sábado, 8 de março de 2008



DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Eu como feminista declarada sempre digo que todo dia é dia da mulher. Isso porque diariamente a mulher se posiciona na sociedade como um verdadeiro "Bom Bril"....estuda, trabalha, cuida de filhos, casa, marido e faz isso sempre com muita perfeição. Portanto, não é justo que lembremos dessa figura apenas num úncio dia no ano. De toda forma, há quem entenda que nem deveria ser comemorado este dia, mas quem sabe se falarmos um pouco do significado dessa data, essas pessoas não mudem o conceito sobre o assunto???? Então vamos lá...
O Dia Internacional da Mulher é comemorado em oito de março e não pense que é por acaso não, há um propósito todo especial por trás disso tudo. Em exatos 8 de março do ano de 1857, na cidade de Nova Iorque, um grupo de operárias de uma fábrica de tecidos reivindicaram alguns direitos. Elas pediram ao patrão a diminuição da jornada de trabalho, de 14 para 10 horas e licença a maternidade. Como protesto as trabalhadoras invadiram a fábrica, porém, um incêndio duvidoso aconteceu durante a greve e 129 operárias morreram queimadas, porque as portas da fábrica estavam fechadas. Desde então a data foi um marco para as trabalhadoras que passaram a simbolizar no oito de março a luta pela a igualdade. E só em 1975 esta data foi oficializada pela a Organização Mundial das Nações Unidas.
É óbvio que mesmo depois de toda essa luta e apesar de termos um dia só nosso, nós, mulheres vivemos numa luta constante pela igualdade de direitos, luta árdua, que infelizmente tarda a acabar.
Nas corridas de rua, um ótimo exemplo, vemos de forma clara, quão atrasada ainda é a mentalidade, pois, o prêmio feminino em algumas provas mais amadoras ainda é menor do que o prêmio masculino, muito embora, há um constante crescimento de provas exclusivas para mulheres, bem como há um constante crescimento de participação feminina nas provas mistas de corrida de rua.
No trabalho, mulheres exercem a mesma função dos homens, mas seus salários ainda não se equiparam, e assim vai....
De toda forma, temos um dia só nosso e isso não nos faz melhor do que os homens não, já que eles não tem um dia só deles. Isso demonstra o quanto somos especiais e o quanto somos capazes de lutar incessantemente por igualdade de direitos....
A todas as mulheres "PARABÉNS" pelo dia 8 de março!!!!!

Nenhum comentário: