segunda-feira, 12 de novembro de 2012

 
LAVA LAVA...TÁ NOVINHO
 

Eles são nossos melhores amigos na hora da corrida. Merecem todo carinho e cuidado. Nosso xodó. Não tô falando do dog não, tô falando dos nossos queridos e amados tênis.
 
Pois bem. Foi só eu colocar um post no face dizendo que lavo meu tênis na máquina de lavar, para levantar uma polêmica. Pode isso, Arnaldo?
 
Vejam bem...Eu sempre fiz isso. Com todos os meus tênis e vou além...sempre ficaram, macios, fofinhos e cheirosos....rsrsrrss. Porém, todavia, entretanto, é sempre bom falarmos politicamente corretos, certo? Bora lá...
 
Como lavar seus tênis

Toda lavagem desgasta de alguma forma o tênis. Só leve-o para o tanque (ou mande para a lavanderia) quando for realmente necessário

Se a idéia é conservar o tênis, você deve lavá-lo manualmente. Na máquina, apenas com uma bolsa especial. Eu não uso, mas, o correto é usar....rsrsrs....E cá estamos novamente diante da frase: "Faça o que eu falo e não faça o que eu faço"....rsrsrrsrsrSiga este passo-a-passo:


1. Retire o cadarço e a palmilha e reserve.


2. Em um tanque com água corrente, passe o tênis na água.

3. Com uma escovinha de cerdas macias, raspe um pouco de sabão de coco em barra e esfregue delicadamente no tênis, ensaboando-o.


4. Enxágue e repita a operação.


5. Faça o mesmo com a palmilha e os cadarços.

6. Aperte o calçado com as mãos para retirar o excesso de água e coloque-o encostado em uma parede, para deixar a água escorrer.


7. Espere 10 minutos e aperte mais um pouco (para tirar o restante de água).


8. Pegue uma toalha de rosto velha e seque o tênis por dentro e por fora. Assim, ele fica apenas úmido, facilitando a secagem.


9. Coloque-o em uma área ventilada e à sombra para completar a secagem. Deixe o tênis na horizontal e não o pendure no varal.
* Atenção – Jamais use água sanitária e/ou alvejantes ou deixe o tênis de molho.

ELES LIMPAM

Se quiser fugir do estrega-esfrega, entregue seu tênis para uma lavanderia especializada como a  5àSec. O processo tem início com uma pré-lavagem com produtos líquidos neutros, seguida de lavagem com água e então secagem (na horizontal, em local fresco e à sombra). São usados ainda produtos bactericidas e fungicidas. Cada lavagem custa a partir de 13 reais.

Bom....eu lavo o meus queridos há anos na máquina de lavar e nunca tive qualquer prejuízo, mas mesmo assim....fica a dica....

A propósito, bora responder a enquete aí do lado?

9 comentários:

Unknown disse...

Olá, nossa a galera acha estranho isso ???

Depois que minha esposa e eu aprendemos isso, nossos parceiros de corrida caem com cadarço e tudo na maquina.

Forte Abraço

Léo

www.pisandoporai.blogspot.com

Silvio disse...

Legal a dica, já lavei na mão e na máquina também, e não tive problemas, claro que sempre tomando os devidos cuidados. Agora vou te dar uma dica também, a letra azul no fundo preto ficou de difícil leitura, incomoda bastante. Procure cores que deem menos contraste, e tornem a leitura mais agradável, nesse ponto recomendo ser mesmo tradicional: letra preta no fundo branco. Abraço.

ivana. disse...

Os meus sempre lavo à mão, deixo de molho um pouquinho, retiro a palmilha, dou uma esfregada, os cadarços, também ... retiro da água, enxáguo e depois deixo secar à sombra ... Beijo, boas dicas.

Ana Maria disse...

Eu lavo com sabão comum e escova somente... e fica bom hein!

Jorge Cerqueira disse...

Po Lu se eu entregar os meus mais de 20 pares para a 5SEC lavar to ferrado é melhor eu continuar no esfrega esfrega no tanque...kkkk...É realmente todos dizem que nao podem colocar o tenis na maquina eu nunca fiz isso mas se vc faz e gosta manda ver...Mudou a aparencia do blog ficou bacana, estou pensando em mudar tambem o meu, mas fico com medo de mudar alguma coisa e nao dar certo...

Bons treinos,

Jorge Cerqueira
www.jmaratona.com

DricaPeixoto disse...

Eu também lavo e já testei lavadora, tanque e hoje em dia utilizo uma lavanderia.
Mas como não transpiro muito e 99% dos meus treinos ousão no asfalto ou na esteira, foram raras as vezes que precisei lavá-los.

não é para lavar não? É para ficar fedido? Gente doida! rsrs

Unknown disse...

Drica Peixoto...to rindo muito com vc..."É pra ficar fedido?"...foi demais!!!!

Mas pela enquete ai do lado...estou vendo que sou a maioria....o povo anda lavando mesmo na máquina d elavar....uepaa!

runnerhostil42 disse...

Rapaz... Questão cruel essa aí!
Eu só lavo em vésperas de provas onde quero estar parecendo 100% novo, já que não devemos estrear produtos nas mesmas. Mas lavo somente solado com água e sabão em pó. Passo uma escova de dente velha e úmida, com um pouco de sabão comum mesmo na parte de cima. Sou meio fresco, evito terrenos com lama ou areia de construção, logo, acho que lavo meus dois pares pouco menos que uma vez por mês em média. Quando vi seus Asics na máquina quase tive um ataque!

Mayumi disse...

Ah, eu lavo os meus tb, mas na mão. Comprei um produto que tira mesmo as manchinhas que aparecem. As solas ficam bem branquinhas. Mas, uma vez, pisei no cocô de um mendigo, pelamordedeus! Lavei 3 vezes e o cheiro não saía. daí, levei-os para uma lavanderia e pedi para lavar. A mulher olhou, olhou e disse: Mas estão limpos! Rsrsrsrs. Eu disse, sim, mesmo assim, quero que lave e desinfete! Vieram com cheirinho de sapato Melissa! Foi a melhor coisa que fiz! Rsrsrs.