segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011


HIPOTENSÃO POSTURAL..VOCÊ SABE O QUE É????










O post de hoje é bem interessante e instrutivo. Ontem eu estava assistindo o Mundialito de Fast Trialon pela Rede Globo. Às 10:00 da manhã ainda não tinha sido dada a largada em plena praia do Rio de Janeiro com uma temperatura de 34ºC e umidade de 62º. Um verdadeiro absurdo, já que estamos carecas de saber que essas provas com largadas tão tardias são em decorrência desse canal de merda que visa mais a audiência do que a saúde das corredoras.

Eram 6 equipes de 3 atletas. 250 metros de natação, 3.600 metros de ciclismo e 1200 metros de corrida. 3 baterias. Fiquei ali atenta...ligadona, pois amo esse esporte e as brasileiras vinham forte em busca do título. Pois bem. Largada dada, lá se foram. Logo na primiera bateria, uma atleta da Africa do Sul, assim que deixou a bicicleta e abaixou para colocar a sapatilha, paralisou e caiupara o lado desmaiada. Só ouvi o comentarista dizendo: HIPOTENSÂO POSTURAL.

Caracas, foi meio que assustador, ainda mais quando a gente vê acontecer com atletas experientes que treinam arduamente no sol  e ainda mais se levarmos em consideração que na Africa do Sul nesta época a temperatura é bem equivalente a daqui.

Então fui pesquisar... e achei...e vale a pena ler...

A hipotensão postural é uma causa comum de um episódio de perda temporária de consciência ou sentimentos de atordoamento. resultados hipotensão postural de mudar a posição do corpo de uma tendência, supina, ou da posição sentada para a posição mais vertical.

Na verdade foi o que aconteceu com a atleta. Ela vinha da natação, numa poisção horizontal, saiu e permaneceu numa posição na bike inclinada e fazendo bastante esforço físico. Tão logo abaixou...tombou...

Normalmente, o sangue tende a se acumular nas pernas devido a gravidade, quando uma pessoa se levanta, potencialmente reduzindo a quantidade de sangue disponível para retornar para o coração. Os nervos para os vasos sanguíneos nas pernas, normalmente agem para compensar esse pool de constrição, Portanto, ao enviar o sangue para fora das veias da perna e em direção ao coração. Contudo, tom pobre dos nervos para os vasos sanguíneos nas pernas pode causar esse mecanismo falha, resultando em uma distribuição desproporcional de sangue para as pernas, ao invés de retornar à circulação, de modo que o cérebro recebe menos oxigênio. Como resultado, uma pessoa sente tonturas e pode até desmaiar, como foi o caso.

A atleta tentou voltar para a 3a bateria, mas desistiu antes da largada. Decisão acertada.

Tem um teste bem legal de inclinação ortostática...E se alguém tem alguma dúvida sobre isso, tem aí uns esclarecimentos:

O teste de inclinação é uma simples, barato, e teste de informativos que podem ajudar a identificar as causas do desmaio. Como o próprio nome indica, o teste de inclinação envolve a colocação de um paciente em uma mesa com um suporte de-pé, em seguida, inclinando para cima da mesa. A inclinação de mesa pode começar em uma posição horizontal e ser inclinado em graus para uma posição completamente vertical. A pressão sangüínea do paciente, pulso, e os sintomas são acompanhados durante todo o ensaio.

Porque é que o teste de inclinação ortostática feito?


O teste de inclinação é projetado para detectar uma das causas mais comuns de desmaios ou vertigens, um fenômeno conhecido como hipotensão postural (hipotensão ortostática). O teste de inclinação de mesa pode ser feito quando a doença cardíaca não é suspeito de ser responsável por um ataque de desmaio (síncope) ou quase síncope,.

O que acontece após o teste de inclinação ortostática?

Dependendo da presença ou ausência de sinais e sintomas durante o teste de inclinação ortostática, pessoas com certos tipos de perda temporária de consciência pode ser admitido no hospital para observação e testes adicionais. O teste de inclinação também é realizada em pacientes estáveis que estão no hospital para avaliação da causa da perda temporária da consciência.

O teste de inclinação ortostática fere?

Não. É indolor. Contudo, os pacientes podem experimentar sintomas como sensação de tontura, nauseado, transpiração, ou fraqueza. Qualquer sintomas registrados durante o teste pode ajudar o médico a diagnosticar a causa de um episódio de perda temporária de consciência ou atordoamento.


É.. estão vendo???? Post totalmente instrutivo...

fonte: Yes Answer

Um comentário:

Ingrid disse...

Lu...

Assisti na íntegra ontem o Mundialito no Esporte Espetacular... e sinceramente, é uma loucura tanta pressão embaixo de uma temperatura escaldantes daquelas.

Mas a cena mais forte foi da atleta desmaiando.

Em contrapartida a colega de equipe da moça arrasou...

Tu viu a performance daquela guria... nem suava.

Nessas horas olho pra mim e vejo o quanto estou looooooonge...

Mas tudo bem, realidades à parte e cada um no seu limite.

O tal do GPS é fresco, mas é útil.

Bjão