domingo, 25 de janeiro de 2009

Restrição a atletas estrangeiros é aprovada pela CBAt

Depois de muito especulada, a restrição aos atletas estrangeiros, em corridas brasileiras, foi aprovada pela assembléia da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), realizada nesta sexta-feira.
Em entrevista à Gazeta Esportiva.Net, neste sábado, o presidente da CBAt, Roberto Gesta de Mello, esclareceu o motivo das restrições. "A decisão foi aprovada pela Assembléia e ficou decidido que as corridas de nível A, que são de alto desempenho, terão a participação de somente três estrangeiros", afirmou.
Ele também explicou como será a nova regra em outras modalidades. "Nas corridas de nível B (de desempenho mediano), a limitação será de dois estrangeiros e nas outras corridas, como as organizadas pelos órgãos estaduais, teremos apenas um estrangeiro", confirmou.
Entretanto, o presidente revelou que esta não será uma regra geral para todas as corridas disputadas em território nacional. "Em casos especiais, nas competições maiores, como a São Silvestre, por exemplo, poderá ser solicitado um número maior de atletas de outros países nas competições", afirmou.
Roberto Gesta de Mello acredita que a decisão ajudará a desenvolver o atletismo nacional. "Treinadores e atletas de outros países já aprovaram a idéia (a restrição sobre estrangeiros). Isso ajudará no desenvolvimento dos atletas brasileiros, e para evitar a exploração dos atletas de outros continentes em nossas competições, portanto, acho que a limitação de três atletas não é nenhum exagero. As novas regras serão efetivadas a partir de 1º de fevereiro", confirmou.
fonte: gazeta esportiva
Eu continuo não concordando com isso. Em que pesa tal restrição seja somente em corridas nacionais, não vejo nenhum incentivo aos atletas brasileiros aí. Continuo achando que trazer atletas de fora, cujo preparamento é de alto nível só tem a acrescentar. Se eles acabam vencendo as corridas, se acabam desencorajando atletas brasileiros a competirem, aí é outra conversa. 3 atletas é muito pouco, é ridículo, mas se a CBat aprovou...

2 comentários:

Mayumi disse...

É uma questão polêmica, esta... eu naõ saberia opinar, pois não tenho mais informações sobre o porquê desta restrição. Deve ter suas razões bem fundamentadas, não?
Boa semana!

simplifique disse...

não sou favorável a restrição, mas em um post, o Bruno falou sobre o que estão fazendo com os estrangeiros: trazem os caras para cá e os treinadores ficam com 70% da premiação e os corredores com 30%. é exploração dos caras, mas é a regra do jogo, enfim, é um assunto polêmico mesmo. mas, discuti-lo nos faz crescer.