segunda-feira, 23 de julho de 2007


VERDADES E MITOS SOBRE A CORRIDA

Beber água durante a corida faz mal ou dimiui a ressitência.
Mito: É fundamental e ajuda a manter a resistência. Com a corrida, ou qualquer tipo de exercícios físicos, o corpo perde líquidos através do suor e por isso é sempre essencial repor a água perdida, mesmo que a pessoa não goste, até para não correr o risco de uma desidratação durante o treino ou prova.

O ideal é tomar suplemento de carboidrato 9gel) apenas antes da prova.
Mito: O atleta pode ingerí-lo em três momentos: 15 minutos antes da prova, a cada 1 hora em competições acima de 3 horas e até 1 hora após o término da prova.

Quando as provas acontecem no período da tarde, como a São Silvestre, não se deve almoçar.
Mito: O almoço deve ser à base de carboidrato complexo (arroz, massa, batata) em torno de 70% do total de calorias ingeridas, uma proteína de digestão mais ra´pida (carne branca) em, torno de 20%. A refeição não deve conter muita fibra no dia da prova. A Quantidade de calorias é variável. Ficar sem almoçar é loucura, o corpo precisa de alimento para queimar.

Em provas longas, como as maratonas, queima-se a masa magra, e vale a pena fazer a suplementação protéica para melhorar o rendimento.
Verdade: A suplementação protéica tem se mostrado bastante eficiente para atletas de longas provas, mas uma dieta equilibrada é funedamental para se obter um bom resultado da suplementação. O ideal é começar a suplemnetar pelo menos um mês antes da prova. para isso é necessário a ajuda de um profissional nutricionista que irá calcular a necessidade de cada atleta e também qual tpo de proteína é o mais indicado.

Para boa performance na corrida, deve-se cortar radicialmente as gorduras da dieta.
Mito: Até 35% de gorduras na dieta podem ser recomendadas a maratonistas, preferencialmente até 10% saturadas (frituras, carne vermelha, etc) e demais gorduras insaturadas, como azeite de oliva, nozes, castanha, soja, pinhão, etc. Consumo abaixo de 15% de gorduras na dieta está associado à carência nutricional, ainda mais em atletas nos quais a gordura é considerada fonte de energia.

A hidratação antes da prova é fundamental para o desempenho.
Verdade: Como já dissemos, ela é fundamental, e dependendo da duração do exercício, deve ser feita durante a atividade (em média 150 ml a 300 ml a cada 15 a 20 minutos), de acordo com a capacidade gástrica de cada um. Sabe-se porém, que a hiperidratação pré-treino,em detrimento da hidratação regular durante a prova, nãoé eficaz. A receita ideal continua sendo hidratar-se antes, durante e após a corrida.

Beber vinho, mesmo que socialmente, atrapalha a corrida.
Mito: O vinho de boa qualidade fornece excelente quantidade e variedade de antioxidantes (como por exemplo, o mais famoso: o resveratrol - que possui como uma das funções principais a diminuição da agregação plaquetária). O problema é que ele pode intoxicar (como qualquer bebeida alcóolica) as células hepáticas - e o etleta pode ser mais ou menos sensível a esse efeito. O ideal é que, se o objetivo for o alto rendimento, o corredor só o consuma emférias. se for correr para participar e ser mais saudável, o consumo ocasional e moderado (dependendo do indívíduo) poderá trazer benefícios. temos também suco de uva natural e puro com esses componetes antioxidantes - e pesquisas estão sendo feitas na UFRJ (Ciências dos Alimentos) na tentativa de microencapsular estes componentes para fornecer iso9ladamente ao atleta.

Carboidrato é ideal para corredores, porém engorda.
Verdade: carboidratos são essenciais para corredores e devem compor em torno de 60% a 70% das calorias totais da alimentação diária. Juntament com as gorduras, e aé mesmo proteínas, eles engordam. Mas somente se forem consumidos em quantidades acima das necessárias, pois o organismo estoca o excedente sob forma de gordura. Cada pessoa possui uma necessidade energética individualizada, de acordo com o metabolismo, treino e outras variáveis. O nutricionista é o profissional capacitado a mensurar estas necessidades e fazer prescrições nutricionais de maneira adequada.

Durante provas longas, como IronMan o ideal é servir coca-cola ao invés de bebeidas isotônicas.
Mito: Realmente durante um IronMan foi servido aos atletas coca-cola. esta conduta tomada pela organziação do IronMan foi muito descutida no 26º simpósio Internacional de Ciências do esporte, emq ue foram relatados alguns aspectos importantes, porém nada conclusivos. Do ponto d evista nutricional, os refrigerantes não possuem valor nenhum, com exceção das cerca de 150 calorias de açúcar refinado que oferecem, que correspondem a cerca de 10,5% de carboidrato, enquanto o gatorade tem 6%. Acredita-se que a coca-cola tenha sido oferecida aos atletas por ser uma bebida gaseificada, podendo diminuir a absorção intestnal e velocidade de esvaziamento gástrico. Porém, o gás promove um sensação de saciedade que pode mascarar uma desidratação. Portanto, a melhor conduta, seria um soro caseiro adequadamente elaborado com vários tipos de carboidratos (sacarose + glicose + maltodextrina), além de sódio 9sal) e potássio (suco de fruta). deve-se levar em consideração o paladra do atleta, assim como a temperatura da bebeida, que deve estar entre 15 e 22º, já que quanto mais gelada, maior a velocidade de absorção.

Banana é a melhor fonte de carboidrato.
Mito: A maioria das frutas é boa fonte de carboidrato (com exceção da polpa do coco, o açí e do abacate). 100g de bana nanica (2 unidades) fornecem em torno de 24 g de carboidrato de IG (ìndice Glicêmico - indicador da velocidade de tranformação do carboidratoem licose. mostra o quão rápido um aliemnto ingerido consegue aumentar a glicemia, ou seja, a glicose no sangue), moderado, o que a torna interessante.






Posted by Picasa

Nenhum comentário: