quinta-feira, 14 de outubro de 2010

INSPIRE, EXPIRE....OU VICE VERSA...




Eu respiro pela boca. Não adianta. Podem me falar o que for, mas não dá pra eu fazer aquele esqueminha... inspire,expire...Comgo é só expire, expire, expire...


Ontem fui trienar na praia. Quando estava lá pelo km 8 ou 9, passei por um senhor que estava vendo uma partida de futebl na areia. Assim que passei do seu lado, ele disse: "Respire peo nariza.... solte pela boca". Não sei se realmente ele sabia que isso era melhor, ou simplesmente repetiu o que todo mundo fala em qualquer aula de ioga...rs...


Mas na boa, o que é melhor? Respirar pelo nariz, pela boca, tudo ao mesmo tempo agora????


Muitos corredores que iniciam treinamentos ou mesmo já correm há algum tempo tem dúvidas quanto a maneira certa de se respirar durante a corrida.

Certo é que cada um fala uma coisa. O bacana é que existem algumas dicas, pois realmente a forma de respirar pode ajudar em seu rendimento.

As principais dúvidas são: se o correto seria respirar rápido ou profundo e se podemos utilizar a boca e não respirar só pelo nariz.

As duas questões estão diretamente relacionadas à explicação que daremos agora.

Quando respiramos não trocamos todo o ar, ao expirar e inspirar ficamos com um resíduo do ar já usado que chamamos de espaço morto, que seria da cavidade oral e nasal até os brônquios, passando pelas vias respiratórias, então por exemplo, se respirarmos rápido trocando 1 litro de ar a cada inspiração e expiração e se nosso espaço morto tivesse 500ml, estaríamos renovando nosso ar em apenas 500ml, porém se respirarmos profundo trocando 2 litros a cada respirada, nosso espaço morto continuaria com 500ml e conseguiríamos renovar 1,5 litro do ar, melhorando a eficiência da nossa respiração e aumentando a quantidade de oxigênio nos pulmões. Como nosso objetivo é aumentar o volume que respiramos para trocarmos mais gás carbônico por oxigênio, temos que usar todos nossos recursos.


Assim sendo, podemos respirar tanto pela boca como pelo nariz, contudo sabemos que ao inspirarmos (puxar o ar) pelo nariz, o ar é filtrado e aquecido, portanto ele deve ser priorizado, principalmente em regiões poluídas ou com temperaturas baixas e a inspiração pela boca deve apenas ser um complemento do nariz.

Portanto é melhor que se respire profundo e utilizando todas as alternativas, para isso os atletas, às vezes, respiram por etapa inspirando e expirando em 2 ou 3 tempos.

Mas apesar dessas dicas, a respiração pode trazer muito mais informações para seu treinamento ajudando a melhorar seu rendimento, pois sabemos que quando a respiração está muito calma, confortável ou fora de controle, são grandes indicativos de esforço, podendo inclusive fazer seu treino cumprir o objetivo com mais exatidão.

Pergunte para seu professor como pode se auto conhecer através da respiração, com certeza, ele como profissional, lhe dará grandes e preciosas dicas.

4 comentários:

Leonardo Nista disse...

Oi Luciane!

Eu tambem ficava com essa duvida na cabeça, como respirar!?

Eu tenho feito da seguinte maneira, inspiro 3 passos e expiro 3 passos.

Isso tem me dado um bom gas para correr tranquilamente, inclusive em subidas.

Parabens pelo blog!!

Leonardo Nista
www.corroporcorrer.com.br
@leonista

Leonardo Nista disse...

Oi Luciane!

Eu tambem ficava com essa duvida na cabeça, como respirar!?

Eu tenho feito da seguinte maneira, inspiro 3 passos e expiro 3 passos.

Isso tem me dado um bom gas para correr tranquilamente, inclusive em subidas.

Parabens pelo blog!!

Leonardo Nista
www.corroporcorrer.com.br
@leonista

joaquim adelino disse...

Olá Luciane
Gostei de ler o seu esclarecimento sobre a respiração, mas fiquei sem saber como é que você faz, eu não tenho opinião e deixo que a mente determine como fazer, não gosto de forçar e controlar uma das soluções, acho que é péssimo e parece que estamos a contrariar o que deve ser natural.
Quem corre com muita intensidade não consegue ter fluxo suficiente de ar se apenas respirar pelo nariz e é por isso que não existe um padrão único na nossa mente já que o organismo socorre-se de todos os meios para obter aquilo que necessita para se alimentar.
Um beijinho do Pára e de Portugal.

Katryny disse...

Vim conhecer seu blog... Parabéns!!!
E obrigada pela visitinha :)

Essa coisa da respiração para mim é super complicada, tenho desvio de septo e morro de medo da cirurgia... então desde que me entendo por gente respirar só pela boca. Um dia eu tomo coragem rs.

Beijo