sexta-feira, 7 de dezembro de 2007



MULHERES ESTÃO CADA VEZ MAIS ADEPTAS ÀS CORRIDAS...POR QUE SERÁ?

Se há 10 anos atrás era difícil ver uma mulher participando de competições no pedestrianismo, hoje em dia, isso é mais normal do que vê-las num salão..rs. É bem verdade que nós mulheres estamos cada vez mais conquistando o nosso espaço, seja na política, na profissão que escolhemos e na corrida isso tem se demonstrado claramente, já que a participação das mulheres triplicou na última década.
Mas não pensem que foi fácil às mulheres aderirem esse esporte não. A cineasta americana Charlotte Lettis Richardson lançou nos Estados Unidos o documentário (eu ainda não vi) “Run Like a Girl” (Corra como Menina). O filme é história de três mulheres de diferentes gerações que praticam a corrida de longa distância.Uma delas é Doris Brown Heritage, que nos anos 50 integra a equipe olímpica de atletismo e vence por cinco vezes o Mundial de Cross-Country. Outra é a própria cineasta, Charlotte Lettis Richardson. Ela começou a correr nos anos 70 e retrata no filme mudanças comportamentais da mulher daquela década. Para finalizar a americana conta a história da estudante Camille Connelly.Segundo a cineasta, a motivação do filme veio por causa das dificuldades que ela enfrentava nos anos 70 para participar de provas de longa distância. “Os organizadores sempre deixavam eu participar da competição só que meu tempo não era oficial”. A partir disso ela resolveu comparar a sua história de corrida com mulheres corredoras de outras épocas.
Na verdade, um dos maiores desejos das mulheres, a perda de peso, é favorecida com a corrida. Por se tratar de uma atividade aeróbica, a corrida facilita e auxilia a perda de peso, porém, além da atividade física é necessária uma alimentação balanceada para que o resultado seja mais rápido e satisfatório.
Decidi começar a correr aos 14 anos porque via meu pai sair para correr na praia. Meu corpo se modificou tanto que eu nunca mais parei.
“A regra é básica: a pessoa emagrece quando ela gasta mais calorias do que consome. Se uma mulher vem mantendo o peso com uma dieta e decide correr, ela irá emagrecer se não aumentar a ingestão calórica.
Porém, muito além de garantir um corpo enxuto, a prática da corrida garante outros benefícios para a saúde da mulher. E isso se refere, ao contrário do que muitas pensam, ao período menstrual. Após uma pesquisa com oito mulheres sedentárias que foram submetidas a treinamentos de corrida por 20 km semanais, um estudo da University of British Columbia, em Vancouver, Canadá, comprovou que ao final do período de testes, todas elas apresentavam melhora nos sintomas da TPM, como dores nas mamas e nas alterações de humor nos dias antecedentes ao ciclo menstrual.
Já no que diz respeito à nutrição, é preciso ficar atenta, pois nessa fase do mês ocorre a perda de ferro, sendo importante ingerir alimentos como carne, frango, peixe, vegetais de cor verde escura e feijão, pois ajudam na recuperação do organismo em relação a este mineral.
Durante a prática de atividade física, a alimentação deve ser saudável e equilibrada. Diariamente é importante ingerir alimentos com carboidrato (pães, massas, arroz, batata), pois fornecem energia adequada para o exercício; frutas e verduras que fornecem fibras, minerais e vitaminas ao organismo; proteínas (carnes brancas e vermelhas, ovos), pois são responsáveis pelo músculo e reparação celular; além da gordura que é responsável pela absorção de vitaminas, mas sua ingestão deve ser controlada (nada em excesso).

Viram, assim é fácil unir o útil ao agradável, pois as mulheres têm motivos de sobra para escolherem a corrida como atividade física, uma vez que além de beneficiarem o corpo, garantindo o fim das gorduras localizadas, ainda transforma de forma positiva o cotidiano feminino, intensificando a beleza da mulher e proporcionando o bem-estar e diário.
Não é a toa que os 8km da AT é um grande sucesso né mulherada.. e só pra lembrar.. eu voooooooooooooooouuuuuuuuuuuuuuu....

Nenhum comentário: