quinta-feira, 13 de março de 2008



QUER ESPANTAR O TÉDIO? CORRIDA DE REVEZAMENTO

Tenho muitos amigos corredores que às vezes reclamam do tédio de correr sozinhos por horas a fio. Muitos deles já até dessitiram de correr após tentar de tudo...correr ouvindo mp3, correr por lugares diferentes, e no entanto nada disso resolveu. A Jacke, por exemplo, do blog "Correr é viver" já comentou que procurou uma assessoria esportiva para ganhar novos estímulos. No caso dela, funcionou....
Uma grande opção para espantar todo o tédio é justamete essa: aderir às equipes de treino a seguir um plano de exercícios sozinhas. É por isso que existem cada vez mais assessorias esportivas repletas de alunos, que acabam formando ciclos de amizades entre uma sessão de corrida e outra. Se correr acompanhado é mais estimulante, participar de uma competição em grupo não pode ser diferente.
E isso vem crescendo bastante. Vejam só... no dia 16 de março, teremos a Maratona de Revezamento do Guarujá onde participam 2 ou 4 corredores; dia 6 de abril teremos a Ultramaratona de Cubatão com 5 atletas, e em 12 de abril a Volta à Ilha em Floripa, uma corrida suuuuuuuper divertida de 150km ao redor da ilha onde participam de 8 a 12 corredores.
Como podem ver, opções não faltam.
As provas de revezamento são um atrativo à parte para os esportistas, pois têm embutido em seu conceito um misto de espírito de companheirismo e divisão de responsabilidades. Se você acha um pouco distante da sua realidade completar uma maratona, que tal partir para uma maratona, sim, mas de revezamento?Eu mesma já pensei nisso várias vezes. É um bom método para experimentar a sensação de terminar com êxito o desafio dos 42 km. Apesar de o atletismo ser um esporte individual, o mais comum é o atleta exigir muito do seu corpo em uma prova de revezamento com o intuito de não atrasar a equipe. No entanto, é necessário ter uma certa cautela com essa postura, já que em uma competição o corredor tem de dar o seu máximo, mas sempre de acordo com o seu condicionamento físico para não sofrer depois ou mesmo no meio do percurso com uma lesão. A grande expectativa implícita em fazer parte de um time e querer oferecer o melhor de si a ele deve ser dosada para que a gana de completar logo o seu trecho da prova não ultrapasse os limites do seu organismo e se torne prejudicial à sua saúde.
De qualquer forma, tanto para os mais experientes como para quem está começando a degustar a sensação de realizar competições de corrida de rua, o revezamento é um estímulo e também uma diversão. A torcida dos companheiros que o esperam na troca da pulseira ou do bastão ou na chegada fornece ainda mais garra àquele que está correndo. E a confiança no seu potencial e na sua capacidade de finalizar uma prova logo na estréia em competições aumenta, pois é praticamente certo que todos aqueles que iniciam um revezamento conseguirão concluí-lo. Como as distâncias são curtas – normalmente 5 km ou 10 km –, em apenas um ou dois meses de treinamento é possível estar preparado para se sair bem na disputa.

Outras preocupações na preparação para o revezamento
Como as outras competições, esse tipo de prova exige um preparo emocional, além do trabalho de condicionamento físico. A resistência à dor e às possíveis cãibras que podem surgir ao longo do caminho, por exemplo, acaba sendo maior, já que não é apenas você que está competindo, outras pessoas dependem do seu desempenho. Uma leve indisposição no dia da competição que talvez o fizesse desistir de correr naquele evento muitas vezes também é relevada pelo fato de que se um desistir, é o fim da prova para os colegas. Por esses motivos é importante mais uma vez ressaltar a necessidade de respeitar os limites do corpo tanto durante os treinos como no momento de competir. Qualquer problema que aconteça, certamente você não será o único prejudicado.

