terça-feira, 24 de março de 2009

SEMANA TESTE-RUNNING...


Olá pessoas!!!!! Na semana que passou fiz várias coisas diferentes no meu treino. A intenção era testar novos métodos e saber se dá ou não resultado. Pois bem...Gostei do que eu vi...na verdade do que senti...
Comecemos pela corrida mesmo. Geralmente meus treinos são 4x1, ou seja, 4 dias corridos e um de descanso, sendo que os 2 primeiros são de 10km em ritmo regular, o 3º longo e o 4º de 10k/12k em ritmo de prova. Optei por um treino não mais light, porém mais eficaz na minha singela opinião. 3x1... O 1º e 2º dias fiz um treino forte, em ritmo de prova e o 3º mais solto, e não tão longo. No descanso me senti melhor, e quando voltei para treinar, no 5º dia, fiz 10k em ritmo tranquilo. Achei que tal mudança, deixou meus músculos mais soltos, já que mudar os ritmos de prova para os primeiros treinos, já me deixava descansada para o dia de descanso..rs...Achei que funcionou melhor até na questão d emelhora de tempo, já que em apenas 1 semana, consegui fazer os 5k em 26:02, quando geralmente era feito em 28:15...Conclusão... TOTALMENTE APROVADO.
Lendo a Revista Runner´s World, observei uma matéria sobre absdominais específicos para corredores. Eu sempre fiz abdominais, mas confesso que eram aqueles com efeitos somente estéticos. Resolvi aderir a uma nova série. Optei por três legais: a posição super-homem, a posição de ponte e a posição em que levantamos uma perna alternada com um braço. Devo dizer mulherada: a coisa funciona mesmo...Senti a parte do abdomen totalmente endurecida. Chegou a aparecer alguns gominhos...Eu nunca tive gominhos e aqui tenho que dizer... nunca senti inveja dos gominhos da Graciane Barbosa...rs..mas quando os vi em mim, achei o máximo. Na verdade muito mais do que bonitos, achei que o abdome enrijecido me ajudou bastante na corrida. Talvez esses menutos que fiz abaixo do tempo, tenha mesmo sido por conta dos exercícios. E olha que nem gastei muito tempo com eles não, já que fiz 3 séries de cada um deles. Senti também os glúteos bem mais rígidos e menos dores lombares...Conclusão: TOTALMENTE APROVADO.
Por último, resolvi mudar o meu café da manhã, visando provas longas. Geralmente como uma banana e tomo um copo de iogurte. 5 minutos antes do treino, bebo 2 copos de água. Mudei. 30 minutos antes de treinar, tomo 1 copo de Carboidrato sabor mamão com laranja, mais duas fatias de pão de forma com requeijão e 1 barra de cereais. Ao invés de 2 copos de água, tomo 1. Aqui a resposta é simples, tentei tomar os 2, mas como já tinha tomado 1 copo de carboidrato, fiquei com vontade de ir ao banheiro e tive que voltar da esquina de casa...rs...Achei que a mudança me ajudou bastante, já que durante o treino me senti mais forte, talvez pelo carboidrato, não senti fome durante os longos e minha recuperação muscular também foi mais rápida. Já dá para eu fazer esta mudança em dias de provas, até porque a testei por 1 semana. Conclusão: TOTALMENTE APROVADO.

Como deu para perceber, às vezes é bacana dar uma mudadinha...já que podemos obter melhores resultados nos treinos...eu consegui....

4 comentários:

tutta disse...

Oi Lucy,
Eu também mudei um poucos os meus treinos. No ano passado eu costumava treinar 6 dias por semana por 1 de descanso. Conclusão: antes do final do ano eu já estava totalmente esgotado e o tempos nas provas só foi caindo.
Este ano conversando com meu treinador, pedi pra ele dois dias de descanso por semana (normalmente quarta e sábado) e até agora está tudo perfeito. Conclusão: menos cansaço e mais ânimo para os treinos.
Mudar às vezes além de bom, é necessário para obter melhores resultados.
Bjinhus paranaenses pra ti.

...tutta...
ubiratã-pr.
www.correndocorridas.blogspot.com

joaquim adelino disse...

Olá Lucianie.
Se está a dar certo é para continuar.
Eu só treino à tarde, um pouco antes do jantar.
Não dá para levantar cedo e ir correr. O coração está muito lento e o choque é muito violento.
Você trata-se bem antes das corridas, eu não consigo.
Um abraço.

simplifique disse...

Tb fiz os exercícios e tive a mesma conclusão q vc. São eficazes, práticos e são feitos em pouco tempo.

Jorge Cerqueira disse...

---------\\\\|/---------
--------(@@)-------
-o--oO--(_)--Ooo-
Parabéns pelos treinos e pela consciência que está tendo. É isso ae temos que mudar as vezes para não mudar a rotina.

Um abraço,

JORGE CERQUEIRA
www.jmaratona.blogspot.com