quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

CUIDADO COM O SOL...



Em que pese toda a minha adoração por correr ao sol, é muito bom tomar cuidado...aliás, tomar muito cuidado. Na segunda-feira em que eu comecei a treinar, os termômetros aqui em santos às 08:00 da manhã já marcavam 35ºC...Quando eu estava indo trabalhar às 13:30 da tarde, na orla da praia, vi no termômetro uma coisa que me assustou: 45ºC. Nunca vi isso em toda a minha vida. No entanto, muito mais assustada do que ter visto e estar sentindo o que é estar na rua com 45ºC, foi ter visto 2 atletas correndo na calçada, como se estivessem num fim de tarde. Bizarro demais. E Fernandinha Abreu que me desculpe, mas Rio 40ºC já era...


Eu tenho uma certa facilidade em treinar no sol, pois geralmente o horário em que posso estar treinando varia entre ás 10:00 e 11:30, com raríssimas exceções. Mas tenho percebido que a coisa não está pra brincadeira não. Esta semnana saiu uma matéria no jornal A Tribuna aqui na minha cidade, que 90 idosos entre 65 e 90 anos morreram devido a essa onda horrorosa de calor.


Vamos combinar que praticar esporte nessas altas temperaturas não é bem a coisa certa. Nessa epoca do ano é normal a gente perder mais líquido e portanto devemos ingerir líquido com mais frequência, em especial, água. cansaço, fraqueza, mal-estar, boca seca, olhos opacos, são alguns dos sintomas mais comuns em pessoas que não ingerem a quantidade de água adequada durante a corrida, o que causa a famosa "desitratação".


Em um dia mais quente, em que a pessoa corre no sol, ela tende a perder de 1 a dois litros de suor, e portanto precisa repor essa perda bebendo ao longo do dia pelo menos 3 litros de água, sem esperar que a sede apareça. è preciso ficar atento, pois nem todo indíviduo armazena água da mesma forma. Há corredores que conseguem ficar 2 e até 3 dias sem colocar uma gota d eágua na boca. Há outros, porém, que se ficarem 24 horas sem ingerir qualquer tipo d elíquido sentem queda de pressão, entram em choque circulatório e podem sofrer até um AVC (acidente vascular cerebral), ter um enfarto e morrer. Se não tiver água suficiente no corpo, não haverá sangue circulando de forma eficiente pelo cérebro e pelo restante do corpo.


Uma dica legal é ingerir bastante suco de frutas e hortaliças, como o chuchu e a beringela, pois contém muito líquido. Não é muito gostoso, mas...saúde é qoe interessa não é mesmo?


Mesmo para aqueles que estão acostumados a correr no sol, deve-se redobrar os cuidados nessa estação. Lembram o que aconteceu comigo há 2 anos atrás nos 25km interpraias? Ingeri pouco líquido numa corrida que marcava 40ºC pela areia. Conclusão: no k17, comecei a me sentir enjoada, a ver bolinhas pretas na frente e fui obrigada a caminhar 200 metros...e pior ver minha adversária roubar o meu 5º lugar no pódio...aliás, essa foi a maior frustração em todos os meus 17 anos de corrida. Tudo por que???? Não administrei a ingestão de água de forma eficiente.


Ah, e para aqueles corredores, que adoram tomar uma cervejinha logo após o treino (sim, isso existe, muito embora vá contra todos os meus princípios, onde corrida não tem nada a ver com álcool), lembre-se que a cerveja hidrata apenas num primeiro momento, por isso a água (sagrada) ainda é a melhor opção.


fonte: folha on line

Um comentário:

Felipe de Souto disse...

Oi Lú! Realmente a temperatura está inviabilizando os treinos, ao menos os meus sim...estou correndo depois das 20h00, coisa que odeio, porque sempre gostei de dormir cedo (no máximo às 22h00)...mas é o jeito...e que papo é esse de trabalhar só depois das 13h30???? Tem uma vaga aí para mim?! Trabalho com dir. tributário, administrativo e trabalhista para empresas!!!!! Contrata vai!!!
Beijos
Bom feriado!!!