Na hora de ver os resultados
Em geral, os esportistas se esforçam no seu limite máximo nas provas de revezamento devido ao comprometimento com os companheiros de equipe. Dessa forma, o habitual é realizarem suas melhores marcas naquela distância. Os resultados individuais costumam ser sempre inferiores aos índices obtidos até então. Contudo, no final de uma maratona de revezamento, espere fazer um tempo maior que as marcas médias obtidas em maratonas individuais. Isso porque as paradas de troca são tumultuadas e o corredor precisa reduzir o seu ritmo para entregar a pulseira ou bastão ao companheiro, o que resulta em segundos ou minutos a mais na somatória total dos tempos.

A seqüência dos corredores
Não é a performance que determina a ordem em que os atletas correrão. As distâncias percorridas serão as mesmas para todos e o percurso também, portanto, como os tempos de cada um são somados no final, é indiferente se o primeiro a realizar o trajeto foi o mais veloz ou não.Na realidade, o que interessa na escolha do esportista que correrá primeiro, no meio ou por último é a experiência de cada um. O melhor é deixar os corredores menos experientes no meio da prova. Os iniciantes podem se atrapalhar ao abrir o revezamento. Podem seguir os mais rápidos e não agüentar o ritmo ou irem lentos demais e acabar atrasando a equipe. Também ocorre muito, por causa da ansiedade e da longa espera até o momento de correr, de se atrapalhar na hora de concluir o percurso. Ou seja, o mais indicado é que o atleta que já tenha participado de uma disputa se responsabilize por essas tarefas, enquanto para os principiantes é aconselhável que se posicionem no meio do revezamento.

A opinião de uma campeã
Destaque em diversas provas nacionais, ela acredita que começar realizando uma maratona de revezamento é o caminho mais lógico para quem almeja completar futuramente os 42 km sozinho
Para Marily dos Santos, as competições de revezamento reforçam os laços de amizade e, por proporcionarem um ambiente amistoso, favorecem o bem-estar físico e mental. “É uma festa. Une os amigos, além de incentivar a melhora de tempos e os treinamentos”, diz a atleta. Segundo ela, esse tipo de disputa é ótimo para quem está começando a competir, já completou apenas provas menores e pretende futuramente realizar uma maratona. “É uma maneira de incentivar o atleta a correr cada vez mais. Lembrando sempre da importância da orientação de um profissional de educação física”, observa. E completa: “É o caminho mais lógico”.

Treino e estratégia
Nas competições de revezamento, o indicado é deixar o individual de lado e pensar no coletivo. “Às vezes, um atleta pode preencher a necessidade de outro integrante da equipe. Por exemplo, correr em um dia de muito calor. Se o último integrante não estiver habituado e tiver um desempenho ruim, prejudicará o resultado da equipe”, relata Marily.Quanto aos treinos preparatórios para o percurso, a corredora recomenda dar uma atenção especial às sessões que ajudarão a melhorar a intensidade de sua performance: “Como as distâncias são menores o ideal é trabalhar melhor a velocidade“. Quanto aos cuidados durante o trajeto, ela ressalta que se deve prestar bastante atenção ao momento de passar o bastão ou pulseira, instante sempre um pouco conturbado. “Se os integrantes da equipe passarem direto, o grupo todo acaba se perdendo e vira aquela confusão (risos)”, finaliza.

Outra forma bacana de se livrar do tédio é entrar para uma equipe. Só o fato de se reunirem para dar um trotinho, já é uma alavanca para espantar a falta de estímulos. Não precisa correr revezando, basta treinar conjuntamente. Além da festa no dia da corrida de encontrar todo mundo vestindo a mesma camisa...um colorido, uma legria contagiante como acontece nos 10km da Tribuna todo ano aqui em Santos. A festa das equipes acaba roubando a cena incluisive da elite.
Eu fiquei extremamente feliz quando dia desses o Marildo do blog 4corredores me convidou para entrar para a equipe dos Mutangos aqui em Santos. Tá aí.. gostei. Tão logo o João nasça e aproveito pra dizer pra todos... estamos em contagem regressiva.. faltam apenas 3 semanas....eu vou sim participar da equipe...
De toda forma, é o que eu sempre digo...enquanto vc tiver prazer em correr, seja lá a forma que escolher, sozinho, em dupla ou em carreata...rs... corra, pois tédio maior do que correr sozinho e dar as mãos ao sedentarismo....

Nenhum comentário: