terça-feira, 26 de fevereiro de 2008



TOP 10 - OS 10 MANDAMENTOS PARA MELHOR RENDIMENTO NA CORRIDA

Assim, já dizia minha vó: "Saco vazio não pára em pé". E esta máxima é ainda mais importante e eficiente quando se trata de nós atletas corredores, que gastamos muita energia e temos que saber como recuperá-la. Mas qual o melhor alimento pra consumirmos? É sobre isso o nosso Top 10 de hoje....

8 – Melhor alimento para atletas.

Todo mundo precisa de uma alimentação a base de carboidratos proteínas, lipídios, minerais, vitaminas e fibras. Mas a diferença da dieta de um atleta em relação a uma pessoa comum é a quantidade de carboidratos que ela ingere, justamente porque esse grupo alimentar possui glicogênio, o nutriente usado pelo músculo durante uma atividade física.No dia-a-dia, é necessário que o esportista tenha uma alimentação de 60% do valor calórico composto por carboidrato. Mas como saber a quantidade certa desse elemento a ser ingerida?
Segundo a Personal trainner Yara Coltro, a conta é fácil, fácil. Para cada quilo de peso do atleta devem ser ingeridos 10 gramas de carboidrato. Os 5 alimentos mais utilizados pelos corredores para repor o nível de carboidrato muscular são: o arroz, batata, o pão, o macarrão e a barra de cereal. Ela explica algumas características de cada um dessesalimentos.

Arroz: o melhor tipo é o branco ou o integral? A diferença está na quantidade de fibras. Enquanto o arroz integral demora trinta minutos para ser digerido, o branco demora duas horas.

Batata: Essa hortaliça tem o tipo de carboidrato chamado complexo, e o amido dela tem uma rápida resposta de absorção pelo organismo.

Pão: O tipo integral é o mais recomendado porque tem fibras e geralmente é feito sem a adição de gordura hidrogenada.

Macarrão: Os melhores para os corredores são os feitos a base de sêmola e grano duro, porque não tem adição da gema do ovo.

Barra de cereal: o melhor é usá-la até a primeira hora após a atividade. Ela possui carboidrato concentrado e repõe o glicogênio rapidamente.

E aí, prontos para uma alimentação consciente ou ainda vão insistir em comer qualqeur gororoba???? rs...

PRÓXIMO TÓPICO: MELHOR RELAXANTE

2 comentários:

Nacatko, Inc disse...

Luciane,

Muito show !!! Caramba, só tenho a lhe agradecer por dedicar seu tempo passando estas preciosas informações para nós...

Valeu mesmo...

Agora no caso do descanso, como fica por exemplo no meu caso ?? que treino corrida segunda, quarta, sexta e sabado - e o ciclismo no domingo, terça e quinta. Fiquei preocupado, pois estou no grupo de 2 descansos semanais :)

Abc e como esta o João ??

Anônimo disse...

E ai menina tudo bem? Já teve o nene? Outro dia passei na praia (depois do aquario)por uma menina grávida e fiquei pensando se não seria vc...parecia com vc...mas fiquei com vergonha de falar e não ser vc...bem uma hora a gente vai se conhecer pessoalmente. Teu Blog esta demais continue assim... Espero que vc realize seus sonhos com relação ao nene e depois quando já estiver recuperada venha correr em nossa Equipe...estamos aguardando por vc e quem sabe pelo futuro(a) atleta.
Abraços do amigo