quarta-feira, 28 de abril de 2010

ANALISANDO FRIAMENTE A COISA...



Bom, primeiramente tenho que fazer algumas considerações sobre a prova e o post anterior. Meu marido reclamou comigo e com toda a razão. E logo eu, que vivo enchendo o saco dele para treinar, apenas mencionei que ele havia levantado cheio de preguiça e pronto. Nem uma fotinho, nem uma linha sobre a sua superação na prova...coisa feia!




Não sei não, mas acho que essa cara me diz que ele não está com tanta vontade de corrrer....rs...


Na boa, devo dizer que me surpreendi mesmo com ele. A última prova que ele participou, eu nem lembro mais...Este ano não correu nenhuma prova, e digo mais, treinou 3 dias para esta...E treinou é ser bem boazinha, pois corria uns 6km e pronto. Correr 10k no sol que estava...foi heroísmo da parte dele.


Tá vendo...ele não só sabe fazer cara de quem não quer correr, ele também sabe colocar o chip....kkkkkkkkkkk..numa moleeeeeza.....

E querem saber mais? Lembram daquele sonho que eu tive dos 0:58:52? Se eu não tivesse acordado e contado pra ele, nem meu marido acreditaria, mas o fato é que, foi exatamente o tempo bruto que tanto ele, quanto Manú fizeram na prova...Será que já posso abrir minha tendinha e ganhar uns trocados? Rs....Depois, o cara ainda teve pique pra sair de lá e ir direto para o jogo do Santos...aff....Me prometeu que para a 2ª etapa, a coisa vai ser diferente...treinar direitinho, melhor, com mais disposição e melhorar esse tempo aí, que um dia, não muito distante, já foi de 50 minutinhos....rs...

PRONTO BONITÃO...O POVO JÁ TÁ SABENDO QUE VOCÊ CORREU E NÃO FEZ FEIO NÃO....rs...

Feitas essas observações, chega a hora de eu analisar, agora, mais calmamente e passada toda a euforia, o que eu acertei e o que tenho que mudar para a 2ª etapa do Campeonato que já acontece agora, dia 30 de maio.

Acredito que muito embora eu achasse que 0:48:34 fosse um tempo bom, levando em conta a minha volta de uma lesão, poderia ter sido melhor. E quando digo melhor, entende-se, melhor mesmo... A desculpa em relação ao sol forte poderia ser afastada com tranquilidade, já que diariamente treino no sol e portanto....era um dia comum.

O que percebi e aliás percebo há muito tempo é sempre a mesma coisa: O k6 é assustador! Parece uma coisa...é ver a placa do 6 se aproximanado e ver o rendimento caindo...Consegui manter o ritmo de 4.3 por quilômetro somente até o km 5, depois, pulei para 4.5, até terminar em 5. Isso fez uma grande diferença no final.

Tenho que treinar mais a força. Isso é óbvio. EU tenho a velocidade, mas não por muito tempo. É previsível quando ela vai acabar....km 6....e isso não é legal, porque mesmo que eu tenha força para ir um pouco além, estar acostumada a ver o meu rendimento caindo nesse quilômetro já me afeta psicologicamente.

No início do ano passado, meu tempo era exatamente esse: 048:30...Após seguir uma planilha, onde priorizava a velocidade, consegui chegar nos 0:46:15, terminando o ano com 0:45:50...Eu já conseguí, mas o que aconteceu? Lesão. E aconteceu por um único motivo...muito esforço para um esqueleto fraco. MUSCULAÇÃO!!!!! Eu to adiando, mas amanhã mesmo irei para a academia. Chega. Quero ver se muda alguma coisa, não é possível....

Acho até que larguei bem, diferente das outras provas, onde largo pra 4.0 e terminava pra 46 alto. Era um contrasenso se matar tanto e chegar com um tempo 4.40....Acho que a fórmula é sair para 4.3 como eu fiz dessa vez, mas....tentar continuar manter esse ritmo e não enfraquecer depois do k6...Isso tem que acabar. Já ta decidido. Dessa forma, consigo meu objetivo que é os 45 minutos....não é querer muito vai....

Vamos à verdade. Não é porque você sobe no pódio que você é a melhor. Nada disso. Aliás, nunca achei isso mesmo. Naquele domingo talvez eu tivesse dado sorte, ou de repente o sol judiou das meninas. Campeonato é uma caixinha de surpresa. Hoje você está bem, amanhã, a sua concorrente está melhor...e assim vai. Eu tenho que tentar me manter bem....Tenho pouco tempo para mudar ...mas a intenção é que na prova do dia 30, eu deva estar fazendo pelo menos 1 minuto abaixo do tempo., ou seja, 0:47:30...sendo assim....hora de treinar pra valer!

2 comentários:

Unknown disse...

Gostei muito da sua análise
Vamos esperar a próxima corrida.
Te amo.

Anônimo disse...

Também gostei da análise pós-prova.
O difícil é conseguir por em prática, né? rs Mas sabendo que vc treina duro, tenho certeza que os resultados virão.

Parabéns pro maridão tb.

Eu ficaria muito contente com os 48'34", mas é pq (ainda) estou na categoria Pangaré Senior. E tb acho que musculação ajuda muito. Projeto para o 2o. semestre!

Bons treinos,
Shigueo