sexta-feira, 2 de maio de 2008


EXPIRE INSPIRE ....


Muitos corredores que iniciam treinamentos ou mesmo já correm há algum tempo tem dúvidas quanto a maneira certa de se respirar durante a corrida.
Certo é que cada um fala uma coisa. Eu mesma respiro pela boca, mas porque não consigo fazer o esquema de respirar pelo nariz soltar pela boca ou ao contrário...

O bacana é que existem algumas dicas, pois realmente a forma de respirar pode ajudar em seu rendimento.
As principais dúvidas são: se o correto seria respirar rápido ou profundo e se podemos utilizar a boca e não respirar só pelo nariz.
As duas questões estão diretamente relacionadas à explicação que daremos agora.
Quando respiramos não trocamos todo o ar, ao expirar e inspirar ficamos com um resíduo do ar já usado que chamamos de espaço morto, que seria da cavidade oral e nasal até os brônquios, passando pelas vias respiratórias, então por exemplo, se respirarmos rápido trocando 1 litro de ar a cada inspiração e expiração e se nosso espaço morto tivesse 500ml, estaríamos renovando nosso ar em apenas 500ml, porém se respirarmos profundo trocando 2 litros a cada respirada, nosso espaço morto continuaria com 500ml e conseguiríamos renovar 1,5 litro do ar, melhorando a eficiência da nossa respiração e aumentando a quantidade de oxigênio nos pulmões. Como nosso objetivo é aumentar o volume que respiramos para trocarmos mais gás carbônico por oxigênio, temos que usar todos nossos recursos.
Assim sendo, podemos respirar tanto pela boca como pelo nariz, contudo sabemos que ao inspirarmos (puxar o ar) pelo nariz, o ar é filtrado e aquecido, portanto ele deve ser priorizado, principalmente em regiões poluídas ou com temperaturas baixas e a inspiração pela boca deve apenas ser um complemento do nariz.
Portanto é melhor que se respire profundo e utilizando todas as alternativas, para isso os atletas, às vezes, respiram por etapa inspirando e expirando em 2 ou 3 tempos.
Mas apesar dessas dicas, a respiração pode trazer muito mais informações para seu treinamento ajudando a melhorar seu rendimento, pois sabemos que quando a respiração está muito calma, confortável ou fora de controle, são grandes indicativos de esforço, podendo inclusive fazer seu treino cumprir o objetivo com mais exatidão.
Pergunte para seu professor como pode se auto conhecer através da respiração, com certeza a melhor forma é sempre estar orientado por um bom profissional para que possa esclarecer todas suas dúvidas.

Nenhum comentário: