terça-feira, 28 de setembro de 2010


ESSA NÃO.....!!!!!!



Na boa, do auto dos meus 33 aninhos...tomar juízo...é...tomar juízo...rs...Comecei a sentir fortes dores nos dentes...Eu nunca sinto dor de dente, até porque, vale lembrar que a saúde bucal é muito importante para o desempenho na corrida sabia????


A máxima ‘‘A saúde começa pela boca’’ é mais do que acertada quando se fala em desempenho esportivo. Não pela boa e completa alimentação, como muitos pensam, mas pela prevenção bucal. Atletas podem ter comprometidos os seus rendimentos, paralisados os seus treinos, em função de uma simples cárie.


O problema pode afetar e/ou potencializar infecções e inflamações que o esportista já tenha em outras partes do corpo.


Tá...alguns podem dizer que é exagero...mas vocês sabiam que o Ronaldo, já eleito o melhor jogador do mundo, quase foi dispensado do São Cristóvão, time que defendia aos 15 anos de idade, pelo baixo desempenho esportivo? Não...então...O motivo? Apresentava dois dentes com canais infectados, o que pode causar menor rendimento físico, lesões musculares e/ou retardo na recuperação do atleta. Também tinha uma grave falha ortodôntica, ocasionando dor, desconforto, má postura e desequilíbrio muscular em várias partes do corpo.


É fundamental visitar o dentista regularmente para uma simples limpeza de tártaro, verificação da existência de cáries e lesões infecciosas nos dentes por atrito ou impacto. Um canal aberto ou uma inflamação na gengiva, espalha-se por meio da circulação sanguínea, provocando risco para o coração e articulações. Uma simples dor de dente pode atrapalhar o desempenho na prova e até mesmo durante a fase de preparação.


A gente sabe que qualquer tipo de dor aumenta a tensão e o estresse no dia-a-dia, fazendo com que caia a qualidade de sono e de vida e isso reflete na corrida.


Outro ponto destacado é a falha ortodôntica, que pode fazer o atleta respirar pela boca. O respirador bucal apresenta má oclusão, que pode e deve ser corrigida .


Tá, mas eu não tô com dor de dente por conta de cáries, de canal, de infecção, ou sei lá mais o que...Visitei minha dentista, por conta do incômodo que eu estou sentindo e....lá estava ele...horrendo... enorme...pontudo...quer dizer.. horrendos, enormes, pontudos...Sim...eles resolveram dar o ar da graça juntos...do lado esquerdo e direito...os dentes do siso....


Eu sei que todo mundo deve saber, mas pra quem não sabe...dentes do siso são os últimos molares de cada lado dos maxilares. São também os últimos dentes a nascer, geralmente entre os 16 e 20 anos de idade. Como os dentes do siso são os últimos dentes permanentes a aparecer, geralmente não há espaço suficiente em sua boca para acomodá-los. Isto pode fazer com que os dentes do siso fiquem inclusos - dentes presos embaixo do tecido gengival por outros dentes ou osso.


Se os dentes estão inclusos, pode ocorrer inchaço ou flacidez. No meu caso,tá tudo inchado...de um lado, de outro....até falando a língua toca o último dente e dói muuuuuuuuito...


Os dentes do siso que erupcionam apenas parcialmente ou nascem mal posicionados também podem causar apinhamento e outros problemas. Como os dentes removidos antes dos 20 anos de idade têm raízes em menor estágio de desenvolvimento e causam menos complicações, recomenda-se que as pessoas entre 16 e 19 anos tenham seus dentes do siso examinados para verificar se precisam ser removidos.


Não vai ter jeito, vou ter que extrair...quinta-feira irei fazer uma radiografia de boca semi aberta pra ver em que posição eles estão....tem disso...rs.. e pra mim o que importa... ranca logo isso dái que eles não me pertencem caramba....E logo eu que moooooooooooooooorrroooooooo de medo de dentista....morro mesmo.. de suar frio uma semana antes....vou ter que arrancar dois dentes de uma vez só...Mas já pesquisei a respeito...rs...gosto de estar preparada pra gritar....a coisa parece meio simples....

A extração se faz de forma rotineira. Seu dentista pode recomendar anestesia geral ou local. Após a extração do dente (ou dentes), você precisará morder suavemente um pedaço de gaze durante 30 a 45 minutos após deixar o consultório, para estancar qualquer sangramento que possa ocorrer. Você poderá sentir um pouco de dor ou inchaço, mas que passará naturalmente após alguns dias; no entanto, você deverá ligar para seu dentista se houver dor prolongada ou intensa, inchaço, sangramento ou febre. A extração dos dentes do siso devido ao apinhamento ou fato de estarem inclusos no osso maxilar não afeta a sua mordida ou a sua saúde bucal no futuro.


Jesus me salve!!!!!!!!!!!!!

2 comentários:

Marildo Nascimento disse...

Ih...e agora como fica o juízo?
Valeu menina boa cirurgia e bons treinos
Abração
Marildo Nascimento
www.4corredores.com.br
Lu queria te recomendar a leitura do livro Nascido para Correr. Dá um pulo lá no nosso blog e dá uma lida que eu fiz algumas colocações em razão desse livro...tenho certeza que vc vai gostar do assunto.

marli disse...

Estou passando correndinho, para te desenhar um maravilhoso final semana, que seja cheio de boas energias, se for correr, boa prova, se for treinar, Bons treinos...

\o/simbora treinar
\o/ simbora correr
www.marlipalugan.blogspot.com
Twitter:@marlipalugan