sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

SEM QUEBRA DE RECORDE

Bicampeão olímpico nos 10 mil metros, Haile Gebrselassie venceu nesta sexta-feira a Maratona de Dubai. O etíope completou a prova em 2h04min53, tempo apenas 27 segundos mais lento que o recorde mundial, que já é de sua autoria.
Se batesse a própria marca, Gebrselassie colecionaria o 26º recorde mundial na versátil carreira, que inclui títulos nas mais variadas distâncias. Ele ganharia também um prêmio-extra de US$ 1 milhão. “A idéia era completar a primeira metade na casa dos 62 minutos, mas cheguei até ali quase meio minuto mais rápido. Paguei o preço disso na parte final da prova”, afirmou ele, que pela vitória embolsou um cheque no valor de US$ 250 mil.
Contando com boas condições climáticas, Gebrselassie impôs uma velocidade alta desde o início da maratona. Quando chegou à marca de dez quilômetros, estava 45 segundos à frente do recorde e, na metade do percurso, seu tempo já ultrapassava o antigo em um minuto.
Entretanto, a partir da marca de 30 quilômetros a intensidade do etíope diminuiu, não conseguindo bater o recorde obtido em Berlim, no ano passado. “Tentar quebrar um recorde mundial numa prova de longa distância não é fácil. Tudo precisa ser bem planejado e todas as condições precisam estar perfeitas”, justificou Gebrselassie.
Três segundos atrás do etíope apareceu o queniano Isaac Macharia (2h07min16), seguido pelo compatriota Sammi Korir (2h08min01).



Entre as mulheres, a prova foi mais competitiva. Na marca da meia maratona, por exemplo, havia sete mulheres no pelotão principal. Mas também etíope Berhane Adere, campeã de Chicago em 2006, conseguiu sair do pelotão nos quilômetros finais e garantir assim o primeiro lugar do pódio.Berhane também ganhou 250 mil dólares. O segundo lugar foi para a etíope Bekele Bezunesh seguida por Askale Magarska, a campeã de Dubai no último ano. As três primeiras colocadas foram representantes da Etiópia. Campeã mundial nos 10 mil metros em 2003, Berhane Adere venceu a maratona com um tempo de 2h22min42. Ezun Unefh (2h23min09) e Taka Askale (2h23min23) vieram a seguir.

Nenhum comentário: