segunda-feira, 2 de junho de 2008

PESQUISA AFIRMA QUE FUTEBOL EMAGRECE MAIS DO QUE CORRER....
Como eu já disse aqui, comecei a correr com 14 anos para manter a forma, mas depois, o prazer pela corrida foi tomando outros rumos e mais do que um corpinho bonito a corrida me dava prazer.. Sei lá, prazer de estar ao ar livre, prazer de se sentir saudável, prazer de conhecer gente nova...
Todavia, para quem quer mesmo emagrecer, segundo uma pesquisa realizada na Dinamarca pela Universidade de Copenhage, a corrida talvez não seja o melhor caminho ... Para muitos homens a notícia é ótima, já que a atividade que queima mais gordura do que a corrida, é o "famoso e odiado pela grande maioria das mulheres" futebol.
A pesquisa, publicada no britânico "Journal of Sports Sciences", foi realizada em três meses. Foram escolhidos participantes com características físicas semelhantes, com média de 32 anos e 84,4 kg, e que não praticavam esporte regularmente havia dois anos.
Os resultados foram melhores para os 13 jogadores (excluindo-se os goleiros), que perderam em média 3,3 kg e 3,7% da gordura do corpo. Os 13 corredores tiveram desempenho médio inferior: perderam 1,8 kg e 2,1% de gordura.
As atividades aconteceram três vezes por semana durante uma hora. Os jogadores treinaram em um campo com dimensões da metade do profissional, de grama, e os corredores se exercitaram em um ritmo moderado (média de 8 km/h), ao ar livre. Não foi estabelecida dieta, apenas foi pedido aos participantes que mantivessem sua alimentação rotineira.
Além do peso, outro resultado favorável aos futebolistas foi o ganho de 1,7% de massa muscular. O benefício não foi compartilhado pelos corredores, que terminaram as atividades com as mesmas medições.
Segundo o cientista Peter Krustrup, um dos responsáveis pelo estudo, um dos motivos para os resultados é a continua mudança de ações no futebol. "O jogador altera seguidamente as ações de andar, correr, dar "sprints". Além disso ele pula, muda de direção, ataca, se choca com o adversário e usa todas as fibras dos músculos", afirma.
Opinião parecida tem o fisiologista do Corinthians, Renato Lotufo, que diz que os melhores resultados para os futebolistas são possíveis e também propiciados pelos altos momentos de intensidade desse esporte. Ele criticou, porém, o fato de a pesquisa trabalhar com 13 participantes em cada grupo, dizendo que seria melhor com uma amostra maior.
Já para o professor de educação física Gilberto José Bertevello, o futebol pode ajudar a emagrecer, mas se associado a uma dieta. "Não adianta sair do jogo e ir para o churrasco", diz.
Peter Krustrup afirma que outro fator determinante nos desempenho dos atletas foi a diversão. "O futebol é motivador. É importante que o jogador se esforce pelo time."
Na pesquisa, futebolistas afirmaram que a atividade não lhes pareceu difícil, diferentemente dos corredores, que a consideraram mais árdua.
Para o estudante Nicolai Loenne, que perdeu de 2 kg a 3 kg, foi muito divertido jogar. "O problema foi ao final dos primeiros treinos, quando o objetivo não era marcar, mas conseguir continuar correndo."
Krustrup afirma que os resultados poderiam aparecer em outros esportes, como o basquete. Segundo ele, na investigação, os praticantes das duas modalidades tiveram melhoras na pressão sangüínea e na capacidade de absorção de oxigênio, entre outras, o que significa que a corrida também tem muitos benefícios "Se você gosta de correr, continue correndo", diz.
Ah, fala sério... que pesquisa foi essa??? Talvez corredores acham a tarefa de correr mais árdua do que os futebolistas, porque correm muitas vezes para ganhar uma medalhinha finisher, ou quantias irrisórias e não milhões por ano como eles... até eu jogaria futebol rindo à toa... ora bolas...
Os objetivos são diferentes.. s eno futebol você corre para marcar o gol, isso não faz da corrida um esporte menos prazeroso, onde você correr para subir no pódio.. Eu já subi no pódio alguma svezes e com certeza muitos de vocês que estão lendo também...por isso podemos afirmar com certeza que a sensação é coisa d elouco minha gente...
Então, quem quiser continuar correndo, ainda que não emagreça tanto quano diz nessa pesquisa, continue........

Nenhum comentário: