quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013


DESCANSAR É PRECISO, É PRECISO DESCANSAR
 
 
 

Eu sei, eu sei...corredor que é corredor quanto mais corre, mais quer correr. E na verdade quanto mais a gente corre, mais a gente fica bem né não...aí a gente se empolga e acha que como estamos bem pra caramba, só descansamos quando o corpinho tá arreado e clama por Socooooooro...procede? Procede, mas tá certo? Claaaaro que não.





Dia desses estava eu conversando com um amigo novo que é corredor. Sua planilha é invejável...treinos educativos, velocidade, longões...e eis que me despertou a curiosidade para saber qual o período de descanso mediante tanto esforço físico. E para minha surpresa, ele me diz que não tem descanso. Como assim????? Isso mesmo, ele só descansa quando está muuuuito cansado sob o fundamento de que está acostumado.
 
Pois bem. Eu fazia isso também há algum tempo atrás. Até que percebí que descansando após longões ou tiros eu voltava muito mais veloz. Claro que eu não voltava mais veloz...bobinhos, voltava mais descansada e consequentemente com o corpo mais forte e novamente consequentemente o treino rendia mais...e consequentemente o resultado aparecia...e haja consequentemente!...
 
Fato é que é de suma importância descansar. Tão importante quanto a alimentação e os treinamentos, o descanso deve fazer parte da vida de qualquer corredor, seja ele amador ou profissional. Mesmo que a empolgação após uma boa prova ou um treinamento produtivo seja grande, é essencial que o atleta saiba dedicar um tempo entre suas atividades para a regeneração.

Eu considero o descanso um dos grandes segredos da melhora dos resultados nos treinamentos e provas. O efeito aparece após o estímulo, quando o corredor dedica pelo menos um dia de sua semana para o repouso total ou regenerativo”, fala Emerson Bisan, diretor técnico da Nova Equipe Assessoria Esportiva.

Para Raul Santo de Oliveira, fisiologista e médico do esporte, assim como em outros esportes, a corrida também exige a recuperação total do corpo. “
O descanso tem que fazer parte da rotina de todo atleta. Por exemplo, no futebol, no dia seguinte a uma partida, os jogadores fazem apenas hidromassagem, junto de exercícios bem leves, para que não haja um desgaste excessivo”.


A importância do descanso não está só em “poupar” os músculos. Com ele, o atleta ganha em força e velocidade. Não é difícil entender. Quando a gente corre, judia muito do corpo da gente, apesar de amarmos toda essa judieira...rsrsrsrrsrs. E é nessa de judiar daqui judiar de lá que acabamos sofrendo microlesões e acumulando o tal do ácido láctico. O repouso permite que o corpo seja realinhado e, assim, há uma supercompensação, fazendo com que o atleta fique mais forte.

Para o treinador Nelson Evêncio, diretor técnico da Nelson Evêncio Assessoria Esportiva, é no momento pós-desgaste que o atleta passa a ganhar fisicamente. “É fundamental que haja o momento de recuperação, principalmente quando há um desgaste muito grande. É nesse período que há evolução, porque senão o atleta só acumula desgaste e pode sofrer com lesões”.

Tá, aí a gente pensa: " Não vou ficar sem correr nem a pau, ficar parado de jeito nenhum". Quando falamos em descanso a primeira coisa que vem a mente é não fazer nenhum tipo de esforço físico. Porém, para os especialistas, o repouso ativo pode ser, em alguns casos, até mais produtivo do que a pausa total.
"O repouso ativo pode ser feito diminuindo-se a intensidade do treinamento, dando um trote mais leve, até mesmo dentro do treinamento. Uma massagem ou alongamento são bem produtivos para o corredor”, fala Bisan, que completa. “Mas claro que isso depende do nível que o atleta está. Se for um iniciante em corridas a repouso total é também bem-vindo”.
Eu recomendo que o descanso seja feito um dia sim e um dia não durante o treinamento. Não que o corredor precise parar de correr, mas o ideal é que, depois de um dia com um treino muito puxado, no dia seguinte o corredor diminua um pouco o ritmo, para que o corpo volte a normalidade fisiológica”, completa o fisiologista.
 


Acho que vale a pena. Eu me adaptei muito bem com 5 ou 6 dias de treino e descanso de 1 dia. Ás vezes corro 3 e descanso no 4o, mas pelo menos 1 vez na semana, tenho que ficar com os pezinhos pro alto. E no meu caso, paro total..nem musculação eu faço. De toda forma, cada um conhece ou deve conhecer ser corpo e saber que tipo de descanso deve fazer...desde que ... DESCANSE!

Um comentário:

JESUS disse...

Em primeiro lugar, um excelente retorno, seu blog não pode ficar tanto tempo sem post, ele é muito gostoso de ler e muito informativo também. Quanto aos descansos, sou bem vagaba, corro um dia, descanso o outro e assim vou brincando de corredora, sem enjoar que é o mais importante, pelo menos no meu caso.
Beijos