segunda-feira, 2 de junho de 2008


Veja diferenças entre se exercitar em ambientes externos e internos



O prazer de se exercitar ao ar livre ou a praticidade de uma academia? Se entre essas opções o coração balança, bem, o ideal mesmo é conciliar as duas coisas. Eu mesma amooooooooooo correr ao ar livre. Quando eu fazia academia e o tempo não estava lá essas coisas, eu corria na esteira, e confesso, achava um tédio...além de eu nunca conseguir direito me equilibrar naquela coisa, tendo sempre que fixar meus olhos em um ponto fixo, geralmente lá no meio-fio da rua para não sair rolando esteira a baixo...rs...Para lgumas pessoas, , porém, conta mais estar em um ambiente fechado, onde é possível controlar todas as variáveis e manter uma prática regular. A flexibilidade de horários e a garantia de poder praticar a atividade escolhida independentemente das condições externas são, para alguns, as melhores formas de manter a constância, o que é essencial para a obtenção dos benefícios relacionados à prática de atividades físicas.
A escolha, portanto, deve ser a que melhor se adapta às necessidades e possibilidades de cada um.
Como em todas as atividades feitas em locais fechados, correr na esteira significa não ter de se preocupar com as condições climáticas. Em épocas de muito frio ou de calor intenso, é mais aconselhável praticar a corrida em ambientes climatizados, especialmente para quem ainda não atingiu um bom condicionamento físico.
A esteira representa um impacto menor do que um piso como o asfalto. Porém, como os movimentos são pouco variados, a chance de causar lesão por esforço repetido é maior do que na corrida feita em ruas ou em parques.
A possibilidade de controlar o tempo todo variáveis como velocidade, batimentos cardíacos ou inclinação do piso facilita a supervisão do treino. Isso pode ser especialmente indicado para quem está em fase de reabilitação física, após uma lesão muscular, por exemplo. A flexibilidade de horários para treinar ajuda a manter a constância. Porém, como correr na esteira é uma atividade mais monótona do que a corrida de rua, isso pode dificultar a aderência ao programa, levando o praticante a desistir da atividade.
Fora A luz natural e a diversidade da paisagem fazem com que a corrida ao ar livre seja mais estimulante. Além do prazer, mobiliza algumas funções cerebrais como a concentração e a atenção -na esteira, há mais chance de os movimentos serem feitos de forma mecânica, com pouca consciência do trabalho corporal que está sendo realizado.
Em locais abertos, a troca de oxigênio e gás carbônico é maior. Pode ser bom para quem tem problemas respiratórios, mas, em épocas e locais de muita poluição, passa a ser uma desvantagem. Os horários ideais para correr na rua ou no parque são mais restritos. Não é recomendável correr quando o sol está a pino -e, mesmo nos horários considerados mais seguros para a exposição ao sol, é indispensável o uso de protetor solar. Para reduzir os efeitos da poluição do ar, o ideal é praticar a corrida antes das 8h.
Para pessoas que passam o dia inteiro em locais fechados, correr ao ar livre oferece a oportunidade de mudar de ambiente, o que potencializa os efeitos psicológicos benéficos da atividade.

Seja como for... o ideal é correr, correr, correr.. e isso é muuuuuuuuuuuuuito bom!!!!!!!!!!!

Nenhum comentário: