quarta-feira, 20 de julho de 2011

GINECOLOGIA DO ESPORTE



Que mulher sofre, disso a gente não tem dúvida...é inchaço, é cólica, é ciclo menstrual desregulado, é dor de cabeça...aff..é tanta coisa junto...e nem pense em dizer que é frescurite, porque não é mesmo.

Mas agora a gnte pode contar com a Ginecologia do Esporte...tanã.............

Antes que alguém ache que houve algum engano na matéria, isso já é realidade. Hoje existe uma área da ginecologia voltada ao atendimento da mulher praticante de atividade física. O número de mulheres envolvidas no esporte cresceu muito nos últimos anos e, assim, a necessidade de uma atenção direcionada às particularidades desse público. Era o momento, então, de unir a ginecologia à medicina esportiva e, igualmente, cuidar da mulher que leva para as ruas, quadras, pistas, piscinas e tatames a sua feminilidade e seus hormônios. Para pensar:

 Se o que você mais gosta de fazer é correr, alguém tem de ajudá-la a estar bem disposta. Afinal, se a cólica menstrual e a TPM incomodam muita gente, para esportistas esses sintomas ainda roubam a oportunidade de fazer o que mais se gosta. Porém, pode ser diferente.

 A ideia é entender o quanto isso é importante para você e que esses e outros incômodos não podem privá-la de praticar exercícios. É aí que a ginecologia do esporte atua.

 O ciclo menstrual e as variações hormonais não devem ser empecilho para que você realize seu treino de maneira adequada e que possa participar das provas quando se sente melhor. Além de mulher, você corre. Valorizamos sua vida esportiva e tentamos programar seu ciclo para que ele aconteça minimizando as alterações que possam prejudicá-la.

 Existem algumas particularidades na mulher que pratica atividade física que a diferem das outras. Você já ouviu falar em “Tríade da Mulher Atleta”? Sabia que algumas corredoras têm maior risco de desenvolver incontinência urinária? Ou que alguns anticoncepcionais podem ser considerados doping? É importante que você tenha essa informação e não subestime alguns sinais que possam aparecer.

Daqui para frente, esteja atenta a essa novidade. Acompanhamento médico e nutricional adequados são essenciais para que sua corrida seja saudável. A ginecologia do esporte aparece, então, como sua nova aliada.

fonte: Revista W Run

Nenhum comentário: