domingo, 1 de janeiro de 2012


É MESMO APAIXONANTE...

Ano novo. Tudo novo. E ao invés e iniciar com um post falando sobre treino, sobre objetivos, vou falar da beleza da corrida.

Ontem, ao ver a prova da São Silvestre, tive a certeza de que não me apaixonei pela corrida à toa. É engraçado. Muitas vezes já falei sobre isso aqui. Começamos a correr por diversos motivos diferentes: para perder peso, porque o médico deu o alerta, porque paramos de fumar e queremos algo que substitua...enfim..são tantos motivos que nos levam a correr, porém só um nos leva a continuar: o amor ao esporte.

Inicialmente a gente começa a correr, alcança o objetivo seja qual for, aí já viramos médicos. Sabemos tudo de lesões e de curandeirismo...rs. Compramos revistas especializadas. Falamos como peritos. Depois, colecionamos tênis. Esse pra correr na chuva, esse é pra treinos, esse aqui é pra dias de prova, e tem esse aqui que é pra aventura...ah, e esse aqui que ....rsrsrsrs...diz que não é assim?

E então...eis que alçamos vôos ainda maiores. Passamos a observar a beleza da corrida. O pace, o ritmo, a força, a postura, a fisiologia e biomecânica da coisa. E é justamente desse estágio que o post de hoje fala, obviamente sem entrar em detalhes...


E ontem, sentadinha assistindo a prova da São Silvestre vi a beleza da fisiologia e biomecãnica da corrida. Quando olhei Nadia Ejjafini (na foto acima número 22), atleta da Itália ,cujo tempo foi de 51:19, ficando na 4a colocação), com aquela passada forte, concentrada, sem que os ombros sequer descem qualquer tipo de dançada, eu pensei: "Caramba!". Fiquei observando a atleta até esquecendo propriamente da competição, maravilhada com a beleza dos movimentos. Inclusive me lembrei de um episódio justamente com essa atleta, salvo engano na Meia Maratona do Rio, onde ela e outra atleta trombaram, ela, simplesmente se levantou, continuou e foi ao pódio.  A corrida é bonita minha gente...a corrida é linda!

Depois, aquela competição maravilhosa entre a etíopeYimer Wude Ayalew (Etiópia) – 48.52 e a queniana, que levou a melhor Priscah Jeptoo (Quênia) – 48:48. O Que foi aquilo? Juro que estava torcendo para a baixinha, etíope, não por eu também ser desprovida de altura, mas pela garra, pelos movimentos precisos, passadas perfeitas, ritmo contínuo e uma certeza de que morreria a qualquer momento, porém jamais desistiria. E de fato não o fez, perdendo a disputa por apenas 4 segundos. E o que foram 4 segundos perto da maravilha de prova que nos proporcionou? Nem me empolguei com a quebra de recorde da queniana, que ao meu ver foi bem menos bonita do que a técnica da etíope. 

E os homens? Como diria minha amiga Patrícia: "Verdadeiros thundercats"... Passadas largas, precisas. Que maravilha!  


Tariku Bekele ganhou debaixo de muita chuva / Foto: AE


E Bekele que na minha opinião (aliás sem nenhum fundamento, diga-se de passagem), nem tinha lá o melhor esteriótipo da prova, posto a magreza exagerada dos quenianos, abre vantagem de forma esplendorosa. O que dizer da musculatura quando corremos? É impossível não achar beleza nesse esporte. E se nos outros anos eu queria a todo empo saber qual o ritmo de Marílson, quais brasileiros estavam bem, nesse ano, me surpeendí foi com os movimentos, com a firmeza dos passos, da determinação. Eu sou simplesmente fascinada por essas coisas.
 
Lembro de uma foto minha, aliás, a que eu fiz meu melhor tempo nos 5km...com 0:22:11...no ano passado...
 


É um tempo que muitos podem achar ruim, porém quando vejo a foto, acho tão bonita. Estou totalmente erguida, movimentos dos braços certinho, passada reta, olhar concentrado. Mas o pé direito pisou errado quando tocou o chão...Dá pra perceber...ele vem pisando no centro, ao passo que deveria entrar com a parte de trás...enfim... É disso que falo quando digo que corrida é fascinante. Vai além de simplesmente correr. Duvido que eu repetiria uma foto assim...rsrs..mas isso a gente vê no dia 26 de janeiro...rsrs...

Fato é que a corrida definitivamente é mesmo apaixonante. Tantos detalhes, tantas nuances e todos nos levam a uma só conclusão: é a melhor coisa do mundo!

FELIZ 2012 GALERA!


3 comentários:

Sergio disse...

Luciane,
também me empolgo com a fisiologia da corrida. Acho bonito demais. Só acho que, na sua foto, a postura está perfeita. Hoje se recomenda tocar primeiro com o meio do pé, não com o calcanhar. É assim que pisamos quando corremos descalços, nosso corpo sabe das coisas! Tem tiversos artigos defendendo isso na gringolândia.
abraço e um Feliz 2012,
Sergio
corredorfeliz.blogspot.com

Oscar Cantini disse...

Eu gostaria muito de poder sair de casa e correr todos os dias, sem compromissos a cumprir. Mas não é bem assim que a vida funciona, não é mesmo? A gente tem que correr atrás de nossos sonhos, nossas metas e objetivos. Aliás... correr também deve ser uma figura metafórica, em todas as nossas vidas. Quem mais corre, mais longe chega e mais rápido. Parabéns pelo belíssimo blog!

Nadais disse...

cara luciane,
também fico reparando na "mecãnica" de atletas de ponta (e os não de ponta também...)
aprendemos muito.
feliz 2012 para ti e familia.
valeu!
nadais