sábado, 26 de janeiro de 2008


FRANÇA FAZ CAMPANHA ANTIDOPING...


Vira e mexe a gente lê alguma notícia de doping. Seja aqui no Brasil ou lá fora, o fato é que isso já virou moda e alguma svezes tenho a sensação de que nenhum atleta bom mesmo seja capaz de resultados sem tomar alguma dessas drogas horrorosas. Após uma sucessão de casos de doping envolvendo atletas de ponta no país, a Federação Francesa de Atletismo decidiu fazer uma campanha de orientação e alerta sobre o problema para evitar surpresas antes dos Jogos Olímpicos de Pequim, em agosto. 'Não queremos que os jovens pensem que para conquistar uma medalha você precisa usar drogas', diz o presidente da Federação, Bernard Amsalem.
O programa tem como foco atletas profissionais, jovens e o público em geral e será desenvolvido através de mensagens em anúncios. Estão previstas também a realização de sete a oito conferências com a participação de especialistas e atletas que já fizeram uso de substâncias proibidas e se reabilitaram.
Segundo o dirigente francês, em 2008 a modalidade deve aumentar o número de testes antidopings feitos em relação ao ano passado, quando foram realizados cerca de 1.200 exames. Somente durante o mês de janeiro já foram feitos mais de 100 testes em atletas.
Em 2007, a barreirista Naman Keita pegou dois anos de suspensão por causa de um resultado positivo em teste realizado antes do Campeonato Mundial, em Osaka, no Japão. Especialista nos 800m, Florent Lacasse também foi suspenso por dois anos por uso de testosterona.
Há dois anos, a juíza Anne-Marie Bellot encabeça uma investigação por suspeita de tráfico de produtos dopantes no meio do atletismo francês.

É, minha gente.. a coisa tá feia mesmo...e feia com "F" maiúsculo. Acho sim muito válido por que não dizer "essencial" uma campanha que se arraste no meio do esporte e fora dele tb. Mas não campanhas bonitinhas dizendo o quanto é feio e ruim misturar drogas com esporte, até porque até quem é pego no antidooing já sabe disso. Deve ser uma campanha séria, mostrando punições e aplicando punições. É inconcebível que o esporte, em especial o atletismo seja sempre noticia com um caso de anabolizantes e outras coisas do gênero.

Esporte é vida, é saúde, é consiência de um bem estar e qualidade de vida.

Nenhum comentário: