domingo, 2 de setembro de 2007


FRANK CALDEIRAS E EDNALVA LAUREANO (PRETINHA), OS GRANDES CAMPEÕES DA 11A MEIA MARATONA DO RIO.

Emocionante. Assim foi a disputa masculina na 11a edição da Meia Maratona do Rio neste domingo, 02 de setembro.
A umidade do ar estava ótimae trazia uma expectativa de quebra de recorde. Os 4km de vento contra e os 19º com chuva fininha nos remetia exatamente à prova de 2000.
Praia do Pepino, São Conrado. 14.000 atletas substituíram o frio pela alegria e vontade de participar desta grande festa (Ai que vontade de estar lá).
Quando foi dada a largada, um nó me veio à garganta, como se a sirene que tocava estivesse bem perto de meus ouvidos. Enquanto os anônimos passavam, lá em cima, podia-se ver a maré calma, limpa...
No início d aprova, o pelotão de frente fez questão de empenhar um ritmo forte, corriam a cerca de 21km/h.
Com o passar dos quilômetros, lá pelo 4, o grupo se dissolveu e Marildo, Nélio (brasileiros) e Charles e Titus (quênia) assumiram com alguma vanagem. Nessa hora eu me perguntava, e Frank, cadê? O Clodolado eu sabia que apareceria mais tade, até porque é uma tática bem especial dele de largar menos forte e crescer durante a prova. Mas a pergunta continuava, cadê Frank? Os brasileiros estavam nitidamente cansados e desesperados para continuar conseguindo manter o ritmo dos quenianos, que logo depois, mostraram a que vieram e assumiram a liderança, juntamente com Roberto de Oliveira, que não mostrava grandes chances de se manter bem não.
Os quenianos nos dava a impressão de que estavam correndo como se estivessem passeando no shopping, pois vinham conversando um com o outro durante o percurso. Isso tudo correndo há menos de 3min/km. Ahã.
De repente, no vídeo apareceu vindo lá de trás, Clodoaldo (aquele que ganhou recentemente as 10 milhas do Frank Caldeiras) e começou a dar o ar da graça com pouco mais de 100 metros de distãncia dos quenianos, que a esta altura ainda estavam no maior bate papo.
Mas toda essa discontração de Charles e Titus durou pouco, pois prevendo que alguém vinha se aproximando deles, Titus olhou pra trás, seguido d eCharles e avistaram Clodolado, cheio de vontade, mais a esquadra do cruzeiro, toda azul, prometendo uma linda disputa.
Menos de 5 minutos depois, Clodoaldo estava emparelhado com os quenianos e eis que enste momento avisto ele...Frank Caldeira com seu dragão no braço direito e seu próprio rsto no esquerdo.
na entrada do túnel, Titus continuava na frente, ao passo que Frank passa Clodoaldo. Os quenianos nitidamente começam a demonstrar sofrimento durante a prova e aquele estado confortável deu lugar ao cansaço e exaustão. Aproveitando-se da situação, Frank emparelha lado a lado com Titus e Frank até arrisca a demonstrar a tangência correta para o queniano. Quênia não muda o traçado. Frank também não. No km 18, Charles diminiu o ritmo e fica para trás, não perdendo Frank e Clodoaldo de vista. Frank faz a volta para os metros finais. Clodoaldo ultrapassa Titus. Com passadas largas, Frank aperta o ritmo. Tudo estav definido. Ele abre pouco mais de 70 metros em relação a Clodoaldo, distãncia com gostinho d evingança, já que perdeu as 10 milhas para o colega. Faltando aproximadamente 520m para o fim da prova, Frank abre um sorrisão, olha pra trás, solta beijos e aponta para o céu. Em seguida, pede aplausos para o público e distribui tchauzinhos pra torcida, cruzando a linha de chegada com o tempo de 01:03:01s. O 2º lugar ficou com Clodoaldo, seguido de Titus, João da Bota (aquele que corria só de butinas, lembram?) e Gilmar, atual 1º lugar do ranking de corredores.

Nenhum comentário: