domingo, 30 de janeiro de 2011




É BOM DEMAIS, PORÉM REQUER CUIDADOS...





Eu sou suspeita em falar, mas não tem coisa melhor do que correr na praia. É ao ar livre, fortalece a musculatura, o condicionamento físico é infinitamente maior do que se corresse no asfalto, é contato direto com a natureza...e blablabla....Eu poderia ficar aqui falando e falando. Comecei correr na praia..até tentei o asfalto, mas não durou mais do que 1 semana. Há 17 anos corro pela areia.

Todavia, porém, entretanto, correr na praia também tem seus malefícios...(olha falei bonito..rs...) e requer muuuuuuuuuuitos cuidados.

Em primeiro lugar, temos que falar do tênis. Diferentemente do asfalto onde a gente pode às vezes usar aqueles tênis mais levinhos que eu adooooooooooro, na areia, é melhor nem pensar nisso. Aliás, é melhor ecolher um tênis com bastante amortecedor. Na verdade essa dica eu falo por experiência. Sempre gosto de frizar minhas experiências, o que muitas vezes pode parecer para alguns algum tipo de soberba. no enatnto, a intenção é sempre fazer com que não façam o que eu  fiz e consequentemente não sofram o que eu sofri.

Houve uma época, mas precisamente no ano de 2009, onde no intuito de treinar mais velocidade, optei por correr com o meu Sprint, que é muuuuuuuuito leve e quase sem nenhum amortecimento.No começo era uma maravilha sem fim...corria...quer izer voava mesmo. Foi a época em que quebrei meu recorde pessoal, e cheguei perto dele várias vezes. Mas isso custou caro. Qual o maior medo de um corredor? 

a) que as corridas passem a custar R$ 500,00 por inscrição;
b) que deixem se fabricar tênis Vomero, Nimbus e kayano...;
c) não poder correr e ter que encarar as terríveis sesssões de fisio com a médica gordinha dizendo a cada sessão que voce tem que ter paciência...

Tudo bem, a gente tá tem um certo medinhos das 2 primeiras opções, mas em relação á 3a, não se trata se medo, se trata de pãnico total. 

Por conta do uso de um tenis sem amortecedor aliado ao piso irregular das praias, lesionei o piriforme, e ainda tive uma bursite no mesmo lado e quase no mesmo lugar na lesão...tudo ao mesmo tempo agora. Irresponsabilidade de alguém que corre há tanto tempo. A culpa foi do tênis sim, pois com o tempo comecei também a sentir dores nos joelhos (nos dois), consequência também da falta de amortecimento. Depois que me curei, nunca mais voltei a fazer isso. Algumas pessoas criticam quem corr descalça, mas também corri pelo menos uns 3 anos da minha vida, descalça e jamais me lesionei...o máximo, foi um olho de peixe na sola do pé...que devo dizer...foi uma das coisas mais horríveis que passei...já que tive que fzer uma cirurgia a sangue frio, sem anestesia mesmo, pois o bagulho ficou de tal forma inflamado que não pegava nada ali...Sentí cortar, costurar...coisa que até super homem gemeria de dor, segundo o médico.

Outra coisa muito importante é saber que pela areia o eforço é maior e portanto, correr numa temperatura agradável  é essencial para que o treino chegue o final de maneira satisfatória. Muitas vezes sou obrigada a correr em temperaturas mais altas como 35ºC por conta da falta de tempo.. levantar cedo, arrumar o filho, levar pra minha mãe...qdo eu vejo já são mais de 10:00 e a temperatura já tá lá em cima. Algumas vezes o esforço é tão grande que quando chego em casa pra dar almoço para o meu filho, meus olhos pesam como se eu fosse dormir em pé a qualquer momento. É puro cansado. O sol judia, a areia judia. Portanto, sol e treino na areia não combinam. Acorde mais cedinho, lá pelas 07:00..muito embora o sol já esteja começando a ficar fortinho, é melhor do que correr ás 10 como a besta aqui.

Outra vantagem de correr cedo é que tanto o pessoal que joga tamboreu, como os banhistas ainda não chegaram na praia. Hoje por exemplo, cheguei na praia quase ás 08:00 e as redes já estavam armadas, o pessoal chegando...e conclusão.. tenho que ficar desviando aqui e ali e muitas vezes beirar rente á água molhando o tênis. O bom também de correr loggo cedinho é como eu disse, os banhistas ainda não chegaram e por isos a possibilidade de você pisar num buracão feito por crianças é menor. Experimente correr depois das 16 e voc~e saberá do que estou falando. A atenção tem que ser de escoteiro porque qualquer descuido ou você atropela uma criança barrigudinha bezuntada de areia, ou voc~e cai dentro d eum buraco e lá fica até o resgate chegar...Por isso..escolha bem o hórário. 

Uma coisa legal também de correr pela praia, é que você também pode dar umas paradinhas no chuveirinhos da praia durante o percurso. Eu dou uma paradinha nos 5km e outra no 10km e depois quando termino me jogo debaixo do chuveirinho e lá permaneço até dar a impressão de que eu poderia correr tudo de novo na maior tranquilidade. 

Ainda falando sobre o horário. O problema de correr mais no fim da tarde é que a maré costuma subir. E a partir das 16:00, o jogo de futebol tá liberado. portanto, maré alta e jogo de futebol, acabam fazendo com que você não tenha espaço para correr, sobrando a areia fofa, a grande culpada por torções, lesões, tombos...melhor evitar né...? 

Para quem quer começar a correr pela areia, não fique preocupado com o ritmo. O esforço físico, como eu disse, é maior. Por isso se voce tem uma sensação de que est´correndo mais devagar, não se preocupe. Com o tempo você se acostuma, e você acaba conseguindo fazer o mesmo ritmo tanto no asfalto como na areia. Veja eu por exemplo. Faço os 10km no asflto em 47 e tralalá e na areia já fiz desde 52 até 46:05 que inclusive foi meu recorde pessoal onde metade do percurso foi pela areia e a outra pelo asfalto. Mas confesso, ainda não sei dosar muito bem o ritmo na areia não...

O bacana  é que voce pode até se cansar mais treinando pela areia e inclusive ´percorrer uma distância menor da habitual, mas quando você participar de uma prova no asfalto verá a maravilha que é... A impressão é que você está levinho, pisando pena...realmente muito bom. Eu sofria muito nas provas, ainda sofro, mas depois que os meus tiros foram feitos na areia, eu tenho conseguido não sofrer tanto e quebrar no km 6...era uma maldição...rs...que felizmente estou conseguindo superar.

Mas olha só...Mais uma vez...correr pela areia é doferente do que pelo asfalto. Se resolverem participar de uma prova pela areia...treinem bastante. Digo que amo a areia, mas foi justamente ela quem me traumatizou na mais difíciol prova que fiz. 20km pela areia. Achei que fosse simples como no asfalto. Saí forte achando que o ritmo era o mesmo. Quebrei no km 17 com desidratação e direito a ver até bolinha preta. Nunca mais tive coragem de repetir isso. O engraçado é que alguns anos antes participei de uma meia na areia e fiquei em 3º com um tempo altíssimo. Acho que foi porque foi receosa, com medo mesmo e peguei leve. Daí, anos depois, mais experiente (?????????) achou que era a rainha da cocada preta e se lascou....Muito cuidado....

Correr na areia tem significativas diferenças que a corrida no asfalto. O impacto nesse chão é menor que no chão duro e exige mais condicionamento físico, portanto gasta mais calorias e é praticada para recuperações fisioterapêuticas. Os músculos inferiores, os tornozelos e todos que ficam abaixo do joelho fortalecem mais. Segundo a revista americana Runner´s World, a corrida na areia gasta em torno de 1,6 % a mais calorias que no asfalto.


Como eu disse, corre na areia é maravilhoso e realmente traz muitos benefícios, mas teenham cuidado. Ah, ia me esquecendo....muito filtro solar de rosto e de lábio e observem....quando verificarem nos braços que há algumas coisas brancas, como sal...é sal mesmo....sinal de desidratação...bebam muuuuuuuuita água.

Espero ter ajudado...

Um comentário:

Yeda disse...

Oi Lucy, legal este seu post... Não sabia da necessidade de amortecimento para correr na areia, achava exatamente o contrário, que na areia poderia abrir mão do amortecimento... Vivendo, lendo e aprendendo :-) Eu não tenho sua vantagem de poder correr todo dia na praia, mas sempre que dá eu aproveito, é muito bom embora cansativo.