a toalha e me surpreendí com o resultado, já que ela realmente cumpriu o que prometeu: absorveu muuuuuuuuuuito e secou também muuuuuuuuuito rapido.


Aí me perguntam: É caro? Eu não achei. Em média R$ 24,00. E além disso vem dentro de um saquinho preto com telinha e zíper onde cabe a toalhinha Tek Towel...realmente muito prático. Eu gostei..testei e super aprovei. Tem várias cores. Pra falar a verdade não gostei muito da cor da minha, um verde folha acho...prefiro as cores mais fortes, como azul, vermelha..mas ainda assim...eu curtí e recomendo.
Quem quiser dar uma olhadinha ou mesmo saber maiores informações sobre as tolhas Tek Towel, dá uma entradinha no site da proativa (aí em cima)  ou no site  http://www.subsub.com.br/.

Foi a dica. 

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

CONVERSANDO TUDO SE ACERTA

Como diz a frase: É conversando que tudo se acerta. E é mesmo. Finalmente os organizadores do Campeonato Santista e do Circuito das Praias senaram para conversar e decidiram em comum acordo realizar tanto as 6 etapas do santista como as 6 etapas do Circuito das Praias em dias diferentes. Isso porque muita gente andou reclamando.

O problema é que algumas das etapas do Campeonato Santista e do Circuito coincidiram obrigando alguns atletas a optarem por correr um ou outro. No ano retrasado optei pelo Circuito das Praias e também corri algumas do Santista. Fiquei em 1º na categoria no Circuito e em 4º no Santista. No ano passado, fiz o contrário, optei apenas pelo Santista já que 3 das 6 etapas, coincidiram e no Circuito só pode faltar em 2 no máximo caso contrário não participa na classificação por pontuação.

Este ano porém, os atletas comemoram. Nenhuma etapa cairá na mesma. Porém a 3a etapa do Circuito, a Bertioga by night terá sua largada no sábado às 19:00 e a do santista terá largada no domingo logo ás 08:00 da manhã. É bem cansativo e muitos atletas deixam de correr uma das etapa. Ano retarasado aconteceu exatamente a mesma coisa. Eu corrí as 2, mas confesso que fiquei toda dolorida por correr 2 provas com apenas 12 horas d edescanso entre 1 e outra.

Pra mim vai ser legal, pois esse ano corro o Circuito em dupla e o santista individual. Poratnto provas de 10km e 5km..Bem menos cansativo.

Então galera fiquem espertos. As inscrições do Circuito já começaram e a 1a etapa acontece no domingo ( EU VOU)  e a do Santista ainda não abriu, mas como o meu lema é de escoteiro....rs...SEMPRE ALERTA, assim que tiver notícias tô postando...

Vale a pena participar dos 2...


quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

CÔMICO SE NÃO FOSSE TRÁGICO, OU TRÁGICO DE NÃO FOSSE CÔMICO, EIS A QUESTÃO....


A gente que corre há muito tempo até sabe disso, mas muitas vezes, acrediando naquele amigo que talvez corra há um pouco mais de tempo que a gente, acabamos fazendo a grande besteira.

Isso deve ser dito em letras garrafais: EM DIA DE PROVA NÃO SE DEVE INOVAR! Não é hora de mudar! Simples assim. Nada de experimentar comidas novas, roupas novas, tênis novo, alongamentos diferentes, etc… Nada disso! No dia da corrida mantenha  a sua rotina.

Eu mesma já cometí alguns erros, tipo estreiar aquele tênis novo no dia da prova. E fiz isso numa Meia Maratona. Lembro bem. Era um nike pink. E naquela época pra complicar ainda usava exatamente o meu númemo, ao invés de um número maior. Conclusão: choveu, o pé inchou, a meia molhou, no km 17, eu já nem conseguia correr direito e todas, eu disse todas as minhas unhas dos pés ficaram pretas e caíram. Bem feito.

Meu pai também caiu numa dessa. Numa prova de 10km, uma garrafa com um líquido abóbora passou por nós. Cada um dizia que o baglho era bom...Eu nem cheguei perto. Meu pai tomou. Antes da metade da prova, vomitou a mesma cor do líquido. Depois foi a vez do gel. Nunca havia tomado e resolveu tomar no dia da prova. Apesar de eu ter avisado...De novo.. enjoou e vomitou tudo. Cara mantenha a rotina.

Eu adoro experimehtar coisinhas novas, tipo energético, gel, pastilha, mas deixo pr fazer isso durante os treinos e digo mais, quando experimento, procuro fazer esforços parecidos com a do dia da prova, relamnete om o intuito de ver o que ai acontecer com o meu organismo...

Eu resolvi escrever o post de hoje, pelo o que aconteceu no domingo passado na prova da molico. A situação foi muito, mas muito engraçada mesmo, porém, serve como aviso e exemplo áqueles que adoram pegar coisinhas aqui e acolá em dia de competição sem nem saber o que é direito.

Pois bem. Um atleta,cujo nome não vou dizer pois ele pode não gostar...rs...estava em seu aquecimento. Ele está incluisve se preparando para correr uma prova de 55km na semana que vem e por esse motivo havia chegado mais cedo para correr 20km e depois corrreria a prova de 8km. Era um treino para ele. Correu, correu e parou numa tenda ao lado de onde estávamos. A Tenda fazia demonstrações dos produtos Herba life. Alguém lhe ofereceu uma dmeonstração e entção s sucedeu o erro: o atleta tomou...não se sabe se era shake ou outra coisa. O fato é que ele inconsequentemente tomou.

Largamos. Com o sol acima de 37ºC, o corpo cansado e a areia pesada, muitos passaram mal, mas em especial este atleta...rs....No meio do percurso começou a sentir fortes dores de barriga. Ele estava quase atrás de mim, segundo ele mesmo me disse. Então, quando cruzou a linh de chegada, eis a situação: quase 2kg de cocô na sunga....Não é brincadeira n/ao. Ele simplesmente não conseguiu segurar e veio se cagando por pelo menos uns 4km...ele e mais 3 que d]izeram a mesma coisa. Então, correu para o mar e retirou a pochetinha fdorenta que carregava na sunga rs...Cômico se não fosse trágico....ou trágico se não fosse cômico, ainda não sei dizer....rs

Na boa, quando ele me contou isso, me deu um acesso de riso tão grande...eu simplesmente não conseguia parar. Aliás nem eu, e nem ninguém que ouviu ele contar isso...Depois ainda falei pra ele que ele tinha dado uma mancada federal em experimentar isso no dia da rova, principalmente porque sabemos que esse tipo de produto realmente mexe com o intestino...

Que sirva de exemplo...NADA DE EXPERIMENTAR COISINHAS....a não ser que não se importe em largar com 50 kg e chegar com 52....kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk....ou quem sabe lançar a moda de corredores de fralda... Ah, pense no caso...rs...

PARA VOCÊ QUE ADORA EXPERIMENTAR COISINHAS EM DIA DE PROVA, VOCE QUE VIVE FAZENDO XIXI EM GARRAFA E JOGANDO NO CHÃO ATÉ QUE ELAS ROLEM PARA O PÉ DE ALGUM CORREDOR...PARA VOCÊ QUE NÃO QUER SE PREOCUPAR COM FILAS DE BANHEIROS GIGANTESCAS OU VOCÊ QUE SOFRE COM A SÍNDROME DO PIRIRI EM DIAS DE PROVAS...SEUS PROBLEMAS ACABARAM. CHEGOU AO MERCADO AS MAIS NOVAS FRALDAS PARA CORREDORES. COM FORMATO ANATÕMICO E ELÁSTICO QUE NÃO APERTA A CINTURA, PROMoE CONFORTO E DISCRIÇÃO DURANTE OS TREINOS E AS PROVAS. VEM EM 4 TMANHOS: G (PARA SÍNDROMES CONTROLADAS) GG ( PARA SÍNDROMES MODERADAS); GIGANTES (´PARA QUEM NÃO DISPENSA PIZZAS DE CATUPIRY NO DIA ANTERIOR Á PROVAS) E GIGANTESCAS (PARA QUEM  EXPERIMENTA COISINHAS NOVAS EM DIAS DE PROVAS). VEM EM 3 LINDAS CORES: BRANCAS COM BOLINHAS AZUIS, BEGE COM PEQUENOS CHIPS DESENHADOS E DOURADA PARA CORREDORES FASHONISTAS...

Sucesso garantido minha gente!kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

E QUANDO TUDO COMEÇA ERRADO....

Bom, como eu sempre digo...Quando tudo começa errado...termina pior ainda...Como eu disse no post anterior, já comecei tendo problemas para pegar o meu kit. Telefonema daqui, telefonema dali, eis que uma amiga minha, Patrícia, ligou para um conhecido que coincidentemente me conhecia e então a esposa dele se prontificou a pegar o meu kit no Guarujá. Óbvio que deu problema lá...meu nome não batia..mas enfim...a questão estava resolvida e o meu kit estaria na minha mão no dia da prova.

E NO DIA DA PROVA...

Chegamos na concentração pouco antes das 07:00, já que a largada estava marcada para às 08:00. Como eu havia dito, resolví correr sem a camisa da Molico por inúmeros motivos: estaria muito calor, ã camisa era daquele tecio vagabundo que não conseguimos transpirar direito, era de manga, era gigante e o principal motivo: não poderiam me obrigar a correr com uma camisa se assim eu não quisesse e pronto. Acho que os motivos foram suficientes né?

A coisa parecia que iria ser meio assustadora. O termômetro marcava 27ºC e ainda eram 07:00 da manhã, cabendo dizer que estamos no horário de verão..portanto....




Não demorei muito e logo achei a Vera, a esposa do carlão que pegou o meu kit. Ela estav mais nervosa do que eu para me encontrar...rs...Quando vi a camisa da prova, o que eu já havia decidido estava mais do que ratificado...um lixo não poderia ser usado de jeito nenhum! O chip era descartável. Nunca tinha corrido antes com esse tipo de chip e pelo visto muita gentetambém não já que cada um vinha com uma informação diferente: "tem que colocar o número praa cima senão não vai marcar o tempo", "Tem que tomar cuidado pra não arranhar a parte d etrás, senão...não computar o tempo..." "Tem que colocar bem amarrado com o arame, senão ele fica virando no pé"..."Tem que...."Era muita informação para um negocinho de plástico muito do vagabundo e que não garantia muita credibilidade, pleo menos à primeira vista.


Eu decidí colocar a camisa na cabeça, assim poderia correr sem a camisa, porém ainda com ela. Era pra usar, então estava usando...No entanto quando fui pegá-0la na mochila..tãnã...kd???Não sabia. Quando coloquei o chip retirei  a mesma e a coloquei em cima do banco e simplesmente a deixei lá. Voltei correndo depois de uns 30 minutos. Um menino que estava no banco quando eu coloquei o chip ainda estava lá. Perguntei sobre a camisa...Felizmente o cara abriu a mochila dele e havia guardado a camisa lá...ufa...rs...

Do grupo, só o Sidnei abraçou a causa. Patrícia vestiu uma camisa diferente e eu coloquei a minha na cabeça no maior estilo Corredora do Deserto do Saara...


Olha elas...nananana.....
Como a largada estava prevista para ás 08:00 da manhã, fiz direitinho o meu ritual...pão, iogurte e 500ml de água 1 hora antes da prova. Dor de barriga. Muita dor de barriga. E uma fotinho á do alto...


Então, eis que começa a palhaçada. Um gordinho pega o microfone e anuncia sem nehum constrangimento: "É isso aí pessoal e às 09:00 hrs vai ser dada a largada". Caramba, o povo tava já posicionado e o cara me solta que a largada seria dali há 1 hora? Revolta geral. Então agora eu estava cheia da razão mesmo. Se eles poderiam mudar a hora da largada eu também poderia não usar a camisa e pronto. Ai começou a zuação geral..."ah é..então o percurso não será mais de 8km e sim de 10 milhas"..."E se a corrida é para salvar o planeta, vamos dar a volta ao planeta"...KKKKKKKKK...a gente sofre, mas tem humor...rs

Como eu havia bebido água para correr ás 08:00, a bexiga encheu e tive que voltar ao banheiro. Um horror. Uma fila enorme de mulheres que até agora não sei o que faziam lá dentro para demorar tanto. Então resolveram interditar o banheiro masculino paras as mulheres usarem também. O problema todo era que naquela altura os banheiros já não estavam tão limpos e a mulherada escolhia os banheiros. Flatando 25 minutos para a largada e numa fila gigantesca uma solta a pérola: "Ah gete me desculpe, mas necessidades fisiológicas se faz em casa e não na rua". Eu já tava num veneno só, tive que falar na boa, mas falar..."Ah, me desculpe, mas como o nome já diz NECESSIDADE...se faz em qualquer lugar quando tivermos vontade. Corredor que é corredor sabe disso"...

Quando enfim saí do banheiro, faltavam 10 minutos para a largada. Me posicionei na fita e portanto estava na sombra. Quem ficou lá atrás, estava com o sol no pino batendo na nuca. O gordinho pega de novo o microfone: "Gorducho filho da p.........." "Vem falar aqui no sol", "Tu nem deve correr por isso é que tá embassando pra dar a largada" . Nessa hora o povo começa a bater palmas para começar. E nada. "Daqui a pouco daremos a largada". Caramba a largada das 08:00 foi para às 09:00 que foi para daqui a pouco. Daqui a pouco quando? O povo revoltado começou a xingar. Uma bandeja com garrafas de água passava entre o povo...da frente...porque nem dava tempo da água chegar lá atrás e já era interceptada por corredores sedentos por líquido. Minha bexiga estava cheia de novo. Fudeu.

Eñtão, uma mulher resolveu fazer a contagem regressiva da prova. Ao contrários de todas as provas, eu estava tão desanimada a correr que até esquecí de rezar meu Pai Nosso e beijar o escapulário. 10, 9, 8, 7, 6, 5, 4, 3, 2,1..."sua puuuuuuuuuuuta"....Patrícia berrou do meu lado..."Filha da puuuuuuuuuuuuuuuta"...o povo berrava em coro largando pelo tapete vermelho.Nunca vi disso em toda a minha vida.

Minha bexiga doía tanto. A única saída era correr forte uns 2 quilômetros para o corpo soltar o líquido no suor e aliviar a bexiga. Fiz os 3 primeiros quilômetros em 13minutos e 30.

Aqui a coisa ainda tava legal....ainda....

o pior ainda estava por vir....e veio mesmo....

No entanto o sol estava tão forte, que quando desci para a areia (ah...esquecí...mudaram o percurso na hora H...seriam 8km pelo asfalto e agora 8km, sendo 4km pelo asfalto e...4 pela areia...) tudo mudou. A sensação que eu e todo mundo tinha era uma só...que forno é esse? Um bafo quente contra o nosso rosto dava a sensação de que o certo era parar por ali. Quebrei total. O povo não corria, caminhava e muitos nem isso faziam...paravam sem nenhum constrangimento. Tava muito calor. Uma sensação térmica de 41ºC.. tava todo mundo com febre....rs....

Eu conseguí pegar água em todos os postos, mas o pessoal que vinha mais atrás ficou sem água, segundo informações. Quando subi para o asfalto para terminar a prova, sentia como se tivesse corrido uma meia maratona. 39:55...que horror! Peguei a máquina, voltei para fotografar a Patrícia.



Ela chegou com hipoglicemia. Um puta calorão e ele com frio de cobertor. Me desesperei. Dale sorvete da nestlé. E nada de subir o açúcar. Depois vimos que o sorvete tinha 0% de açúcar. Que puta susto. Alguém passou mal. "Chamem a ambulância"..."Ela já tá vindo!" Porra tá vindo da onde? Ambulância não tem que tá vindo, ambulância tem que tá lá. Quanta irresponsabilidade. Enquanto isso sorvetes e mais sorvetes eram servidos. Eu tava tão nervosa.

Caiu bem o sorvetinho...
.

os sorvetinhos.....rs...."os"....


O kit até que era legalzinho...uma sacola contendo: 1 toalha de academia, um copo, um pacote  de bolacha, um litro de leite molico, 1 pote de achocolatado, uma barra de chocolate...Foi sofrível, mas deu para garantir o leitinho da criança....rs.... 

garantido oleitinho da criança....rs...

 
Mas também aproveitei tomei 3...coisa de pobre mesmo. Uma fila quilométrica se formava pra pegar o kit. Aquilo já tinha virado várzea mesmo...eu e a Patrícia furamos a fila grandão e logo pegamos o nosso kit. Um cara fazia um puta escñdaçlo pois no meio da prova jogou o número de peito fora pois com a água ele havia se desfeito. A moça não queria dar o kit para ele. Caramba, tudo bem, tinha que dar o papel, mas o cara tava suado, com a camisa da molico e com o chip no pé.. não dava pra duvidar que ele havia corrido. Depois de meia dúzia de gritos, resolveram liberar o kit pro cara

E no final ainda ouvimos uma história engraçadíssima, que eu nem vou contar agora, porque vale de exemplo para o p´roximo post....rs....mas que foi engraçado foi...

Sinceramente tô pra ver coisa tão horrível como esta prova. Totalmente desmotivadora, cujo lema, segundo minha amiga Patrícia é: SALVE O PLANETA E MATE OS SERES HUMANOS...Nunca mais....E muito me admira a Molico não fiscalizar a prova já que envolvia diretamente o seu nome...e achar que distribuição de sorvetnhos e água em garrafa na bandeja é o suficiente para nós corredores. Simplesmente lmentável!

Ainda cheguie me casa e depois dos 3 sorvetes, só d ecastigo, passei o dia inteiro no banheiro com dor de barriga. Desidratei total....

E pra terminar, agora fui olhar o meu resultado e não achei meu nome. Nem com CPF, nem com nome da equipe, nem com número de peito. Liguei lá na chiptiming e o que foi constatado depois de alguns minutos? ue eu estava na listagem masculina. Lá saí em 79º lugar e em 21º na categoria. No entanto, na feminina eu estº na categoria e 16º na geral....Eu posso com isso? Sou uma corredora transex sem saber....



quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

CORRIDA PELO PLANETA OU PELA MOLICO....DÁ LICENÇA....

Falei aqui que iria correr a prova da Molico,a corrida pelo planeta. Ok. Fiz a inscrição e a prova acontece no proximo domingo. Tava empolgada até, treinando certinho pra fazer lá os 8km pra 37 ou talvez 36 minutinhos. Até que.....resolvir ler as informações sobre a prova.

Já não gostei. Em relação ao kit, haverá 2 lugares: Guarujá e São Paulo. Pw, eles não se ligam que tem muita gente de Santos e outras cidades e que pegar o kit tanto em Sampa como no Guarujá, é meio contra mão???? Fala sério. Aí, no site tem lá...: qualquer dúvida entre em contato pelo e-mail tal...Entrei. Expliquei que eu era de Santos e perguntei se não haveria entrega de kit no dia da prova. Responderam???? Ah...tá bom que responderam. Agora tô eu aqui desesperada pra encontrar alguém que possa pegar o kit pra mim...

Não bastasse isso, vi que é "OBRIGATÓRIO" o uso da camisa do evento durante a prova. Carama, como os caras fazem isso????? Um puta calor que tá fazendo. Eu mesma só corro de short e top como a maioria das mulheres e colocar camisa pra correr???? Só me faltava essa. O pior é que tipo...as cores da molico são azul, vermelho...já tô vendo uma camisa de cor escura...Na boa...que negócio é esse de obrigar s corredores a correr com a camisa? Eu paguei pela camisa, não me venha dizer que é brinde.. Entõ nada mais justo do que eu optar se quero ou não usar a tal.

Ah, e tem punição...sim, se a gente não desfilar com a camesetinha da molico tem punição, vejam só. Voce será simplesmente desclassificado da prova, eu posso com isso???? Agora me digam a verdade, a prova será em prol do planeta ou da molico?????

na boa, eu vou correr sem a camisa e quero ver o que vai acontecer. Não vou passar calorão por conta de camisetinha da molico. tô pouco me lixando. Não vou ganhar nada  mesmo...pego o meu kit (que eu paguei) minha medalha finisher (que eu paguei) se quiser rasgo a camisa (que eu paguei) e pronto. Ah, mas não vai passar pelo pórttico... ah, quero só ver....vou estar com o número de peito e chip o que demonstra que eu sou ma atleta regular na prova....

Era só o que me faltava viu....

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011


SEJA O ROCKY BALBOA  DAS CORRIDAS



"Não importa o quanto você bate, mas sim o quanto aguenta apanhar e continuar. O quanto pode suportar e seguir em frente. É assim que se ganha". (Rocky Balboa)

É com essa frase que eu começo o post de hoje. Ontem estava assistindo ao filme do Rocky VI, que conta a história de Rocky, o lutador, já aposentado e  que decide enfrentar o campeão mundial Mason Dixon. Quase no final do filme, onde ele leva um big knock out do campeão mundial, passa um filminho na cabeça de Rocky onde se lembra de tudo que ele passou até chegar ali. E é exatamente nesse momento que o treinador fala essa frase, a qual na hora, eu tranferí para a corrida.

"Não importa o quanto você é rápido, mas sim, o quanto você aguenta continuar rápido. O quanto ocê pode suportar e seguir em frente. É assim que se ganha".

Me veio na cabeça a largada de uma prova. A gente se prepara, a gente sofre nos treinos e de repente quando ouve o fuóóó, sabe se lá por que, algo acontece e a corrida simplesmente vira um pesadelo que engole todos os nossos anseios depositados naquela corrida.

Ao meu ver, a largada é a fase mais importante da prova. É somente após a largada que você tem a noção exata de como você está, que estratégia usará....Fatoé que a largada pode levar você a vencer a prova, ou simplesmente te afundar na ânsia de querer logo concluir um resultado.

Levei anos para entender a importãncia da largada. No começo, lá atrás há mais de 10 anos, largava tranquiinha. Via aquele batalhão de gente afoita passando por mim e nem ligava. O pensamento era de que eles cansariam mais na frente e eu ali na teoria "devagar e sempre" no maiorestilo "A LEBRE E A TARTARUGA" conseguiria ultrapassá-los. Lêdo engano. De fato muitos cansavam, de fato, alguns eu até alcançava, mas na grande maioria, eu largava a mais recuperar o tempo perdido na largada.

Alguns anos depois, adotei a técnica kamikase, bastante utilizada por mim inda em situações desesperadoras...rs...Dessa vez, ao contrário da primeira, largava muito forte. Não via quase ninguém na frente, salvo o pessoalpunk mesmo...Mas depois...e aqui cabe dizer, não muito depois..quebrava e me arrastava até o final da prova, perdendo cada segundo daquele que eu havia ganho no começo. Isso porque a quantidade de ácido láctico que eu produzia na largada devido ao enorme esforço, fadigavam os meus músculos muito antes do meio da prova e então...a coisa realmente desandava.

Foi um período difíil pra mim, pois eu não entendia direito o por quê eu largava forte e fazia o mesmo tempo de quando eu largava devagar. Desanmei bastante nessa época.

Então, é aí que a frase entra: Não importa o quanto você é rápido, mas sim, o quanto voce consegue continuar sendo. Foi a partir de 2009 que comecei a treinar tiros por conselho de um amigo lá dePortugal (CarlosLopes). O técnico dele me passou uma planilha, (sim, minha planilha é européia...rs...) onde havia muitos tiros. Passei a largar razoavelmente forte e me manter na mesma velocidade até o km 6, onde eu quebrava. Assim permanecí até o meio do ano passado, onde adotei um método meu...rs...cois de doida mesmo..Eu ia até à praia. Percorria 5km bem leves e os últimos 5km muito, muito forte. Claaaaaaaaaro que no começo na volta, muitas vezes eu parava no km 3..mas voltava feliz. A coisa deu certo,pelo menos começou. A partir de então, nomo antes depois do 6km, pois consigo manter a mesma velocidade devido àlargada. Sem afobação, largo, me mantenho naquele ritmo. Esqueço o pessoal que atropela na largada. Deixo eles irem...evou no ritmo que eu achar certo.. gerlamente 4:30...depois é uma questão de administrar.

Quanto a vencer...a frase (pelo menos a minha) não quer dizer ganhar troféu, subir no pódio...mas sim vencer a si mesmo, vencer a vontade de querer parar, vencer a decepção de não fazer o tmpo desejado.

Eu já fiz 3:45 no 1º km, me peguntem se no 2km eu fiz isso? Fiz nada, fiz foi 5:10...Afobação total. Larguem com calma. Analizem se aquele é mesmo um bom dia para testar a sua força, se o clima é ideal. Não dá pra achar que a gente vai bater recorde pessoal em 38ºC de sol. Então pra que largar forte? ão dá pra achar que a retenção de líquido que a gente tem na TPM não vai nos deixar pesadas ..vai sim...Nem todas as provas, devem ser lindas. Não dá pra ser o melhor sempre e nem teria graça em ser. Mas dá pra saber largar direito e então aquela corridinha que a gente se inscreveu só pra rincar vira a maior de todas.

Veja só. Hoje eu fui para a academia. Subí na esteira e colocquei velocidade 10.5 com escala 2. Não me importava o quanto eu iria correr, se 10km ou 1km. Me importava o quanto eu suportaria ficar a,i correndo naquela velocidade. O que aconteceu? Com o tempo facilitando, acabei conseguindo fazer 45 minutos, um tempo que eu  nunca havia conseguido fazer antes nessa velocidade. Mas é uma questão de treinamento. Não adianta ficar ali na velocidade 7,5 por km como eu fazia e correr durante 1 hora e 20...e  no dia da pova querer largar a a 4:30 por km. Não dá pra sofrer só em dia de prova. Quem optar por isso corre o risco de se desistimular rapidamete já que a corrida também tem o cuinho de dar prazer e não só sofrimento....Tem que sofrer em treino. Tem que tentar aguentar no ritmo que deseja correr...´

Passados tantos anos, cá estou eu falando de largada. Como se eu já controlasse as pernas e o impulso após ouvir o fuóó...Como se eu nunca mais tivesse largado afoita e tão logo passsse pelo tapete dissesse: "Mas que bosta foi essa que eu fiz???" Como se eu conseguisse cumprir a promessa de ver alguém pasar por mim na largada e não querer ir atrás até chegar junto.  Tenho tanto pra aprender. Sou um ser em evolução...e muitas vezes, confesso, desevoluindo....rs...Tantas largadas erradas pra fazer...mas uma coisa eu digo....tem que saber resistir....no ritmo inicial ou não, tem que chegar até o final, é assim que se vence...é assim que nos vencemos...