quinta-feira, 6 de maio de 2010

MAS QUE DÁ RAIVA....DÁ...

A gente sabe que a corrida nos porporciona momentos de infinita alegria, que a corrida é ótima para fazermos amizades e bibibi e bóbóbó. Mas eu divido-de-o-dó que pelo menos 1 vez na vida você não tenha se estressado numa prova. E digo mais, se não se estressou, provavelmente irá se estressar, salvo se for adepto de alguma seita Hippie Paz e Amor Forever...

Eu pensei em fazer este post porque realmente está chegando o dia para eu me estressar. Claro que vou procurar meditar na semana que vem, a fim de que a prova não se transforme em um dia de fúria...

Quem participa de provas com grande número de inscrito (20.000 para cima) sabe do que estou falando... é um verdadeiro inferno. Já começa pelo trânsito. As ruas ficam interditadas e chegar no local da largada já se torna um grande desafio.. e cansa viu....





Dia 16 de maio, vou participar dos 10km A Tribuan FM. Este ano, a prova contará com mais de 20.000 inscritos. Desde o ano de 2000 só perdí uma edição, que foi a de 2008, ano do nascimento do meu filho. Como a prova acontece em maio e meu filho nasceu em março, mas nem que eu quisesse, eu teria como participar disso. Portanto, já se foram 9 edições o que me possibilita contar com toda segurança do mundo o que eu vou passar...rs....



1) Chegar ao local da prova: Aqui, como eu disse antes, é uma loucura. Mas tanto pra quem vai de carro, como pra quem vai de ônibus. Aliás, na boa, é meio roubada do malandro ir de carro, uma vez que a largada acontece no centro da cidade e a chegada lá no Gonzaga, tipo...nada a ver... O camarada vai ter que voltar 10km pra tráspra pegar o carro. Eu sempre preferí ir de ônibus. Tem menos preocupação, muito embora neste dia é bom sair com muita, mas muita anteceedência de casa, já que o ônibus vai parando deponto em ponto até chegar lá... E todo pono tem atleta subindo. O bom, é que o ônibus para na cara do gol. Então, é só correr e voltar pra casa a pé...Isso no meu caso, que moro perto da chegada...mas pra muitos...outro ônibus, mais uma balsa...mais isso, mais aquilo... afff....


2) andar, andar, andar: Aqui o problema é dramático. Muita gente desce num ponto bem na cara do gol achando que tá abafando Bangú. Pula o alambrado e pronto, já vai parar lá na frente, junto da fita de largada. É, só que o espertão muitas vezes não sabe que o tapete fica láperto da Brás Cubas. Eu já dei uma de espertona e me lasquei. Há uns 5 anos atrás, quando comprei o jornal para ver o resultado, não achei o meu nome na lista. Liguei imediatamente para a empresa de cronometrgem da prova, e depois de muitas perguntas da atendente, ela questionou: "Você pisou no tapete lá na entrada pra ativar o chip?" Nooooooooooooooooosssssssssssssssssssaaaaaaaaaaaaaa.. que papelão. Depois desse dia, eu até aviso os espertinhos pra dar a volta e ativar o chip...Mas é muito chão....dá até raiva. Só não dá mais raiva, porque você acaba encontrando vários amigos e daí nem sente que percorreu uma ulra...rs...





3) chegar muito cedo: Isso é para aqueles que tem objetivo de baixar o tempo como eu. Imaginem....20 mil pessoas. Pra você ficar conseguir ficar um pouco perto da fita, pelo menos às 0:645, vocêjá tem que tá lá. Agora, a largada é às 08:45...voce ter que ficar de pé, toda encolhida no meio do povo, 2 horas, mas não tem alongamento que dê jeito, nem ácido láctico que não te triture na largada...Mas não tem jeito. Infelizmente o tempo ainda é pelo bruto, então, largar lá atrás, pode te jogar lá pra trás na classificação.


4) xixi, xixi...vixixi...: Isso ninguém merece. Como eu disse, o povo tem que chegar cedo, se quiser pegar um bom lugar. Isso implica ter que segurar o xixi, certo? Errado. O povo é cara depau mesmo. E isso tanto pra homem quanto pra mulher. É um tal de nenguinho se abaixando e fazendo xixi ali mesmo...Além da tremenda falta de educação, ver o xixi vindo em direção ao seu tênis limpinho...dá licença. Outra coisa...quando tá nublado a coisa nem pega tanto, mas quando tá sol, aquele cheiro sobeefica um verdadeiro horror. Sem contarque muitos preferem nem fazer no chão.. fazem em garrafinhas de água as quais ficam sendo arremessadas de lá pra cá... Isso na largada é um perigo só, porque já vi diversas pessoaspisando numa garrafa dessas erolando junto com ela...é o fim do mundo!


5) os cara de pau: Não, isso é feio demais. Você acorda cedo, chega lá cedo, porque quer ficar na frente. Enquanto isso a maior galera tá lá atrás no maior papo furado, fingindo que tá se aquecendo, porque não tá p* nenhuma, tá fazendo fitness... quando faltam 10 ou 15 minutos para a largada, começam a pular o alambrado e cair na sua frente. Teve um ano que corri com meu pai e consegui ficar bem na frente. Acho que foi o máximo que eu cheguei.. quase tocava na fita. Também eu estav toda dura, as pernas doíam, não inha mais posição pra ficar. Quando faltavam uns 15 minutos, o povo começou a pular. De repente, uma menina atrás de mim, me pede licença. Tava na cara qe não era corredora, tava ali pra aparecer, ou vocêsconhecem corredoras que costumam correr de shortinho de lycra enfiado na bunda tamanho G? Eu nãop conheço. Pois bem...eu olhei pra ela e disse: "Não, não vou te dar licença não, tu chega às 10 da manhã e quer ficar na frente, tu é folgada pra caramba". Nessa hora, meu pai ficou branco...o coitado achou que fosse sair um boxe ali mesmo. E a fdp ainda disse: "Blz, te espero lá na chegada. Coitada. Quando eu ouvi aquele fuóó, em que pese a imbecil ainda tentasse sair na frente, eu dei uma cotovelada nela que ela foi parar lá no canto do alambrado, aliás estou esperando ela chegar até agora...


Pw, dá licença. Respeita quem chegou cedo. Mas todo ano é assim, e tenho certeza esse não será diferente.









6) pra que serve mesmo essa placa? : É.. realmente afalta de educação é o mau do mundo. Quando a gente faz inscrição, eles perguntam em quanto tempo pretendemos terminar a prova. Isso porque colocam plaquetes indicando 50min, 55min, acima de1 hora, já para que não cause um furdunço de pessoas. Se respeitassem isso, a prova teria meio caminho andado para ser bem melhor. Eu sou uma que respeitava essa placa e agora não respeito mais. Pw, tu tá lá na placa de 45 minutos, tu olha pro lado e vê aquela renca de gente de academia, com placa na mão...p*.. vai pra trás, até porque tem mais espaço pra se mexer, pra brincar, pra aparecer na televisão...Como eu disse, eu respeitava. No ano passdo, quando participei da corrida do Centro Histórico organizada pela Corpore, a intenção era chegar entre as 1a primeiras advogadas. Eram 350 inscritas. Me deram uma pulseira na cor verde e me mandaram ficar ao lado da placa com a cor correspondente. Não achei que tivesse problema, posto que a classificação se dá pelo tempo líquido, então...meu tempo só contaria a partir do tapete independente de onde eu estivesse. Blz. Só que quando foi anunciada a classificação e eu fiquei em 4ºlugar na geral, vi que a 1a colocada muito embora tivesse com pulseira azul, que ficava atrás de mim, ela ficou lá na frente. Prejudicou sim, pois mesmo sendo pelo líquido, tive que perder basntante tempo, depois do tapete ultrapassando uma pá de gente que tav ali só pra brincar mesmo. Este ano vou correr a mesma prova e nem adianta tentar me convencer que devo respeitar a pulseira.. pq não vou mesmo....


7) dá pra dar a seta por favor?: Isso me tira do sério. Ok... tem gente que respeita a tal placa... só que quando ouve o fuóó´ sai feito doido para recuperar o tempo perdido correndo em zig zag. Caramba, eu já vi cada acidente feio por causa disso. O cara pisou no calcanhar da moça d frente e ela se estabacou...saiu da prova, simples assim. Nessedia, eu vinha logo atrás. Quando eu vi, até gritei: "Ow, imbecil, dá a seta"....Nem olhou pra trás e se olhasse certamente seria pra me mandar pra algum lugar escuro...rs....Corre em linha reta pw, ou pelo menos tenha a certeza de que ninguém está vindo atrás. Meu pai certa vez, teve os óculos arremessados por um desses corredores. O cara passou do lado do meu pai, emburrou o braço que os óculos voaram...Sorte que quem vinha atrás conseguiu pegá-los. Não tem necessidade disso.


8) Conversinha de parque: Isso é de deixar qualquer corredor louco. Você vem lá de trás na maior vula. na frente vê aquele paredão de gente corredno uma do lado da outra. Conversando sobre a vida, correndo em slow motion... falta de respeito. Primeiro, quer conversar no meio da prova, larga lá atrás e se alguém pedir para abrir, abra, deixe o cara passar. Já aconteceu comigo numa etapa do campeonato santista. Um casal gordinho sabe selá porque cargs dágua, estava lá na frente, perto da fita. Pw, campeonato, nego sai feito louco mesmo...tem espço pra isso, pois são apenas 1500 pessoas. Eu pedí pra abrir e eles lá na velocidade das tortuguitas... É pra ter falta de educação... bora...passei pelo meiodos dois meio estupidamente e cabaei empurando a mulher. O cara, ainda disse bravo: "Como se fosse ganhar alguma coisa". Otário...se tivesse ficado para premiação, teria visto eu em 3º lugar na categoria....


9) copinhos, copinhos e mais copinhos: Sim, a gente sabe que todsa prova tem água e copinhos jogados pelo chão, mas quando a prova tem muitos atletas, como esta, aqueles que vem mais atrás sofrem demais. A quanidade de copinhos chega a atrapalhar o ritmo de prova...Nessa ainda mais, pois não vemos uma grande quantidade de copinhos apenas onde se concentra os postos de água, mas sim no percurso inteiro, já que o pessoal sem noção pega uns 3 copos por vez....até chegar no p´roximo posto, eles vão sendo espalhados pelo caminho. E o pior é que nem tem o cuidado de onde jogar o copo. Pw, v~e se tem alguém vindo atrás, joga mais para o meio fio...e não no meião, onde a maioria passa. Isso é cruel. Eu costumo correr beirando a calçada, então, jogo bem no meio fio....Até porque é bem perigoso pisar num copinho desses. Eu mesma já tropecei e quase caí, chegou a dar aquela rolada no pé....







10) olha o passarinho: Pw, quando a gente v~e a faixa de chegada, a tendência é dar uma acelarada e tentar parar o cronômetro o mais rápido possível, certo? Nessa prova, a resposta é: errado. Quando o pessoal vai chegando perto, já começa a palhaçada.... diminuem o passo, começam a dançar, param no alambrado pra pegar o filho e colocar no cangote ou mesmo vim correndo com ele...Isso atrapalha tanto! Vc tem que desviar....Acho engraçado. No ano passado, quando eu corri o Circuito Mongaguense vi uma cena patética. O cara que tava correndo, quando estava chegando, chamou o filho pequeno para acompanhá-lo até a chegada. A criança tinha uns 2 ano. No entanto quando a criança foi ao encontro do pai, não prestou atenção e quase foi atropelada por um atlea que vinha no maior pau....Ao invés do pai da criança pedir desculpa, esculachou o cara: "Pw, precisa vim desse jeito? Não tá valendo dinheiro não"... kkkkkkkk E daí que não tava valendo dinheiro....aquilo não era uma corrida? A única coisa a fazer ali era correr caramba....é cada uma.

Aí chegam no funil e ao invés de continuar andando, querem tirar foto parados...arrumar o tênis, tirar o chip... coisas típicas de quem não sabe nem o que tá fazendo ali.. porque corredor que é corredor respeita o outro, com raríssimas exceções....

11) uma looooooooooooooonga caminhada: Cruzando a linha, a hora de pegar a medalha é a pior....A distância é grande, a muvuca também. Ninguém respeita a fila. São caras de pau... É só encontrar alguém conhecido na fila pra vim com a desculpa de perguntar se ele foi bem na prova, aproveitando para ganhar algumas dezenas de posições....uma sacanagem...A medalha geralmente é bonitinha, mas já passaamos a saber como será a medalha do Desafio da Mata Atlântica, da Meia Maratona da Praia Grande e dos 8km Guarujá, já que a medalha é a mesma mudando somente o nome da prova...rs....
12) via sedex: A premiação após o evento, é somente para a elite. A premiação por categoria, a partir desse ano ser´diferente. Eles entregarão os troféus aos 5 primeiros de cada categoria pelo correio....Na boa, acho desrespeito. Você pagou, você suou tanto ou mais do que a elite e não pode ter o prazer de ser premiado na frente de todo mundo? Afinal de contas, o pódio é o reconhecimento perante todos de que você naquele dia foi um dos melhores....Muita gente que corre que eu conheço, deixou de correr essa prova por indignação....princialmente a categoria dos mais idosos, pois pra eles, mostrar que aos 60, 70 anos aind é possível esbanjar vitalidade, é muito importante....Eles se sentem orgulhosos, mas também, quem não se sentiria?????



O engraçado, é que mesmo sabendo que a prova é um estresse só....já me aventurei 9 vezes....e me aventurarei quantas mais o corpinho suportar...porque essa prova, transmite muita alegria... são 20.000 pessoas unidas pelo menos naquele momento por um única paixão: a corrida. Só quem tá lá é que sabe o que eu tô dizendo. E fata pouco.... 9 dia... ebaaaaa

4 comentários:

Felipe de Souto disse...

Lú, vc me faz rir!!! Muito bom o Post e os detalhes da corrida! Espero, ao menos, que ninguém vá pedir uma água pra vc! Aí ta feita a briga!!!! Não te estressa e vai com tudo!
Beijão e bom fim de semana!

Felipe de Souto

Leo Binda disse...

Ei Lu!!

São por esses e outros motivos que eu resolvi só tentar correr pra valer mesmo em provas menores! As outras eu uso para me divertir e tentar não me estressar, pq senão qual o objetivo? Eu uso a corrida para desestresar e não estresar!!

Agora tem outra boa: nas provas que não tem chip... o pessoal pegando carona pra chegar na frente? Nessa última prova que fiz no dia primeiro de maio, sem sacanagem nenhuma, eu passei por uma senhora pelo menos 3 vezes... e ela não tinha perfil nenhum de corredora, se é que você me entende!! E ainda chegou na minha frente, hehehehe!

Abraços e boa prova (e loucura!)

Leo Binda

Bons Km disse...

Ta chegando mesmo..
Bora bolar um mantra pra esses 9 dias...
Bjinhos
JU

Mayumi disse...

Eita! No stress! Rsrs. A maior prova que participei foi de 37.000 participantes. Rsrs. E larguei beeem lá atrás, pois corro em ritmo de tartaruga. Mas muvuca, não gosto, não!
Eu tb vou aí, pra tumultuar um pouco mais a largada! Rsrs. E levarei os meus amigos tb! Kkkkk. Vou beber a sua água tb! Mas pode deixar que eu não bebo toda! Boa prova e bons treinos! Me espere na chegada! Vamos todos pra Estrela de Ouro almoçar depois! Rsrs. Inté!