Por que? Se não há medalhas, nem troféus; Se não tem torcida, aplausos, nem hino de vitória.. Só o silêncio. Por que então? Se não há dinheiro, nem contratos; Se não tem flashs, câmeras, nem pódio, nem glória... Talvez só uma luz. Onde estão as pistas, os campos, os estádios? Onde estão os adversários, os rivais? Onde está o tempo? E o limite, onde está o limite? JUST RUN! Porque correr é mais do que um esporte, é uma paixão"
sexta-feira, 31 de julho de 2009
sexta-feira, 24 de julho de 2009

Na boa, até eu cometo uns errinhos...tipo comer proteína antes do treino por exemplo...Pra mim é de lei... um copão de iogurte (garante a velocidade) e um sandubão de requeijão (garante a força)...Tá errado? Tá...mas...é o que eu como...rs...
Por isso, dei uma pesquisadinha, e achei umas dicas bacanas da nutricionista Mariana Braga Neves...é só conferir...
1- Por que o praticante de exercício precisa ter uma alimentação balanceada?
Porque a alimentação adequada não só oferece os nutrientes básicos e na quantidade certa ao corredor como também equilibra as necessidades energéticas, permite uma melhor recuperação no pós-treino e reduz a ação dos radicais livres. Além disto, a própria alimentação atua como recurso ergogênico, o que melhora o rendimento da atividade física.
2- Basicamente, quais são as orientações alimentares para antes da corrida?
As pessoas têm necessidades calóricas e nutricionais diferentes. Um plano alimentar individualizado é fundamental. De forma geral, pode-se dizer que as principais orientações nutricionais no pré-treino são:
* nunca praticar a atividade física em jejum;
3- É preciso fazer algum tipo de alimentação durante a corrida?
Depende do tempo da corrida. Em exercícios com até 60 minutos, pode-se usar somente a água, salvo em atividades intensas do tipo intermitente que requerem a hidratação com bebidas que forneçam carboidratos e sódio. Geralmente, promotores e organizadores de corrida de rua, disponibilizam água a cada 3 Km e é importante que o atleta faça uso deste recurso, ingerindo o líquido em pequenos goles. Se o tempo da corrida for superior a 60 minutos pode-se usar, além da água, os repositores hidroeletrolíticos que contêm eletrólitos e carboidratos. A ingestão deve ser pausada. Deve-se ainda usar, a cada meia hora, um envelope de carboidrato em gel em atividades com mais de 60 minutos de duração;
4- O que comer após a corrida?
Após a atividade, a alimentação tem um papel fundamental e deve ser feita o mais próximo possível do final do exercício, até mesmo para evitar perdas de massa magra. Deve-se dar preferência aos carboidratos com alto índice glicêmico (pão branco, mel, batata, arroz) associados às fontes de proteína (carnes magras, queijos). A quantidade indicada e se há ou não a necessidade de adicionar suplementos protéicos também varia de pessoa para pessoa. A hidratação também é importante no pós-treino. Uma dica é verificar o peso antes e após o treino e consumir pelo menos 1 litro de água para cada quilo perdido durante a atividade.
5- Quanto tempo antes da corrida e quanto depois deve ser feita a alimentação?
A alimentação pré-exercício deve ser feita de 40 a 60 minutos antes da corrida. Já a pós-treino deve ser realizada nas primeiras duas horas após a atividade. Quanto mais próximo do término do exercício for a refeição pós-treino, melhor e mais rápida será a recuperação.
6- O praticante de maratona precisa de cuidados especiais com a alimentação?
Embora cada atleta precise ter um plano nutricional personalizado, esta necessidade se torna ainda de mais relevância no praticante de maratona. A maratona é uma atividade capaz de modificar a homeostase fisiológica do atleta. Assim, para que o praticante tenha uma ingestão alimentar adequada e suficiente de carboidratos, líquidos e demais nutrientes, é preciso um planejamento criterioso. Quem pratica atividade física moderada 3 vezes por semana por exemplo, tem a possibilidade de descanso entre um e outro treino, o que facilita a recuperação do estoque de glicogênio. Já quem treina para uma prova de longa duração, precisa de uma perfeita organização das refeições pré e pós treino para que seus estoques deste combustível sejam devidamente reposto, o que repercutirá em maior rendimento e menor chance de entrar em fadiga rapidamente. Se a alimentação não fornecer a quantidade calórica adequada o atleta poderá ainda perder massa magra, o que é extremamente indesejável. Além disto, vitaminas e minerais antioxidantes devem ser usados com mais freqüência por quem quer se preparar para a maratona.
7- Quem faz a corrida para emagrecer deve ter plano alimentar diferente do que tem o praticante eutrófico?
Sim. Dependendo do tipo de treino de corrida traçado, o gasto energético pode ser alto. Este gasto com a atividade precisa ser levado em consideração na hora de estimar o que o atleta gasta de energia em um dia. O praticante de corrida que deseja emagrecer precisa ter um cardápio elaborado especificamente para esta finalidade e ser constantemente reavaliado. Isto porque, quando traçamos um plano de emagrecimento, precisamos fornecer ao praticante uma dieta que contenha menos calorias do que ele precisa. Esta é a base do emagrecimento. Toda vez que uma pessoa ingere menos calorias do que ela precisa, há o risco de perda de massa magra também. Perder 3 kg na balança não significa perder 3 kg de gordura por exemplo. Quando as reavaliações são constantes, é possível perceber com rapidez se está ou não havendo esta indesejável perda de massa magra. Para corredores que têm o emagrecimento como meta, a refeição pós- treino é de extrema importância pois visa não somente à recuperação como também evita que haja consumo da massa magra. Assim, ao escolher o valor calórico do atleta que tenha o objetivo de emagrecer, é preciso cautela para que a restrição calórica não seja severa demais, o que pode ocasionar perda de massa magra e deixar o corredor sem ânimo, resultando em falta de motivação e perda de rendimento durante o treino. Um contato entre o treinador e o nutricionista faz-se necessário para este grupo. Outros recursos como a escolha dos alimentos ricos em fibras, pobres em gorduras, de baixo índice glicêmico, os com efeito termogênico e pobres em carboidratos simples também podem ser usados para este grupo de corredores.
8- Homens e mulheres praticantes de corrida têm necessidades diferentes?
Homens e mulheres têm composições corporais, necessidades calóricas e de nutrientes diferenciadas. Em praticantes de atividade física estas diferenças precisam ser levadas em consideração. Percentuais de gordura muito baixo em mulheres podem levar a transtornos hormonais, daí a necessidade de ajustar o valor calórico de atletas que queiram iniciar a prática da corrida. Vários estudos mostram que mulheres oxidam, proporcionalmente, maior quantidade de lipídios e menor de carboidratos e proteínas quando comparadas a atletas do sexo masculino. Quando planejamos a alimentação da atleta precisamos pensar também na quantidade de carboidratos. Mulheres precisam deste nutriente por causa da liberação da serotonina que, quando baixa, pode levar a quadros de tristeza e depressão. Além disto, a anemia é uma preocupação maior quando planejamos dietas para as atletas. Assim, fontes de ferro (carnes, fígado, folhas de cor verde-escuro, leguminosas) associadas a frutas como laranja e acerola devem fazer parte do cardápio das corredoras. Mulheres, de forma geral, também têm necessidades maiores de cálcio (presente no leite e nos derivados) e também são mais propensas à retenção de líquido por causa das oscilações hormonais. Assim, alimentos salgados demais devem ser evitados e a água deve ser aumentada.
9- Que cuidados gerais precisa ter um corredor?
Corredores amadores ou profissionais precisam ter hábitos saudáveis. Assim, é importante evitar cigarros, excessos de bebidas alcoólicas e situações de estresse. O descanso constitui um dos pontos mais importantes dos programas de treinamento de um atleta. Dormir bem é fundamental para o rendimento do exercício. Como já foi dito, as necessidades nutricionais de cada um são diferenciadas e um programa alimentar adequado melhora o resultado do exercício. Atletas precisam ingerir mais alimentos com propriedades antioxidantes. Azeite de oliva, peixes, suco de uva roxa, castanha do pará, linhaça, fontes de ácido ascórbido como acerola, mamão, laranja, de potássio como banana e a água de coco ,devem fazer parte da rotina alimentar diária de um atleta.
Boas dicas né? Agora é só aplicar todos os dias...eu já viu que tô fora...rs...
quinta-feira, 23 de julho de 2009

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Eu mesma não paro. Antigamente eu sofria com cólicas e assim que descia a menstruação nem pensava em treinar...No entanto, após uma conversa com minha médica, ela mesma me disse que correr nesse período aliviaria essas cólicas terríveis. Não é que deu certo? É bem verdade que quando estou nesses dias, não consigo fazer o mesmo treino... sei lá, me sinto um pouco pesada, sonolenta... e isso tem uma explicação:
Quanto à roupa, algumas corredoras preferem usar o short mais apertado para sentir que o absorvente está mais seguro. Tanto os mais colados, quanto os mais larguinhos, podem ser usados tranqüilamente.
segunda-feira, 20 de julho de 2009

Mas uma coisa é certa...ter amigos é muito bom....e ter amigos que correm com você é mlehor ainda! Infelizmente meus melhores amigos não são adeptos à corrida. Aliás, dizem que eu sou louca quando o assunto é esse. No entanto, há cerca de 1 ano quando entrei para a equipe dos Matungos, fiz novas amizades e o melhor...todos amam correm...
É sempre muito bom partilhar momentos com corredores amigos...seja na concentração, onde a gente já faz a maior festa, seja durante o percurso, onde sempre o outro acaba te dando uma forcinha, seja no final da prova, quando suados, nos parabenizamos e já pensamos na p´roxima prova juntos. Na verdade, isso não tem preço. É uma grande família...
Não posso também deixar de falar dos leitores do meu blog. Há sempre aqueles que deixam comentários, os quais não considero menos importantes dos que apenas passam por aqui para dar uma bizoiada rápida.

Há aqueles que confesso, tenho um carinho especial: Manú, meu grande companheiro de bizarrices, sempre a postos para uma foto sensacional.. daquelesas em que só mesmo eu e ele nascemos para fazer...rs...Clayton, animadíssimo, perfeito papagaio de pirata. Não pode ver uam Câmera que já tá lá...Aninha, futura mulher do papagaio...guria gente boa pra KCT...trabalha até às 07:00 da manhã e tá lá.. prontinha pra largada das 09:00...Paty, filha do Marildo...campeã em animação... quando a gente se junta...sem comentários... baixa o espírito Cosme e Damião nas duas...rs...Carlos Lopes...ah, Carlito...tu mudaste minha vida...kkkkkkkkkk.....só ele sabe o quanto eu encho o saco dele pelo msn com esse negócio de planilha...(já cortou o cabelo??????...rs....)....
Não importa...o que importa é ter amigo, corredores ou não...apenas amigos...
sexta-feira, 17 de julho de 2009

A sede de uma antiga fazenda centenária, 50 quilômetros ao norte de Londres, ainda mantém a aura original. Um lugar paradisíaco que virou uma clínica gelada. A onda é a crioterapia: a imersão completa no máximo de frio que o ser humano pode suportar: 110ºC abaixo de zero. A fisioterapeuta responsável pelo tratamento afirma que o frio ao extremo faz o sangue circular mais depressa. Segundo ela, isso aumenta a oxigenação na corrente sanguínea. Os músculos ficam mais rígidos, a pele mais durinha e os órgãos internos funcionam melhor. Na clínica, essa terapia complementa tratamentos para depressão, problemas no fígado, dependência de álcool e drogas, perda de memória, celulite, artrites e uma infinidade de outras doenças - principalmente relacionadas à musculatura.
A panqueca fria é utilizada com freqüência por pessoas em suas casas. Para se preparar uma panqueca fria devemos molhar uma toalha em água fria e adicionar, dentro da toalha, gelo moído e dobramos em forma de uma panqueca.
Na compressa fria molhamos uma toalha em água fria e dobramos em forma de uma compressa.
A panqueca fria é mais eficiente do que a compressa fria, mas, mesmo assim, o seu efeito terapêutico, para reduzir a temperatura de um tecido, é muito limitado.
Pode ser indicada nos casos onde necessitamos de um resfriamento superficial. Esse método tem eficiência em torno de apenas 5 min, pois a partir desse momento a temperatura se eleva perdendo assim o objetivo do tratamento.
Esta técnica é muito usada nos atletas de triatlo e corredores de longa distância. De referir a atleta Vanessa Fernandes que a utiliza para prevenir lesões;
É realizado dois recipientes, um deles contendo uma mistura de gelo e águas, e o outro com água quente numa temperatura que varia de 40ºC a 45ºC.
A água quente deve ser iniciada com duração de 5 min. para promover uma vasodilatação alterando o fluxo sangüíneo de 1,6 lts para 1,71 lts. Em seguida deve ser usado o frio que provocará uma queda imediata da temperatura subcutânea e profunda.
Devemos terminar a técnica utilizando o frio com duração de 3 min. com o objetivo de resfriar os tecidos e reduzir as necessidades metabólicas dos mesmos.
quinta-feira, 16 de julho de 2009
quarta-feira, 15 de julho de 2009
Aproveitei uma caroninha do pessoal da equipe. E assim, lá fomos, eu, Gaúcho, Edson e Clayton rumo à Monga-Beach...rs...
Eis os 5 representantes da equipe Matungão...rs...Cheios de vontade e de frio, lá estávamos, animados, e pelo menos eu, Clayton e gaúcho sedentos por mais um troféu. Manú e Edson tinham uma missão um pouco mais complicada, já que sem tempo para treinar, ficaria um pouco difícil sonhar com o pódio...
SEBO NAS CANELAS
Depois de alguns minutos de atraso, lá pelas 09:35 largamos. Nada mais a fazer do que... correr... e muito. Eu já sabia que era besteira querer passar todo mundo, pelo menos todas as mulheres logo de cara. Isso porque acontecia junto com a prova de 10k, a prova de 5k, ou seja, muita gente estava forte, porque pararia nos 5k...Eu estava calma. Pela 1a vez nem senti dor de barriga. Será uma prova de que estou ficando experiente?...rs...

Quando voltava, Manú ainda ia e ao passar do meu lado solta a frase: POWER RANGERS FORÇA ANIMAL...kkkkkkkkkk...Um pouco à frente, vi um homem retornando sem chegar ao final da praça, ojnde pegaríamos a pulseira de retorno. Naquele momento eu não sabia se ele voltava porque estava cansado, mas fz questão de memorizar o número do cidadão...5.. esse era o número.

Continuei num ritmo forte, mas confortável. A intenção era a quebra do recorde pessoal... 0:46:05. Eu sentia que podia, mas o vento, apesar de fazer com que muitos corredores quebrassem e eu continuar firme e forte, não abria uma brecha para que eu desse mais do que estava dando. Era arriscado...Algumas vezes no meio de uma prova de 10k, temos que incorporar um poquinho um jogador de xadrez. Saber exatamente quando avançar é essencial para que não quebremos e que possamos derrubar o inimigo (ok.. o corredor vai...). No entanto, ao passar pela ponte e avistar o moço "gordinho" dizendo que 300m à frente seria o retorno...já sava pra saber que aquela era a hora. 600m para o final. Uma certeza eu já tinha não pegaria na geral...sabia exatamente em que colocação eu me encontrava...mas também sabia o que eu tinha que fazer para pegar em 1º na categoria: acelerar.. me esbaforir...berrar por dentro que aquela era a última reta progressiva...Pisei no tapete.. olhei no meu relógio..
SEM RECORDE, MAS FELIZ
0:46:45. Eu estava muuuuuuuuito feliz. Mais uma vez consegui estabelcer uma marca na casa dos 47, o que queria dizer que a planilha estava mesmo funcionando e que apesar de não ter conseguido quebrar o recorde pessoal, fiz um tempo execelente, principalmente pelo vento...
Troquei de roupa rapidinho...O pessoal da equipe se encontrou no Ginásio.
Eu e Manú fomos até à mesa dos troféus. Sempre faço isso. Gosto de ver o que eu posso estar prestes a ganhar ou na pior das hipóteses ...perder...o que nem de longe era a intenção. Procurei dentre todos o que seria o 1º da minha categoria... e é claro, por mais que eu não ganhasse saberia que aquele poderia ir para as minhas mãos dentro de alguns minutos...rs...
A listagem demorou a sair e a impaciência de assistir a premiação de todas as categorias dos 5k realmente estava me deixando nervosa. Aproveitei fui na feirinha que tinha ali no ginásio e comprei um negócio de colocar o numeral. Bem legal, eu nunca tinha visto. Ao invés de prender o numeral com alfinetes, o que eu acho péééssimo (ainda mais porque dias desses encontrei meu filho de 1 ano e 3 meses com um alfinete desses na boca), é uma cinta que colocamos ao redor da cintura e que abotoa diretamente nos buraquinhos do número. Muito bacana e bem baratinho.. R$ 5,00..
Finalmente a lista saiu... Um vuco, vuco...Malandra de carteirinha, eu já sabia onde ela seria colocada e me grudei na parede até o cara afixar...Proucra daqui, procura de lá. Vi que Clayton tinha ficado em 5º.. dale mulequiiiiiiiiiiiiiiiiiiii.... Manú, baixou seu tempo em mais de 8 minutos...incrível! Gaúcho, ficou em 3º na categoria quando estava esperando um 4º lugar. Edson lutou, mas como eu disse, seria difícil sem treinar...e eu ...ah, eu.. fiquei em 8º na geral e ...1º lugar na categoria...o que isso queria dizer? Que o troféuzinho bonito ia ser meu siimmmmmmmmmmm!
CARA DE PAU É POUCO...
Vcs lembram do cara que eu disse que cortou o caminho não é mesmo? Pois é. Enquanto eu e Clayton olhávamos a listagem d ecabo a rabo umas 300 vezes, eis que chega o tal para verificar seu tempo também. Eu já tinha procurado o número dele, mas não estava lá...ou seja.. foi desclassificado. No entanto, ele estava lá, o que provava que era muito desonesto, já que sabia que havia cortado o caminho e estava procurando o seu nome, com o intuito de saber de havia ou não pegado o pódio. Assim que cruzei a linha de chegada, eu tinah comentado com o Clayton e com os demais amigos da equipe sobre o cara e já que não sabíamos qual a categoria do folgado, seria bom, ficar de olho, para que nenhum deles se prejudicasse. Clayton chegou perto e o cara veio com uma conversinha de que o tempo dele foi de 39 líquido e não estava na lista. Ficou "puto da vida" e chegou ao cúmulo d eir reclamar para o organziador. Fui atrás. E enquanto ele explicava ao organizador que seu nome não estava na lista, eu atrás do cara, fazia sinal parao organizador como se dissesse para não dar bola, pois não era verdade o que ele dizia. Claro, o organizador, percebeu e o mandou ir conversar com o pessoal do chip. Após ele ter saído, falei que o vi cortando o caminho...Vamos combinar...que coisa feia meu Deus!
A partir de então.. foi uma confusão atrás da outra. Uma que dizia que a mulher que chegou na frente dela não havia chegado. O outro que correu com o chip do amigo e acabou subindo no pódio numa categoria nada a ver com a dele...o outro que queria receber troféu mesmo tendo corrido sem o chip.. uma loucura....daí o Mundo de Bob entrou em ação e eu e Manú resolvemos também entrar na moda e brigar...Ele já tinha uma medalha e queria a minha também...kkkkkkkkkkkkkkkkk.....
AGORA É HORA DE ALEGRIA....VAMOS SORRIR E CANTAR...
No meio de tanta bagunça e confusão, o primeiro a subir no pódio foi o Gaúcho... que vem diminuindo bem o seu tempo...e com 0:41:48... subiu em 3º lugar....
Depois, também subiu ao pódio Paulo, recém chegado á nossa equipe, mas que já vem fazendo bonito na casa dos 40 min...
E eis que chega a hora de uma baixinha folgada pra caramba também ter seu minuto de glória. Com 0:46:45, Luciane, 1º lugar na categoria 30-34...EEEEEEEEEEEEEEEEEE.... Detalhe...toda maquiada, já que nem deu tempo de tirar a maquiagem do dia anterior.. foi um pódio produzido...kkkkkkkkk

E para finalizar... Será, será...? Clayton...o menino voador....na casa dos 37 min...5º lugar em sua categoria mais do que difícil.....Uhu.......ai mulequiiiiiiiiiiiiiii

Nessa hora, Manú, Gaúcho e Edson foram até um bar tomar uma cervejinha para esquentar. Enquanto isso, eu e Clayton e mais meia dúzia de gatos pingados ainda estavam no ginásio. A premiação estava quase no fim, quando foi anunciado as 3 melhores equipes...e em 3º lugar...a equipe masculina MATUNGOS, PANGARÉS E AMIGOS!!!!...Uhu.......Caracas, eu olhei pro clayton, Clayton olhou pra mim.. os 2 não estavam acreditando... Manú e Edson que não subiram no pódio, iriam subir e Manú, pela 1a vez...mas kd eles???? Nos 45 do 2º tempo, eis que apontam os 3....

E assim terminou minha saga de 4 semanas, 5 corridas. O saldo foi mais do que positivo. 3 pódios..sendo que nos 2 em que fiquei fora, um foi porque uma prova foi no dia anterior ás 18:00 e a outra no dia seguinte ás 08:00 da manhã e portanto.. seria bem difícil mesmo, apesar de ter ficado sem o pódio por 34 segundos e a outra foi por não acreditar mesmo em mim, já que como era 7,5k de subida, achei que pelos tempos do ano passado ficaria há 5 minutos do pódio, quando na verdade fiquei há 59 segundos...fazer o que??? poderia me esforçar, mas não acreditei!
De toda forma, estou feliz...estreiei meu SPRINT de forma FELOMENAL...rs...O negócio agora é pisar no breque...treinar bastante porque o p´roximo desafio será só em 9 de agosto.. seguido de 16 e 30 onde participarei de uma Meia maratona, o que me levou a desistir de participar de 3 provas...Agora é priorizar treinos de velocidade, porque a brincadeira vai ser de gente grande em São Paulo.. já que correrei na categoria advogada e dá pra chegar junto sim...
quarta-feira, 8 de julho de 2009

A partir de 2001 o foco das atenções passou a ser o gramado verde que contorna a praia inteira. O Brasil descobriu que caminhar pelo maior jardim frontal de praia do planeta não é privilégio de primeiro mundo. Por incrível que pareça, esse prazer pode ser usufruído a 68 Km da capital paulista. De quebra, confere-se que os encantos de Santos vão "muito além do jardim".



segunda-feira, 6 de julho de 2009

Na hora de pegar o kit.. fui abençoada com uma camisa "M", já que tinham acabado as "P"...fala sério.. 1,52 de mulher com camisa "M" !!!! Mas, o lema era NO STRESS! Muita gente da elite estava por lá, merecendo uma ênfase Marizete Menezes que disputava o tetra e Chiquinho do Cruzeiro que lutaria pelo bi. Até queria tirar foto com Marizete, mas quando ela passou eu estava na fila do banheiro e todo mundo sabe que pra mim...rs...banheiro é sagrado...e em que pese toda admiração por Marizete...preferi o WC...

Depois do chocolate quente.. rs... 1k andando até o ônibus que leva os atletas até o térreo...rs....( quase 1 hora)...cheguei primeiro correndo....Mas isso foi porque subimos por um lado onde os ônibus não podem subir...meio ambiente sabe como é.. preservação...cobras...onças...tudo lá.. guardadinho da poluição...(exceto da poluição de alguns atletas que mesmo sabendo que ali era um local preservado, insistiram em jogar os copinhos de água no chão...) Eu entregava os meus nas mãos dos STAFFS e dizia: "Não joga no chão não amiguinho...arruma um saco...." Se arrumaram ou não.. aí já é outra história, eu fiz a minha parte...

Bom...aqui se foi a 4a corrida seguida....e a minha jornada, felizmente termina na semana que vem, com a 3a etapa do Circuito Mongaguá de Corridas...na boa...do dia 20 de junho até dia 12 de julho (menos de 1 mês), correr 5 provas....ngm merece!.. aliás por favor, independente da minha moral ou não... não repitam o que eu fiz!