sábado, 18 de agosto de 2012


SEM HIPOCRISIA!


Pois bem. Esta semana circulou na internet, o post acima falando sobre a Adidas e a matança de cangurus para confecção de calçados. Pronto...aí, o bicho pegou. Teve gente transbordando de razão dizendo que era um absurdo. Outras que não comprariam mais nada da Adidas como represália. Outras ainda dizendo que tal post deveria ter sido feito pela Nike para acabar com reputação da Adidas. Enfim...

Na boa, quanta hipocrisia minha gente! Eu levanto a bandeira contra os maus tratos de animais. Abomino mesmo. Também me sensibilizo muito quando vejo animais sendo judiados em diversas situções. Já ví um vídeo que me deixou sem dormir por 1 mês, onde mostrava caçadores tirando a pele de um bichinho vivo, depois o arremessando em carne viva sobre um monte d eoutros bichos, os quais agonizavam até a morte. Também não gostei da imagem acima, mas pera lá...

É muito simples chegar, ver a imagem, e começar a meter a boca na ADIDAS. Mas sabe o que é engraçado? É saber que as mesmas pessoas que dizem que não irão mais comprar os calçados, são as mesmas que  comem galinhas...carnes, usam produtos de couro e compram cosméticos...

Será que elas sabem  como vivem as galinhas de churrasco? As galinhas criadas para consumo, chamadas "churrasco" pela indústria aviária, passam toda a sua vida em aviários sem condições com centenas de milhar de outras aves, onde o pouco espaço disponível e o confinamento levam a surtos de doença. São criadas e drogadas para crescerem tão rápido, que as suas pernas e os seus orgãos não são capazes de acompanhar esse crescimento, o que muitas vezes lhes provoca ataques cardíacos, insuficiência de orgãos e deformidades das suas pernas.

Devido ao seu excesso de peso, muitas ficam tão aleijadas que morrem por nem sequer conseguir chegar à água para beber. Quando chegam às 6 ou 7 semanas de idade, são enjauladas e metidas em camiões para abate. Bacana né????

Será que as pessoas que dizem que não comprarão mais Adidas, não comem ovos? ´Será que elas sabem que as aves exploradas pelos seus ovos, chamadas poedeiras, vivem juntas em jaulas de arame, onde nem sequer têm espaço para mexer as asas. As jaulas são colocadas umas sobre as outras, e os excrementos das galinhas que estão em cima caem constantemente sobre as que estão em baixo. A estas galinhas cortam parte dos seus bicos extremamente sensíveis, para que não se debiquem umas às outras, o que acontece devido à frustração de viverem aprisionadas.

Quando os seus corpos estão exaustos e a sua produção de ovos diminui, são enviadas para abate, geralmente para se tornarem caldo de galinha, ou comida para cão e gato, porque a sua carne está demasiado maltratada para se poder usar para outros fins.
Os pintainhos machos, das galinhas que são usadas para procriação, por não poderem dar ovos e por não terem carne tenra como a das fêmeas, são mortos. Todos os anos, mais de 100 milhões destas aves jovens são moídas vivas ou atiradas para sacos para morrerem sufocadas.

Ninguém come churrasco? Os gados são marcados várias vezes durante a vida, causando-lhes queimaduras até de terceiro grau, chifres são removidos, castrações pelo corte dos testículos com faca ou forçando sua queda, amarrando-os para  interromper o fluxo sanguíneo, tudo sem anestesia, porque é caro. Para aguentarem tudo isso, dale vacina, dale antibiótico, até chegar o dia que vão para o matadouro e quando são abatidos de forma digna, recebem um tiro na testa. Bacana né?

E as mocinhas que afirmaram: Ai que absurdo, nunca mais compro nada da Adidas, vamos nos unir! Ahã...E será que alguém dessa união deixa também de comprar bolsas e botas de couro de crocodilo ou jacaré? Deixam de cuidar da pele lisinha com cosméticos? Sabem como os cosméticos são testados? Com coelhinhos albinos que possuem a pele mais sensível. também são usados, porquinhos da índia, macacos. A maioria é morta após o primeiro teste.

E aí, é hipocrisia ou não é???? E aí falam dos cangurus? Então, vamos aos cangurus...

A maior parte dos cangurus não têm um ciclo de procriação definido e são capazes de se reproduzir durante o ano inteiro. Como se reproduzem de forma intensa, a sua população pode quadruplicar em cinco anos, caso tenha acesso a reservas abundantes de água e comida.

Os cangurus foram desde sempre importantes para a sobrevivência dos povos indígenas da Austrália.

Os aborígenes caçaram-nos durante dezenas de milhar de anos, tanto pela sua carne como pela pele.

Quando os europeus chegaram à Austrália em finais do séc. XVIII, também caçaram cangurus para sobreviver.

Os cangurus continuam a ser utilizados como recurso mas apenas sob controlo rigoroso do governo. Todos os Estados e Territórios australianos possuem legislação de protecção dos cangurus. Somente as quatro espécies mais abundantes de cangurus e um número limitado de duas espécies de wallabies podem ser caçados comercialmente, por caçadores com licença.

O meio ambiente da Austrália é frágil e degrada-se facilmente. As populações de cangurus aumentaram dramaticamente desde a colonização europeia, devido à introdução de métodos agrícolas europeus e de suplementos de água para o gado doméstico.

O abate de cangurus, efectuado dentro de controlos ambientais rigorosos estipulados pela Lei Federal de Protecção do Ambiente e Conservação da Biodiversidade de 1999, é uma indústria amiga do ambiente. Os cangurus evoluíram integrados no ecossistema australiano e, com os seus pés suaves, não provocam a erosão do solo nem danificam a paisagem das terras onde pastam. O abate comercial de espécies de cangurus abundantes contribui para a sustentabilidade do meio ambiente australiano.

As quatro espécies de cangurus que são caçadas comercialmente têm populações muito vastas e nenhuma delas está ameaçada ou em risco de extinção. O canguru vermelho, o canguru cinzento do leste e o canguru cinzento do oeste são as espécies mais abundantes e constituem mais de 90% da caça comercial. A dimensão do conjunto das suas populações tem flutuado entre os 15 e os 50 milhões de animais ao longo dos últimos 20 anos nas áreas de caça, dependendo das condições sazonais.

O abate de cangurus é decidido através de um sistema de quotas, revistas anualmente. As quotas são definidas com base nas dimensões e tendências da população, e em previsões climatéricas a longo prazo. A conservação das espécies merece está em primeiro lugar, assegurando esta abordagem uma gestão ecologicamente sustentável do abate de cangurus.

Não existe criação de cangurus na Austrália – eles são caçados em estado selvagem.

Ao abrigo da pela Lei Federal de Protecção do Ambiente e Conservação da Biodiversidade de 1999, é proibida a exportação de cangurus vivos, com algumas pequenas excepções para fins não-comerciais, tal como intercâmbios zoológicos.

É muito triste ler tudo acima que escreví? É. Eu continuo odiando maus tratos, continuo comendo churrasco, apesar de não curtir, continuo comendo ovos, menos galinha ou frango, porque realmente não gosto, uso sapatos e bolsas de couro e continuo comprando ADIDAS. Não sou dois pesos e duas medidas. A gente sabe que animais precisam morrer, para que outras coisas sejam criadas, outrs produtos lançados e para que a gente possa se alimentar, salvo se optar por ser vegetariano, o que eu estou longe de fazer, apesar de sentir vontade.

Por isso, acho bacana a gente opnar quando temos fundamentos para isso. Não absorver qualquer coisa que jogem na net como uma verdade absoluta. É por isso que o país está assim.. temos preguiça de pensar, estamos acostumados a nos empurrar qualquer besteira guela abaixo e a gente sair repetindo por aí como se fosse PHD no assunto.

E vou além. Só tive um tênis Adidas, então nem venham me dizer que estou recebendo algo ou mesmo fazendo propaganda gratuita pra Adidas, só acho que é uma marca que está há muito tempo no mercado e merecedora de credibilidade. A idéia é refletir, SEM HIPOCRISIA!

Um comentário:

Tici Gil disse...

concordo com oq vc escreveu Lu. bjs