sábado, 19 de abril de 2008


O CADARÇO DESAMARROU E AGORA????


Fala sério...quem já não passou por essa situação? Fuóóóó... foi dada a largada... Vc sai no maior gás...está indo bem, olha no relógio vê que seu tempo está abaixo do costume. Sente que dá pra apertar mais um pouquinho. O clima está bom. Logo a frente um atleta de sua categoria e logo atrás outro. Você aperta o passo, chega junto...estão emparelhados e então...tantantantããããã.... seu cadarço do tênis desamarra!!!! Ninguém merece!!! Mas não merece mesmo!!!! Não tem nada pior do que isso... pelo menos pra mim e pra uma centena de corredores não tem!

Isso já aconteceu comigo várias vezes até eu aprender a amarrar direitinho o cadarço do tênis que nem gente grande! rs... até então um desenrolar de coisas aconteciam comigo depois do tal cadarcinho desamarrar...Certa vez, eu estava exatamente nessa situação aí em cima.... atleta da minha categoria na frente e atrás... Na verdade preciso até abrir um parêntese quanto a isso. Aqui em santos, as figurinhas são tão carimbadas que acabamos muitas vezes nos prejudicando no meio da corrida, já que sabemos exatamente quem é e quem não é de nossa categoria. Acho isso meio ruim, pois você fica muito mais pressionado quando sente alguém se aproximando de você ou alguém muio à sua frente. Preferia não saber, mas fazer o que??? Bom, voltando ao assunto, vi a atleta na frente, senti outra atrás... e lá fui eu, mais na vontade de passar a da frente do que segurar a de trás, como se uma coisa não fosse consequência da outra. Estava ombro a ombro com a da frente, que devo dizer, era superior a mim...mas senti que naquele dia estava bem e podia, quem sabe, pelo menos um vez na vida, chegar na frente, junto ou um pouquinho só atrás, o que pra mim, já seria ótimo. Emparelhamos... faltavam apenas 2 km e meio...hora certa pra apertar e dar tudo de mim...Ela olhou pra mim, parecia não acreditar já que nos pódios era sempre a mesma história eu em 3º e la em 2º ou ela em 1º e eu em 2º...mas eu estava li, firme e forte, cheia de vontade e numa ânsia de deixá-la pra trás quando...o maldito desamarrou! Putz...foi só o tempo pra me abaixar e pronto: respiração já era, ritmo já era, prnas já eram... e o pior... o pódio já era, pois além de eu não passar a mocinha, a de trás veio na cola e se aproveitou da situação ficando em 5º lugar no pódio.. Sacanagem!!!! Juro naquele dia eu fiquei revoltda, me senti um lixo mesmo...

Além desse episódio catastrófico, presenciei outro ainda pior...10km 'A TRIBUNA FM'...Túnel. Pessoas correndo insandecidas para aparecerem na TV pelo menos 1 segundo...outras querendo pelo menos por 1 segundinho correr ao lado de um queniano ou sei lá o que...de repente um senhor abaixa para amarrar o cadarço... Pofff... o atleta que vinha na maior vula atrás simplesmente aterrisou por cima do velhinho, que pasmem saiu ileso da situação, mas não ileso dos xingamentos do atleta que caiu e caiu feio viu!!!!

Bom, fato é que poderia passar horas contando casos desses teríveis cadarços que sismam em desamarrar quando não devem, mas o bom é que no site da webrun eu achei algumas dicas legais para evitar que isso aconteça...

* Nunca pare repentinamente. Diminua o ritmo, ande alguns metros e só então procure parar para amarrar seu tênis... acho que isso já evitaria o tombo do atleta e os xingamentos para com o velhinho...rs...

* Tente faze-lo em um local onde você não precise se agachar totalmente, como por exemplo, um banco de um parque ou praça, ou até mesmo num pára-choque de um carro. Assim a perna do tênis desamarrado ficará num ângulo mais confortável e esse pequeno detalhe pode evitar futuras lesões;
* Depois de amarrar o tênis, antes de reiniciar a corrida olhe sempre para trás para ver se não há outro corredor vindo em sua direção evitando assim um “atropelamento” e um eventual tombo;.. outra dica pro velhinho...rs...

Existe no mercado uma pequena peça que custa em média de cinco a 10 reais e serve justamente para que o tênis não desamarre.
Se preferir utilize tênis cujo sistema de amarração não utiliza cadarços, como os tênis que possuem sistemas de velcros ou os auto-ajustáveis.

Para aqueles que não querem investir nenhum centavo num tênis novo ou em acessórios, lembre-se de amarrar firme o seu cadarço antes de correr... evitando assim... tombos, xingamentos e afins...rs...

Nenhum comentário: