terça-feira, 24 de junho de 2008

NOTÍCIAS DO ATLETISMO...

* O atleta norte-americano Justin Gatlin, que foi suspenso por quatro anos devido a doping, poderá participar das seletivas de seu país para as Olimpíadas de Pequim. O evento acontecerá em 27 de junho, em Eugene. A permissão foi concedida depois que um juiz federal suspendeu temporariamente a sanção que pesava contra o atleta.
Dessa forma, Gatlin poderá competir até que se encerre a audiência de seu caso, em que o atleta acusa a Agência Americana Antidoping, o Comitê Olímpico Norte-americano e a Federação Internacional de Atletismo (IAAF) de ‘discriminação’.
A alegação do juiz que julgou o caso do velocista foi que a punição pelo consumo de anfetamina foi injusta, já que Gatlin sofria de um ‘transtorno de déficit de atençã’


* Após ter se afastado das competições devido a uma lesão no ombro direito, sofrida em abril, o jamaicano Asafa Powell reapareceu no cenário do atletismo com grande destaque. Neste domingo, o velocista ganhou as semifinais dos 100m no Nacional de Trinidad e Tobago, com o tempo de 9.96s, mostrando que está no caminho certo para subir ao pódio nas Olimpíadas.
Após a vitória nas semis, Powell, que é recordista mundial na prova, com 9,72s, optou por preservar-se e não correr a final, que teve como vencedor o local Marc Burns, com o tempo de 10.01s.


* Quatro anos depois de o brasileiro Vanderlei Cordeiro de Lima surpreender a concorrência chegando ao pódio da maratona nos Jogos Olímpicos de Atenas, o mineiro Franck Caldeira prepara-se para sua estréia olímpica sem pressão pelo passado. “Nenhum de nós três leva alguma carga de peso pela medalha”, afirma.
Nos Jogos de Pequim, o Brasil será representado na maratona por ele, Marilson Gomes dos Santos e José Teles de Sousa. Mesmo sem se considerar pressionado pela medalha, Caldeira reconhece que o trio será vigiado de perto pela concorrência.


* O Troféu Brasil de Atletismo, a ser realizado entre quarta e domingo, em São Paulo, será mais uma oportunidade para que atletas busquem índices para as Olimpíadas. Além disso, a competição servirá, também, como preparação para os que já estão classificados para os Jogos.
O evento contará com 44 provas do programa olímpico e reunirá 674 atletas de 17 estados do Brasil. Além dos brasileiros, a Confederação Brasileira de Atletismo convidou cinco atletas estrangeiros para as disputas.
Entre os atletas que já estão qualificados para Pequim, destacam-se Jadel Gregório (salto triplo), Maurren Maggi (salto em distância), Fabiana Murer (salto com vara), Marilson dos Santos (5.000m, 10.000m), Sandro Viana (100m, 200m), Vicente Lenilson e José Carlos Moreira (100m) além de Bruno Lins de Barros (200m).
Por sua vez, Cisiane Lopes (20km marcha), Sabine Heitling (3.000m com obstáculos), Rosângela Santos (100m e 200m), Mahau Suguimati (400m com barreiras) e Rafael Duarte (20km marcha) estarão na competição paulista em busca de índices para os Jogos.
*

Nenhum comentário: