quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

BORA PRA BASE?



Ok...agora é fato. O ano acabou. Quem correu, correu, que não correu, vai correr a São Silvestre pra dizer que correu...rs. Agora chegou o momento de esquecer os tempos, resultados e pisar no freio pra tudo começar de novo e o mais importante: começar bem.

Hora de sussegar o tênis, de verdade mesmo...se permitir ficar lá 1 semaninha sem treinar, ou na pior das hipóteses, um trotinho de 40 minutos, se não´for pedir muito. Isso porque daqui a pouquinho, iniciaremos um novo período... Aliás, um período bem bacana e que te acrescenta demais. Estou falando da base.

A base é um período de treino considerado um dos mais importantes da temporada. Como o próprio nome diz, você tem que ter uma boa base e consistência no treinamento para não se “quebrar”. É como por exemplo uma construção de um prédio, se o prédio não tiver uma boa base ela desaba. Quem faz uma boa base basicamente fica imune de possíveis contusões no meio da temporada.

O treino de base é um treinamento geralmente feito em inicio de temporada após o período de transição ( férias) e esse tipo de treino tem duração de 6 a 8 semanas e damos ênfase para trabalhos de fortalecimento muscular e volume. A intensidade é descartada nesse período.

O site copacabana runners traz um exemplo de treino neste período bem bacana, que inclusive e assemelha bastante ao que eu faço. 

Segunda : descanso.

Terça feira: Circuito Training – Treino com exercícios específicos intervalados com corrida leve, tem a finalidade do desenvolvimento da resistência muscular localizada.

Quarta : 12 km leve

Quinta feira : Trabalho misto – treinos alternativos incluindo fartlek, rampa, saltos, mini circuitos, elástico etc, tem a finalidade do desenvolvimento da resistência muscular e preparação geral.

Sexta: 12 km leve

Sábado Usp: Longão + tiros específicos na Biologia, tem a finalidade do desenvolvimento do trabalho de resistência aeróbia e resistência muscular. O treino mais importante para quem pretende correr uma maratona.

Domingo 8 x 800 m em Rampa : Tem a finalidade do desenvolvimento de força e resistência aeróbia e muscular.

A base é importantíssima. É o alicerce para uma temporada sem lesões e sem sobressaltos. É o condicionamento para agüentar os treinos de polimento e encarar a temporada de competições. Até porque é nesse período de competições que a gente exige demais do nosso corpo e se  queremos exigir mais do organismo, do corpo como um todo, temos que se fazer um trabalho de fortalecimento, de base.

Eu começo na semana que vem, se Deus quiser. Acabei de vir de uma virose do cão, onde fiquei 5 dias muito mal, só à base de soro na veia. Um horror. Ainda não estou 100%, mas acredito que na segunda-feira, devagarinho dá pra voltar...E então, vou ficar nesse período até pelo menos o fim de janeiro, para começar fevereiro com todo o gás.

O importante é passar pela base tranquilamente, sem pressa, sem querer pular fases, para que realmente as metas sejam alcançadas. E vamos combinar: início de ano é sempre assim: uma infinidade de metas! rsrsrsrs. Tudo bem que a gente acha que vai correr 25 provas no ano e acaba correndo 30...ferramos tudo por excesso de provas, mas também temos o plano B, achar que vamos correr 25 e corremos 15...rsrsrsr (impossível né???..rsrsrsrs).

Fato é que a base tem que ser encarada. Então...bora lá...


Nenhum comentário: