segunda-feira, 26 de outubro de 2009

É triste, mas esta sou eu...rs...Percebam minimamente o detalhe do pulso, e das mãos. Quis pegar uma foto dessas...aff..justamente para se mostrar como não se deve correr...a resposta é simples: assim.
Há muito tempo, durante meus treinos na praia, cruzava com um corredor. Fato comum, nos cumprimentávamos, mas, no entanto, nunca conversamos.
Esta semana foi diferente. Quando passei por este corredor, logo no início do meu treino, ele me indagou se podia ir junto e eu obviamente dei o aval..rs..
Foi então que para minha surpresa, estava diante de Márcio de Oliveira, ultramaratonista, vencedor de várias provas desse tipo. Ouvia todas as suas histórias como criança que arregala os olhos sem piscar para não perder um só detalhe da história. (Num post especial falarei da história de Márcio, aguadem)
Então, conversa vai e conversa vem, ele me disse que eu tinha muita força de vontade e que ele me daria algumas dicas. Dentre elas qual seria, qual? qual? qual? Exatamente essa...tirar a mania dos pulsos virados.
Na verdade,existem dois tipos de corredor que corre de forma errada: Um corre como um boxeador, tentando proteger o rosto. Os braços estão altos e fechados, os punhos bem perto do queixo e os ombros tensos. E outro corredor, que balança os braços ao lado do corpo com os dedos apontando para o chão, como se fossem “apêndices” sem propósito.. e aqui, acho que me enquadro...(que vergonha) Em nenhum dos casos os braços e mãos têm muita utilidade para os corredores.
Na verdade, a parte superior do corpo desempenha papéis importantes na locomoção sobre duas pernas. Ela equilibra a ação das pernas e fornece impulso.

Os braços e as pernas se movimentam no mesmo ritmo. Quanto mais rápida a batida, mais vigorosamente se move cada braço.
As Mãos controlam a tensão em seus braços, como você pode verificar facilmente. A mão solta, dedos repousando levemente na palma, promove uma corrida mais relaxada.
Quando seu braço subir, feche o punho. Ele deve estar alinhado com o braço para que as mãos não se agitem desnecessariamente.
O Cotovelo merece atenção. Ele deve estar sempre destravado. Caso contrário, você sacrifica o potencial de impulso e equilíbrio do braço.
Uma dica bacana para aqueles, que como eu (agora eu já sei e não faço mais...rs...) correm com mãos para baixo ou cometem outros erros comuns, também dada pelo ultramaratonista Márcio, é comprar pequenas garrafinhas que pesam cerca de 80g e segurá-las nas mãos. Elas vem com os formatos dos dedos o que facilita e muito segurá-las sem deixar cair. Além disso, promove um vício bom, que é exatamente correr com os punhos fechados, mas não exatamente cerrados. Aliás, ele me prometeu arrumar as tais garrafinhas...vou esperar...
Diquinhas boas né? O engraçado é que todo corredor acha que sabe tudo, que nunca vai aprender mais nenhuma técnica, nada de novo, mas sempre, numa conversa aqui outra acolá capta uma dica valiosa capaz de mudar todo o seu desempenho nas corridas. E como tudo que é bom, é bom também compartilhar com os outros, achei bacana falar sobre esse assunto... Agora é só aprimorar e esquecer para o todo o sempre a foto aí de cima...rs...
fonte: Cristina Stoppa - Graduada em Educação Física pela UFG

Um comentário:

Diego da Costa disse...

Excelente dica!

Abraços!!!