segunda-feira, 19 de julho de 2010

TRAÇAR METAS É SEMPRE O MELHOR CAMINHO



Ufa, ufa....Depois de 4 dias tenebrosos de chuva, sendo que em 3 deles fui obrigada a correr 1 hora e meia na esteira em inclinação 4 pra ver se dava o mesmo efeito da areia....(é claro que não dá...aliás, o que dá é TÉDIO TOTAL), enfim, o sol apareceu....E o que se viu foi uma enxurrada de corredores na praia.


Chegou a ser engraçado, porque dava a impressão de que todo mundo tava desesperado pra treinar e saia feio dispirocado pra aproveitar o tempo perdido. Eu ainda fui pra academia, e quem não faz??? Desespero total....Realmente deixar de treinar é como estar numa gaiolinha....


Bom, o fato é que mesmo correndo esses três dias na esteira, não sentí diferença na areia. Aliás, fiz extamente o mesmo tempo como de costume.


Bem...eu sempre digo aqui que meus post são baseados no dia a dia do corredor. Muitas vezes não tenho idéia do que vou escrever naquele dia e pronto.. acabo encontrando alguém que me fala sobre algo que eu acho interessante, acabo vendo algo diferente em algum corredor...uma má postura, uma boa postura, uma passada errada.. tudo é motivo. E hoje, pela manhã, não foi diferente.


Assim que eu terminei o meu treino de exata 1 horinha, fui me alongar. Uns 5 minutos depois, chegam 2 meninos de proximadamente 18 anos. Eram fortinhos e percebia-se facilmente que estavam de férias e faziam companhia um ao outro para tomarem gosto pela corrida e ....perder alguns quilinhos extra.


Enquanto eu me alongava, ouvia o seguinte diálogo (na verdade não sei se falavam sério ou queriam se mostrar)....


- Então me inscrevi naquela prova lá...

- Eu vou me inscrever também, só preciso ver com quem vou...

- Eu tô inscrito em 7 provas cara....Vou correr o circuito da Adidas, os 10km da Tia JÔ, tô correndo o das praias, me inscrevi na Subida da Ilha, vou correr os 5km revezamento com o Fábião....e assim que abrir as inscrições pra Meia da Praia Grande vou lá me inscrever também.

- Tu tá louco.... Vou me inscrever só nessa de 10k e pronto...é muita coisa.

- Mas é assim que tem que ser cara....vou chegar nos 48 o que custar....


e blábláblá e blábláblá...


Como eu disse não sei se era sério, mas aceitemos a hipótese de ser realmente verdade que o guri estaria inscrito em 7 provas... Seria até normal se as 7 provas tivessem pelo menos espaços de 1 mês entre elas, ou pelo menos 2 fssem no mesmo mês.. até aí....tudo bem....Também seria aceitável se todas as provas tivessem mais ou menos a mesma distãncia. Entretanto o que ouvi foi uma micelânia de provas totalemente diferentes....Provas de10km, provas de 5km, provas de subida e pior uma Meia maratona.


Onde ele errou? No mesmo lugar que eu no ano passado. Corria todo mês cerca de 3 provas, sendo que em pelo menos 3 meses corri 4 provas em cada um. Absurdo. Abria inscrição, eu tava lá....E o que aocnteceu? O óbvio...tempo baixando e lesão me fazendo parar noa auge.


No entanto, o menino abusou do direito de errar, pois além de se inscrever em várias provas de uma só vez, ele ainda escolheu provas diferentes que exigem treinos também diferes. Se você quer ficar mais ra´pido em provas de 10km , precisa treinar velocidade, tiros....se você quer fazer uma meia, tem que fazer longões, rodagens.... se quer correr subidas, precisa treinar em subidas....


É bem, verdade que os treinos para algumas provas acabam por ajudar outras. Treinar por exemplo para os 5km mais rapidos da sua vida, lhe trará velocidade para enfrentar os 10km ....mas muita calma nessa hora.


Eu mesma atualmente estou inscrita em 5 provas, porém, apenas 2 em agosto, uma em setembro, outubro e novembro. Com certeza ainda me inscreverei para a meia dapraia grande que acontece em setembro também, mas é uma prova que participo apenas para brincar, sem querer marcartempo o que acaba sendo um bom treino para os 10km...já que exige resistência.


Eu custei , mas aprendí a priorizar algumas provas. Dia 08 de agosto, corro os 9km do Centro Histórico. Lá eu entro na categoria advogada. São aproximadamente 300 mulheres e apenas as 5 primeiras no geral, não tem categoria por idade´´e que levam o troféu. Ano passado fiquei em 4º e este ano queria pelo menos manter a colocação. Estou treinando muito forte o que me ajudará na outra semana onde corro a 4a etapa do Campeonato Santista.


Eu sei que a gente tem coceira....a gente quer correr tudo. O ideal, como eu disse é priorizar as provas mais importantes pra você. Aquela em que voc~epoderá treinar direitinho, sem sair da planilha ou mudar o treino e consequentemente melhoraro o seu resulto. É bem verdade que aqui estou falando de pessoas que correm visando melhora em seus tempos. Se você é daqueles que participa de provas apenas por prazer.. é outra coisa. Dá pra correr toda semana se quiser, pois você não fadiga os músculos e não precisa de tanto tempo de descanso para se recuperar de uma prova. São coisas diferentes. Como eu por exemplo, já corri uma meia maratona numa semana e na outra estava correndo a mesma distãncia.. mas por quê....porque encaro essa prova sem olhar no relógio...treininho básico... como fazer footing no shopping....rs....


Eu até pensei em perguntar pros meninos se eles corriam faz tempo, mas fiquei com receio...tem gente que não gosta sei lá... eassim como eu achei que eles pudessem estar querendo seaparecer, eles também poderiam achar o mesmo de mim, muto embora a intenção fosse mostrar o que aocnteceu comigo por exagerar nas provas.


O importante é traçar metas. É sepreparar especificamente para cada distãncia. Uma coisa de cada vez.... Imaginem o Bolt treinando para uma maratona???? Certamente ele deixaria de ser o melhor do mundo em provas rápidas...Volto a dizer....os resultados são consequencia de treinos bem feitos, direcionados a um alvo. Não dá ra ser bom em tudo ao mesmo tempo agora.....Pense nisso!



3 comentários:

Unknown disse...

Oi Luciane!!!

Confesso que sou uma dessas pessoas que se inscrevem para todas as provas... :(

Estou treinando para Meia Maratona e as provas para mim entram na planilha como treino. Ontem fiz 16 Km na segunda etapa do Circuito Athenas... pura diversão!

Gosto muito dos seus posts. Sempre acrescentando!

Beijo!

Bons Km disse...

O Amigo conhece bem seu colega de treino...
O carinha tá louco...hehehe...
Boa semana Luciane...
Bjinhos
Bons treinos
JU

CANELAFINA disse...

Fecho cem por cento com a ideia da Meta. Agora eu so quero provas longas. Meus treinos sao sempre longões. Sempre 3o km, consolidando a segurança nesta distancia com tempo razoável, nada de exageros. Um grande abraço, ja estava com saudades. Eduardo