domingo, 20 de janeiro de 2008


SAÚDE


CORRENDO DEMAIS? CUIDADO COM A IMUNIDADE


Vamos a uma perguntinha básica: Quantos resfriados você pegou no ano passado? Vale contar até aquele narizinho escorrendo também. Mais de três? E qual foi, em média, a frequência e intensidade de seus treinos? Você não lembra, ou não acha importante lembrar, então preste atenção na matéria a seguir:

A função do sistema imunológico é reconhecer os corpos estranhos que entram emn nosso organismo, combatendo-o para levar nosso corpo de volta ao seu estado ideal de funcionamento e equilíbrio. Tudo que passamos ao longo d eum dia afeta esse sistema, que é formado por 3 componentes básicos: o sistema linfático, a medula e as células de defesa presentes no sangue.

Geralmente, o efeito dos exercícios físicos no funcionamento do sistema imunológico é positivo, desde que sejam moderados.Inúmeros estudos já comprovaram que exercícios leves fortalecem as reações naturais do corpo, pois aumentam a produção de glóbulos brancos.Contudo, exercícios físicos muito intensos e excesso de treinos parecem ter efeito contrário: o sistema imunológico se enfraquece e tem sua capacidade diminuída.

Durante os treinos de corrida intensos, a produção de NK (natural Killer), responsável pelo combate a tumores e infecções virais diminui, inibindo a resposta imunológica. Para piorar, a maior produção de cortisol e adrenalina conhecidos como os hormônios do estresse, fazem a pressão arterial e os níveis de colesterol aumentarem, suprimino o sistema imunológico. É por isso que os corredores de longa distância, como maratonas e ultras, ficam mais sucetíveis a doenças.

Eu sei que o caendário anual de corridas vem crescendo em velocidade espantoso e sei também que á vontade de participar d etodas as provas, ams isso é um erro muito comum e grave entre nós corredores. Eu achei uma tabelinha (abaixo) das provas, tempo de recuperação que um atleta leva, tempo ideal até a prova seguinte e qtas provas por ano seria o ideal...dá uma olhadinha só...


Evento Recuperação após a prova tempo ideal até a seguinte por ano


maratonas 8 semanas 6 meses 3

Meia maratona 6 semanas 3 meses 3

Iron Man 8 semanas 6 meses 2

Corrida (24hs) 12 semanas 3 meses 3

10km 2 semanas 1 mês 12


Como saber qual o limite entre a melho preparação física e a depreciação do sistema imunológico? Com moderação e adequação da intensidade nos treinos. Percebia que quando eu treinava muito, aparecia um herpes na boca. E num intervalo de 15 dias, apareceram 2. Fui à dermatologista e ela me pediu alguns exames... conclusão: palquetas baixas, queda da imunidade e algumas recomendações que sigo até hoje...

* se eu estou doente, evito treinar, mesmo que der aquela coceirinha.

* Se eu estou só um pouquinho resfriada, mas sem febre, faço treinos leves, só trotando, pois isso até me faz sentir melhor.

* Repouso bastante.

*Como bastante frutas, carboidratos, pois o segundo, repõe os estoques de glicogênio muscular queimados na corrida a as proteínas ajudam na reconstrução muscular.

* Respeito meu corpo, quando sinto que ele não está muito afim de correr, eu até dou uma brigadinha com ele, mas no final das contas a última palavra é sempre a dele.


FOI A DICA.

2 comentários:

Regis..."amocorrer" disse...

Oi Luci...como sempre seus post são de gde valia, pois é sempre bom ler e refletir aonde erramos, apesar de nós corredores sabermos disso, quase sempre ou sempre esquecemos né!...vou dar um tempo, meu corpo esta pedindo umas ferias, quis negociar com ele, mas não chegamos a um acordo, creio que ele venceu...rs...um boa semana.Regis

Jorge Cerqueira disse...

-------\\\\|/-------
------(@@)-------
-ooO--(_)--Ooo—
Olá Lu, boa tarde, legal esse post né e realmente vc tem razão, tem muitos corredores que não se cuidam né, mais também com esse calendário apertado e com boas corridas fica difícil de resistir né.
Olha a minha filha correu ontem aqui em uma competição aqui no RJ, veja lá no meu blog.
Boa semana para vc.
www.jmaratona.blogspot.com
Um abraço,
JORGE