terça-feira, 20 de novembro de 2007


TODO CORREDOR JÁ É UM VENCEDOR....E PROVEM O CONTRÁRIO....
Estava andando pela rua, quando encontrei um velho amigo, daqueles que vc conhece lá no colegial há não sei quantos anos, mas que desde daquela época já sabia do meuamor pela corrida. Indaguei-o sobre como estava indo nas competições e fui surpreendida com a resposta que me foi dada: Ah, desisti, eu quase sempre era o último a chegar. Em meio a gargalhadas chegou a me confidenciou ter medo de competir. Então, voltei pra casa pensando: Ué, mas será mesmo que para ser um campeão, um vencedor, eu preciso sempre estar no pelotão de elite ou mesmo chegar entre os melhores?
Um segundo depois, eu já tinha a resposta para mim mesma. É claro que não. É inegável que isso já faz parte de nossa cultura. Quem nunca disse ou ouviu dizer: O primeiro lugar foi de fulano de tal e o segundo.. ah, quem foi mesmo que ganhou em segundo??
Um vencedor tanto pode ser aquele que chega em primeiro como aquele que chega em último e vamos combinar que muitas vezes o esforço de quem chega em último foi infinitamente maior do que ao daquele atleta soridente em cima do pódio coroado com flores.
Um vencedor também é aquele que supera uma dificuldade, durante a prova. Eu mesma já treinei chorando com dores no joelho, o que não deixa de ser uma superação, uma grande vitória.
Lembro bem quando comecei a correr. Participei d euma corrida de 10km que fazia parte do Circuito Metropilitano de Santos. Estava ansiosa, mas sabia que não tinha treinado o suficiente. E lá fui eu. Quando cheguei na altura do km 8,5, avistei um senhor, emparelhamos e a minha curiosidade de iniciante me fez perguntar a sua idade. E sem esboçar nem um pingo de cansaço, o velhinho me respondeu: Setenta e duas primaveras, minha filha!!! E lá s efoi o velhinho, o qual somente consegui ultrapassar faltando menos de 1 quilômetro para o fim da prova. Poderia chamar esse episódio de vergonhoso, já que uma menina de 20 anos custopu a passar um senhor de 72? Que nada...isso me impressionou d etal forma, que dali em diante treinei ais e mais e hoje, encontro o mesmo senhor nas provas, mas já nos despedios na largada, uma vez que melhorei um pouquinho e já consigo chegar em sua frente..rs...
O ambiente esportivo está repleto de histórias de pessoas assim, basta lembrarmos dos Jogos Parapan Rio 2007. Uma demonstração de força de vontade, obstinação, luta e superação de fracassos ao longo da caminhada, sem esmorecer, até atingir seus objetivos e beijar a medalha de 3º lugar como se fosse a de 1º.. E estar numa competição já é uma vitória. Terminar seja em primeiro ou em último lugar, não faz diferença.
Aquele atleta anônimo que pratica a corrida, sem a preocupação de participar de uma prova, sem a preocupação de diminuir sua marca, ele é um vencedor? Sim, ele também é um vencedor, pelo simples fato de fazer algo que gosta, com disciplina, prazer e objetivo, dia após dia, pensando sempre em melhorar sua condição física, sua saúde, sua qualidade de vida, suas habilidades técnicas.
Nós, corredores estamos sempre procurando melhorar as nossas marcas, sempre à procura do aprimoramento físico e técnico. Contudo, nem sempre conseguimos nosso intento e, mesmo quando conseguimos, muitas vezes, alguém está num dia melor do que o nosso e abocanha algumas posições na frente. Isto faz parte da vida do atleta, seja ele profissional ou amador. O importante é saber lidar com estas questões, ganhar versus perder, melhorar versus piorar, e saber que existe sempre uma próxima competição, uma próxima corrida, uma outra oportunidade para se testar, se avaliar. Sem esquecer que existe uma programação de treinamento a ser cumprida para um evento seguinte que é uma nova chance para rever suas metas, reavaliar seus objetivos, aprender mais sobre você e os outros competidores e partir para novas conquistas: melhorar o tempo, melhorar a posição, melhorar para você, porque no final das contas, a medalha de participação sempre estará pendurada na parede, comprovando que voc~e é sim, um grande vencedor!!!!!

Nenhum comentário: