sexta-feira, 13 de junho de 2008


Correr ouvindo música, faz bem?

Correr ouvindo música é um hábito que adquiri ao longo dos anos.
Quando comecei a correr, morava em São Vicente e ficava numa prainha de aproximadamente 800m pra lá e pra cá. Dava umas 20 voltas na praia e confesso que às vezes achava meio monótono. Mais tarde, comprei um walkman (sim walkman...rs...) e passei a correr ouvindo rádio e dali em diante, veio o MP3 o MP4...mp7...Mas será que correr ouvindo música faz bem, já que é um hábito comum entre os corredores de rua?
Certo mesmo é que quando corro sem música meu desempenho cai muito, chega a me afetar psicologicamente. Lembro bem dos 25km interpraias que participei, onde no km 17, meu mp3 "pifou". Isso me custou a perda do pódio e uma sensação horrível d ecansaço extremo, muito embora a prova tenha sido feita embaixo de um calor de 40º.
Resolvi pesquisar o assunto e achei uma matéria na Revista Época dizendo que um estudo feito pela Bloomsburg University, nos Estados Unidos, com dez corredores mostrou que a música reduz a tensão muscular, aumenta a circulação sanguínea e diminui a produção de ácido láctico - que dá uma sensação maior de fadiga. Os dez atletas foram testados em esteiras por 15 minutos com e sem som. Os pesquisadores americanos perceberam que eles ficaram menos cansados e fizeram uma quilometragem maior ouvindo música.Um estudo semelhante, feito pela United States Sports Academy, foi além. Testou dois grupos, um acostumado a correr e o outro destreinado. Os voluntários tinham entre 18 e 20 anos e correram durante 20 minutos em duas etapas, uma com música e a outra sem. Com trilha sonora, os treinados reduziram três segundos por volta, enquanto os amadores baixaram cinco segundos. Ou seja, a música foi ainda mais estimulante para o grupo destreinado.O médico fisiologista Turíbio Leite, da Unifesp, acrescenta que a música amplia o prazer ao estimular a liberação de mais betaendorfinas do que as naturalmente liberadas pelo esporte em si. ''E é um componente lúdico, perfeito para esses exercícios constantes que não exigem tanta concentração'', diz.Método da Mizuno mostra que existe música certa para diferentes velocidadesCom base nessas pesquisas e disposta a ampliar seu público, a Mizuno desenvolveu um método para ajudar o corredor a ter um desempenho melhor. A convite da empresa, a fisiologista brasileira Liane Beretta, da Universidade da Cidade do Cabo, na África do Sul, criou um sistema no qual o atleta pode descobrir qual é o tipo de música adequado para seu ritmo de corrida. Para isso, ele precisa contar seu PPM (número de passos por minuto) e relacioná-lo à música de acordo com as BPMs (batidas por minuto) do som. Para descobrir a relação, Liane recomenda contar quantos passos o corredor dá em um minuto de exercício e cruzar o dado com a tabela disponível no site da Mizuno. Há 16 opções de batida em diversos ritmos, do hip-hop ao samba. Como o atleta varia sua velocidade ao longo do percurso, ele pode montar a corrida com diferentes tipos de música. ''A idéia é ajudar o corredor de rua, que treina sozinho, a descobrir seu ritmo e mantê-lo'', explica Liane. O conceito será lançado apenas no Brasil em setembro, com um kit de tênis, CD e tocador de MP3 exclusivo da marca.Outras empresas também já apostaram no som. A Oakley criou óculos com MP3 acoplado. A Nike, que já tem uma linha exclusiva de MP3 em parceria com a Philips, agora promove nos EUA turnês de corridas com shows de bandas de rock postadas a cada 2,4 quilômetros do percurso - batizadas de Run Hit Wonder.
A verdade é uma só, com ou sem música, o importante é praticar exercícios... e se for uma corridinha então....

Nenhum comentário: