sexta-feira, 11 de janeiro de 2008



QUER CORRER UMA MARATONA?

A Maratona, prova que tem a distância de 42.195 metros, é algo muito fascinante e desafiador. Particularmente, acho um projeto de vida e um enorme aprendizado onde é indispensável ter muita disciplina, dedicação e força de vontade. Talvez por isso ainda não tenha me empolgado tanto para a realização deste sonho, pois o máximo que corri foi uma prova de 25km de Itanhaém, a qual foi totalmente pela areia e que sem dúvida me exigiu esforços além de meu limite. Na minha opinião, só serei uma verdadeira atleta quando conseguir completar os 42.195metros e isso já está em meus planos para 2009. Como eu disse, é necessário muita disciplina, dedicação e força de vontade. Sem estes componentes é muito difícil cumprir todo o planejamento e obter sucesso. Este desafio é uma grande meta, mas antes é essencial refletir o que será preciso para não transformar seu grande sonho em pesadelo! Digo isso, porque vejo muitos amigos meus que não correm nem até a esquina se prepararem para uma prova de 10km (e vamos combinar, 10km não é pouco chão não!) treinando de qualqeur jeito e depois vem os problemas de lesões, operações e assim vai a longa lista de problemas ocasionados pela má preparação. Além destes componentes psicológicos, que serão muito trabalhados e exigidos ao longo dos treinos, é fundamental ter maturidade muscular e não partir para a prova só por modismo, como muitos tem feito por aí. O indivíduo que almeja ingressar na distância, mesmo que seja só para completar, tem que ter no mínimo dois anos de treinamento, ter feito várias provas de 10km, 15km e 21km (Meia Maratona), treinar no mínimo 4x por semana e procurar levar uma vida bem regrada.A procura de um treinador, formado em educação física e com especialização em corridas longas, também é fundamental. Da mesma maneira que você solicita para um advogado cuidar de seus interesses jurídicos, um dentista tratar de seus dentes, um engenheiro para projetar e administrar a construção de sua casa deve procurar um profissional qualificado e habilitado para cuidar de seu treinamento. Há vários bons profissionais no mercado, mas também há muita gente “caindo de pára-quedas” e muito “marketeiro” por aí, assim como ocorre em outras profissões. Exija um profissional com registro no CREF (Conselho Regional de Educação Física).Embora o treinamento seja uma coisa totalmente individual, regido pelo “Princípio da Individualizada Biológica”, que explica a variabilidade ou diferença entre indivíduos da mesma espécie, dá pra citar aqui algumas fiquinhas para que você possa realizar seu sonho, sem sofrer muito e sem acarretar prejuízos à sua rotina de vida. As perguntinhas mais básicas que fazemos ao pensar numa maratona são:

1) Quanto treinar? Dependendo do período do treinamento pode treinar-se mais ou menos, mas é indiscutível que o mínimo serão 4 sessões por semana de corrida. E olha, que a pessoa deve ter o mínimo de preparo para treinar 4 sessões. Caso a pessoa não possa treinar estas 4 vezes por semana, o ideal seria 5 ou 6, deve optar pelas provas em distâncias menores, sobretudo, abaixo de Meia Maratona. O atleta precisa se acostumar com a dor de maneira gradativa... primeiro sentir os 10km, depois 15km e assim vai, até uma Maratona... Em geral os atletas de elite fazem entre 160 e 200km por semana, divididos em uma ou duas sessões diárias. As pessoas que não são profissionais da corrida, e que tem o grande desafio de conciliar trabalho, estudos, família e vida social com o treinamento, (como eu), raramente chegam aos 100km por semana, pois não possuem tempo e nem organismo para correr mais. É óbvio que há vários corredores amadores que obtiveram bons resultados com quilometragem entre 65 e 70km semanais, sem comprometer as outras áreas da vida. Vale lembrar que estas maiores quilometragens são sempre atingidas cerca de 40 a 30 dias antes da prova e bem reduzidas nas 2 últimas semanas.

2) Como treinar? Considerando estes 4 treinos de corrida por semana, dividimos da seguinte forma:1 treino de rodagem em ritmo confortável, 1 treino de velocidade, 1 treino mais longo e 1 treino leve, regenerativo, normalmente utilizado um dia após o treino longo.Considerando 5 treinos de corrida por semana:2 treinos de rodagem em ritmo confortável, 1 treino de velocidade, 1 treino mais longo e 1 treino leve, regenerativo, normalmente utilizado um dia após o treino longo. Em alguns períodos pode-se realizar 2treinos de velocidade, mas com intervalos de no mínimo 72 horas e precedidos de treinos regenerativos. Estes treinos podem ser os famosos intervalados (vulgo tiros), os fartleks, treinos de ritmo e até as provas preparatórias.
A distância dos treinos longos, que são os mais específicos, é algo muito discutido, e que depende muito da “escola” e metodologia do treinador. Varia de 24 a 36km, sendo que alguns tops do mundo chegam a correr até 38km. Particularmente não acho necessário correr distâncias acima de 32km, pois até 36km, são para atletas de elite ou corredores que já possuem muita experiência, com intervalo de no mínimo 21 dias antes da prova. Para amadores, 2 longos entre 30 e 32km, somados a mais alguns entre 21 a 24 km. Com isso, acho que dá para maratonistas amadores chegarem nas provas bem treinados, motivados e descansados!
Como eu disse, pra mim, isso ainda é sonho, mas que com certeza já ocupa lugar na fila de realizações. Por enquanto o que me resta é tentar ajudar aqueles que querem realizar o sonho antes do que eu.

Ah, e não esqueça... Corra no máximo 2 maratonas por ano, com um intervalo de no mínimo 4 meses entre elas e não coloque em risco seu maior patrimônio: sua saúde!

Boa sorte... e se por acaso alguém correr a sua 1a Maratona e quiser me mandar um e-mail para eu publicar aqui todas as sensações durante a prova...ficarei imensamente feliz... lucica_1331x@hotmail.com

Nenhum comentário: