sexta-feira, 27 de junho de 2008

CORRENDO UMA MEIA-MARATONA...



Eu bem me lembro a minha 1a Meia Maratona... foi a 1a edição da prova na Praia Grande há uns 4 anos atrás mais ou menos...Como era a minha primeira vez, já que eu só estava acosumada a correr provas e 10km, fiquei um pouco receosa em não conseguir finalizar a prova, muito embora treinasse uma média de 17km diários pela areia, o que hoje considero um exagero.
Meu pai foi junto comigo e como sempre antes da prova, não parava de repetir que eu havia colocado-o numa roubada..rs... É sempre assim, e depois que termina, me diz para eu ficar ligada na próxima..rs...
Lembro que segurei muito na prova, tinha medo de forçar demais e acabei fazendo o percurso em 02:08min... o que foi um horror...
Já na 2a edição, conhecendo o percurso e não mais considerando uma prova tão difícil, melhorei meu tempo e terminei em 01:52min...Éclaro que esse tempo não é assim, uma BRASTEMP, mas foi um grande avanço, além disso, para mim, simples mortal, terinar abaixo de 2 horas já é uma grande vitória, aliás, terminar já é uma vitória, independente do tempo...
Pois bem... então o que devemos fazer para correr uma meia maratona, afinal de contas significa correr duas provas de 10km e mais 1 km de lambuja, só pra desaquecer os músculos..rs... ou lascá-los de vez...
O primeiro passo para realizar sua primeira meia maratona é ter participado de algumas provas com distâncias menores como a de 10 km, pois essas provas lhe dão além de experiência, estratégia de corrida, condições físicas e psicológicas necessárias para uma meia maratona.
Ter uma estratégia adequada e realista para sua primeira meia maratona é uma boa dica, pois essa distância exige do nosso corpo força e resistência, e é preciso saber dosar a intensidade da corrida ao longo da prova, caso contrário você irá quebrar.
Aliás foi o que aconteceu comigo nos 25km de Bertioga, onde eu sai forte, estava a mais ou menos 4:45 por quilômetro... moral da história... no 17, quebrei feio e perdi o 5º lugar no pódio...é.. vivendo e aprendendo minha gente!!!!
As provas de meia te testam o tempo todo...é prtaticamente duas batalhas... a primeira para chegar e a segunda para que seu cérebro o deixe acreditar que dá pra chegar... é uma loucura....o psicológico da gente entra em confronto direto com todo o corpo, independentemente se você se preparou ou não para correr.
Eu mesma estava preparada, mas confesso que depois que meu mp3 parou, perdi totalmente o pique...
Outra dica suuuuuuuuuper importante é a hidratação. Manter regulado a temperatura interna durante uma meia maratona é fator vital para completar essa distância, não só com água, mas também é necessário repor os sais minerais perdidos com o suor. O ideal é hidratar-se a cada 15 ou 20 minutos de prova...Eu tenho o hábito de pegar água em todo posto...nem se que seja pra guardar até chgar o outro...você não tem que esperar sentir sede para beber água, pois quando sente a sede é porque seu corpo já está desidratado...
Outro negócio bem bacana é o Controle dos treinos. Um diário de treino é uma excelente dica para você ter controle dos seus treinos. Relatar o tipo de treino realizada, à distância percorrida, tempo realizado e a freqüência cardíaca média. Eu tenho o meu controle na porta da geladeira... marco tudo, até o peso que eu estava naquele dia, se fiz outra atividade também, como musculação, spinning...essas coisas, assim, você consegue ter uma base se está melhorando, mantendo ou piorando oseu tempo naquela determinada distância ou tipo de solo...
Controlar essas variáveis, por exemplo, além de motivá-lo os resultados das suas melhoras ficam mais nítidos.
O importante é treinar bastante...todo mundo consegue correr uma meia maratona, basta querer...
Outra diquinha legal, é se inscrever para essa prova em dupla, aí você pode correr a metade sozinho e depois acompanhar o seu parceiro na outra até onde você aguentar, sabendo que pelo menos a sua parte você já correu...
E aí, deu para se animar?

Nenhum comentário: