segunda-feira, 3 de março de 2008

COMPETIÇÕES EUROPÉIAS FECHAM AS PORTAS PARA ATLETAS PUNIDOS
Nem Dwain Chambers nem nenhum outro atleta punido por doping receberão convite para participar as principais competições européias de atletismo. A afirmação foi feita nesta segunda-feira pelo organizador da etapa de Bruxelas da Liga de Ouro, Wilfried Meert, à Associated Press. Segundo ele, o veto à presença destes competidores será mantido mesmo que os mesmos ameacem recorrer à Justiça.
'Não temos medo dos tribunais. Temos de nos adaptar à realidade', afirmou. A decisão de barrar a participação de atletas que enfrentaram suspensão por dois anos por doping inclui os 51 principais torneios de atletismo, incluindo a Liga de Ouro e as etapas de Grand Prix.
O velocista britânico Chambers e o bicampeão olímpico de revezamento Chryste Gaines, dos Estados Unidos, reclamaram recentemente de estarem relegados ao ostracismo depois de cumprirem dois anos de suspensão em função do escândalo envolvendo o laboratório Balco. Chambers foi à Justiça contra a Federação Inglesa de Atletismo e obteve autorização para participar do Mundial Indoor esta semana, em Valência, na Espanha.
Mas de acordo com Meert, decisões legais não terão efeito para os convites das organizações. 'Se Chambers é proibido por sua Federação, ele recorre à Corte Européia (de direitos humanos) em Estrasburgo e vence. Mas nós apenas convidamos as pessoas. Tenho de recusar muitas pessoas a cada ano'.
Segundo o organizador, o caso da velocista norte-americana Marion Jones deixou clara a necessidade de se adotar medidas radicais. Há dois anos, uma comissão das organizações européias foi contra a tentativa escandinava de adotar este tipo de veto, alegando que todos merecem uma segunda chance. Tempos depois, Jones admitiu ter utilizado substâncias proibidas e perdeu as cinco medalhas olímpicas que havia conquistado.
A ex-campeã também foi condenada à prisão pelo envolvimento com fraude bancária
. 'Temos de parar com isso porque o esporte perde credibilidade', desabafou Meert.
Palmas pra eles!!!!

Nenhum comentário: