quinta-feira, 22 de julho de 2010

O CORPO SOFRE E A ALMA....


É engraçado como a gente se cobra durante uma prova. Mais engraçado ainda como a gente se amaldiçoa quando não faz o tempo esperado quando zera o cronômetro. Cada corredor considera a palavra DESAFIO de uma forma: terminar pela 1a vez 5km é um grande desafio para muitos, passar pelos 10km abaixo de 1 hora, correr sua 1a Meia sobrando no final...e assim por diante.


Na verdade o grande desafio de cada corredor está nos treinos diários. Correr debaixo de sol, de chuva, de frio, resfriado, com dor, sem vontade, isso sim é um grande desafio. E nem me venha falar que a raiva dá justamente por isso, porque treinamos duramente e quando chegamos na tão esperada prova, tudo vai por água a baixo. Nada disso.


Eu estou no meu 16º dia de treinos pesados. A imunidade começou a baixar. Depois da inflamação na garganta de algumas semanas atrás, nasceu no meu globo ocular uma bolinha branca seguida por grande vermelhidão. Eu tomei um puta susto quando me olhei no espelho. Pensei em coisas bizarras do tipo: derrame, deslocamento de retina, sei lá. Fui ao médico ontem. Graças a Deus é apenas um folículo...algo como uma espinha dentro dos olhos....espinha na cara é coisa do passado...rs...agora é no globo ocular, posso com isso? E tudo veio por conta da inflamação da garganta. Sim, eu também pensei a mesma coisa que vocês: "E o que a garganta tem a ver com o globo ocular?" Eu não sei responder, mas a médica disse que tem, então, tem.


Aí pensei, caramba, tô com resfriado, com o globo ocular adolescente ...rs....com dores musculares por conta dos tiros e eu ainda no dia da prova me dou ao desplante de dizer que não cumpri o meu desafio? Desafio é sair cedo como hoje debaixo de um noroeste que pegava direto na garganta e terminar o treino rezando pra que eu chegasse estrupiada, porque eu tinha a certeza de que o treino rendeu. Isso é desafio.


Infelizmente a gente não pensa assim né....e nos martirizamos a chando que a única coisa que temos obrigação de fazer é justamente hontar os treinos difícieis que tivemos e racharmos o chão no dia da prova, nos crucificando se fizermos 1 segundo acima do esperado. Quanta besteira!


Na semana passada, saí de casa debaixo de uma nuvem preta de dar inveja a qualquer Tsunami...rs...Saí...mesmo ouvindo todo aquele blábláblá de que o mundo ia cair e eu estaria na praia....Morrer correndo...que alegria! E naquele dia eu sentí exatamente oq eu quero dizer....em determinado trecho, como era de se esperar, a chuva arriou mesmo e enquanto vários guarda-chuvas iam se abrindo e várias pessoas correndo para abrigar-se, eu ainda assim, prossegui no treino que estava fazendo....feliz da vida...sentindo-me viva, uma verdadeira corredora. É a graça da coisa. É o espírito do corredor. Sentir o corpo ardendo em febre, os músculos moídos de tanta pancada no chão, os joelhos latejando, o tempo fechando e ainda assim sentir a alma leve, é o maior desafio de todos.


É por isso que algumas vezes me dou ao luxo de correr sem relógio. Nada de minutos, segundos, milésimos. Não quero saber quanto eu corri, e quanto marquei naquele dia...quero apenas sentir que mais um dia me desafiou e mais um dia eu cumpri o desafio.. sem neura de que eu tenho que ser sempre o melhor.


O nosso melhor é feito todos os dias....independente se temos feito tempos bons ou ruins. Conheço muitos corredores e aqui me encaixei por algum tempo que corriam porque queriam resultados...sofriam, não sentiam mais prazer em correr, porque se esqueceram do principal...alimentar a alma como um verdadeiro corredor....e o que é isso? Pelo menos pra mim é levantar e correr....só isso.


Aí me perguntam: Ué, mas você não disse que está sofrendo nos últimos 16 dias com treinos intensos? Duvido você vim com esse papo de esquecer o relógio". Muita calma nessa hora. Não digo que não corra visando resultado, mas digo que deixei de me martirizar por conta de maus tempos que eu possa a fazer. Eu faço a minha parte, corro todos os dias, com alegria, com vontade. Se vejo que estou sofrendo sem motivo, descanso, mudo o treino do dia, mas não dá pra correr todo dia sem olhar no relógio....pelo menos não aqueles que querem resultados.


Todavia mais do que o desafio do relógio, volto a dizer, é o desafio diário. Quando não sentirmos mais essa vontade de sair pra correr simplesmente pra correr, é hora de parar.....ou pelo menos hora de repensar um pouco no conceito de espírito corredor.

Nenhum comentário: