sexta-feira, 16 de maio de 2008


FIM DA POLÊMICA

O velocista sul-africano Oscar Pistorius, que provocou polêmica ao pretender disputar os Jogos Olímpicos de Pequim com duas próteses nas pernas, está liberado para tentar uma vaga na competição. Nesta sexta-feira, o Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) anunciou que ele poderá correr contra atletas sem deficiências físicas.
Em janeiro, Pistorius havia sido proibido de competir nessas condições pela Federação Internacional de Atletismo (IAAF), que negou um pedido do
atleta para brigar por um lugar na equipe sul-africana da modalidade. À época, o argumento da entidade máxima desse esporte foi que as lâminas de carbono da prótese teriam um efeito propulsor que colocaria os demais atletas em desvantagem.
Na Suíça, onde foi anunciada a decisão do TAS, o atleta foi liberado para as provas por decisão unânime e, desde já, poderá tentar o índice para as Olimpíadas nos 400 metros. Com um tempo de 46s56, o sul-africano é atualmente o recordista paraolímpico da prova e precisa chegar à marca de 45s95 se quiser estar em Pequim em agosto deste ano.
Outra alternativa para Pistorius é participar do revezamento 4x100m da África do Sul. O maior velocista paraolímpico do mundo tem 21 anos e nasceu sem as duas fíbulas, ossos que ligam o joelho ao tornozelo. Ele teve de amputar as duas pernas aos 11 meses de idade.

Nenhum comentário: