quinta-feira, 15 de outubro de 2009

TOTALMENTE ELETRIZANTE


A 5a etapa do Circuito das Praias tinha tudo para ser uma verdadeira chatice. Quando me inscrevi para a prova, verifiquei a listagem a fim d esaber quantas tinham em minha categoria...apenas 1 menina. Com essa informação e mais o péssimo tempo que fez aqui em Santos a semana inteira, sabendo que não precisaria me esforçar tanto, acabei treinando forte apenas 2 dias e descansando o resto da semana. 2 dias antes da prova, entrei no site do evento para conferir se mais alguém da minha categoria havia se inscrito e qual foi minha surpresa? Nada havia mudado...apenas eu e mais uma menina correria a prova. Pra mim era a morte! Numa etapa onde seria definida a campeã por categoria (no caso eu na minha), haver apenas 2 participantes deixaria tudo uma grande chatice...


Com largada marcada para às 18 hrs, já às 16 eu e meu pai estávamos na concentração. Foi bom, porque fiquei rodando na feirinha de produtos e acabei comprando um óculos de sol...





Além disso deu pra fazer tudo com calma..colocar chip, guardar as coisas no guarda-volumes etc etc etc. Conversa vai, conversa vem, olho para o lado e avisto Sandra dos Santos. Sandra é uma corredora da minha categoria, diga-se de passagem, bem forte e competitiva. Mas peraí, não era ela a única menina inscrita comigo na prova. Nesse momento partí em desparada para dar mais uma olhada na listagem de inscritos que estava fixada no quadro e para minha surpresa, desespero e sabe se lá o que mais... na lista simplesmente constavam mais 6 meninas na categoria. Putz...foi um misto de euforia, porque agora sim haveria competição e de medo, pois achando que tudo estava garantido, treinei apenas 2 dias forte. O detalhe? As meninas inscritas já eram minhas conhecidas e eu sabia o quanto seria difícil um bom resultado.



Por outro lado, eu não tinha que temer, já havia ganho da Sandra duas semanas antes na prova Ecológica, onde eu havia ficado em 1º lugar e ela em 3º. No entanto, como uma atleta irregular, eu não podia facilitar as coisas e marcar bobeira, pois conhecia o instinto competitivo dela. Para complicar, Josefa, a atual 2a colocada na categoria (a 1a sou eu, dá licença? rs...) também iria forçar para continuar na briga e não perder para ela...Conclusão? uma forçando daqui, outra de lá...eu poderia pagar o pato né e perder a chance de finalizar o circuito antes da última etapa, como eu estava programando.


Meu pai também acabou ficando mais nervoso, pois na 1a lista, constavam apenas 4 nomes em sua categoria e agora eram 9!


Nada mais tinha ser feito. Restava apenas correr. Há menos de 20 minutos para a largada, me dirigi ao pier e comecei a me alongar. Não dava para fazer um alongamento meia-boa não, pois eu sabia que mais do que nunca as pernas iriam sofrer e as passadas largas castigariam a parte de trás das coxas. Alonga, alonga, alonga e nessa hora voce começa a ver quantos erros o povo faz no alongamento...rs...


É..tava na hora da brincadeira de gente grande começar. Bem próximo da fita de largada, Clayton, meu pai e Gaúcho (todos da equipe) davam boa sorte uns aos outros. Gaúcho disse uma frase que iria me acompanhar o percurso inteiro:"SOU EU E MAIS 4!" É isso mesmo..iria ser eu e mais 4 também. Nada de medo, nada de nada...o que eu tinha a fazer era o que eu sabia fazer direitinho: correr.


Fuóóóóó...Lá fomos nós. No 1k okhei no relógio. Tudo deveria ser milimetricamente calculado. E eu que odeio olhar no relógio a cada quilometro, não tinha outra opção..eu tinha que olhar. 4 minutos cravados. Logo a frente só homens, não se via mulheres. A impressão que dava era que eu estava sozinha ali...mas com certeza segundos depois saberia que não estava...não mesmo.


Dava a impressão que todas as mulheres da prova, rodaram o 1km para 4 miunutos.. não era possível. Gente que termina a prova em 50/53 estava ali do meu lado. Muita calma nessa hora...se estavam do meu lado, provavelmente quebrariam, mas de preferencia não do meu lado.


No k2, meu ritmo caiu, e se eu tinha feito 4 no primeiro, agora passei para 4:30...que na verdade, é o meu ritmo de prova, fora da euforia da largada.


Tava tudo muito bom, tudo muito bem, as meninas realmente não agunetaram o ritmo de 4 e foram ficando para trás, mas, todavia, porém , entretanto, na altura do k3, numa curvinha, Sandra aparece ao meu lado e do outro, Josefa, também da minha categoria dizendo: é isso aí, vi Lú". Acho bacanas determinadas atletas. Não importa se estamos competindo, vale dar força, vale dizer que está bem e vale também dizer..."Vai, segue". Josefa é assim. Certa vez, numa prova, ao ver que eu quebrar, cheguei junto a ela e disse: "Eu vou quebrar, hoje é teu dia, vai". No entanto, apesar disso, acabei vencendo, mas ao cruzarmos a linha, nos abraçamos, parabenizando uma a outra pela garra das duas. Isso é legal.


Mas voltando à danada da curvinha...Minha gente, eu estava prestes a ser esmagada se não fizesse alguma coisa rápido. E quando eu digo rápido, é realmente na acepção da palavra. Tinha que ser muuuuuuito rápido mesmo. Eu estava no meio...era ombrada da direita e da esquerda. Além de irritar, o fato de saber que ambas eram da minha categoria trazia uma voz na cabeça que gritava: "Minha filha, ou tu corre, ou tu não vai ficar em 1º lugar nem na próxima encarnação".


Eu aumentei o ritmo, Sandra também. Josefa, devido a uma inflamação no nervo siático (tinha tomado injeção para conseguir correr), diminuiu um pouco, ou pelo menos continuou no ritmo que estava. Sandra não deu mole e me passou. A idéia era mante-la sobre os meus olhos. Não deixá-la se afastar. Como um leão que observa sua caça...para que no momento em que ela estiver cansada ou achar que voce desistiu..nhoc...seja abocanhada sem piedade. Chega a ser cruel pensar dessa forma, mas no meio de uma prova, principalmente quando se luta para continuar em 1º...ou voce é a caça ou é a caçadora e naquele momento eu optei por ser a caçadora.


Com ritmo forte, Sandra sentiu a pressão e fez com eu me aproximasse dela. Gente, na boa, me crucifiquem, me joguem na fogueira, digam que tive uma atitude anti esportista, mas...assim que consegui emparelhar com ela novamente, comecei a respirar ofegantemente de propósito. Eu sei que isso irrita. Odeio correr com gente ao meu lado que ofega..dá nervoso...rs...e acho que não só em mim...rs...Sandra optou por me deixar passar a sua frente. Até agora não se sabe se pela ofegação irritante que eu vinha fazendo ou por ter escolhido deixar de ser ca;a e virar caçadora.


Vou dizer uma coisa. Era bem melhor quando eu estava atrás dela. Quando fiquei na frente a senação de ser ultrapassada a qualquer momento sem que eu pudesse fazer absolutamente nada me assombrou a partir do k4...foi um pesadelo. Eu sabia que ela tava bem atrás de mim e mesmo nas voltas, onde ue poderia ver se ela ainda estava vindo...eu não conseguia, pois ela estava muito colada.


A temperatura estava ajudando bastante, mas o percurso com muitos paralelepípedos fizeram com que eu começasse a sentir pontadas no joelho. Era o que me faltava. Com 18 minutos e tralálá, passei pelo k4 e decidi que era o tudo ou nada, já que ao contrário de todas as etapas, aquela seria apenas de 8k e não de 10k. Eu não tinha tempo a perder.


Faltando pouco mais de 2k para finalizar a prova, quando tínhamos que fazer uma volta tive a exata noção do que estava acontecendo: eu estava vindo já, mas Sandra e Josefa duelavam há poucos metros de mim, mas suficientes para que se eu fosse inteligente conseguisse manter.


Quando eu dei a volta na praça, sabia que faltava aproximadamente 800 metros. Eu teria que passar pela chegada, correr mais 400m e voltar novamente para a chegada. Nessa hora, bem ao lado da chegada, ouvi no microfone: "31 minutos de prova e nenhuma mulher chegou ainda, ainda não temos a campeã da prova". Como assim, meu Deus? Aí já comecei a viajar no Mundo de Boby..tipo, to em primeiro lugar na geral...rs... Acelerei. A viagem durou muito, pois com 0:32:03 , Lindinalva cruza a linha. Bom, eu poderia não ser a 1a, mas e a segunda? Também não, com 0:33:53, Maria do Carmo ocuparia este lugar.


E então..tudo acontece. No último tapete, faltando 500 metros para o final, eis que surge do nada, uma menina. Não era Sandra, não era Josefa, não era ninguém que eu conhecesse e olha que eu conheço um mar de gente, aliás quase todo mundo do circuito. Enfim...não era. Ao seu lado, um homem gritando: "Vai, chega junto, acelera..voce também (o voce também...entenda-se que era comigo).."Tem 3 meninas coladas em voces, não deixa chegar, não deixa". Nessa hora tudo estava claro...era eu aquela menina que veio sabe de se lá de onde correndo pelo 3º lugar na geral. Aff...O cara era técnico...mas quando viu que a mesma força que estava dando para ela, surtia efeito em mim, já que eu estava alucinada, porém muito, mas muito cansada mesmo, direcionou o treinamento para a novata: "Agora, agora, dispara". E não é que ela disparou nos últimos 100m? Eu juro que tentei e não tentei só para dizer que tentei...tentei para chegar, mas as pernas que já não obedeciam anunciavam que dessa vez, eu ficaria apenas com a 4a colocação na geral por 5 segundos, já que ela cruzou a linha com o tempo de 0:37:11 e eu 0:37:16, porém como 1a na minha categoria, garantindo assim, a liderança definitiva no Circuito.


Quando cruzei a linha, ela veio me cumprimentar, bem como o cara que estava com ela...eram de São Paulo, motivo pelo qual não os conhecia. Mas valeu. E pensando que minhas rivais eram Sandra e Josefa, Suge Tania que me rouba a 3a colocação...com louvor, vamos combinar.




E antes que alguém pergunte o que é esse pontinho azul no escuro...eu respondo que é meu pai...rs...Assim que cruzei, voltei para tentar fotografá-lo...e consegui....nananana.






E quanto a mim...tudo bem, tudo ótimo, melhor só se eu tivesse pernas para chegar em 3º lugar...mas...O bom mesmo....é a equipe sempre fazendo bonito...




Infelizmente, mesmo com a frase de efeito lançada pouco antes da largada, Gaúcho não foi para o pódio, nem o Edson, nem meu pai, que ficou furioso por mais uma vez ter ficado na 6a colocação. No entanto, Clayton, mais uma vez mostrou que é bom mesmo e garantiu o 2º lugar na categoria dele...





e eu...vcs já sabem né....as perninhas não ajudaram para o 3º lugar na geral, mas ainda assim, me levaram para o lugar mais alto do pódio...isaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa.....com direito a chifrinho e tudo ns foto...Mas alguém pode me dizer quantos anos tem mesmo essa guria que ficou em 1º? rs... Só Cosme e Damíão mesmo para explicar...rs...Ah.. e Sandra acabou em 3º lugar, perdendo para Josefa, que mesmo na base da injeção lutou e conseguiu se manter em 2º lugar no Circuito.




A notícia boa, aliás, totalmente excelente, é que embora eu já seja campeá na minha categoria, eu ainda brigo para conseguir ficar em 3a na geral do fim do campeonato, já que pela minha pontuação no circuito eu tenho muuitas chances. O ruim é ter que trocar o troféu de 1a colocada pelo de 3a...tudo bem.. 3a na geral.. signifca a 3a melhor mulher de todas e não só da categoria, mas...vamos ver...tenho que comer muito feijão para a próxima e útima etapa.


Descansar? Ainda não...Semana que vem, tem a 5a etapa do Campeonato Santista. Lá, como eu não corri algumas etapas, por coincidirem com as do Circuito, vou só para atrapalhar mesmo, para roubar colocações e deixar o campeonato mais empolgante...e despertar nas meninas a iraaaaaaaa.......kkkkkkk....



2 comentários:

Bons Km disse...

A narracao foi fantastica...me diverti muito...eh sempre bom se desafiar...Parabens...

tutta disse...

Oi Luci, seus relatos são sempre impressionantes e super empolgantes.
Parabéns por ele e pela prova.
Valeu garota...



tutta
ubiratã-pr.
www.correndocorridas.blogspot.com