quinta-feira, 18 de março de 2010

<


KINÉSIO TAPING...VOCÊ SABE O QUE É ISSO?


Estava eu, treinando hoje numa linda manhã ensolarada, quando ao parar para fazer o meu alongamento como de costume, ví passar por mim um atleta que me chamou a atenção. Eram tiras que vinham desde o tornozelo até as costas na cor preta. Nunca tinha visto aquilo antes. Aliás, cabe dizer, tava bem estranhinho, coitado.

Mas, como uma perfeita aquariana, curiosa que dói, eu tinha que saber o que era aquilo.. Tinha certeza que não era nenhum tipo de modinha...rs..até porque se fosse mesmo modinha, pela jeito da coisa..feinha, feinha, duvido que ia pegar...Devia ser alguma coisa pra circulação sanguínea, eu pensei. No entanto, por sorte, o atleta correu mais uns 500 metros e voltou para se alongar exatamente onde eu estava parada...Era a chance. Na boa, vergonha é uma coisa que eu não tenho. Não que eu possa ser chamada de uma sem-vergonha, nada disso...mas se quero saber de alguma coisa e encontro alguém que possa me esclarecer a dúvida..ah...demorô...

Logo que eu me aproximei, o corredor deu uma risadinha, como se já adivinhasse o que eu iria perguntar: Fui logo ao ponto: "Eu vi você passar correndo e essas fitas me chamaram a atenção.. pra quê servem?" ... Muito simpático ele disse que estava acostumado com essa pergunta e que até estranharia se eu não perguntasse.

Então me explicou que as tais fitinhas feinhas e estranhas eram bandagens elásticas que se chamavam Kinésio Taping. E eu continuei lá com minha manhã investigativa: "mas pra quê serve isso?


Ainda, muito simpático ele disse que conheceu as bandagens há algum tempo quando jogava volei (de fato me lembro mesmo de algumas atletas com essas fitas, mas nunca me perguntei o por quê delas). Elas servem para reduzir edemas , reduzem a dor de lesões musculares, recondiociona a tensão anormal do músculo, ou fortalece o músculo que está enfarquecido,melhora a circulação sanguínea e linfática (ebaaa, eu acertei de certo modo...rs...), tem função de reposição de subluxação da articulação...uma loucyra essas coisinhas feias....

Isto ocorre porque a dor causada pela pressão exercida nos receptores, sensoriais e neurológicos, é aliviada através das ondulações que a bandagem promove, elevando a pele. Melhorando desta forma a circulação sanguínea e permitindo que o sistema linfático flua mais livremente.

No caso dele, ele vinha de treinos muito duros e estava com algumas dores musculares nas pernas que estariam prejudicando também a lombar. usava as bandagens para aliviar as dores e ativar a circulação sanguínea. uau.

Ficamos lá conversando mais alguns minutinhos, ele me disse que não era daqui (de fato nunca o ví por aqui mesmo), era de Àguas de Lindóia e que estava treinando e descansando um pouco pois iria.. tipo assim... pra Conhade...eu posso com isso? Aquela competição bizonha na Àfrica que consiste em mais de 80km num sobe e desce do caramba e que tem que ser feita em 12 horas senão, não ganha medalha...Pra mim, é a garagalhada do Diabo isso...dá licença...Então, ele tava aqui todo enrolado descansando...rs...

Não contente, chegeui no escritório e fui pesquisar um pouco mais sobre elas e achei um pouco mais na webrun...

A terapia através das bandagens elásticas é feita a partir de faixas elásticas adesivas, com o objetivo de dar apoio ou suporte externo aos músculos, sem limitar a ação dos mesmos. Através dela conseguimos relaxar uma musculatura tensa, conseguimos também tencionar uma musculatura relaxada e diminuir a dor através da reposição de uma articulação.O método não consiste em simplesmente "aplicar" as bandagens.



Para aplicar é necessário fazer um trabalho em conjunto (terapeuta e atleta) para iniciar corretamente o tratamento mais adequado. Em atletas de corrida, por exemplo, o uso das bandagens elásticas é de muita importância principalmente após os treinos. Isto porque, as bandagens aplicadas corretamente servem para relaxar os músculos do membro inferior.Além disso, também é possível usar a bandagem para aplicar uma técnica de dilatação nasal que melhorar a respiração durante a corrida, além de outras funções que varia de acordo com a necessidade pessoal de cada atleta.


Vale lembrar que o atleta pode competir e treinar com a bandagem aplicada no corpo. Ela consegue ter aderência e eficácia por até quatro dias e não é necessário remove-la para tomar banho. As fitas também não possuem nenhuma substância química, ao contrário de algumas bandagens já conhecidas no Brasil. A eficácia do Kinésio Taping está na forma como é colocada.

Felizmente o atleta estava correndo com a bandagem na cor preta, o que já era bizarro dmeais, mas diversos atletas já apareceram com outras cores....o jogador de futebol David Beckham apareceu com uma bandagem rosa durante um treino. As cores não influenciam no tratamento, tipo cada cor trata de uma coisa.. nada disso.. Podemos encontrar as bandagens em várias cores, mas é uma questão de gosto mesmo. Porém, para os orientais, por causa da cromoterapia, cada pessoa deve usar um tipo de cor específica. Quanto ao preço, andei dando umas bizoiadas e gira em torno de R$ 55,00 a R$ 70,00...e é mais fácil de encintrar do que se imagina...

Usar mesmo, eu duvido que eu vá, porque de fato não gostei do visual...rs...estranho mesmo, mas de toda forma, foi mais um aprendizado....

fonte: webrun


5 comentários:

Leonardo Nista disse...

Isso foi um post ou um artigo? Eu acho que foi um excelente artigo! Obrigado por apresentar tantas informações, eu já tinha visto essas bandagens, mas nao fazia a menor ideia do que se tratava. E como sou curioso, porem timido, iria ficar remoendo de raiva para saber do que se trata, rss

abraço

Leonardo Nista
www.corroporcorrer.blogspot.com

Leo Binda disse...

Ei Luciene!

Eu adoro quando essas "novidades" aparecem sabia? Igual a modas de RPG, Pilates, morro de rir.

Digo porque: eu sou Fisioterapeuta e tem tempo que a gente faz esse tipo de procedimento, só que não tinha "fitinha" bonitinha, colorida, não! Era no velho e bom esparadrapo mesmo. No máximo um esparadrapo cor de pele, que gruda pra xuxu, e podia machucar quando a gente tentava tirar dos pacientes!

Mas eu gosto dessas coisas. Pelo menos aumentam o interesse do pessoal para essa área.

Abraços

Leo Binda
www.correndonailha.blogspot.com
www.twitter.com/leobinda

Bons Km disse...

Que legal...
eu nao sabia
sempre achei que fosse balaca mesmo...hahaha...que burra que eu sou...kkkk
Bjinhos
adorei o post..
Ju

O Rato disse...

Axei muito legal este post!
Esta bem explicativo sobre o que a Kinésio proporciona ao atleta...alias, pode ser utilizada em qualquer pessoa!

Sou massoterapeuta, e comecei a trabalhar com estas "fitinhas coloridas" nesta semana, e neste pouquissimo tempo, já demostrou otimos resultados!

Alini Villaça disse...

Adorei a postagem, super didática....
Alguém sabe aonde encontro um fisioterapeuta que aplica essa técnica em São José dos Campos?

Se puderem me enviem por e-mail a.a@ig.com.br
Obrigada.

Alini