terça-feira, 4 de setembro de 2012



 
KINÉSIO TAPING...VOCÊ SABE O QUE É ISSO?

Muita gente já viu, quer no pessoal correndo, quer nos esportistas de qualquer modalidade. Nas olimpíadas eu ví bastante. No entanto muita gente ainda não sabe o que é. Eu cheguei a falar sobre ele há uns dois anos atrás aqui no blog e hoje, como ví novamente um corredor utilizando, achei bacan voltar ao assunto. Estou falando do Kinesio taping, umas tirinhas esquisitas de várias cores aplicadas também em várias partes do corpo. Lembro bem da primeira vez que ví isso num corredor na praia...rsrs...Achei esquisito e a curiosidade me fez perguntar a ele o que era aquilo.





Então me explicou que as tais fitinhas feinhas e estranhas eram bandagens elásticas que se chamavam Kinésio Taping. E eu continuei lá com minha manhã investigativa: "mas pra quê serve isso?
Ainda, muito simpático ele disse que conheceu as bandagens há algum tempo quando jogava volei.  Elas servem para reduzir edemas , reduzem a dor de lesões musculares, recondiociona a tensão anormal do músculo, ou fortalece o músculo que está enfarquecido,melhora a circulação sanguínea e linfática (ebaaa, eu acertei de certo modo...rs...), tem função de reposição de subluxação da articulação...uma loucura essas coisinhas feias....

Isto ocorre porque a dor causada pela pressão exercida nos receptores, sensoriais e neurológicos, é aliviada através das ondulações que a bandagem promove, elevando a pele. Melhorando desta forma a circulação sanguínea e permitindo que o sistema linfático flua mais livremente.
No caso dele, ele vinha de treinos muito duros e estava com algumas dores musculares nas pernas que estariam prejudicando também a lombar. usava as bandagens para aliviar as dores e ativar a circulação sanguínea. uau.
Ficamos lá conversando mais alguns minutinhos, ele me disse que não era daqui (de fato nunca o ví por aqui mesmo), era de Àguas de Lindóia e que estava treinando e descansando um pouco pois iria.. tipo assim... pra Conhade...eu posso com isso? Aquela competição bizonha na Àfrica que consiste em mais de 80km num sobe e desce do caramba e que tem que ser feita em 12 horas senão, não ganha medalha...Pra mim, é a garagalhada do Diabo isso...dá licença...Então, ele tava aqui todo enrolado descansando...rs...
Mas eu não contente e interessada no assunto, fui logo pesquisar mais sobre  elas e achei um pouco mais na webrun...
A terapia através das bandagens elásticas é feita a partir de faixas elásticas adesivas, com o objetivo de dar apoio ou suporte externo aos músculos, sem limitar a ação dos mesmos. Através dela conseguimos relaxar uma musculatura tensa, conseguimos também tencionar uma musculatura relaxada e diminuir a dor através da reposição de uma articulação.O método não consiste em simplesmente "aplicar" as bandagens.



Para aplicar é necessário fazer um trabalho em conjunto (terapeuta e atleta) para iniciar corretamente o tratamento mais adequado. Em atletas de corrida, por exemplo, o uso das bandagens elásticas é de muita importância principalmente após os treinos. Isto porque, as bandagens aplicadas corretamente servem para relaxar os músculos do membro inferior.Além disso, também é possível usar a bandagem para aplicar uma técnica de dilatação nasal que melhorar a respiração durante a corrida, além de outras funções que varia de acordo com a necessidade pessoal de cada atleta.
 
Vale lembrar que o atleta pode competir e treinar com a bandagem aplicada no corpo. Ela consegue ter aderência e eficácia por até quatro dias e não é necessário remove-la para tomar banho. As fitas também não possuem nenhuma substância química, ao contrário de algumas bandagens já conhecidas no Brasil. A eficácia do Kinésio Taping está na forma como é colocada.

Felizmente o atleta estava correndo com a bandagem na cor preta, o que já era bizarro demais, mas diversos atletas já apareceram com outras cores....o jogador de futebol David Beckham apareceu com uma bandagem rosa durante um treino. As cores não influenciam no tratamento, tipo cada cor trata de uma coisa.. nada disso.. Podemos encontrar as bandagens em várias cores, mas é uma questão de gosto mesmo. Porém, para os orientais, por causa da cromoterapia, cada pessoa deve usar um tipo de cor específica.
 
Quanto ao preço, andei dando umas bizoiadas e gira em torno de R$ 55,00 a R$ 70,00...e é mais fácil de encontrar do que se imagina... Usar mesmo, eu duvido que eu vá, porque de fato não gostei do visual...rs...estranho mesmo, mas de toda forma, foi mais um aprendizado....


fonte: webrun e o mocinho de Lindóia

Um comentário:

ivana. disse...

Por aqui está sendo bem comum ver pela rua ... Beijo, muito bem explicado.