sexta-feira, 27 de junho de 2008


Aos 17 anos, Rosângela garante vaga em Pequim


"Não é uma meta, mas se acontecer vai ser bom". Há pouco menos de um mês, era com esta frase que Rosângela Cristina Oliveira Santos respondia à questão sobre a tentativa de classificação para os Jogos Olímpicos de Pequim. Nesta quinta-feira, o que era uma simples aspiração concretizou-se.
Aos 17 anos, esta 'carioca' nascida em Washington, nos Estados Unidos, e criada na Comunidade de Padre Miguel venceu os 100m no Troféu Brasil de atletismo, em São Paulo. A vitória, com o tempo de 11s52, afirma, garantiu sua classificação para Pequim na prova individual e no revezamento 4x100m.
"É uma emoção muito forte. Estou muito emocionada", disse entre lágrimas logo após encerrar a prova. A segunda colocação ficou com Lucimar Aparecida de Moura (11s57), seguida por Evelyn Carolina de Oliveira dos Santos (11s64). Única com índice A, Lucimar, que fez questão de parabenizar a companheira, também é nome confirmado nos 100m e no 4x100m.
Rosângela considera ter assegurado sua vaga porque além do título do Troféu havia registrado o índice B duas vezes este ano. "Eles levam uma com o índice B", explica, apesar de o site oficial da IAAF estabelecer que o país só leva mais de um atleta caso todos tenham índice A.
Apesar de ser apontada no atletismo como um dos destaques da nova geração, ela confessa que não se sentia tão segura assim e chegou a ter pesadelos antes da final, sonhou que caía, errava na saída e não completava a prova.
"Sou um pouco pessimista", admite. "Nunca penso em mim, penso nas outras. Não estava prevendo (o título). Não sou uma atleta de vitórias, ficava sempre em segundo, terceiro...", lembra.
Para completar, a conquista de hoje foi uma prova de superação. Há dois meses, competindo na Bolívia, sofreu um estiramento na coxa direita. "Fiquei duas semanas parada", lembra.
Em São Paulo, ela conseguiu acertar seu principal ponto falho na temporada. "Vinha pecando na saída e hoje foi uma das melhores na minha vida", comemora.

Nenhum comentário: