terça-feira, 11 de janeiro de 2011

BAIXO IMPACTO...??? ENTÃO VALE A PENA.


Hoje eu estava treinando e vi um corredor correndo de costas.Nos cumprimentamos com uma risadinha.Na volta, coincidentemente,paramos no memso lugar. Alonga aqui, alonga ali, eu que nem gosto de falar e nem sou curiosa, perguntei sobre o treino de costas que ele fazia. Na verdade eu já o havia visto algumas vezes fazendo exatamente esse treino, mas nunca tive a curiosidade ou opotunidade de saber mais sobre o treino. Era o dia...rs...

Então, ele me disse, que há alguns meses atrás sofreu uma lesão na perna direita por conta de um atropelamento, a qual o deixou impossibilitado de voltar a correr. Ele fez de um tudo..fisioterapia, acupuntura, compressa,...sem pressa....rs....fez até mandinga...e nada. Os médicos foram enfáticos em dizer que um outro esporte para fazer,pois na corrida seria difícil. Ele inclusive entrou em depressão. Sei bem o que é sso. Não cheguei a entrar em depressão quando sofri a lesão, mas sofri muito vendo meus amigos correrem...Mais ainda quando meu médico me disse que não havia um tempo determiando para euvoltar a correr...Foi  $%#$$#*&¨$@....

Então, ele começou a correr de costas.  Eu já tinha ouvido falar, é a chamada marcha reversiva ou retrorunning. E então, veio a grande surpresa: alesão simplesmente curou, ele voltou a correr, inclusive pra frente...rs...e deixou todos os médicos de boca aberta. Considerararam um milagre quando seria bem mais fácil admitirem que correr de costas realmente ajudou no processo.

Na verdade, correr de costas se tornou modinha pro aqui. Isso porque muitas revistas começaream a publicar matérias sobre o assunto e inclusive a organizar provas desse tipo. Existe uma prova que acontece, acho que em Jundiaí que já vai pra sua 7a edição!!!!!

A corrida de costas já ocorre em outros países. A nova modalidade tem atraído a atenção de vários profissionais ligados ao esporte, além de terapeutas.

Assim como qualquer outro exercício físico, é preciso consultar um médico para saber se o seu corpo se adaptará à atividade. Os objetivos buscados na prática da corrida de costas são inúmeros. Saiba alguns benefícios:

- Estimulação e sincronização dos hemisférios cerebrais.
- Abertura da caixa torácica.
- Aumento da consciência corporal.
- Melhoria da Postura.
- Desenvolvimento da visão periférica e interior.
- Elevação do centro de gravidade do corpo.
- Fortalecimento e alongamento das musculaturas.
- Intensificador da circulação sanguínea.
- Favorecedor da perda de peso.
- Fortalecedor dos quadríceps.
- Redutor dos riscos de lesões.
- Redutor de impactos sobre as articulações.
- Intensificador da vida sexual.
- Intensificador da energia afetiva

Ah, e querem saber mais uma....rs....esse ano, houve um protesto na São Silvestre e como foi feito esseprotesto? Correndo de costas.

Roberth Mytchuwm Machado Rego, o 'Kalango', arrebanhou seis patrocínios em Brasília, onde trabalha como motorista de um órgão público, e desembarcou em São Paulo prometendo correr de costas pelas ruas da capital paulista.

Perguntado sobre o porquê da opção curiosa, a exótica figura - que ostenta 205 tatuagens pelo corpo, entre elas uma mulher nua, um escudo do Corinthians (ninguém merece) e uma frase com os dizeres "Deus é fiel -, utiliza um discurso de protesto.

"Eu decidi correr de costas para reivindicar premiações para todas as faixas etárias. As corridas só premiam atletas de elite", critica o baiano que, segundo suas contas, ganhou 320 medalhas e 132 troféus como corredor de rua. A São Silvestre é uma das poucas provas que distribui, no momento da retirada dos kits, uma medalha de participação. "Quero ser o homem que correu a maior distância de costas", revela em alusão a 2008, quando, à sua maneira, completou a São Silvestre com o tempo (segundo ele) de 1h58min28s.

É...segundo o meu mais novo amigo, José Carlos, correr de costas pode sim ajudar muito em recuperação de lesões, além de exercitar a mente,o equilíbri, além de outras coisinhas mais...e o melhor..sem muito impacto... Agora vamos combinar, correr 15km de costas....daí, o cidadão tem que tá muito na fissura....Nem a pau...rs....Mas de toda forma é sempre bom a gente experimentar novas formas de treino, atépara sair um pouco da mesmice...Eu prometí ao José que qualquer dia desses vou tentar fazre um treino desses de costas....mas exigi que ele nem tente dar sprint no final...rs....


Nenhum comentário: